bertola entra ae

Autor Mensagem
stop_fender
Veterano
# abr/05


ou cara pq mandar fazer guitarra é tão caro? po acho q no brasil tinha q ter um desconto pois nós temos muita madeira po o brasil é uma mina de pau(ou leva a mal não).

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


stop_fender
O preço final também depende do que você vai colocar na guitarra. Veja que tem os custos das madeiras (geralmente, mais de um tipo), peças ( geralmente, todas importadas) e mão de obra do luthier.

stop_fender
Veterano
# abr/05 · Editado por: stop_fender
· votar


BlaCk LaBeL
tá msm eu colocando coisas baratas(exceto madeira) sai caro presta atenção pede pra um luthier fazer uma guitar pra vc vamo supor uma fly-v com corpo de mogno e braço de cédro com escala de jacarandá(só isso já vai pros 1000) ae vc coloca umas merdas de uma ferragens tipo:........condor (só exemplo) captador spanich ae a parte elétrica de médio custo uns ( 700 isso tudo) ae o cara vai lá e te assassina com o preço da mão de obra dele(uns 1000) po qm manda fazer? é melhor comprar uma usada msm da gibson

stop_fender
Veterano
# abr/05
· votar


até uns 1000conto pra mandar fazer até q tudo bem mas os cara exageram

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


stop_fender
Cara, isso depende de como o luthier trabalha e qual a sua concepção "lutierística".
Alguns colegas meus desenvolvem um design e todo um conjunto de processos de fabricação, e isto custa caro. Vc não pode esquecer que a lutiería muitas vezes aproxima-se da arte e, todo trabalho artístico exige, além de estudo e proficiência, talento. Isto não pode ser medido levianamente.
Minha participação neste fórum limita-se a comentários e a "dicas", e, eu, por motivos éticos e morais jamais comentarei os trabalhos e os preços de colegas aqui, NEM MESMO OS MEUS, pois esse não é o lugar para isso.
De fato, às vezes é muitíssimo difícil concorrer com as fábricas, é por isso que eu optei por uma determinada linha de trabalho que privilegía a simplicidade, e a manutenção.
Ademais eu não vivo exclusivamente de lutiería (por isso não posso reinvindicar o "título" de profissional "ipso-facto"), sou Professor Universitário e de nível médio, e minhas ações na área de lutiería são determinadas por esses fatos.
Não pense que lá fora os preços de uma guitarra feita sob encomenda são baratos. Pode até ser que os que encomendam tenham maior poder aquisitivo (e isso é fato), mas baratas elas não são.
Abç

stop_fender
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas pedir pra fazer algo já existente sacou? tipo strato, les paul sg, fly-v explorer e talz

Beatlemaniac
Veterano
# abr/05
· votar


stop_fender
cara leva em consideração q vc vai ter uma guitarra unica, ninguem vai ter uma igual a sua, e como eh feita a mao dificilmente tera algum defeito ou problema na guitarra

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


stop_fender
O luthier tbm precisa tirar um lucro sobre cada produto maior que uma companhia. E uma guita de luthier, normalmente, sai melhor que as de fábrica. :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


stop_fender
Geralmente é isso o que faço, ou variações sobre esses "temas".
Abç

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL

sem contar q na fabrica é linha de montagem, 1000 braços, 1000 corpos...

o cara faz tudo, parte por parte... vai procurar quem fez uma fender: sao no minimo uns 10 operarios... um pra cada parte especifica...

o luthier faz tudo, é um artesao

stop_fender
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vctbm faz guitar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


stop_fender
Sim

Polêmico
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara....Uma pergunta....Vc acha q uma guitarra regulada,trastes retificados e com cordas a 2 Mm pode trastejar?...Meu Luthier disse q a este perigo se eu tiver uma pegada forte,será mesmo?...Pois se o padrão médio é 2 Mm mesmo,e nem é tão baixo assim!!!!!

stop_fender
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
um trabalha com todos os tipos de madeira?(tem msn, e-mail?)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Polêmico
è Possível sim, e é possível que possa ser causado pela sua pegada e pela forma como vc toca.
A regulagem de um instrumento às vezes precisa de ajustes individuais, que tem que ser feitos com o dono do instrumento, pois fazemos a regulagem nós mesmos e o "dedo" e a "pegada" é diferente de pessoa pessoa. Isso muitas vezes dá trabalho e exigem ajustes feitos "in loco", com o cara tocando e o luthier regulando. Às vezes a regulagem de ação basta, mas às vezes somos obrigados a lixar e repolir trastes ou mesmo "batê-los" individualmente na hora, o que é bem chato e demorado.
stop_fender
Dê uma procurada por aí que vc acha, ok!
Abç

gemeo
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas essa regulagem requer um preço caro( masi ou menos qto) ? eu tenho uma les paul, mas eu naum consigo obter som nas casas da ultima corda, parece q ela trasteja! o q deve ter acontecido?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


gemeo
Sem estar com a sua guitarra na mão é impossível dizer.
Abç

Polêmico
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muitos guitarristas de Metal usam cordas coladas,e dá pra ver q eles tem pegada forte,ai varia de guitar pra guitar né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Polêmico
Sim, é verdade, mas também de guitarrista para guitarrista.
Abç

GUITARK2
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e ai blz? sera que vc poderia me tirar uma dúvida? gostaria de saber que fios devo comprar para religar o esquema da minha guitarra...quero marcas boas de fio...
desde já obrigado

fernando__lins
Veterano
# abr/05
· votar


Devia se criar um topico: "Fale com o Bertola" hehuehe :D

gemeo
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vc é do rio? Naum teria como levar a guitarra pra vc dar uma avaliada nela naum? tem muito luthier aí careiro, minha preocupação é essa! Eu num conheço nenhum!

stop_fender
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ou por favor passa seu mail ou msn ae

edugrelha
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tb queria saber seu e-mail e msn cara, se possível....mas é o seguinte, eu vi um catálogo da giannin de sabe Deus quantos anos atrás, que tinha a guitarra mais linda do mundo cara, só que não sei como funciona montagem de guitarra...o esquema é que ela tinha 2 tons de cor de madeira, tipo, imagine maple e rosewood, então....tá ligado o dodge viper, o carro....aquela pintura, tipo...carro azul metálico com duas faixas brancas que cruzam o carro no meio...pois é a guitarra era de madeira escura, e tinha duas linhas de madeira mais clara passando assim....só que imagino (imagino apenas!) que sejam madeiras diferentes, com várias colagens....essa mistura de madeiras e por ser vários pedaços e naão apenas 2 (guitarra eh feito o corpo com 2 pedaços de madeira ou nao...), o som não iria ficar um lixo (pergunta, teclado fudido)....

edugrelha
Veterano
# abr/05
· votar


qm puder responder serve, não precisa ser o Bertola (up disfarçado misturado com esclarecimento..hehe)

Marco_Antonio
Veterano
# abr/05
· votar


up 3

BERTOLA!!!

voce tem razao

mas

eles nao sabem como guitarra de luthier eh boa

Eu acho muito melhor q muita guitarra

stop_fender
Veterano
# abr/05
· votar


bertola passa seu msn prometo não te apurrinhar

Dungeon
Veterano
# abr/05
· votar


Pediu pra cagar e saiu fora.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Srs,
Sou um homem ocupado e pai-de-família, portanto tenho compromisso familiares e profissionais sérios como, digamos, qualquer pai de vcs. Entro no Fórum de vez em quando, e às vezes no trabalho (sou Professor), assim, nem sempre tenho tempo ou posso responder prontamente as perguntas feitas aqui, ok.
GUITARK2
Qualquer fio fino de boa qualidade (de preferência de cobre) serve. Se vc ainda ficar na dúvida leve um pedaço da fiação de sua guitarra como referência.
gemeo
Sim, sou do Rio de Janeiro e atendo de 5ª à Sabado.
edugrelha
Essas guitarras eram as Professional Line das Gianninis, ano de 1978 à 82. Eram boas guitarras e baixos e tinham "hardware" importado. Na verdade elas usavam a técnica de construção "neck-thru" com corpo e braço em sandwich. Porém, como nada é perfeito em se tratando da Giannini... A cola que eles usavam não era boa, e eu já tive que recolar um baixo dessa linha que simplesmente estava se "separando" em partes. Se vc encontrar uma dessas em boas condições e a bom preço, pode comprar.
Meu e-mail é: mlbertrola@hotmail.com
Abçs à todos

Kajal
Veterano
# dez/08
· votar


edugrelha

Tenho uma guitarra destas da Giannini, o Bertola disse bem, a guitarra, para a época era o que havia de melhor no Brasil (o preço da Fender era proibitivo), tinha hardware importado e eu ainda coloquei um Seymour Duncan na ponte. Tenho a minha relíquia até hoje e não me disfaço dela por nada.
Ela realmente descolava, mas não devido à cola de má qualidade, mas à dilatação das madeiras que era diferente. Este problema eu demoreia a resolver, mas as madeiras tinham que ter espessuras ligeiramente diferentes e serem secas por mais tempo. Lixei a guitarra e deixei a madeira sob condição de umidade controlada por 7 anos (tem que ter paciência) aí encerei novamente e ela está linda.
Em janeiro irei ao USA e vou comprar uma ponte Fender strato para ela. O som é de impressionar, principalmente quando você mostra que é ua Giannini. No estúdio, o técnico de som não acreditou e foi conferir de perto.
É isso aí, se encontrar uma igual, pode pagar o que lhe pedirem, vale a pena.
abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a bertola entra ae