Construindo minha Les Paul

Autor Mensagem
128556
Veterano
# jan/08


Aqui eis o PROJETO , com todas as medidas, esquema da fiação, e todos os componentes. Que aliás na Les Paul não faltam.

Alguns livros que dei uma lida,

Building Eletric Guitars - Martin Koch


How To Paint Your Guitar


Madeiras Brasileiras Para Guitarra

Guitarras Gibson II


Guitarras Gibson I

Sites:


Site do kiki


Luthier than thou

How To Build A Les Paul


O braço eu vou tentar comprar, e ainda não tenho idéia de qual madeira utilizar, o corpo e o top, vou atrás das madeiras ainda.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/08
· votar


Opa, vlw pelos links.
E boa sorte com a lespa, que vc aprenda bastante, se divirta e seja mt feliz.

Eu tava afim de fazer uma strato, mas ñ tenho ideia de que madeira usar no corpo dela.

Flw

kiki
Moderador
# jan/08 · Editado por: kiki
· votar


128556
opa!

vou inaugurar seu tópico. valeu por deixar meu site nas referencias!
edit: perdi a vez, fiquei em 2º =P

mas acho que por enquanto não tenho muito a dizer, vou deixar de referencia os outros tópicos que a gente tava conversando.

o meu da telecaster: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147707/p3#4883292
o que voce pegou emprestado da lespaul: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/91163/#4883198
e, óbvio, o de luthieria dos mestres: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/174655/p14#4881124

só pra constar, pra quem vem de fora e le aqui: a lespaul tem algumas complicações a mais. a principal delas é o fato de ter o braço colado, o que exige um pouco mais de precisão.
além disso, uma série de outrso detalhes, que deixam a esecução um pouco mais ocmplexa.

bom, é isso. e cointinue firme que voce tá indo bem.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


http://www.captadores.com.br/

acabei de descobrir que este site, além de vender captadores, também vende algumas outras peças. não tem muita coisa, mas pelo menos é nacional.
deve ser confiável, recomendado por varios aqui no fcc, inclusive o bertola.

daniel_guitar
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
é confiavel sim eh de uma marca de captadores jah comprei algumas vezes lah td certo soh o parcelamento q fica complicado soh parcelam em até 3x sem juros

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


daniel_guitar
eu to confiando sim, acabei de comprar um cap pra baixo, to esperando chegar...

só é uma pena que peças pra guitarra tem pouco.

PedroA
Veterano
# jan/08
· votar


Boa!!
Vlw pelos links!!

Phyro
Veterano
# jan/08
· votar


128556

Acho que para madeiras vc deveria usar mogno no corpo e braço(madeira tipica de Les Paul) e para o top, como o Maple eh mto caro, eu conheço um cara que usa imbuia...

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
vc axa q eu nao ia colocar seu site ? aiohuaiohuaio
com todas as fotos, ta me ajudando pra kramba ! :D

Phyro
o foda é achar mogno, to ligado que é legal, mogno no corpo, top em maple, braço em mogno e escala em rosewood (jacarandá), mas é dificil achar

to pensando em cedro para o corpo, topo nao sei ainda

o braço, consegui telefone de 2 luthier e vou fazer um orçamento, depois que eu tiver o braço, começo realmente a construir ! :D

ja fiz a plotagem do projeto, fico baratinho 8,40 ! :D
e to estudando como fazer várias coisas, otimo passatempo para as ferias :P

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
ontem dei uma olhada nos captadores, e achei interessante os sounds malagoli que tem nesse site ai: www.captadores.com.br

pensei nos HH777 para braço e ponte

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


Você pode usar cedro que é bem mais barato e fácil de achar e tem peso e dureza similar a do mogno. O topo pode ser em qualquer madeira decorativa de dureza média (caso vc queira que apareça os veios da madeira) . Se vc for pintar de cor chapada, pode ser de cedro tb.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
vc axa q eu nao ia colocar seu site ? aiohuaiohuaio
com todas as fotos, ta me ajudando pra kramba ! :D

\o/

ja fiz a plotagem do projeto, fico baratinho 8,40 ! :D
\o/ \o/

e to estudando como fazer várias coisas, otimo passatempo para as ferias :P
eu passei as ferias do verão passado estudando!

Edu1974
Você pode usar cedro que é bem mais barato e fácil de achar e tem peso e dureza similar a do mogno.
é mais facil de achar sim. eu acho que o mogno tinha alguma restrição, de corte, de comercio, sei la...

a dureza não sei não. o cedro que eu usei era leve e macio. mas ouvi dizer que varia bastante.
eu acho ele bonito, mas não tem nada a ver com os tops de lespaul.

alias, uma sugestão dos mestres seiji e bertola: ou manda pintar fora, em pinturas automotivas, ou dá acabamento natural, que é mais facil de fazer.

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


128556

Ótimos os links que vc postou.

Recomendo o livro "make your own electric guitar", de Melvin Hiscock. Muito detalhado desde o projeto até a produçao e acabamento. Veja na Amazon.com

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
para a pintura to pensando em levar em um primo meu que trabalha com aerografia, em motos, capacetes, e ele desenha muito bem

vou pensar nisso depois /o/

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Edu1974
vo da uma procurada

valeu !

PedroA
Veterano
# jan/08
· votar


quanto ao processo de pintura...
pode-se fazer iqual pintura em metal?? deixo lizinho, depois passo o primer e a tinta??
vlw

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


PedroA

No metal só se deve tomar cuidado para tirar toda a gordura e umidade do metal antes de passar o primer se não vai descascar. Depois lixe o primer com uma lixa fina (400 e depois 600) e tire qualquer imperfeição no primer antes de pintar.
Use tinta automotiva e depois cera para polir.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


o projeto até que está indo..

ja fiz a plotagem, peguei o telefone do luthier, agora vou fazer o orçamento do braço, o bom é que nao vou precisar fazer isso em sampa, vai da uma boa aliviada nos custos... =)

mas só vou começar a trampar nela mesmo quando tiver o braço, e essa semana vou la na madereira

LDC
Veterano
# jan/08
· votar


show esses links valew \o/

boa sorte com o projeto, vai ficar loca

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


PedroA
para a pintura to pensando em levar em um primo meu que trabalha com aerografia, em motos, capacetes, e ele desenha muito bem

acho que vai ser uma boa!

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


128556

Tava vendo o desenho tecnico que vc postou. É muito bom. Se um dia eu tiver uma oficina pra trabalhar eu faço uma LP dessas pra mim.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Edu1974
eu tenho outros esquemas.. de strato, SG..

com todas as medidas, igual esse da LP, se quiser eu coloco o link depois

PedroA
Veterano
# jan/08
· votar


coloca os links então se puder...
dependendo do que vc for aerografar vai fikr mt fod...
mas tb depende do talento de quem for Aerografar!!
vlw

128556
Veterano
# jan/08
· votar


PedroA
talento nao falta... ele pinta kd figura em capacetes de moto, que vc pira

128556
Veterano
# jan/08
· votar


PedroA
http://rapidshare.de/files/38292541/Lutherie_-_Stratocaster_Telecaster _Les-Paul_SG.pdf.html

Midgard
Veterano
# jan/08
· votar


128556

ow man onde tu arranjo esse projetos??

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Midgard
ixi.. axo q é de um link do 4shared.. mas é que ja entrei em tanto site, ai fui salvando tudo, pq talvez seja util.. ai agora to upando =)

PedroA
Veterano
# jan/08
· votar


128556
Vlw!!

128556
Veterano
# jan/08
· votar


http://www.nymphusa.com/kisekae/lp624/base.asp

pra montar a sua guitarra

a minha acho que vai ficar assim : http://img208.imageshack.us/img208/1143/lespaulyr5.jpg

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar


128556
eu tenho outros esquemas.. de strato, SG.. com todas as medidas, igual esse da LP, se quiser eu coloco o link depois


Valeu! Eu vou dar uma olhadas nos links quando chegar em casa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo minha Les Paul