Modos gregos

Autor Mensagem
Marisco
Veterano
# set/05
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meu deus, jogaram merda no ventilador!

michael rangel martins
Veterano
# set/05
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eu tocando no modo de dó lídeo é a mesma coisa de e estar no campo harmônico de fá, qual seria a diferença de tocar em dó lideo e em fá?????

Johnny Favorite
Veterano
# set/05
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Putz, tão usando drogas é?

Modos são apenas escalas derivadas da escala maior. Cada escala maior tem uma relativa menor derivada a partir do VI grau. Lembra? A escala de C, por exemplo, tem a de Am como sua relativa. Reveja abaixo.

=> (-----Escala de Am-----)
=>C D E F G A B C D E F G A
=>(---- Escala de C ------)

A questão é simples: assim como posso construir uma escala contendo as mesmas notas a partir do VI grau, é possivel construi-las a partir de qualquer grau da escala maior. Há, portanto, 7 modos distintos de se tocar uma escala diatônica, iniciando-se em qualquer ponto da mesma. Se você iniciar em E, por exemplo, terá:

E F G A B C D E

Este modo, que se inicia no III grau da escala (E, no caso da escala de C) é denominado de modo Frígio. Grave o acorde de C enquanto você executa a escala no modo frígio, de E à E. Ela deve soar exatamente como a escala de C. Agora grave Em e repita a escala. Soa diferente? Mais alegre ou mais triste? Repita este mesmo procedimento iniciando em D. Toque a escala sobre o acorde de C e depois sobre o de Dm. Que tal o efeito? Esta escala iniciando no II grau é conhecida como modo Dórico.

A tabela abaixo resume os modos com suas principais caraterísticas:

Grau
Nome
Tipo (Acorde) - Ver lição V
Característica Sonora

I
Jônico(=Jônio)
Maior
Imponente, majestoso, alegre

II
Dórico
Menor
"Weepy" - Musica country

III
Frígio
Menor
"Dark", "down" - "Heavy metal"

IV
Lídeo
Maior
Suave, doce

V
Mixolídeo
Maior
Levemente triste - Blues e rock

VI
Eólio
Menor
Escala Menor Natural - Uso geral

VII
Lócrio
Menor
Exótico, meio oriental


O interessante agora seria que você construisse os 7 modos possíveis em cada uma das escala e, evidentemente, tocasse em seguida cada um deles.

Neste sistema utilizou-se modos diferentes em um mesmo tom, isto é, as notas componentes de cada modo eram exatamente as mesmas e, por isto, oriundas da escala de um mesmo tom. Acontece que é também possível construir modos diferentes mantendo o I grau fixo e modificando o tom em cada uma delas, isto é, modos diferentes em tons diferentes. Regras básicas, a saber:

Jônico = Escala Maior
Dórico = IIIb e VIIb
Frígio = IIb, IIIb, VIb e VIIb
Lidio = IV#
Mixolidio = VIIb
Eólio = IIIb, VIb e VIIb
Lócrio = IIb, IIIb, Vb, VIb e VIIb

Mantendo C como tônica, por exemplo, cada um dos modos apresenta-se da seguinte forma:

Jônico = C D E F G A B C Tom = C
Dórico = C D Eb F G A Bb C Tom = Bb
Frígio = C Db Eb F G Ab Bb C Tom = Ab
Lidio = C D E F# G A B C Tom = G
Mixolidio = C D E F G A Bb C Tom = F
Eólio = C D Eb F G Ab Bb C Tom = Eb
Lócrio = C Db Eb F Gb Ab Bb C Tom = Db

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