Pq tem gente q axa q quem usa TAB naum é bom?

Autor Mensagem
Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03


tem gente q faz poco caso d quem usa tabs para tirar as musicas. mas peraí, entaum os pianistas clássicos teria q tirar Bethoven, Mozart, tudo de ouvido? provavelmente diria "naum, é diferente", mas tablaturas e partiruras tem a mesma finalidade

entaum pq tem carinha q c axa pq consegue tirar d ouvido e zua com quem usa tab?

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


Iron_Ata_Man

Vc tem que dosar as coisas... treinar ouvido é bom, tabs (cifras ou tablaturas) é mais prático, mas não deixa de ser estudo. Ou seja, todos os dois tem suas vantagens, basta vc saber dosar e não ficar dependente demais das tabs.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/03
· votar


Eu procuro aprender partituras, é claro que eu não vou ter uma velocidade como eu tenho ao ler tabs ..... mas eu tambêm não tinah com as tabs, então é só questão de treino mesmo .....

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


é complicado d ler partituras pra guitarra? eu só uso partituras pro órgão

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


Iron_Ata_Man

Partitura é universal para música... só muda a clave (clave de sol, dó, fá... que muda qual nota fica em que linha da partitura).

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


eu sei o q é clave, já mencionei q eu toco órgão, eu quero saber c é mt complicado pra usar na guitarra? e tb eu gostaria d saber como eu vou saber em q ponto do braço (em qual oitava) fica a nota dó do 3º espaço na clave de sol (só pra dar um exemplo)

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


Iron_Ata_Man

Bem, para mim, que num sei ler partituras, é BEM complicado. Mas imagino que num seja mais dificil do que é para um tecladista naum... quanto ao lance da nota q vc perguntou.. sei naum. :(

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


blz, valeu Ronin...... guitar pro neles! =]

Bill
Veterano
# jun/03
· votar


Tipo, eu num tive aula ateh hj e ateh agora nenhum dos meus amigos pararam p/ falar mau de mim, ainda bem!!!! :0), mas do mesmo jeito, eu jah tirei algumas musicas de ouvido sim, ateh solo eu tirei uns... mas intaum, qdo vc num consegue tirar de ouvido nem ferrando, ou ta com preguica de tentar, vai lah e cata tab sem medo nem culpa. O legal disso eh q de vez em qdo eu pego umas tabs de dedilhado, por exemplo, e tem umas notas q num coincidem com a musica, eu entao acordes mesmo, aí eu vo lah e concerto, p/ fikar melhorzin... tipo, eu gosto de ir praticando, pq qdo eu começar a ter aula, aí eu jah sei o basico!
falow

Ata guitarhero
Veterano
# jun/03
· votar


bom, eu naum costumo tirar d ouvido, mas quando tem algum erro na tab eu percebo e corrigo.

ou tb gosto d transpor d partituras

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


Iron_Ata_Man A nota sol da Clave de Sol corresponde à 3ª corda da guitarra (solta). Daí em diante vc se localiza.

Emppu Vourinen
Veterano
# jun/03
· votar


caras eu sou mó inicialnte e tals......eu a coisa mais embaçado pra mim é tirar de ouvido.......dai eu sempre recorro as tabs......até q ja manjo de tab......

e to começando a ter uma noção do q é partitura agora.....tipow peguei um livro de teoria musical, para guitarra, la ensina um poko......vi o q é uma clave.....q para guitarra geralmente vai usar a clave de sol, pq é pra ton medios e agudos......vi tb q a alteração , o simbolo vem antes da nota.............

Dave Murray
Veterano
# jun/03
· votar


Ronin :

Ler partituras nao eh BEM complicado como vc disse...eu toko guitar a 6 mese e sei ler partitura...eh soh saber a nota correspondente em cada linha e saber onde ela se localiza no braço...fora q tem q saber os tempo das notas, breve, seminima, fusa, etc etc etc...mas isso eh questao de treino...

Johnny
Veterano
# jun/03
· votar


Ler partitura é como aprender a ler e escrever na primeira série. Vc pode achar que está lendo em 2 meses, mas quando estiver 5 anos lendo vai perceber que ainda não sabe nada!

A clave, as posições das notas, o rítmo e o tempo são apenas 10% do que está escrito em uma partitura. Além disso... o Ronin está certo Dave Murray! As pessoas acham que é só isso mesmo! Notas, Tempo, Breve, Semibreve, Máxima, Longa, Trifusas e Semifusas...

MadMan
Veterano
# jul/03
· votar


Johnny Saber a posição das notas, intervalos,altura, duração das notas e andamento são apenas 10% da partitura? O que compõe os outros 90%?

spy2k
Veterano
# jul/03
· votar


em relação a tabs..parei de usar elas faz um tempinho.. to tirando mais no ouvidão..com o tempo acostuma.. agora partituras.. num sei muito.. é grego hehehe.. mas naum deve ser tão difícil..meu velho tocava piano..ele tava tentando me ensinar..nas férias..mas sei lá ..hehehe =]

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


Dave Murray

Estamos os dois certos... difícil é... como é dificil para uma pessoa aprender uma língua ou algo assim (a partitura é como se fosse uma língua, com um alfabeto totalmente novo). Mas é uma questão de treino e vontade querer aprender... vontade e dedicaçãó é a tônica de tudo isto.

maggie
Veterana
# jul/03
· votar


Iron_Ata_Man
O problemas tablaturas x partituras é que para tocar com tabs tu tem necessariamente que conhecer a música. ~Do contrário fica perdido no tempo.

Para saber "onde" está a nota que consta na partitura, tu tem que conhecer bem o braço da guitarra.

MadMan
As partituras oferecem informações completas sobre a música: tempo, pausa, tipo de compasso, em que tom está sendo tocada, ritmo e até mesmo como tu deve tocar...

Por exemplo pode constar na partitura no início de uma música Aleggro e depois Moderatto, e assim por diante.

Espero ter ajudado!

MadMan
Veterano
# jul/03
· votar


maggie Sim, isso eu sei, pois estou estudando partituras, mas isso não é 90%, certo????

maggie
Veterana
# jul/03
· votar


MadMan
Sei lá o que o Johnny quis dizer.

Eu diria que a tab te dá 10% de informações sobre a música - notas; enquanto a partitura te dá os 100% - tudo que eu já tinha citado...

Johnny
Veterano
# jul/03
· votar


Bom MadMan... vou só citar pois o conteúdo é muito extenso.

A partitura te diz sobre:

- Notas na Pauta
- Altura da Frequência do Som (mais grave ou mais agudo - através do tipo e posição da clave.)
- Os valores que estão diretamente relacionados ao rítmo. (Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, etc)
- Intervalos
- Percebe-se a enarmonia
- Consonância e Dissonância de intervalos. (Através da partitura fica muito fácil percerber isso sem ao menos ouvi-los.
- Compasso Simples e Composto
- A métrica
- Algumas podem trazer um acento métrico
- Modulação
- Andamento
- Quiálteras
- Dinâmica
- Expressão
- Apojaturas
- Mordentes
- Grupetos
- Trinados
- Glissando
- Portamento
- Floreio
- Cadência Melódica - (Esses 8 últimos entram como ornamentos)
- Movimento de vozes
- E alguns outros que posso não ter lebrado.

Pontos como Andamento, Acentuação, Expressão, Dinâmica e Métrica podem conter significados bem extensos.

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


maggie

Q q tu faz da vida??? Toca o q com quem onde como qd pq??? q equipo vc tem???

scoff
Veterano
# jul/03
· votar


digao vamo fala d guitarrrrrrrr

scoff
Veterano
# jul/03
· votar


cade voce meu filho......................................

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


scoff

Fale com os outros tb hehe...

to vazando agora... ia passar la no genesio mas to sem carro...

flws

scoff
Veterano
# jul/03
· votar


digaooooooooooooooooooooooooooooooo

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


Alias.. vou passar la no genesio hehe... acabei de saber q vou ficar com o carro...

scoff
Veterano
# jul/03
· votar


ein digao ...eu tenho uns cvte da 300 pra sexta que eu vo toca ......passa aqui na minha pega um pra vc irrrrrr

scoff
Veterano
# jul/03
· votar


ei johnni....que ser vc.....

scoff
Veterano
# jul/03
· votar


ou johnny.......hehehhhe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq tem gente q axa q quem usa TAB naum é bom?