Autor |
Mensagem |
Raissamus Veterano |
# abr/05
É correto chamar uma penta pelo nome do seu modo grego equivalente?
Tipo chamar essa penta de pentatônica dórica:
e----------------------------------------10--12------------
B--------------------------------10--13--------------------
G-------------------------9--12----------------------------
D-----------------10--12-----------------------------------
A---------10--12-------------------------------------------
E-10--12---------------------------------------------------
Não sei se eu to viajando, mas sempre tive dúvida nisso.
|
Rockoff Veterano |
# jul/12
· votar
Aproveitando o tópico, queria sabe se tipo eu peguei o shape da penta de A , so que ela começa em G , essa que começa em sol e menor, e sua derivada e a de lá ? Olhem
e---------------------3-5-------------------------------- B-----------------3-5------------------------------------ G-------------2-4---------------------------------------- D---------2-5-------------------------------------------- A-----2-5------------------------------------------------ E-3-5----------------------------------------------------
|
mjcmello Veterano |
# jul/12
· votar
Rockoff Aproveitando o tópico, queria sabe se tipo eu peguei o shape da penta de A , so que ela começa em G
Beleza vc aplicou o shape da penta de A um tom abaixo. Esta é a penta de G.
essa que começa em sol e menor
Não. É maior.
e sua derivada e a de lá ?
Não entendi. O que vc chama de derivada? Seria a relativa? A relativa de G é Em.
|
Rockoff Veterano |
# jul/12
· votar
mjcmello então nao tem como eu solar com essa escala em uma musica no tom de A ?
|
mjcmello Veterano |
# jul/12
· votar
Rockoff
Vamos lá.
Escala de G: G A B C D E F# G sua penta G A B D E G
Escala de A: A B C# D E F# G# A Sua penta A B C# E F# A
As notas (A B D E) da penta de G pertencem à escala de A. O G não (na escala de A se usa o G#.
Conclusão poder até pode, mas cuidado com o G pra não conflitar quando um acorde que tenha o G# aparecer.
|
Rockoff Veterano |
# jul/12
· votar
mjcmello caramba , me confundi todo agora , pq nesse siteaqui aquele shape que eu passei eles dizem estar em A
|
mjcmello Veterano |
# jul/12
· votar
Rockoff
Alguém lá se enganou. É a penta de G / Em.
|
Denis Guitar Veterano |
# jul/12 · Editado por: Denis Guitar
· votar
Raissamus Sim, pode chamar pelo nome grego, mas da forma que cito abaixo.
Penta m7-> aeólio Penta m6-> dórico Penta M7-> mixolídio.
E se quiser conhecer as outras pentas modais visite, aqui, no final da página.
É muito bacana conhecer as propriedades modais das pentatônicas pois assim você amplia o leque sonoro na hora de criar. Podes usar inclusive shapes modais pra entregar outras sensações modais, chamo isso de modos dentro dos modos. Dou um exemplo:
Acorde de C. Escala de G maior enfatizando F#-> C Lídio. Mas podes usar as pentas de Bm7, Am6 e D7 para criar a sonoridade de Lídio e inclusive adicionar as respectivas blue notes. Cada uma vai ter uma sensação diferente, são as variações de sonoridade dentro do modo.
Bm7 entrega sensação Lídio, mas mantém o caráter aeólio. Am6 entrega sensação Lídio, mas mantém o caráter dórico. D7 entrega sensação Lídio, mas mantém o caráter mixolídio.
Agora não é correto usar diferentes nomes (modos) para os desenhos da mesma pentatônica. Lembre que modo é intenção e está relacionado ao intervalo característico e ao repouso nas notas alvo.
Abraço!
|