Lord_Mackenzie Veterano |
# abr/05 · Editado por: Lord_Mackenzie
Nota: O texto de autoria minha mas de um gajo português, coloquei aqui pois achei que ia tirar muitas dúvidas dos colegas daqui. “Abrasileirei” um pouco o texto para não ocorrerem dúvidas.
Para quem gostou do último texto falando de modos gregos, disponível aqui
Os Modos são derivados a partir de uma escala mãe. Na verdade, qualquer escala pode funcionar como molde/mãe de um modo, porém, por razões práticas, vou-me cingir às escalas maiores. Esta é a mais comum e útil estrutura modal na música ocidental.
Os Modos são um segredo que provém da teoria musical da Grécia antiga e, embora não sejam muito utilizados na música clássica, são indispensáveis no Rock, Blues e Jazz.
Na Grécia antiga tinha-se a idéia que se podia pegar numa escala e invertê-la, de modo a que cada nota da escala pudesse funcionar como a tônica de uma nova escala. Desta maneira podiam gerar 7 estruturas melódicas, cada uma tendo um som totalmente díspar das outras, a partir do mesmo grupo de notas.
Os Antigos ordenavam os modos de modo decrescente:
1. C - Ionian
2. B - Dorian
3. A - Phrygian
4. G - Lydian
5. F - Mixolydian
6. E - Aeolian
7. D - Locrian
Mais tarde, as Igrejas da Europa Ocidental inverteram a ordem:
1. C - Ionian
2. D - Dorian
3. E - Phrygian
4. F - Lydian
5. G - Mixolydian
6. A - Aeolian
7. B - Locrian
Esta última, é a ordem que utilizamos hoje em dia. Terá que usar esta ordem e saber os nomes (desculpem listar os nomes em inglês, mas os portugueses me soam mal!) porque vai utilizá-los freqüentemente.
Ah e mais uma coisa: Os modos listados acima partilham a mesma tonalidade!!! (que é dó, naquele caso) Isso significa que têm as mesmas notas.
E se a tônica for Sol, por exemplo?
Aí, meus amigos, vamos obter os mesmos modos (caracterizados pela sua estrutura de intervalos, como sabem), pela mesma ordem e a única coisa que muda é mesmo a raíz!
1. G - Ionian
2. A - Dorian
3. B - Phrygian
4. C - Lydian
5. D - Mixolydian
6. E - Aeolian
7. F# - Locrian
Hm...bué fixe e se for Ré, a raíz?
1. D - Ionian
2. E - Dorian
3. F# - Phrygian
4. G - Lydian
5. A - Mixolydian
6. B - Aeolian
7. C# - Locrian
Bonito, não? O modo ionian (iônico) virá sempre em primeiro, o dorian (dórico) em segundo, por aí fora...
Os modos na guitarra
De modo a ver os modos na guitarra, é útil distribuir a escala maior por sete módulos, isto é, 7 formas de a tocar ao longo do braço.
http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale1e.gif
http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale1d.gif
http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale4a.gif
http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale2a.gif
http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale1a.gif
http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale4e.gif
http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale2e.gif
Ok, e agora o que é que eu faço com isso?
Os quadrados nas imagens são as tônicas. A primeira imagem é o modo Iônico, a segunda o dórico, etc. Agora é só fazer corresponder os quadrados em cima das tônicas pretendidas: o que tá lá na imagem são os modos em dó, porque a tônica está é sempre dó. O modo iônico já vocês deverão saber fazer, é a idêntico à escala maior!
Nota que é sempre a mesma maneira e ordem de fazer os mesmos modos. O que muda é a tônica!
Praticar
Acho que utilizar um metronomo é sempre bom. Começa a uma velocidade baixa e faz uma nota por batida (semínimas) e tudo sem erros. Se der um erro volta a tentar. Como é um pouco monótono praticar escalas, arranjei uns midi's para praticares os modos em dó (basta praticar numa tônica, porque o resto é igual):
C - Ionian
D - Dorian
E - Phrygian
F - Lydian
G - Mixolydian
A - Aeolian
B - Locrian
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BlaCk LaBeL Veterano |
# abr/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
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mguitar
Não é bem assim... Olha só: a partir a da escala de C você forma os modos C Jônio, D Dórico, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio e B Lócrio. Ou seja, todos esses modos tem as mesmas notas da escala de C. Mas, para obter C Dórico, por exemplo, você vai partir de outra escala. Pense assim... Você quer o modo dórico de C. Dórico é o segundo modo de um escala maior. Logo, você tem que encontrar uma escala em que C seja a segunda nota. Qual escala é essa? Bb (Si bemol). Sendo assim, C Dórico tem as mesmas notas de Bb. Foi mais ou menos isso que o Wagner quis dizer. Mas, da forma como ele colocou, induz a um raciocínio incorreto sobre os modos.
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