Finalemnte tirei a pintura da guitarra!

    Autor Mensagem
    Bigode Ozzy
    Veterano
    # abr/05


    Bem, valews a todos que me ajudaram sobre isso, agora tirei a pintura dela vou mostrar aqui como eu fiz! Se o seu caso for como o da minha, que tava com a tinta toda "solta", vc pode faer assim:

    Ferramentas:
    Lixa
    Lixadeira
    Espátula
    Formão

    Isso foi o que eu usei, mas naum serve pra todo caso, pois a tinta da minha tava SOLTA!

    Peguei a espátula e o formão e tirei os cascos de tinta que tinham, tava assim:

    http://www.bigodeozzy.kit.net/imagem_037.jpg

    Ficou, depois do processo assim:

    http://www.bigodeozzy.kit.net/imagem_038.jpg

    Viramq ficou um negócio parecendo com bolinhas, bem ai foi minha falta de inforamação q zuou o selande dessa parte, e tive que lixar a guitarra essa parte até a madeira pra ficar bom, que ficou assim:

    http://www.bigodeozzy.kit.net/imagem_042.jpg

    Ai veio o problema! Com a grande prática que eu tinha com a ferramenta lixadeira ( naum aquela plaina pequena, lixadeira mesmo!) eu fiz isso aqui em baixo:

    http://www.bigodeozzy.kit.net/imagem_041.jpg

    Bem, isso já foi arrumado pelo meu pai, que era aeromodelista e foi facil ele arrumar, mas assim, ele era aeromodelista, sabia o q tava fazendo, fico muito bom!

    O selante das laterias eu nem tirei pq naum ficou zuado, então depois de passar o selante é só dar uma lixadinha quu fica muito bom!

    Abraço pra todos aew que ajudaram e espero que eu tenha ajudado algumané!

    falows!

    Fabianorenno
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Po, que legal, num sabia como fazia isso, valeu!

    Tiruk
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    po cara, como c vai pinta agora?

    vai dexa sem pinta mesmo hehe?

    YYuRii
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    po tu é maluco tirar a tinta da guitarra....
    e parece ser altas guitarra..

    vinsanity
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    a cor da sua guitarra era o melhor que tinha nela :(

    Bigode Ozzy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tiruk

    Eu vo mandar num amigo meu que meche com pintura a muito tempo, o cara manja!


    vinsanity
    pow, era preto...aehuaehuaeh! A Parte azul eu naum sou louco de tirar!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bigode Ozzy
    Notou alguma alteração no timbre?

    Bigode Ozzy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    naum remontei ainda pra testar, e nem vo remonta-la antes de pintar =P

    trabalho dobrado é foda!

    angus junior
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bigode Ozzy
    pinta q nem a do van halen

    Bigode Ozzy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    angus junior

    nem, mó feio! Prefiro preto mesmo...

    CyroBS
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Galera é o seguinte.. eu percebi q todos q tentam perguntar apenas O Q é usado pra pintar a guitarra e como deve se proceder.. não conseguem suas respostas por isso peço POR FAVOR q me expliquem apenas isso: "Como faço para EU mesmo pintar inha guitarra de um jeito q ela simplesmente fique preto q brilha. Ela é uma golden azul cheia de riscos e falhas, por isso o prejuízo não é tão grande se não der certo mas prefiro arriscar, do que gastar R$300 reais. Então como devo proceder exatamente? Estava pensando em lixá-la, depois (se eu encontrar) passar uma, ou mais camadas de resina (isso é claro, SE eu achar, senão eu pulo essa fase), pintá-la da cor, e depois passar verniz.. agora minhas perguntas são simples: para o acabemento não ficar fosco e sim, aquela cor brilhante no caso do preto, eu uso q tipo de tinta, verniz e resina.. e se essas não são as etapas POR FAVOR ALGUÉM ME EXPLIQUE, e peço q apenas me expliquem não teimem comigo, pois não quero gastar dinheiro com ela mandando em um luthier. ME AJUDEM COM PROCESSOAS BÁSICOS DE PINTURA, É TUDO Q PEÇO. Desde já agradeço a todos, abraços, Cyro.

    Luiz Augusto Messora
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Luiz Augusto Messora
    · votar


    Bigode Ozzy
    qual eh a tua guitarra?
    parece ser uma ibanez rg, acertei?

    Luiz Augusto Messora
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    e a proposito, q buraco eh akele ali no canto?!

    Fábio Seiji
    Luthier
    # ago/05
    · votar


    CyroBS

    Esquece a resina.
    você tem duas opções para pintar a sua guitarra:
    nitrocelulose ou poliuretano

    Ex.: PU (poliuretano)

    material:
    fundo PU (seladora)
    tinta automotiva (cor desejada)
    verniz PU
    estopa para limpeza
    jornal para forração
    fita crepe
    diluente ou thinner especial para PU
    lixa dágua 220 a 1200
    máscara com respirador
    óculos de proteção

    Ferramentas:
    pistola de tinta pequena (melhor se for de gravidade e HVLP)
    compressor de ar (melhor se tiver filtro e reservatório)

    Cuidados:
    O fundo e vernix PU são bicomponentes, então vc deve preparar apenas o que irá usar naquele momento.
    O catalisador PU não possui vida útil muito londa depois de aberto, portanto compre pouca quantidade se for usar pouco. Evite estocar depois que estiver aberto.
    Sempre limpar a pistola com diluente ou thinner especial para PU depois de cada demão passada.
    Forrar a volta com jornal para evitar sujeira.
    Utilizar máscar com respirador e óculos de proteção (muito importante) e pintar num local livre de poeira e bem ventilado (exaustão forçada é bom).


    Depois de tirar toda a tinta antiga.
    Mascareie onde não irá ser pintado (câmaras dos captadores, dos controles e etc) com jornal e fita crepe.
    Regule a pressão da pistola (varia para cada modelo - aprox. 15 lbp)
    Prepare pouca solução (máx 30 ml).
    Passe uma camada de diluente (com pincel) no corpo para retirar gordura e melhorar a adesão (apenas nesta primeira camada) e rapidamente passe uma demão de fundo PU com a pistola, sempre na mesma direção e com cobertura de 50 % do leque para cada faixa.
    Como assim?
    Passe o verniz com a pistola fazendo uma faixa horizontal (por exemplo) da esquerda para a direita. Volte a pistola fazendo outra faixa da direita para a esquerda logo abaixo da primeira, mas com o "leque" da pistola cobrindo a metade inferior da primeira faixa.
    Faça isso até cobrir toda a superfície do instrumento.
    Ápós 1 hora (aproximado para dias não muito quentes e secos) lixe com grão 220, depois com grão 320, 400, 600.
    Limpe a superfície com uma boneca de estopa e tire os fiapos (com a pistola de ar - cuidado, apenas ar).
    Passe outra demão de fundo PU, desta vez com a demão cruzada, isto é: se a primeira demão foi na horizontal, agora é vertical.
    Após mais uma hora, mais lixa, mais limpeza, mais demão cruzada... repita esse ciclo até que os poros e os veios estejam todos fechados.
    Após a última demão de fundo PU lixe até grão 1200 ou mais fino (se vc encontrar)
    Limpe com estopa + ar e está pronta para receber a pintura.
    Esse primeira camada de fundo é a mais importante e mais trabalhosa. Se ele estiver benfeita a chance do resultado final sair perfeito será grande; caso contrário, nunca ficará bom.

    Utilize a cor que vc quiser (não utilize tinta DUCO - pois, dependendo da tinta ela poderá craquelar... a não ser que esse seja o efeito desejado, faça um teste antes).
    Pinte com a pistola, sempre com movimento contínuo e sem paradas para evitar escorrimento. Seque com a pistola de ar, aplique logo em seguida a segunda demão (aplique de 3 a 4 demãos). Espere a secagem total da tinta. Lixe com grão 1200 (ou mais fino) com água.
    Está pronta para o verniz.

    Com a guitarra, já pintada, bem limpa e seca; prepare o verniz para uma demão.
    Pinte com a pistola, espere 1 hora para secagem e aplique a segunda.
    Mais uma hora e aplique a terceira (sempre com demãos cruzadas e cobertura de 50% do leque).
    Após 3 ou 4 demãos espere a secagem total do verniz (aprox. 6 horas).
    * não espere mais de 3 horas entre demãos de verniz, pois o PU totalmente polimerizado dificulta a adesão de mais camadas.

    Lixe com grão 1200 com água
    seque
    dê polimento com massa branca (fina)
    limpe bem
    dê polimento com creme de polimento (caso encontre)
    limpe melhor ainda
    passe cera automotiva (de preferência cera líquida, pois é mais rápida e faz menos sujeira) e
    se ofusque com o brilho da guitarra.

    ToRReSMo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eu conheço o luthier ki fez ela....o donizete...de SCS....eu vi umas fotos dela quando saiu dela...ta lokona...caps fudidos ponte gotoh....essa gutiarra deve ser legal

    Jacutingo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fábio Seiji

    Cara, tenho HighWay One, veio com pintura em nitrocelulose... vc sabe se dá pra passar verniz por cima? Ou será que dá pra dar uma melhorada nesse acabamento, pq essa nitrocelulose por qualquer coisa já risca.. tem que ter muito cuidado... alguma sujestão?? Valeu!!!

    gucrispim
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jacutingo
    eu teria menos cuidado........ bem massa

    nascir3
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: nascir3
    · votar


    Fábio Seiji

    e se eu quizer fazer a pintura tipo craquelê,estilo tagimas juninho afram,como proceder e quais tintas usar !!!

    Abraço !!!

    darrel
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    CyroBS
    Opa amigo....n sei c vc gosta das guitarras do zakk a bullseye e a rebel...e a pintura do van halen...
    tenho um arquivo aki comigo q ensina a pinta das tres maneiras, soh q é ingles! c tiver interesse me avisa q eu te mando!!!
    flw

    Carlos Franco
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fala galera!!!

    Não sei se vou ajudar. Mandei pintar a minha K1 no estilo da EVH1, branca com listras pretas. No meu orkut tem todo andamento da pintura desde a raspagem até o final com ela prontinha na minha mão. Deem uma olhada lá, agora minha guita é K1 EVH rsrsrs
    http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=966186373967038486&aid=122 1837662

    Tem umas comunidades maneiras que podem tirar várias dúvidas sobre essas coisas. Entrem lá:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=10706990
    essa:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=4638065
    e essa:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=29038775
    Espero ter ajudado!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Finalemnte tirei a pintura da guitarra!