QUANTOS TIPOS DE ESCALAS EXISTEM??

Autor Mensagem
Marco_Uber_Alles
Veterano
# mai/05
· votar


Na verdade eu escrevi o teu mail pra ninguem precisar ficar dessifrando heheh só dá um copiar e colar agora ;)

Penta_Blues
Moderador
# mai/05
· votar


Marco_Uber_Alles

Valeu!
Mas este favorzinho pode mandar um montão de spam pra minha caixa postal....
Tenho certeza que vc não é o único que pode decifrar esse código complicadíssimo que postei...

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Quem vai pagar a cerveja?

Penta_Blues
Moderador
# mai/05
· votar


Leandro Panucci

Opa meu camarada!!!!
Vc tem crédito de uma rodada por minha conta!!!
Valeu!!!!

Dogs2
Veterano
# mai/05
· votar


ah, num existe essa de escalas principais não
existem as mais usadas, aí sim

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Penta_Blues

O dia que eu te trobar num buteco eu não vou esquecer esta frase hehehehe então tá! 8P

marianny
Veterano
# mai/05
· votar


Penta_Blues
já já mando ainda hoje...

marianny
Veterano
# mai/05
· votar


num vamo deixar o topico morrer!!!

rushrush
Veterano
# mai/05
· votar


O Terrível Urubu Rei
Vc realmente judia da galera. Eu queria q esse funk da Atoladinha fosse um papel higiênico para eu limpar meu rabo cheio de badalhocas pegajosas.
Sem mais e boa noite a todos.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# mai/05
· votar


Penta_Blues

ehuaehua editei

Penta_Blues
Moderador
# mai/05
· votar


Boa tarde!!!

Marco_Uber_Alles
Valeu meu camarada!!!!!

Leandro Panucci
Promessa é dívida meu amigo! É só lançar o nome do buteco, de preferência quando houver uma apresentação sua...Grande abraço!!!

cidbacam
Veterano
# jun/05
· votar


Daí Caras,

Bom, não quero complicar, mas me batí muito até entender como usar as escalas em improviso numa base. Não encontrei uma regra clara de como usar as escalas. Somente conseguí aplicar as escalas da seguinte forma. Criei e gravei uma base no violão com 3 acordes. C, Am, G . Começei com uma escala de C (maior) improvisando aleatoriamente pela escala (em C) passando pelos 3 acordes. Ficou legal, mas algumas notas pareciam fora do tom, notei que ficava melhor deixar soar mais a Tonica (no caso C) e passar rapidamente pelas demais notas. Tornei isso uma regra (pra mim) e decorei mais alguns shapes (desenho) da escala maior para ter mais opções.

Depois na mesma base quando o playback estava tocando o C apliquei uma escala de C, quando o tom mudou para Am, apliquei uma escala em Am, quando o foi para o G apliquei a escala de G. Funcionou! mas a tonica deve sempre estar em destaque. Depois começei a decorar "licks" de outros guitarristas e apliquei estes licks sobre a mesma harmonia. Funcionou. Percebí que alguns destes licks não coincidiam com as notas da escala, mas funcionavam, descobri que foram feitos sobre escalas pentatonicas, egipcias, napolitanas e modos doricos... etc... mas só funcionavam se as notas fossem digitadas na sequencia, qualquer mudança na ordem das notas dos licks o solo saia do tom. Ainda não entendo exatamente o porque, sei que está ligado com o "campo Harmônico", e este estou estudando no momento.

O que quero dizer com tudo isso é que a teoria é importânte, mas o mais importânte é prestar atenção na harmonia e "imaginar" o solo antes de tocar, fica bem mais legal. As escalas, as digitações (shapes) e licks são fundamentais para fazer um solo legal e mesmo para tirar os solos das musicas. Outro ponto importante é o treino. Treinar os dedos para poder tocar "rápido" e "limpo", uma vez que hoje a maioria das músicas tem solos extremamente rápidos. Voce pode criar seus próprios exercícios a partir de shapes. Exercícios usando a escala cromática, na sequencia da escala, alternando os dedos ex.: dedo 1-2-3-4, dedo 1-2, 1-3, 1-4, 2-3, 2-4, 3-4 (este é porrada) em todas as cordas, alternando cordas na 6ª corda pulando para a 1ª corda, depois para a 3ª e assim por diante. Dá pra ficar semanas só brincando com o cromatismo. Um metronomo ajuda bastante no desenvolvimento da velocidade.

Estou aprendendo muito com as video-aulas do Kiko Loureiro. Vale a pena.

Fathers of Bodom
Veterano
# jun/06
· votar


aparece mulher os kras começam a responder sem zuar ... [clao, há exceções XD]
6 tão na fome ??? ou é só respeito msm ??? XD

_Douglas_
Veterano
# jun/06
· votar


cidbacam

Eu costumo fazer do primeiro jeito que vc fazia, tipo sigo as escalas tipo de C Maior não importando qual acorde é tocado.

Nunca entendi direito como usar as demais escalas de acordo com a nota....

jfguittar
Veterano
# jun/06
· votar


marianny
Vo te falar uma coisa mina espera só mais um pokim que ce vai ter um Site que é o bicho ta tudo no esquema estamos nos ultimos detalhes, e lá ce vai ter tudo que precisa tanto para solos como para acompanhamentos, escalas, acordes e afins. Fica no aguardo e boa sorte.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/06
· votar


marianny

Na minha opinião, na ordem:

Escalas maiores e menores naturais, modos gregos,pentatônicas, menores melódicas e harmônicas - se vc estiver "rato" nessas vc já vai ser um bom guitarrista (contando que a sua deficiência for só escalas) - aí depois vem as escalas "doidas": cigana, Dom Dim, Hawaiana, Egipcia,
Oriental, Hungara, e milhares de outras por aí!!!!

danielinstrumentista
Veterano
# abr/12
· votar


Existem vários, só que são modos derivados das 2 principais, a maior e a menor. Se vc considerar o intervalo harmônico da escala harmônica tem mais ainda. Vou calcular por combinatória pra descubrir.

Dudurlz
Veterano
# abr/12
· votar


Coveiro Mode ON

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


danielinstrumentista
olá, seja bem vindo ao fórum.
fique atento às datas de postagem, voce está respondendo duvidas de 6 anos atrás!

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Coveiro Mode ON

Coveiro? Ta mais pra Shen long

Luyrocks
Membro Novato
# fev/16
· votar


Cara existem a escala maior e menor natural, pentatonicas, Penta blues, menor harmonica, menor melodica , modos gregos, e exoticas. o restante são tudo derivada dessas.

Rafael Tune
Veterano
# mar/16
· votar


Já que estão desenterrando tópicos vamos lá...
Todos aqui mencionaram escalas de instrumentos temperados...., agora imaginem quantas escalas podem derivar de instrumentos não temperados! a música oriental possui ainda mais complexidade do que estamos acostumados.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a QUANTOS TIPOS DE ESCALAS EXISTEM??