Teoria dos Modos II (Mais um - Derivadas)

    Autor Mensagem
    Lord_Mackenzie
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Lord_Mackenzie


    Nota: O texto de autoria minha mas de um gajo português, coloquei aqui pois achei que ia tirar muitas dúvidas dos colegas daqui. “Abrasileirei” um pouco o texto para não ocorrerem dúvidas.

    Para quem gostou do último texto falando de modos gregos, disponível aqui

    Os Modos são derivados a partir de uma escala mãe. Na verdade, qualquer escala pode funcionar como molde/mãe de um modo, porém, por razões práticas, vou-me cingir às escalas maiores. Esta é a mais comum e útil estrutura modal na música ocidental.

    Os Modos são um segredo que provém da teoria musical da Grécia antiga e, embora não sejam muito utilizados na música clássica, são indispensáveis no Rock, Blues e Jazz.

    Na Grécia antiga tinha-se a idéia que se podia pegar numa escala e invertê-la, de modo a que cada nota da escala pudesse funcionar como a tônica de uma nova escala. Desta maneira podiam gerar 7 estruturas melódicas, cada uma tendo um som totalmente díspar das outras, a partir do mesmo grupo de notas.

    Os Antigos ordenavam os modos de modo decrescente:

    1. C - Ionian

    2. B - Dorian

    3. A - Phrygian

    4. G - Lydian

    5. F - Mixolydian

    6. E - Aeolian

    7. D - Locrian

    Mais tarde, as Igrejas da Europa Ocidental inverteram a ordem:

    1. C - Ionian

    2. D - Dorian

    3. E - Phrygian

    4. F - Lydian

    5. G - Mixolydian

    6. A - Aeolian

    7. B - Locrian

    Esta última, é a ordem que utilizamos hoje em dia. Terá que usar esta ordem e saber os nomes (desculpem listar os nomes em inglês, mas os portugueses me soam mal!) porque vai utilizá-los freqüentemente.

    Ah e mais uma coisa: Os modos listados acima partilham a mesma tonalidade!!! (que é dó, naquele caso) Isso significa que têm as mesmas notas.

    E se a tônica for Sol, por exemplo?

    Aí, meus amigos, vamos obter os mesmos modos (caracterizados pela sua estrutura de intervalos, como sabem), pela mesma ordem e a única coisa que muda é mesmo a raíz!

    1. G - Ionian

    2. A - Dorian

    3. B - Phrygian

    4. C - Lydian

    5. D - Mixolydian

    6. E - Aeolian

    7. F# - Locrian

    Hm...bué fixe e se for Ré, a raíz?

    1. D - Ionian

    2. E - Dorian

    3. F# - Phrygian

    4. G - Lydian

    5. A - Mixolydian

    6. B - Aeolian

    7. C# - Locrian

    Bonito, não? O modo ionian (iônico) virá sempre em primeiro, o dorian (dórico) em segundo, por aí fora...

    Os modos na guitarra

    De modo a ver os modos na guitarra, é útil distribuir a escala maior por sete módulos, isto é, 7 formas de a tocar ao longo do braço.

    http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale1e.gif

    http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale1d.gif

    http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale4a.gif

    http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale2a.gif

    http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale1a.gif

    http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale4e.gif

    http://www.zentao.com/guitar/modes/cscale2e.gif

    Ok, e agora o que é que eu faço com isso?

    Os quadrados nas imagens são as tônicas. A primeira imagem é o modo Iônico, a segunda o dórico, etc. Agora é só fazer corresponder os quadrados em cima das tônicas pretendidas: o que tá lá na imagem são os modos em dó, porque a tônica está é sempre dó. O modo iônico já vocês deverão saber fazer, é a idêntico à escala maior!

    Nota que é sempre a mesma maneira e ordem de fazer os mesmos modos. O que muda é a tônica!

    Praticar

    Acho que utilizar um metronomo é sempre bom. Começa a uma velocidade baixa e faz uma nota por batida (semínimas) e tudo sem erros. Se der um erro volta a tentar. Como é um pouco monótono praticar escalas, arranjei uns midi's para praticares os modos em dó (basta praticar numa tônica, porque o resto é igual):

    C - Ionian
    D - Dorian
    E - Phrygian
    F - Lydian
    G - Mixolydian
    A - Aeolian
    B - Locrian

    Wagner
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    acho mais fácio fala q a dórica de C é A#, a mixolidia de C é F.......e assim por diante.........

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Wagner Leonardi
    "acho mais fácio fala q a dórica de C é A#"

    Si bemol, chapa... Si bemol...

    Marisco
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    acho mais fácio fala q a dórica de C é A#, a mixolidia de C é F.......e assim por diante.........

    Me desculpa velho, mas tu não entende nada de modos se tu pensa assim...

    mguitar
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Se a mixolídia de C é F (5º grau), a dórica de C é D (2ºgrau)
    como consta na lista acima.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
    · votar


    mguitar
    Não é bem assim... Olha só: a partir a da escala de C você forma os modos C Jônio, D Dórico, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio e B Lócrio. Ou seja, todos esses modos tem as mesmas notas da escala de C. Mas, para obter C Dórico, por exemplo, você vai partir de outra escala. Pense assim... Você quer o modo dórico de C. Dórico é o segundo modo de um escala maior. Logo, você tem que encontrar uma escala em que C seja a segunda nota. Qual escala é essa? Bb (Si bemol). Sendo assim, C Dórico tem as mesmas notas de Bb. Foi mais ou menos isso que o Wagner quis dizer. Mas, da forma como ele colocou, induz a um raciocínio incorreto sobre os modos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria dos Modos II (Mais um - Derivadas)