Tocar sem escala.. (sei que vao me fritar.. mas)

Autor Mensagem
Aussie bloke
Veterano
# jun/05 · Editado por: Aussie bloke


Procurei na busca aqui e nao achei nada sobre isso, entao ai vai:
Tocar sem escalas, so no ouvido, alguem ja tentou?
Tocar notas fora de proposito, pra criar tensao no solo, alguem ai ja tentou?
Pra que aprender escalas pq se voce um dia continuar tocando guitarra e virar um musico foda, voce pode tocar igual alguns jazzistas, so no ouvido, sem subir e descer escalas e botano nota fora sim.
E' claro que as escalas influenciam os improvisos, e deveriam, mas qual e' a graca de tocar guitarra se voce "tem" que seguir todas essas coisas predeterminadas, tipo campo armonico e escalas e talz.
Pra mim eu acho que rola de fazer igual o Hendrix, e bota um monte de dissonantes nos solos. E ele fazia isso.
Entao e' isso, podem me crucificar, mas o que eu to falando e' o seguinte, escalas sao pra iniciantes, pro pessoal que ja toca, devia tentar improvizar de ouvido, sem ficar preso nelas.
Abracao!

angus junior
Veterano
# jun/05
· votar


o sparkle faz isso

Deji
Veterano
# jun/05
· votar


angus junior
Eu tb!

Aussie bloke
Veterano
# jun/05
· votar


Intao nao sou o unico aqui!!
Vlws, eu ia continuar assim de qualqer jeito, mas vlws pelo apoio.

flavio
Veterano
# jun/05
· votar


Eu faço isso...não gosto de improvisar colocando escala

Aussie bloke
Veterano
# jun/05
· votar


flavio
como assim??
Voce improvisa do nada?

Eu acho que isso e' o proximo estagio pra mim, minha meta, mas ainda nao consigo tirar um improviso do nada, fica parecendo musica arabe. hehehe

flavio
Veterano
# jun/05
· votar


Aussie bloke
Tipo assim...vc toca algum padrão que vc axa que vai soar legal no momento da música.

funtastic
Veterano
# jun/05
· votar


Por mais que vc tente tocar sem elas naturalmente vc acaba fazendo escalas no seu improviso.

Guitar_L
Veterano
# jun/05
· votar


Eu faco issow, ateh porque naum manjo nadz de escalas...
Falowwws...

Fear of the dark
Veterano
# jun/05
· votar


eu faço isso, mas acho que é preguiça de raciocinar a escala, o campo...

hauahuhauha

Raphael Massaro
Veterano
# jun/05
· votar


As vezes quando to empolgado nem penso em escala, vou mais no ouvido mesmo... quando soa errado da pra perceber numa boa... mas é legal jogar umas pentatonicas encima dos solos... (no mesmo TOM lógico ;P) ...

E outra quando se esta "fritando" se nem tem tempo pra pensar em escalas... só se vc tiver decorado o desenho dela numa boa... senão O.O
ehuheuhehehuheue.....

REX CARROLL
Veterano
# jun/05
· votar


eu toco sem obedecer desenhos de escalas, o que meus dedos e minha cabeça mandar, vai. é claro que também não pode jogar qualquer nota de qualquer jeito, na verdade eu acabo obedecendo uma escala, só não sei qual é e não conheço o desenho dela.

angus junior
Veterano
# jun/05
· votar


Fear of the dark
vc eh um caso serio

maniac123
Veterano
# jun/05
· votar


Aussie bloke

antes de conhecer o cara q me ensinou harmonia, eu tocava so de ouvido, e fazia coisas mais legais do q agora

Marisco
Veterano
# jun/05
· votar


Aussie bloke
Vc até pode fazer isso... Mas estudar irá te trazer um domínio muito maior do que tu pode fazer... Tu acha que os jazzistas só tocam de ouvido? Os caras estudam os standards por tanto tempo que eles sabem praticamente qualquer coisa que pode ser feita em cima deles...

E outra, se estudo fosse menos importante que a prática, não existiriam escolas e faculdades...

maniac123
Veterano
# jun/05
· votar


e fazia coisas mais legais do q agora


(pelo menos eu imagino q sim)

hahhaha

NowhereMan
Veterano
# jun/05
· votar


Aussie bloke

eu uso um poko de escala, mesmo pq tipo eu nao improvizo a muito tempo, entao mesmo c mais pra frente eu quizer fazer improvisaçao sem ussar escala, eu vou saber as escalas

binhoweck
Veterano
# jun/05
· votar


vc tem q conhecer bem o som das escalas,naum os shapes e desenhos.vc sabe q escala tem tal dissonancia e tal som,aih vc encaixa no acorde q vc estah ouvindo.eh possivel tokar sem saber a escala + aih vai um dominio maior msm no ouvido e no conhecimento d cada casa da guitarra.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# jun/05
· votar


eu faço isso, com cromatismo

ledshred
Veterano
# jun/05 · Editado por: ledshred
· votar


Bicho,que maneiro alguém puxar esse assunto!Atualmente,isso é o que mais me fascina em melodias.Este é um assunto que poucos sacam.Eu já tinha tocado nesse assunto em outros fóruns,mas ninguém argumentava,opinava sobre isso. NÃO EXISTEM NOTAS ERRADAS,EXISTEM SONS POBRES! É esse tipo de idéia que faz a música se manter em constante evolução.

batistuta
Veterano
# jun/05
· votar


bando de mentiroso.....

ricardo metallica
Veterano
# jun/05
· votar


muitas pessoas devem pensar q so de ver uma nota fora da escala em um solo achar q ele pois por q deu na cabeça, nada ve, eh tudo pensado

Autumn Wishes
Veterano
# jun/05
· votar


meu irmao de 9 anos quando vai tocar meu violao faz isso

EL MATADOR
Veterano
# jun/05
· votar


PERGUNTA A QUALQUER CARA QUE TOCA EM BANDA PUNK!!
COM CERTEZA SABE TUDO DE TOCAR SEM ESCALA!

Aussie bloke
Veterano
# jun/05
· votar


NÃO EXISTEM NOTAS ERRADAS,EXISTEM SONS POBRES!
Obrigado ledshred. Essa e' a ideia. Muitas vezes se voce tocar um semitom fora, soa mal, e voce nunca mais tenta isso. Mas as vezes se voce tocar aquele semitom e mandar um bend na casa anterior depois eu sei lah. Da um brilho a mais na musica.

E' logico que tem que estudar, e todo mundo estuda. Num to falando que voce tem que tocar pleo desenho, nem pelo formato da escala, e muito menos colocar um tapa-ouvido e sair tocando. Mas eu acho babaquce ficar estudando escala sem parar, e esquecer da sonoridade.
A teoria importa sim, ela esta la pra te ajudar a criar suas melodias, mas toda regra tem execao, e as toerias sao para ser quebradas.
Eu acho que se eu estudasse guitarra com o mesmo empenho que eu estudo hoje, o mesmo tempo praticando, mas sem saber teoria nenhuma, talvez eu poderia ser melhor do que eu sou hoje, ou criar melodias mais criativas. Ou talvez nao.
O negocio e' o seguinte, sejam diferentes. Nao fiquem seguindo conselhos o tempo todo, e seguido escala e teoria sem parar. Tenham o seu diferencial!
Vlws, e abracao!

Deji
Veterano
# jun/05
· votar


Evidentemente, vc sempre pensa em uma e outra escala no improviso, escalas com a penta, é praticamente impossivel, vc nào pensar.

fabio_gravata
Veterano
# jun/05
· votar


mesmo quendo se vai pelo ouvido, no final das contas as notas que vc toca sempre estarão dentro de uma escala.
mas concordo que ficar preso a shapes de escala subindo e descendo é muito podre.

Passoka
Veterano
# jun/05
· votar


Aussie bloke
Acho que é o contrário. Você não pode se prender as escalas, mas elas são a base para você entender o que se está fazendo.

De outra forma, ou você irá demorar demais para decidir o que tocar ou ficará limitado as resoluções que você já memorizou e sabe aplicar. Acaba ficando mais preso que os que se prendem as escalas.

Leandro Meneses
Veterano
# jun/05
· votar


Legal também é variar no uso das pentatônicas.Por exemplo:

Se uma música está em lá menor(Am), isso não quer dizer que vc vai sair debulhando essa pentatônica na música inteira.....Vc pode usar,por exemplo a penta de Dm e ainda vai tocar "inside".....Experimente!!!!

dtplayer
Veterano
# jun/05
· votar


eu nao fazia, hj em dia eu improviso de ouvido, mas as vezes m baseio em escalas maiores e pentas nos seus respectivos tons!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar sem escala.. (sei que vao me fritar.. mas)