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Mensagem |
bocadecachaca Veterano |
# mai/05
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O Steve Vairse (steve Vai + Steve Morse = Panucci) sempre tem uma resposta! :D
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nobre Veterano |
# mai/05 · Editado por: nobre
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puta aula esse topico, esclarecedor :)
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ALEX LEITE Veterano |
# mai/05
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PANUCCI, ME DÁ UMA AJUDA AQUI IRMÃO!
VOCÊ PASSOU UMA "SHAPE" LEGAL ALI ATRÁS, MAS NAQUELA PROGRESSÃO EM G7, QUAL SERIA A TÔNICA ALI NO DESENHO, OU SEJA, EU COMEÇARIA EM QUAL LUGAR DO BRAÇO.
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Brunozzy Veterano |
# mai/05
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upa lele, o topico tah dando o q falar =O
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Fernando Oliveira Veterano |
# jul/05
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assim, pegando o assunto pela metade e o bonde andando, aqui tem o shape pra escala dom-dim:
---|-T-|-o-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---e
---|-o-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---|---B
---|-o-|-o-|---|-o-|---|---|---|---|---|---G
---|-o-|---|-T-|-o-|---|---|---|---|---|---D
---|---|-o-|-o-|---|-o-|---|---|---|---|---A
---|-T-|-o-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---E
e pra escala diminuta, só fazer a tônica ser o segundo grau da escala acima:
---|-o-|-T-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---e
---|-o-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---|---B
---|-o-|-o-|---|-o-|---|---|---|---|---|---G
---|-o-|---|-o-|-T-|---|---|---|---|---|---D
---|---|-o-|-o-|---|-o-|---|---|---|---|---A
---|---|-T-|---|-o-|-o-|---|---|---|---|---E
será q ajudei? =D
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ateobaldo Veterano |
# jul/05
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algúem poderia me passar a fórmula(s) da escala diminuta?
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Fernando Oliveira Veterano |
# jul/05
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T ST T ST etc etc etc
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ateobaldo Veterano |
# jul/05
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passa a fórmula inteira,por favor.
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ateobaldo Veterano |
# jul/05
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Fernando Oliveira
passa a fórmula inteira,por favor.
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Fernando Oliveira Veterano |
# ago/05 · Editado por: Fernando Oliveira
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Seguinte ateobaldo,
para gerar a escala dominante voce escolhe a sua tonica, e segue no ST T ST T etc
exemplo:
Escala dom dim em C:
C C# D# E F# G A A# C
|__|__|__|__|__|__|__|__|
ST T ST T ST T ST T
e para gerar a escala diminuta, basta começar do segundo grau da dom dim
Ex com C# (segundo grau da escala dom dim de C)
C# D# E F# G A A# C C#
|__|__|__|__|__|__|__|__|
T ST T ST T ST T ST
percebeu que a escala diminuta de C# saiu do segundo grau da dom dim de C??? entao, simples. Agora se voce quiser a escala diminuta de C, ela sai do segundo grau da dom dim de B, entendeu??
[]'s
Fernando
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Fernando Oliveira Veterano |
# ago/05 · Editado por: Fernando Oliveira
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Escala dom dim de C
C--C#-D#-E--F#-G--A--A#-C
e escala diminuta de C#
C#-D#-E--F#-G--A--A#-C--C#
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ateobaldo Veterano |
# ago/05
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qual é a fórmula para escala diminuta?
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alby Veterano |
# abr/07
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alguém ai pode me ajudar a harmonizar não apenas com escala dimunuta (tipo arpjo etc..) mas sim com formação de triades, tetrades etc, usando uma passagem qualquer onde as dimunutas são encaixadas. aguardo a ajuda
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felipemp9 Membro Novato |
# jul/16
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ae amigos, essa eh a minha duvida. Entao, por exemplo, se eu tiver a seguinte progressao: Em - D - C - Bm eu uso a escala pentatonica menor na maioria das vezes e os modos gregos. Mas eu aprendi a escala diminuta ha um tempo, e nao sei onde posso usa-la. Tem como eu "encaixar" a escala diminuta nessa progressao de base?
grato pela atencao dispensada
Cara, pelo que tenho estudado e aprendi, o uso mais comum da escala diminuta seria meio tom a cima ou a baixo do Grau Dominante V, exemplo: No campo Harmonico de G Maior I II III IV V VI VII G Am Bm C D Em F#m(-5)
Nesse caso você usaria a escala de C# Diminuta ou D# Diminuta, a que você julgar que soará melhor.
*Dica: Cuidado para não repousar em notas fora desse campo harmonico, isso causará um efeito sonoro dissonante.
Abraço!
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Filippo14 Veterano |
# jul/16
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felipemp9
Isso que você falou é basicamente tocar outside, justamente pelo fato de ter que repousar nas notas do campo, ou seja, existem notas fora desse campo que você toca e tenta repousar nas notas do campo, outside puro o cromatismo, vai da interpretação e é uma ideia legal para tocar, mas não é a aplicação correta de uma escala, isso funcionaria com qualquer grupo de notas que você quisesse, inclusive cromatismo como dito acima. Choro é fazer isso e cair nas notas boas, mesma ideia.
A escala diminuta seria a mesma que uma escala dom-dim, a diferenca é que elas comecam em pontos da escala diferente, como se fossem dois modos dessa escala.
Enfim, a aplicação da escala diminuta rola em acordes diminutos, ou seja b7 ou como a dom-dim em acordes alterados ou dominantes.
Aquela substituicao de um G7(9) por um Bmb5(7) funciona muito bem, usa-se bastante em blues, mas esse B não é um diminuto e sim um meio-diminuto, possuindo 7 e não b7. Nesse acorde pode-se tocar qualquer modo proveniente da menor natural, menor harmonica ou menor melódica que forme um acorde meio diminuto no B.
Abração
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Jabijirous Veterano |
# jul/16
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Ajuda pra galera!
http://michaelmachado.com.br/blog/harmonia/
Tem dois artigos sobre acorde diminuto.
Boa leitura!
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ramontessmann Membro Novato |
# dez/16 · Editado por: ramontessmann
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Fala galera!
Uma possibilidade interessante que usamos com frequência aqui no Aprenda Piano é usar a escala diminuta sobre um acorde dominante meio tom acima. Por exemplo: vamos supor que em uma determinada progressão você tenha os seguintes acordes:
Dm7 – G7 – Cmaj7
O G7 é o acorde dominante e sobre ele você poderá executar a escala de sol sustenido diminuto. Essa escala é exatamente meio tom acima da tônica de G7, que é a nota sol.
Então, ficaria:
G7 – Acorde dominante G#º – Escala diminuta utilizada
Outro exemplo:
Em7 – D/F# – G – A7 – D
No acorde de A7 (dominante) você poderia aplicar a escala diminuta de lá sustenido.
Veja mais possibilidades de uso da diminuta
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ramontessmann Membro Novato |
# dez/16
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Fala galera!
Uma possibilidade interessante que usamos com frequência é usar a escala diminuta sobre um acorde dominante meio tom acima. Por exemplo: vamos supor que em uma determinada progressão você tenha os seguintes acordes:
Dm7 – G7 – Cmaj7
O G7 é o acorde dominante e sobre ele você poderá executar a escala de sol sustenido diminuto. Essa escala é exatamente meio tom acima da tônica de G7, que é a nota sol.
Então, ficaria:
G7 – Acorde dominante G#º – Escala diminuta utilizada
Outro exemplo:
Em7 – D/F# – G – A7 – D
No acorde de A7 (dominante) você poderia aplicar a escala diminuta de lá sustenido.
Fonte: Veja mais possibilidades aqui
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Filippo14 Veterano |
# dez/16
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ramontessmann
Na verdade isso funciona, mas a explicação correta é que a escala diminuta nada mais é que a escala dom-dim partindo de um diminuto e não de um dominante. O dominante aparece sempre meio tom abaixo do diminuto, então na realidade você está tocando a escala G dom-dim em um G7, o que faz muito sentido, e dentro dessa escala é possível encontrarmos meio tom acima a escala diminuta de G#
Só quis esclarecer porque falando dessa forma da a entender que funciona como "magica", sem razão alguma, e na realidade tem uma explicação bem fundamentada.
Abração
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Jabijirous Veterano |
# dez/16
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O acorde diminuto http://michaelmachado.com.br/o-acorde-diminuto/
Escala do acorde diminuto http://michaelmachado.com.br/escala-do-acorde-diminuto/
Espero que ajude!
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ramontessmann Membro Novato |
# dez/16
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Só quis esclarecer porque falando dessa forma da a entender que funciona como "magica", sem razão alguma, e na realidade tem uma explicação bem fundamentada.
Sim, com certeza. Tem uma base que explica tudo isso, com certeza. Valeu!
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victorioswhat123 Membro Novato |
# dez/16
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Eu li em uma postagem daqui que tu pode usar qualquer escala que tenha as notas do acorde que voce esteja solando, e como o amigo la em cima disse que harmonizou mais de 40 acordes nessa escala, é provavel que dê pra usá'la em diversas situacoes, principalmente realcando a tetrade diminuta pra enganar o ouvinte, mas se vai ficar bonito eu nao sei, ainda nak testei.
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