Autor |
Mensagem |
Marco_Uber_Alles Veterano |
# mai/05
· votar
Na verdade eu escrevi o teu mail pra ninguem precisar ficar dessifrando heheh só dá um copiar e colar agora ;)
|
Penta_Blues Moderador |
# mai/05
· votar
Marco_Uber_Alles
Valeu!
Mas este favorzinho pode mandar um montão de spam pra minha caixa postal....
Tenho certeza que vc não é o único que pode decifrar esse código complicadíssimo que postei...
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
Quem vai pagar a cerveja?
|
Penta_Blues Moderador |
# mai/05
· votar
Leandro Panucci
Opa meu camarada!!!!
Vc tem crédito de uma rodada por minha conta!!!
Valeu!!!!
|
Dogs2 Veterano |
# mai/05
· votar
ah, num existe essa de escalas principais não
existem as mais usadas, aí sim
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
Penta_Blues
O dia que eu te trobar num buteco eu não vou esquecer esta frase hehehehe então tá! 8P
|
marianny Veterano |
# mai/05
· votar
Penta_Blues
já já mando ainda hoje...
|
marianny Veterano |
# mai/05
· votar
num vamo deixar o topico morrer!!!
|
rushrush Veterano |
# mai/05
· votar
O Terrível Urubu Rei
Vc realmente judia da galera. Eu queria q esse funk da Atoladinha fosse um papel higiênico para eu limpar meu rabo cheio de badalhocas pegajosas.
Sem mais e boa noite a todos.
|
Marco_Uber_Alles Veterano |
# mai/05
· votar
Penta_Blues
ehuaehua editei
|
Penta_Blues Moderador |
# mai/05
· votar
Boa tarde!!!
Marco_Uber_Alles
Valeu meu camarada!!!!!
Leandro Panucci
Promessa é dívida meu amigo! É só lançar o nome do buteco, de preferência quando houver uma apresentação sua...Grande abraço!!!
|
cidbacam Veterano |
# jun/05
· votar
Daí Caras,
Bom, não quero complicar, mas me batí muito até entender como usar as escalas em improviso numa base. Não encontrei uma regra clara de como usar as escalas. Somente conseguí aplicar as escalas da seguinte forma. Criei e gravei uma base no violão com 3 acordes. C, Am, G . Começei com uma escala de C (maior) improvisando aleatoriamente pela escala (em C) passando pelos 3 acordes. Ficou legal, mas algumas notas pareciam fora do tom, notei que ficava melhor deixar soar mais a Tonica (no caso C) e passar rapidamente pelas demais notas. Tornei isso uma regra (pra mim) e decorei mais alguns shapes (desenho) da escala maior para ter mais opções.
Depois na mesma base quando o playback estava tocando o C apliquei uma escala de C, quando o tom mudou para Am, apliquei uma escala em Am, quando o foi para o G apliquei a escala de G. Funcionou! mas a tonica deve sempre estar em destaque. Depois começei a decorar "licks" de outros guitarristas e apliquei estes licks sobre a mesma harmonia. Funcionou. Percebí que alguns destes licks não coincidiam com as notas da escala, mas funcionavam, descobri que foram feitos sobre escalas pentatonicas, egipcias, napolitanas e modos doricos... etc... mas só funcionavam se as notas fossem digitadas na sequencia, qualquer mudança na ordem das notas dos licks o solo saia do tom. Ainda não entendo exatamente o porque, sei que está ligado com o "campo Harmônico", e este estou estudando no momento.
O que quero dizer com tudo isso é que a teoria é importânte, mas o mais importânte é prestar atenção na harmonia e "imaginar" o solo antes de tocar, fica bem mais legal. As escalas, as digitações (shapes) e licks são fundamentais para fazer um solo legal e mesmo para tirar os solos das musicas. Outro ponto importante é o treino. Treinar os dedos para poder tocar "rápido" e "limpo", uma vez que hoje a maioria das músicas tem solos extremamente rápidos. Voce pode criar seus próprios exercícios a partir de shapes. Exercícios usando a escala cromática, na sequencia da escala, alternando os dedos ex.: dedo 1-2-3-4, dedo 1-2, 1-3, 1-4, 2-3, 2-4, 3-4 (este é porrada) em todas as cordas, alternando cordas na 6ª corda pulando para a 1ª corda, depois para a 3ª e assim por diante. Dá pra ficar semanas só brincando com o cromatismo. Um metronomo ajuda bastante no desenvolvimento da velocidade.
Estou aprendendo muito com as video-aulas do Kiko Loureiro. Vale a pena.
|
Fathers of Bodom Veterano |
# jun/06
· votar
aparece mulher os kras começam a responder sem zuar ... [clao, há exceções XD]
6 tão na fome ??? ou é só respeito msm ??? XD
|
_Douglas_ Veterano |
# jun/06
· votar
cidbacam
Eu costumo fazer do primeiro jeito que vc fazia, tipo sigo as escalas tipo de C Maior não importando qual acorde é tocado.
Nunca entendi direito como usar as demais escalas de acordo com a nota....
|
jfguittar Veterano |
# jun/06
· votar
marianny
Vo te falar uma coisa mina espera só mais um pokim que ce vai ter um Site que é o bicho ta tudo no esquema estamos nos ultimos detalhes, e lá ce vai ter tudo que precisa tanto para solos como para acompanhamentos, escalas, acordes e afins. Fica no aguardo e boa sorte.
|
Fernando de almeida Veterano |
# jun/06
· votar
marianny
Na minha opinião, na ordem:
Escalas maiores e menores naturais, modos gregos,pentatônicas, menores melódicas e harmônicas - se vc estiver "rato" nessas vc já vai ser um bom guitarrista (contando que a sua deficiência for só escalas) - aí depois vem as escalas "doidas": cigana, Dom Dim, Hawaiana, Egipcia,
Oriental, Hungara, e milhares de outras por aí!!!!
|
danielinstrumentista Veterano |
# abr/12
· votar
Existem vários, só que são modos derivados das 2 principais, a maior e a menor. Se vc considerar o intervalo harmônico da escala harmônica tem mais ainda. Vou calcular por combinatória pra descubrir.
|
Dudurlz Veterano |
# abr/12
· votar
Coveiro Mode ON
|
kiki Moderador |
# abr/12
· votar
danielinstrumentista olá, seja bem vindo ao fórum. fique atento às datas de postagem, voce está respondendo duvidas de 6 anos atrás!
|
g.wilhelms Veterano |
# abr/12
· votar
Coveiro Mode ON
Coveiro? Ta mais pra Shen long
|
Luyrocks Membro Novato |
# fev/16
· votar
Cara existem a escala maior e menor natural, pentatonicas, Penta blues, menor harmonica, menor melodica , modos gregos, e exoticas. o restante são tudo derivada dessas.
|
Rafael Tune Veterano |
# mar/16
· votar
Já que estão desenterrando tópicos vamos lá... Todos aqui mencionaram escalas de instrumentos temperados...., agora imaginem quantas escalas podem derivar de instrumentos não temperados! a música oriental possui ainda mais complexidade do que estamos acostumados.
|