IMPROVISACAO

Autor Mensagem
LeandroDF
Veterano
# jun/03


ae galera, sera q alguem pode me ajudar???
o q eu preciso saber para improvisar???
escalas??
por exemplo: se um cara faz uma base G5, C5, D5
eu só poderia solar seguindo estas escalas?? e tem q ser na ordem??

Max
Veterano
# jun/03
· votar


pensar em uma escala pra cada nota eh coisa de jazzista...os caras manjam...mas isso eh bem complicado..da pra pega o tom da musica e pelo tom dela usar a escala no tom da musica..tipo a musica essa ai q vc passo pode estar em do..use a maior de do...e tb uma q quase sempre da certo e a pentatonica de sol..nesse caso da tb e fica bem legal..ai eh so pegar os padroes das escalas..decoralos..aprender a transpo-los nos diversos tons e sair improvisando!

MKazan
Veterano
# jun/03
· votar


LeandroDF
isso aí é akela progressão tradicional de Rock'n roll e blues.
fica brincando em cima da pentatônica de G que vai ficar jóia.

hrtb
Veterano
# jun/03
· votar


ae leandro entra no GTR em brasilia que vc vai ver o que são musicos... de improvisaçao...versatilidade....e etc.

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


Pra improvisar vc precisa saber em q tom ta a musica... essa dai ta em G... dai e so seguir as escalas de G... ou usar uma penta menor pra ficar bluesy...

Mas vc tem q ficar ligado na hora do solo com as notas q vc toca e as notas q tao no acorde da base... e o momento certo de coloca-las... isso e meio de instinto mais tem uma certa ciencia ai no meio...

Jfx
Veterano
# jun/03
· votar


ae Digão é exatamente isso que vc disse que eu ainda estou em duvida.. tipo quando a base esta em G eu devo solar mais vezes com a nota sol ou seja quando estiver em D5 uso mais o ré.. me explique melhor essa ciencia!!

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


Jfx: Nos tempos fortes e legal q vc esteja em cima de uma nota do acorde (sol si ou re)... ou alguma outra nota q vc sabe q soa bem... (3º menor hehe)... O importante e vc estar na nota certa na hora certa (tempo forte, acentuacoes etc...) mas e meio dificil de acertar sempre hehe...

LeandroDF
Veterano
# jun/03
· votar


hrtb
to ligado... vc eh de brasilia???
conhece quem de lá?
o prob eh q as aulas tao caras d+
eu fiz aula na bsb musical e nao aconselho pra ninguem
ja foi a epoca q eles tinham professores bons...

LeandroDF
Veterano
# jun/03
· votar


conhece alguem da GTR?

spy2k
Veterano
# jun/03
· votar


tipow...usa a penta de Em .. e tipow essa parada de usar tal nota..do acorde..eu nunca usei muito.. acho q é mais ouvido do cara.. se ficar legal .. manda bem.. sei lá

Satch JR
Veterano
# jun/03
· votar


Ja que estao falando de tom, etc.... queria saber o tom de Fear of The Dark do IronMaiden... caso seja Dm, eu uso mais escalar maiores.. entao eu iria usar a escala de F, certo? me corrijam ae e me falem o tom certo dela....

[]'s valeu

spy2k
Veterano
# jun/03
· votar


é Dm mesmo.. a progressão dela é I VIIb VIb se naum me engano.. Dm Bb C ... Dm é relativa de F .. ta certinho mesmo.. as notas da escala de F se naum me engano seriam ... F G A Bb C D E F =]

Bady007
Veterano
# jun/03
· votar


Satch JR

Dm é a sexta menor de F, entaum a escala maior seria F msm... as notas da escala são essas mesmas spy2k.
Falows.

conte
Veterano
# jun/03
· votar


falando em fear of the dark tb, qndo a base do solo muda, q vai d Dm - Bb - C , passa pra F# - D - E (naum sei c sao menores ou maiores), percebe q essa base eh mto parecida com a base da 1ª parte, soh q ta 2 tons acima. entaum eu posso defini q a base da segunda parte tah em A maior, pq ta 2 tons de F maior (q eh o tom da base da 1 parte)???

LeandroDF
Veterano
# jun/03
· votar


6 tao falando grego hueauhehuah
pq q a Dm é relativa de F

Ganso
Veterano
# jun/03
· votar


LeandroDF

A escala de Dm é a relativa de lá porque ela possui as mesmas notas: D E F G A Bb C D, sacou! Portanto vc pode usar essas duas escalas juntas em uma improvisação, pois elas possuem as mesmas notas.

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


Ganso, vc disse q a Dm e a A são relativas, mas naum seria Dm e F? aí axo q tá certinho, sendo q Dm é a sexta menor de F... vcs vaum sacar um poco disso nas escalas naturais, q tem pra pegar aki no cifra =]

Ganso
Veterano
# jun/03
· votar


Iron _Ata_Man

Só só cara, é que eu digitei errado :) tá certo, a Dm é relativa de F sim, foi um erro de digitação... e que errão...

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


hehehe, normal ........

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


errar é humano...... todo mundo erra..... menos o Satriani hahahaha, po gente, naum levem a sério c naum esse tópico vai virar briga tb, ignorem esse meu post blz

Ganso
Veterano
# jun/03
· votar


O pior é que é verdade, nunca ví o Satriani nem o Steve Vai errarem, afinal, professor e aluno, os tinham mesmo que serem destruidores!!!

spy2k
Veterano
# jun/03
· votar


aí conte

nem prestei atenção na música se a base muda..
mas tu disse q muda pra dois tons acima..
e tu naum sabe se é maior ou menor.. é soh ver
o campo harmônico de F essas notas aí tem q estar lá e senaum me engano não estão... soh se a música mudou de progressão..num sei.. e tipow o esquema legal do solar.. voltando ao tópico principal.. é saber.. bem as notas da escala... saber aonde elas estão sobre o braço.. fechar os olhos e mandar bala.. daí tu inventa né.. slide..bends..harmônicos.. arpejos.. e por aí vai.. pelo menos é assim q eu faço =]

conte
Veterano
# jun/03
· votar


axo q c naum intendeu...
eh bem provavel, ou melhor , eu confirmo q no 2º solo(qndo a base muda) o tom da musica muda.
agora eu queria sabe c eu posso dize q o tom vai pra F#m (ou A maior). pq a base eh mto parecida com a 1ª, mesmo ritmo e msmo tempo de "mudança de acorde". soh q ta 2 tons acima, e cmo F#m ta 2 tons acima de Dm, eu to concluindo issu, mas eu naum sei c ta certo.

Hellowed
Veterano
# jun/03
· votar


cara, serio mesmo, eu nao to nem ae pra escalas.
Nao existe a liberdade poetica (onde uma bisca pode cantar "Eu te amo você" e todo mundo acha lindo), entao, use a criatividade e improvise de qualquer jeito que sair legal. Dá umas soladas, volte pra base, enfim, faça tudo.
Cromatismos, pentas, blue notes, ficam muito legais.

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


Conte.. e a musica muda de tom mesmo... vai pra dois acima... (eu acho, tocava essa musica em 2001.. agora nao lembro mais ehhe)... Mas se a harmonia e igual e as notas sao diferentes entao subiu mesmo...

E q o pessoal tava falando ai de tocar escalas ou pensar em acordes (como eu faco) vai do tipo de musica q vc toca...

Eu toco blues... e como blues e lento eu tenho tempo pra pensar pra onde eu vou... entao eu penso em acordes pq eu posso dar mais "som do acorde" para o meu solo...

Ja o pessoal do Metal sai queimando tudo e fazendo escalas pq como cada nota dura muito pouco tempo... nem da pra perceber se elas estao fora (de um power chord hehe 2 notas)... dai vai beleza e e so acertar os tempos fortes... ou fazer um pedal point na tonica do acorde... dai uns sweeps diminutos pra chegar numa menor harmonica terminar na 7 maior e vc tem um malmsteen hehe... (alias vc nao pode fazer isso pq ele ja patenteou hehe)...

guitartrek
Veterano
# jun/03
· votar


Digao

Valew pelos seus comentarios nesse topico ai.
Muito do q vc falou ai me pos pra pensar, e deixou eu me tocar de coisas q num havia pensando antes.

abracos a todos

conte
Veterano
# jun/03
· votar


ae..ponto para mim
vlw digao e spy2k

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


c toca a qt tempo Digao?

Snakepit
Veterano
# jun/03
· votar


quais são as escalas naturais?

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


pelo q eu sei tem as naturais menores e as maiores:
as maiores seguem os intervalos d 1, 1, 1/2, 1, 1, 1, 1/2
as menores seguem os intervalos d 1, 1/2, 1, 1, 1/2, 1, 1

naum tenho certeza q é assim, mas é algo assim hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a IMPROVISACAO