Construindo Uma Les-Paul

Autor Mensagem
128556
Veterano
# jan/08 · Editado por: 128556
· votar


kiki
é foda

mas eu a cada 15 dias tenho oportunidade de ir pra SP, entao vai facilitar bastante

lembrando que é um trabalho de longo prazo, ainda mais para iniciantes como eu, e ex-iniciantes como voce :X

vlw pelos sites, vai ajudar bastante, to tentando pegar o max de informações possiveis

os sites, para falar com a "vintage" que é de lutheria é só mandar email para a "TwoTone" ?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
mas eu a cada 15 dias tenho oportunidade de ir pra SP, entao vai facilitar bastante
bom, dá pra tirar uns atrasos. eu sempre esquecia de comprar alguma coisa. como eu tava trabalhando perto da teodoro, passava lá, as vezes pra comprar um parafuso. =P

lembrando que é um trabalho de longo prazo, ainda mais para iniciantes como eu, e ex-iniciantes como voce :X
claro. eu levei uns 5 meses executando. mas pelo menos uns tres meses antes eu já tava estudando pelos e-books.

alias, eu já te recomendei o "building electric guitars", livro do alemão martin koch? tem naquela pasta 4 shared, é um dos melhores. usei muito.

os sites, para falar com a "vintage" que é de lutheria é só mandar email para a "TwoTone" ?
acho que sim. eles são do mesmo dono, ou algo assim. se não der, acho que eles te arrumam o contato de lá. eu até tenho um cartão, mas pra saber onde eu guardei ele agora vai ser foda...

outra coisa: acabei de descobrir que voce é um expert em pedais handmade. eu to com uns componentes esperando pra serem soldados, acho que vou pedir uma ajuda de volta em caso de problemas, ok?
já tenho um minifuzz do bertola, e dois projetos frustrados... :-P

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
ja peguei esse livro e o outro dele, building your own guitar, que ele faz aquela guitarra horrivel

mandei email pra la, esperando a resposta agora :D

outra coisa: acabei de descobrir que voce é um expert em pedais handmade. eu to com uns componentes esperando pra serem soldados, acho que vou pedir uma ajuda de volta em caso de problemas, ok?
já tenho um minifuzz do bertola, e dois projetos frustrados... :-P


qualquer coisa é só perguntar, nao sou nada expert, mas até que sei umas coisinhas ahoiuhdiohd

:P

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
qualquer coisa é só perguntar, nao sou nada expert, mas até que sei umas coisinhas ahoiuhdiohd
:p

é que eu vi que voce tem vários topicos sobre pedais. expert foi de zueira, eu vi que voce começou não faz tanto tempo. mas ja sabe mais que eu.
eu to com os componentes prum tube screamer, e to sem coragem de começar. antes quero fazer funcionar meus projetos frustrados.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
eu tive 2 projetos frustados, aí eu fiz o mini-fuzz e depois todos os outros pedais que eu tentei fazer funcionaram

128556
Veterano
# jan/08
· votar


escrevi um topico no bloco de notas, amanha eu posto aqui :)

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
escrevi um topico no bloco de notas, amanha eu posto aqui :)


ok!

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
ow, aquelas plantas em ksa de plotagem é kro pra caramba oO

20 reais a folha +/- ?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
ow, aquelas plantas em ksa de plotagem é kro pra caramba oO

caro é comprar captador!

bom, sem zueira agora. mesmo que seja um pouco caro, é necessário. a não ser que voce já tenha os templates.

20 reais a folha +/- ?
não lembro bem o preço. era uma folha A0, acho, e eu devo ter pagado um pouco menos, por que conheço uma casa barata aqui em sp.

de uma pesquisada que esses preços variam muito.

Phyro
Veterano
# jan/08
· votar


128556
kiki

Uma outra alternativa para templates, eh vc pegar o medelo em pdf(4shared) e ampliar 100%, ai vc vai imprimindo por partes, depois com fita dupla face vc cola td junto. Com paciência e dedicação eu consegui fazer assim, e ficou bom

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Phyro
é solução tambem :D

q guita vc fez ?

Phyro
Veterano
# jan/08
· votar


ahh dps disso eu transferi p desenho para um pedaço de compensado e fiz um template de madeira pra mim!!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Phyro
sim, também dá!. é que aumenta a chande de erro. plotagem é mais garantido.

Phyro
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
eh

128556
eu fiz uma strato, bem simples!!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Phyro
fotos!

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
eu tava vendo o esquema, o braço colado não é tao complicado, o corte que faz no corpo para encaixar o braço, é feito uma rampinha ali na base, com 3,5º

achei que fosse pior

kiki
Phyro

pode parecer pergunta idiota, mas nao consegui pensar numa maneira prática de transferir da plotagem, do desenho no papel, para um template, para uma chapa de compensado, servir de molde oO

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
eu tava vendo o esquema, o braço colado não é tao complicado, o corte que faz no corpo para encaixar o braço, é feito uma rampinha ali na base, com 3,5º
o problema não é o angulo, é a precisão. se voce entortar 1mm, é 1mm de erro nas cordas, que fazem muita diferença.

por isso eu te recomendei ver aqueles videos do youtube, de visita à fabrica da gibson. tem uns malucos que fica só acertando o encaixe do braço, na plaina.

a minha tele tem um jogo no parafusamento do braço, que permite botar ele no lugar, ou deixar a corda cair pra fora do braço. uma espécie de "ajuste" inesperado. =P

pode parecer pergunta idiota, mas nao consegui pensar numa maneira prática de transferir da plotagem, do desenho no papel, para um template, para uma chapa de compensado, servir de molde oO
não é idiota não.

voce já se perguntou como os engenheiros e arquitetos passam um projeto do papel pro terreno? é um trampo razoável.

pra coisas do tamanho até de uma guitarra, tem algumas técnicas simples. a mais fácil é o papel carbono. voce cola o desenho na madeira, com fita crepe, põe o carbono em baixo e vai passando o desenho à mão por cima.
eu fiz isso.

outra é fazer furos com uma agunha, e depois brinca de ligar os pontos.
outra mais destrutiva é cortar a folha em todo o perímeto, e depois traçar por cima.

nenhuma dessas é extremamente precisa, vai do seu cuidado. preciso é usas cnc (por computador).

de qualquer forma, recomenda-se ter duas copias do desenho da guitarra, uma pra usar na execução, que vai sujar/rasgar/furar/cortar etc, e outra guardada em casa pra eventualidades. eu não usei minha cópia, mas imprimi.

outra dica boa, do livro do alemão:

comprar todos os componentes antes de começar. as medidas podem variar. compre tudo e ponha sobre o desenho, voce vai identificar as discrepancias.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
bem que eu achei que nao era fácil :D

eu tinha pensado em recortar, e depois traçar o perimetro, mas achei que tinha uma solução mais fácil :D

vou fazer usando o papel carbono

comprar todos os componentes antes de começar. as medidas podem variar. compre tudo e ponha sobre o desenho, voce vai identificar as discrepancias.

é eu li essa parte no seu site, depois eu vi la no livro :D
vou fazer isso

128556
Veterano
# jan/08
· votar



por isso eu te recomendei ver aqueles videos do youtube, de visita à fabrica da gibson. tem uns malucos que fica só acertando o encaixe do braço, na plaina.


oq eu coloco no YT ?

"fabrica gibson" nao achei nada

128556
Veterano
# jan/08
· votar




128556
Veterano
# jan/08 · Editado por: 128556
· votar


EDIT !

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
eita. o viedo não tá mais available.

procura guitar factory, gibson guitars, fender guitars, essas coisas. não lembro o nome, mas tinha vários. são videos promocionais das fabricas e videos de programas de tv que visitam as fabricas.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/08
· votar


tem tb o PRS tour

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/08 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=6T_tXP0W2zU
http://www.youtube.com/watch?v=hkUPu1yCEHw
http://www.youtube.com/watch?v=vgYnwgM4Ieo
http://www.youtube.com/watch?v=Dc0qoAhHUgo
http://www.youtube.com/watch?v=oxoyu_nAiEo

os 3 primeiros são da PRS, e os 2 ultimos são da Fender.
tem tb os da gibson, mas ñ entendo mt de gibson, então eh melhor ficar queto...

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Dark Fallen Angel
legal! quem vai curtir esses é o gualtersouza, que tá planejando fazer uma prs.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Serio??? Essa eu quero ver, amo PRS.
E cara, parabens pelo seu site que vc fez mostrando como construiu a sua telecaster.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Dark Fallen Angel
valeu!

Phyro
Veterano
# jan/08
· votar


128556
kiki

Eu fiz a técnica do carbono tb, eu tenho um video aqui da Stew-Mac e o cara faz a msm coisa. So que ele usa um "papel" transparente, tipo de um plástico para o desenho

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Phyro
passa o video ai !

e manda uma fotos da sua guita ?

gualtersouza
Veterano
# jan/08 · Editado por: gualtersouza
· votar


kiki e Dark Fallen Angel
Salve, parceiros. Meu projeto anda, ou melhor, está estagnado. Ainda não consegui o desenho da PRS e como estou em processo de aprender a tocar contrabaixo, parei um pouco com a idéia.
A Strato eu consegui fazer porque havia uma desmontada disponível para tirar as medidas...

Quando aos vídeos da fábrica da PRS já os conhecia... bem interessantes.
Consegui alguma coisa de desenhos da Les Paul, caso interesse a alguém, mas meu objetivo ainda é a PRS. A minha será em cedro-rosa no corpo... estou pensando em fazer o braço de outra madeira diferente do pau-marfim, pois já vi muito luthier falando que empena demais.

Abçs e boa sorte aos novos iniciantes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo Uma Les-Paul