Som estilo a SRV, Eric Clapton...

Autor Mensagem
José Eduardo Pereira
Veterano
# mai/05


Saudações Guitarristas,

Qual o ponto forte do timbre desses caras...
O que fica legal usar de efeitos para ter um som próximo? Reverb? Compressor?
Ou só um Blues Driver secão mesmo?

Grato!

angus junior
Veterano
# mai/05
· votar


tube screamer

Iago
Veterano
# mai/05
· votar


José Eduardo Pereira
Qual o ponto forte do timbre desses caras...

a genialidade deles...

uma stratocaster e amps valvulados fender ou marshall tb ajudam

José Eduardo Pereira
Veterano
# mai/05
· votar


Certo, pelo que meus ouvidos entendem,
É um driver ao mesmo tempo pesado, não é sujo, mantém as nuances originais da Guitarra, sem adicionar muito sustain ou harmônicos, fica bem ao natural.
Particularmente curto muito... acho que não tem compressor mesmo né... talvez um bom tube + um reverb ja seja a idéia do timbre...
valews.

fabio_gravata
Veterano
# mai/05
· votar


Qual o ponto forte do timbre desses caras...

justamente não usar efeito algum

SRV pede tube screamer e strato num fender valvulado
se vc for um guitarrista razoavel vai ficar igualzinho

raulmf
Veterano
# mai/05
· votar


fabio_gravata
tah certo ateh dizer q vai ficar igualzinho.
soh o SRV msm pra ter aquela pegada de cavalo.
hehehehehehehehe

Alexandre Souza
Veterano
# mai/05
· votar


cordas grossas, cordas grossas, cordas grossas, cordas grossas...

fabio_gravata
Veterano
# mai/05
· votar


quando eu disse igualzinho eu exagerei
mas se o cara souber tocar, fica bem parecido

cordas 0.11 pra cima são essenciais tbm

José Eduardo Pereira
Veterano
# mai/05
· votar


Alexandre Souza
Hum...
uso 0.10, to pensando em aumentar para 0.11.
Agora... ter a pegada dele... hum.. vai demorar um pouco.

Alexandre Souza
Veterano
# mai/05
· votar


José Eduardo Pereira
cara, primeiro eu mudei de 0.10 pra 0.10 hibrida e depois pra 0.11... ae vc não sente muito a mudança, e o timbre compensa pra cacete

Iago
Veterano
# mai/05
· votar


SRV usava cordas 0.13!!!

Alexandre Souza
Veterano
# mai/05
· votar


Iago
é isso ae... e trastes jumbos e o TS era o 808 e não o 9...

fabio_gravata
Veterano
# mai/05
· votar


eu mudei pra 0.11 e o timbre ficou do caralho
e a pegada tbm, é muito mais legal de tocar
dá pra socar a mão com vontade
mas se for guita com floyd rose nem rola, só se baixar a afinação
mas em strato, tele, e les paul (guitarras de macho) fica matador

Alexandre Souza
Veterano
# mai/05
· votar


fabio_gravata
mas em strato, tele, e les paul (guitarras de macho) fica matador

haha gostei, a minha é uma strato com 0.11 tbm

kikopap
Veterano
# nov/05
· votar


...mas em strato, tele, e les paul (guitarras de macho) fica matador

hehehe, tbm tenho uma strato c/ 0.11, ja tive uma JS100 e concordo com vc... hehehe

Dimmy_townshend
Veterano
# fev/06
· votar


eu mudei d d 0.10 p/ 0.11, depois d 0.11 p/ 0.12 d puro nikel, porra, os sons d blues da minha Artcore melhorara trocentos % ....

paulgilbert
Veterano
# fev/06
· votar


Dimmy_townshend
mas os bends deve fica um poco pesado

Minow
Veterano
# fev/06
· votar


José Eduardo Pereira
Qual o ponto forte do timbre desses caras...
O que fica legal usar de efeitos para ter um som próximo? Reverb? Compressor?
Ou só um Blues Driver secão mesmo?


amo valvulado.
mais nada. =P

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


Uma stratinho e um amp valvulado já dão bem conta do recado !!!

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


Eu tiro um som maneiro com meu equipo. :)

GuilhermeBarufaldi
Veterano
# mar/06
· votar


Bom, esse é o meu primeiro post aki! Não sou tão experiente com equipamentos mas sou fã do SRV e do Clapton. Do que eu conheço dos relatos sobre o timbre de strato do Stevie Ray, é importante ressaltar duas coisa: cordas bem grossas como já disseram (SRV usava 0.13!) e captadores "overwound" (maior número de voltas na bobina). Esse último detalhe é bem importante, pois captadores single com maior ganho possuem um timbre mais grave (característica muito valorizada no timbre texano). Stevie também usou muito o Fender Bassman, amplificador construído originalmente para Contrabaixos e que possui uma resposta maior nas freqüências graves. Além disso, como já relatou Kenny Wayne Shepherd, é importante usar alto-falantes com bitola maior (acima de 12 polegadas). De efeitos, um Tube Screamer TS-808 - um TS-9 deve quebrar o galho. A strato nº 1 de Stevie tb possuía alterações na parte elétrica...
Bom, se você quiser obter um timbre na linha SRV, use uma strato com escala em jacarandá ou pau-ferro e captadores com ganho maior, CORDAS GROSSAS, um ampli valvulado com alto-falante grande e um tube screamer. Espero ter ajudado! Abraços

tom_delonge182
Veterano
# mar/06
· votar


SRV usava texas special!!! alguem sabe se o texas special e o texas special custom são praticamente a msm coisa??? e outra os Texas S dão akele ruido normal de singles ou eles dão uma amenizada??

tenho uma tagina TG635(cordas 0,10,por enquanto..hehe) e tava kerendo dexa ela bem SRV penso em colocar os texas special (set com os 3) ou braço e meio e paf(humb, defasado) pra dar uma versatilidade,se bem q tenho outra guita,HSH,
e potenciometros de 500k q ele usava me corrigam se estiver errado..

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


tom_delonge182
ele ñ usava texas special, ele usava van zandt

ricfs
Veterano
# mar/06
· votar


Bom pessoal pelo que ouvi.

ele trocou os captadores quase no fim da sua Carreira(vida) pelo que ouvi ele usou captadores single mesmo ... por um bom tempo ...

Fora que a guita dele o corpo era de 1959 e o braço de 1962. o que já ajuda pra caramba no timbre ... e é claro os pedais e amp que o pessoal já falou

Luigi LeBeau
Veterano
# mar/06
· votar


como disse o genial Buddy Guy, arrume um Amp fudido e aumente ateh saturar sozinho, o amp tem td q um guitarrista precisa!! mas um drive (naum distorção) pra empurrar vai bem tbm!! qnto mais pesada a corda melhor e qnto mais fudida tua pegada, melhor tbm! hehehe e se for td vintage, ai ta uma delicia!! ahahha mas oq faz diferença eh a mão desses monstros!

Luigi LeBeau
Veterano
# mar/06
· votar


tom_delonge182
alguem sabe se o texas special e o texas special custom são praticamente a msm coisa??? e outra os Texas S dão akele ruido normal de singles ou eles dão uma amenizada??

saum a mesma coisa sim, soh ha um tipo de Texas S... e sim, eles daum aqeule ruido normal de single, nada amenizados! e o Texas S na verdade eh uma reedicaum, uma copia dos caps q o SRV usava.. quem usa Texas S mesmo na guita eh a Bonnie Rait...

Luigi LeBeau
Veterano
# mar/06
· votar


Fender Bassman
quem usa Bassman '59 eh o Buddy Guy (dentre outros inumeros) o do Vaughan era um Fender Vibroverb, de qq forma, valvula nele! ehehe

GuilhermeBarufaldi
Veterano
# mar/06
· votar


Puxa... tinha lido em algum lugar que o Vaughan tinha usado um fender Bassman para gravar Texas Flood... Mas d qq forma, ao vivo ele misturava o som dos amplis... Ah... use um bom valvulado e já era! (como se fosse fácil pagar por um hehehe... eu mmoo não tenho )
A propósito, eu tb li em mtos lugares que o corpo era de 1959, mas segundo Mike Eldred, da Fender Custom Shop (Guitar Player nº 94) , o corpo era de 1963 (ele examinou a guitarra qdo foram contruir a réplica) Os captadores eram os originais, mas rebobinados com maior ganho - dizem que eles foram rebobinados pela Van Zandt.

tom_delonge182
Veterano
# mar/06
· votar


ele usava 2 vibro-verbs 1x15''
e 2 super reverbs 4x10''

tom_delonge182
Veterano
# mar/06
· votar


mais afinal qual captador eu pego q eh mais semelhante ao q ele usava??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som estilo a SRV, Eric Clapton...