| Johnny Favorite Veterano
 | # set/05 · votar
 
 Putz, tão usando drogas é?
 
 Modos são apenas escalas derivadas da escala maior. Cada escala maior tem uma relativa menor derivada a partir do VI grau. Lembra? A escala de C, por exemplo, tem a de Am como sua relativa. Reveja abaixo.
 
 =>                         (-----Escala de Am-----)
 =>C  D  E  F  G  A  B  C  D  E  F    G  A
 =>(---- Escala de C ------)
 
 A questão é simples: assim como posso construir uma escala contendo as mesmas notas a partir do VI grau, é possivel construi-las a partir de qualquer grau da escala maior. Há, portanto, 7 modos distintos de se tocar uma escala diatônica, iniciando-se em qualquer ponto da mesma. Se você iniciar em E, por exemplo, terá:
 
 E     F      G     A     B      C     D     E
 
 Este modo, que se inicia no III grau da escala (E, no caso da escala de C) é denominado de modo Frígio. Grave o acorde de C enquanto você executa a escala no modo frígio, de E à E. Ela deve soar exatamente como a escala de C. Agora grave Em e repita a escala. Soa diferente? Mais alegre ou mais triste?  Repita este mesmo procedimento iniciando em D. Toque a escala sobre o acorde de C e depois sobre o de Dm. Que tal o efeito? Esta escala iniciando no II grau é conhecida como modo Dórico.
 
 A tabela abaixo resume os modos com suas principais caraterísticas:
 
 Grau
 Nome
 Tipo (Acorde) - Ver lição V
 Característica Sonora
 
 I
 Jônico(=Jônio)
 Maior
 Imponente, majestoso, alegre
 
 II
 Dórico
 Menor
 "Weepy" - Musica country
 
 III
 Frígio
 Menor
 "Dark", "down" - "Heavy metal"
 
 IV
 Lídeo
 Maior
 Suave, doce
 
 V
 Mixolídeo
 Maior
 Levemente triste - Blues e rock
 
 VI
 Eólio
 Menor
 Escala Menor Natural - Uso geral
 
 VII
 Lócrio
 Menor
 Exótico, meio oriental
 
 
 O interessante agora seria que você construisse os 7 modos possíveis em cada uma das escala e, evidentemente, tocasse em seguida cada um deles.
 
 Neste sistema utilizou-se modos diferentes em um mesmo tom, isto é, as notas componentes de cada modo eram exatamente as mesmas e, por isto, oriundas da escala de um mesmo tom. Acontece que é também possível construir modos diferentes mantendo o I grau fixo e modificando o tom em cada uma delas, isto é, modos diferentes em tons diferentes.  Regras básicas, a saber:
 
 Jônico = Escala Maior
 Dórico = IIIb e VIIb
 Frígio = IIb, IIIb, VIb e VIIb
 Lidio = IV#
 Mixolidio = VIIb
 Eólio = IIIb, VIb e VIIb
 Lócrio = IIb, IIIb, Vb, VIb e VIIb
 
 Mantendo C como tônica, por exemplo, cada um dos modos apresenta-se da seguinte forma:
 
 Jônico = C D E F G A B C Tom = C
 Dórico = C D Eb F G A Bb C Tom = Bb
 Frígio = C Db Eb F G Ab Bb C Tom = Ab
 Lidio = C D E F# G A B C Tom = G
 Mixolidio = C D E F G A Bb C Tom = F
 Eólio = C D Eb F G Ab Bb C Tom = Eb
 Lócrio = C Db Eb F Gb Ab Bb C Tom = Db
 
 
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