Tem como fazer guitarra com fibra de carbono?

Autor Mensagem
    Grunge Man
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Grunge Man

Tem um amigo meu que mexe com fibra e nós tamo querendo fazê uma guitarra, vocês sabem algo a respeito?
    Mais uma coisa: quanto vale uma Yamaha 121D eu tenho uma dessas e quero saber se fiz um bom negócio.

eigi
    Veterano
    # mai/05
    · votar

já vi uma de acrílico... e sinceridade...
    nada como uma boa madeira bem seca para se fazer uma guitarra.

baruch_kata
    Veterano
    # mai/05
    · votar

nada como uma boa madeira bem seca para se fazer uma guitarra.(2)

Grunge Man
    Tem sim, mas você já viu o preço de 1mm de espessura de fibra de carbono por metro quadrado. Aonde eu compro fibras vende uma que tem 10% de carbono e 90% de vidro, essa é bem mais viável. Eles tem também uma de 20% de carbono, mas já é cara pacas.
    O método que acho melhor seria moldar tudo num pedação de borracha de Poliuretano. O PU expandido é como um isopor® mas é fácil de cortar lixar e colar, depois você vem com a fibra e ... bom, aí seu amigo mexe com fibra e sabe...

Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Grunge Man

Fibra de carbono é aquele negócio que usam nos carros de Fórmula 1? Ou eu falei merda? :p

Passoka
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Acho que o corpo não rola. Primeiro que sairia muito caro e não traria um bom resultado. Veja bem, a fibra de carbono é muito legal quando você tem tensões de torsão, é um dos materiais que retorna ao seu estado original de forma mais rápida, o que não é uma característica muito necessária no corpo da guitarra. Acho que madeira funcionaria melhor e é bem mais barata.

Já para o braço, pode até ser interessante, Talvez uma liga com fibra de vidro junto para aumentar a resistência a pancadas. Vi um post dizendo que o braço da Steinberger não teria tensor, mas no seu caso, acho que o tensor seria recomendado, assim você teria como realizar regulagens na curvatura do braço.

Passoka
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Reinaldo Camargo Filho
    Cara, hoje em dia, praticamente tudo que requer resposta rápida ou resistência a torsões, utiliza um composto de fibra de carbono. Em materiais esportivos é utilizado em quase todos equipamentos.

Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Passoka

Hmmm, brigadão cara. ;)

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar

Grunge Man
    Á fibra de carbono usada em corpos de guitarra não é a mesma usada em carros, sua densidade é maior, e o custo de uma peça adequada para fazer uma guitarra (que tem 45mm de espessura) ficará mais caro que uma peça de uma madeira como o marupá ou freijó.
    Abç

juninholiveira
    Veterano
    # ago/15
    · votar

====================
    Ressucitando
    ====================

Gente, to com um projeto aqui em parceria com um cara experiente, de fazer uma guitarra em fibra de carbono. A ideia seria fazer ela inteira em fibra de carbono, corpo e braço, ou então fazer separados e usar o esquema de Bolt-On pra prender o braço.

Mas eu sei que o som não ficaria mt bom já que a ressonancia seria mt baixa, aí eu queria pedir algumas dicas pra vcs:

Usar captadores ativos ajudaria a diminuir o problema? Que tal aproveitar que ela seria oca e fazer uma guitarra elétrica acustica, talvez fazer um esquema de juntar o sinal dos captadores normais com um captador de violão.

Outra duvida, o braço seria possível fazer uma peça só, braço e escala? Ou seja, sem pregar uma madeira em cima do braço pra fazer a escala, a escala seria a própria fibra de carbono.

Agradeço pela ajuda.

LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar

juninholiveira
    Mas eu sei que o som não ficaria mt bom já que a ressonancia seria mt baixa

Que tal aproveitar que ela seria oca e fazer uma guitarra elétrica acustica

Uma coisa meio que contradiz a outra. Talvez a melhor ideia seja mesmo com corpo sólido e captação ativa.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar

juninholiveira
    Cara, repito:
    Á fibra de carbono usada em corpos de guitarra não é a mesma usada em carros, sua densidade é maior, e o custo de uma peça adequada para fazer uma guitarra (que tem 45mm de espessura) ficará mais caro que uma peça de uma madeira como o marupá ou freijó.
    Não é tão fácil quanto parece, e a tecnologia para isso é complexa e cara.
    Veja só:
    http://www.status-graphite.com/status/frames/index_home.html

Ou seja, pelas suas afirmações acima vc não sabe o que quer e no que está se metendo, não tem idéia de como chegar lá, e seus objetivos são contraditórios...
    Esqueça isso e compre essa guitarra aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679428360-golden-gsh570-guitarr a-semi-acustica-trans-wine-frete-gratis-_JM

Drinho
    Veterano
    # ago/15
    · votar

juninholiveira

mentes inovadoras quebram paradigmas....

imaginem qualquer guitarra dos sonhos soando fodamente, com acabementos melhores que as prs private, construidas em poucas horas com essas impressoras ou injetoras malucas....

será que perderia a magia?

Todo mundo com guitarra monstruosa á 200 dolares....

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Drinho
    mentes inovadoras quebram paradigmas....
    Para isso elas tem que dominar os paradigmas antigos, ter a capacidade crítica que um pensamento "treinado" nas bases científicas e tecnológicas (isso só pra falar em ciência!), talento e dinheiro para pesquisas e todo o resto...
    Kkkkkk.....

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    · votar

https://www.youtube.com/watch?v=kaoq8Mc4xxw
    https://www.youtube.com/watch?v=mSpx-nPhE-Q

Drinho
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Mauricio Luiz Bertola

o negócio é complexo....

Drinho
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Drinho
    · votar

Para isso elas tem que dominar os paradigmas antigos, ter a capacidade crítica que um pensamento "treinado" nas bases científicas e tecnológicas (isso só pra falar em ciência!), talento e dinheiro para pesquisas e todo o resto...
    Kkkkkk.....

mas pense nesses grandes do mercado.....
    fender gibson e ibanez...

esses caras tem bons luthieres, que conhecem todo o negócio, tem grana e estão em lugares onde a tecnologia é referência

se bobear um dia eles aparecem com umas coisas malucas assim....

mas eu como bom guitarrista que sou

saudosista e preconceituoso nao compraria e ainda falaria mal kkkk

juninholiveira
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Nossa, me senti humilhado aqui, mas vamos lá.

E então que tal um corpo em madeira com o braço parafusado feito em fibra de carbono, nem precisa ser pura. Amigo meu experiente aqui trabalha com fibra de carbono, precisa só do molde original do braço, dps os processos de construção duma forma sobre o molde e dps o processo final com a manta de fibra dentro da forma. Ele trabalha com isso e me explicou por cima o processo e ta disposto a me ajudar se eu fizer outras paradas de informática lá pra ele.

E não, eu não quero um acabamente de PRS e nem um som de fender, não sou purista, e tb não, não sei aonde quero chegar pq não tenho destino, só quero curtir a viagem, encarar esse projeto como hobby e não quero reinventar nada, podem me ajudar ainda?

Realmente parece que um corpo de madeira ficará bem mais barato que em fibra de carbono (e mais mais funcional tb é óbvio) só que não acho que saibamos trabalhar com madeira, mas isso a gente da um jeito, não precisa ser perfeito, só precisa funcionar.

Ja o braço em fibra me parece uma boa ideia, sem problemas de tensor, e mais facil pra produzir do que em madeira, só vou precisar de um braço original antes pra servir de molde pro processo começar.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    · votar

Drinho
    se bobear um dia eles aparecem com umas coisas malucas assim....
    Só se isso der lucro cara...
    Esqueceste que estamos no mundo Capitalista, onde a única coisa que interessa é lucro?
    Quantas tecnologias baratas, inovadoras, não poluentes, etc foram "abortadas" (ou coisa pior!), por irem de encontro ao poder do lucro das grandes corporações...
    juninholiveira
    Nossa, me senti humilhado aqui, mas vamos lá.
    Bobagem. Você apenas não sabia o que fazer pois é muito jovem. A vida é assim... Existem coisas MUITO piores...
    braço parafusado feito em fibra de carbono
    Aqui está mais um erro da sua idéia.
    O braço é a parte mais crítica do instrumento, portanto, sua manufatura tem que ser absolutamente correta e cuidadosa, e o processo de fabricação é difícil (acho que vc não entrou no site da Status Graphite que citei acima). Há o problema da escala, de sua confecção, do material, etc... Toda uma "expertise" e ferramentas industriais básicas tem que ser desenvolvidas para tal, e, mesmo que seu amigo saiba trabalhar com tal material, ele não é luthier; ou seja: Não estudou tais processos em detalhes.
    sem problemas de tensor
    Outro erro. Entre no site e veja que os braços da Status Graphite POSSUEM tensor, tensor duplo. A instalação do mesmo necessita de "expertise" e experiência...
    E não, eu não quero um acabamente de PRS e nem um som de fender, não sou purista, e tb não, não sei aonde quero chegar pq não tenho destino, só quero curtir a viagem, encarar esse projeto como hobby e não quero reinventar nada,
    Se vc não sabe onde quer chegar, que importa o caminho tomar!? (Citação do Lewis Carol - matemático e autor de Alice no País das Maravilhas)...
    Por conseguinte, é mais fácil, barato, efetivo e etc, tomar um caminho mais conhecido, pois os resultados e o tempo serão ganhos, e vc ainda adquirirá conhecimento precioso...
    não quero reinventar nada,
    Como não? Você está querendo construir um instrumento com um material novo, pouco usual. Isso nada tem demais, se não houvesse a necessidade de toda uma série de conhecimentos que vc claramente não domina - O resultado será falho...
    Em todo caso, o que estou dizendo é que, embora a sua idéia seja interessante (e já feita por outros desde os anos 80 - Ned Steinberger, Status, etc), ela encerra dificuldades que vc ainda não se deu conta, mas que eu, sim (por trabalhar com isso); por isso estou te "aconselhando" que, se queres fazer uma guitarra, opte, no momento, por um processo mais "tradicional" - Isso te levará a um resultado mais garantido e vai te fazer aprender...
    Abç

juninholiveira
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Mauricio Luiz Bertola

Po cara, vlw pela explicação...

Meu medo é justamente o braço, como vc disse, é a parte mais complicada. Então acho melhor eu comprar um braço pronto msm...
    Achei essa madeira: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686113835-bloco-de-madeira-maru pa-para-corpo-de-guitarra-ou-baixo-_JM

Vai ser interessante trabalhar nela, pretendo fazer um corpo de strato mas sem arredondar os cantos, fazer ela quadradona msm, coisa simples, ponte hardtail, etc...
    Vlw pela ajuda Mauricio. Vou esquecer essa ideia de carbono.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar

juninholiveira
    Atente para o fato de que esta peça está com apenas 4 cm de espessura, quando o ideal é 4,5cm de espessura.
    pretendo fazer um corpo de strato mas sem arredondar os cantos
    Não é uma boa idéia, pois o corpo fica muito desconfortável. Num corpo de telecaster isso é mais factível, pois ele é um tanto menor...
    Uma pergunta: Você é mais jovem que minha filha. Portanto, vc sabe mexer com as ferramentas utilizadas nessa atividade: Formões, tupias, serra-de-fita, etc?
    Elas são perigosas, e, mesmo um cara como eu, vive se machucando com isso. Perder um dedo ou a mão é bem fácil...
    Você terá a supervisão de alguém experiente nessa empreitada?
    Todo cuidado é pouco!
    Abç

juninholiveira
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Mauricio Luiz Bertola

Realmente eu não tenho expericencia alguma nisso, mas eu teria ajuda e supervisão sim. Mas falta as ferramentas especificas de marcenaria pra completar o molde do corpo. Quais as ferramentas básica que eu vou precisar pra completar o corpo? Preciso cortá-lo no formato do template da strato, e fazer as perfurações das cavidades, nota-se que não vou precisar da cavidade das molas ja que quero simplificar o máximo possível e usar uma ponte hardtail, só fazer os furos das cordas e parafusar a ponte na medida certa.

O que posso suar para fazer as cavidades?

O braço ja vou comprar pronto pra facilitar. E quanto aos 4cm de espessura, é tão problemático assim? Ultima guitarra minha foi uma SST 57 de alder com 4cm, e achava ela bem confortável... Agora quanto as bordas arredondadas, era assim mais ou menos que eu imaginei:
    [url=http://www.fmicassets.com/sites/fender.com/themes/img/customshop/ roadshow/roadshow-guitar-double-bound.jpg]
    http://www.fmicassets.com/sites/fender.com/themes/img/customshop/roads how/roadshow-guitar-double-bound.jpg[/url]

Quem sabe fazer um binding nela tb, mas empaco novamente na ferramenta certa para fazer os frisos do contorno...

Acabamento, bem, vo nem pensar nisso por agora, dps do corpo pronto eu penso em acabamento, e parte elétrica, ja é mais fácil, tenho noção de eletrônica e esquemas é o que não falta na internet.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar

juninholiveira
    O corte do corpo é feito em serra-de-fita.
    As cavidades Tupia vertical, Dremel e formões (furadeira de bancada pode ser usada também).
    Binding dá um trabalho danado...
    Acabamento bom e fácil é ao "natural" (seladora e cêra incolor).
    Abç

victorreisss
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: victorreisss
    · votar

Violão em fibra de grafite:

MMJr
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: MMJr
    · votar

>>>

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tem como fazer guitarra com fibra de carbono?