Qual motivo de falar "escala menor"?

Autor Mensagem
king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
Pelo amor de Deus mah! Vc não nota a diferença do som de dó maior e de lá menor?

obvio cara.. eu to falando que nao precisa fica decorando shapes e shapes pra conseguir tal ou tal sonoridade.. que que adianta fica presos a essas escalas e nao saber ligar elas se forma coerente?

por isso eu sempre digo que eu ter comecado com o teclado (fiz 3 anos) em vez da guitarra facilitou muito meu estudo.. eu simplesmente sei que notas eu posso e nao posso tocar pra sair tal sonoridade.. eu consigo enxergar "notas pretas" e "notas brancas" por todo o braço, e nao shapes pre determinados... intervalos, como o leandro panucci falou ae sao muito mais importantes que as escalas em si..

vai me dizer agora que se eu fizer "la si do" em do maior (escala, e nao acorde) e "la si do" em la menor (idem) vai sair diferente? nao.. o que faz diferenca eh a base harmonica nesses casos..

eh por isso que nao da pra ficar preso a tonalidades e escalas

Rowashburn
Parabéns.

Agora vai estudar.


acho que nao preciso falar mais nada

algo
Veterano
# jun/05
· votar


vai me dizer agora que se eu fizer "la si do" em do maior (escala, e nao acorde) e "la si do" em la menor (idem) vai sair diferente?

Sim, pq começando do lá teríamos um intervalo de terça menor de lá à dó o que caracteriza a escala menor.

por isso eu sempre digo que eu ter comecado com o teclado (fiz 3 anos) em vez da guitarra facilitou muito meu estudo..
Massa! Eu tb comecei como o Teclado!

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
Sim, pq começando do lá teríamos um intervalo de terça menor de lá à dó o que caracteriza a escala menor.
nao cara..

eu to dizendo assim.. se eu tocar as notas "la, si e do" nessa ordem em do maior e la maior eh a mesma coisa, contanto que estejamos tocando sem hamonia ou com a mesma harmonia nas duas.. se tu ouve diferente, eh puramente psicologico, pq sao as mesmas notas na mesma base..

nao sei se eu me expressei bem antes.. mas o que eu to querendo dizer eh que nao da pra ver como escalas.. e sim como tonalidades C e Am, que eh a mesma coisa

Massa! Eu tb comecei como o Teclado!
putz.. faz toda diferença, vai dize?

falou!

algo
Veterano
# jun/05
· votar


king_arthur
Amigo, existe diferença sim, analise com mais cuidado e verás(ou melhor escutará)
putz.. faz toda diferença, vai dize?

Sem dúvida!

king_arthur
Veterano
# jun/05 · Editado por: king_arthur
· votar


algo
Amigo, existe diferença sim, analise com mais cuidado e verás(ou melhor escutará)

impossivel cara.. sao exatamente as mesmas notas, na mesma oitava! eh meramente psicologico, tu acha que eh diferente, apenas por ta tocando em um shape ou outro..

to falando, se nao tiver nada pra fazer harmonia, soh o som da melodia pura, eh a mesma coisa.. toca pra ti ver isso aqui oh


"la si do" em do maior

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--------9--11-----------------------------------------
A----12------------------------------------------------
E------------------------------------------------------



"la si do" em la menor

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---------4--5-------------------------------------------
D------7------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


se tu ouve alguma diferença, eh apenas o timbre de cada corda, isso eh logico que vai ter diferenca, mas nao
tem nada a ver com uma ser do maior e outra la menor, eh a mesma coisa.. as notas sao exatamente as mesmas!

ah outra coisa, estamos falando de la menor primitiva...
ninguem disse ate agora que era menor harmonica ou menor melodica.. essas sim com certeza sao diferentes, pois as notas NAO sao as mesmas!

algo
Veterano
# jun/05
· votar


king_arthur
Mas cara, quando você toca La Si Dó você tem a característica da escala menor por que você toca uma terça menor que é dó. Da mesma forma seria se vc tocasse Dó Ré Mib você teria uma sonoridade menor pq Mib seria a terça menor.Se vc tocasse Dó Ré Mi seria diferente teria uma sonoridade maior (Mí= Terça maior).

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


king_arthur
no improviso eh a mesma coisa, as notas sao as mesma... nao tem essa de "sonoridade diferente" ... eh soh saber usar as notas da escala para dar o som que se quer gerar

LeandroPanucci
eu tenho um bom tempo d estudo sobre teoria, soh kiz questionar a burocracia, pq q nem o king arthur disse, na hora d tokar vai ser mais do mesmo

algo
Veterano
# jun/05 · Editado por: algo
· votar


nao tem essa de "sonoridade diferente"
tem sim...

As coisas não tem nomes diferentes "de graça", se tudo é igual então porque os modos gregos?(não são as mesmas notas genericamente?)
Estudem intervalos e reflitam sobre isso.

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


algo

kct! são as msm notas! c eh diferente, afine as oitavas da sua guita

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Wagner Leonardi
Cara eu sei que são as mesmas notas...Mas os intervalos são diferentes, e isso faz uma grande diferença!

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


algo

se as notas são as msm, logo naum tem diferença.....

olhe as notas de um Am no braço, dpois olhe as notas de um C no braço.....where is the diference man?

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Wagner Leonardi
Cara a diferença(isto é a motivo dos modos gregos), é a seguinte.

Tomando como base a famigerada escala maior padrão:
CDEFGABC: resulta na seguinte estruturação de intervalos= T2345678( T=tonica 2= segunda maior 3=terça maior 4=quarta justa 5= quinta justa 6=sexta maior 7=sétima maior 8=oitava justa ou tônica oitavada)

Quando tomamos como Tônica o Lá que antes era o 6ºgrau(agora deslocamos para T=Tônica), a estrutura intervalar vai mudar e isto é a causa do som sair diferente lógico.Observe:
ABCDEFGA: resulta na seginte estruturação de intervalos=T23m456m7m8

Tivemos alterações nos graus: III( era maior e agora ficou menor- isto é o que caracteriza uma escala menor-) VI(ficou menor tb) VII(ficou menor).

Ou seja mesmo tendo as mesmas notas, a partir do momento que eu mudo a tônica (Ex: C à C, depois D à D...enfim A à A), temos uma mudança na estrutura intervalar da escala o que dá origem a uma nova sonoridade(estrutura modal) e daí surgem os modos. E a diferença Básica entre uma escala maior e uma menor é a terça: se a terça é maior temos uma escala maior, se a terça é menor temos uma escala menor.

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


algo

....ta bom.....mas as notas vai ser as mesmas...e chega de enrolação

algo
Veterano
# jun/05
· votar


e chega de enrolação
Poxa cara não é enrolação... Mas vc só entende isso quando coloca sua percepção auditiva pra funcionar, espero que alguém entenda um dia...

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


algo


veí.....o negocio eu sei......mas to falando na pratica, no instrumento num vai ter kra

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Eu desisto...

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
nao adianta cara.. realmente nao tem diferenca.. as notas sao exatamente as mesmas.. a teoria complica bastante as vezes.. olha soh modos gregos, no fim da tudo na mesma coisa.. re dorico.. no fim eh do maior!

eh meramente psicologico.. eu poderia gravar um solo aqui e postar pra ti ouvir.. ai tu me diz que modo de do maior eu to usando.. tu conseguiria? nao.. pq eh tudo a mesma coisa.. essas divisoes soh servem pra complicar.. na verdade, pra te ajudar a tirar o som que tu quer no improviso.. isso nao significa que o som eh diferente.. eh apenas um guia para se conseguir tal som..

Wagner Leonardi
ta loco.. acho que esses professor tao complicando demais a vida do pessoal ae heheheheh

algo
Veterano
# jun/05
· votar


king_arthur
Tá blz.Mas não é igual não!
Porém se vc quiser acreditar assim, pode acreditar.

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
putz cara.. eh a mesma coisa! da uma agonia ve alguem com ideias tao erradas e nao poder explicar direito!

eh exatamente a mesma coisa cara! nao sei daonde tu tira que eh diferente!

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar



e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G----2---4----5----------------------------------------
D------------------------------------------------------
A----3---3----3----------------------------------------
E------------------------------------------------------

Sobre Dó maior --> 6, 7M e T




e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G----2---4----5----------------------------------------
D------------------------------------------------------
A----0---0----0----------------------------------------
E------------------------------------------------------

Sobre Lá menor --> T, 2 e b3




Soa diferente. Embora seja as mesmas notas, soa diferente.

algo
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
Cara o pior que tô tentando esplicar isso, mas não entra na cabeça, ou melhor nos ouvidos dos caras.

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
mas ai eh obvio que vai soar diferente meu! tem uma nota fazendo baixo ! se nao tiver nada de harmonia, eh a mesma coisa!

to falando assim oh


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-------2--4-5-----------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------



e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-------2--4-5-----------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------





ta, se eh diferente me diz qual eh qual

algo
Veterano
# jun/05
· votar


king_arthur
Mas isso é lá menor cara, não dó maior

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
ah eh! certo que nao meu.. vai dizer agora que numa musica em do maior eu nao posso usar essas notas?

tu ta confundindo tudo meu.. to falando! isso soh faz tu perder a liberdade no improviso.. vai por mim.. tira essa ideia da cabeca..

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


king_arthur

mas ai eh obvio que vai soar diferente meu! tem uma nota fazendo baixo ! se nao tiver nada de harmonia, eh a mesma coisa!

E não é disso que estão falando?


Se não tiver acorde nenhum é óbvio que é a mesma coisa, quando tem acordes a coisa muda de figura, porque você vai analisar apoiado nos acordes.

Quando você toca uma nota Ré sobre um C ela soa de um modo, sobre um F ela soa completamente diferente. A mesma nota em outros acordes vai ter provocar sensações diferentes.

Toque uma nota B sobre um acorde C, depois toque a mesma nota sobre o acorde B mesmo.

diferentes!

algo
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
Cara mas o quando vc faz um Lá Si Dó, mesmo sem harmonia vc em uma sonoridade menor porque vc percorre um intervalo de terça menor que é a "prova" qua a escala é menor.

Agora não teria diferença se tocasse só um dó ré, aí sim seria igual...

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
mas isso eh obvio!

desde o inicio eu to falando que eh SEM BASE HARMONICA... e o "algo" continua dizendo que nao eh a mesma coisa! cara.. eu ate falei ai no meio.. se tiver uma harmonia eh obvio que vai soar diferente!

o que eu quero dizer eh o seguinte: SEM BASE HARMONICA, se tu tocar no shape de la menor e no de do maior, nao vao sair sonoridades diferentes.. as notas sao as mesmas! se tu tocar la menor, nao vai tirar uma "sonoridade de la menor" e se tu tocar do maior, nao vai tirar uma "sonoridade de do maior" ...

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
da pra tocar la si do em do maior tranquilo e nao sair sonoridade menor

algo
Veterano
# jun/05
· votar


king_arthur
Em dó maior isso teria uma sonoridade de C7M/6

king_arthur
Veterano
# jun/05
· votar


algo
de novo, to falando SEM HARMONIA, cara.. ! tu nao entendeu ainda?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual motivo de falar "escala menor"?