Gibson Les Paul Studio

Autor Mensagem
thmenezes_RJ
Veterano
# out/10
· votar


megadeth2612

Sim, já comentei anteriormente sobre isso. Na verdade, isso reforça ainda mais a minha tese de que o preço Epi x Squier não é base pra comparação.

Snakepit
Veterano
# out/10 · Editado por: Snakepit
· votar


thmenezes_RJ
Sobre preço, volto a afirmar: nada significa, visto que as Epis custam muito mais do que valem. Uma tele ou strato Squier Standard, pra mim, é uma boa guitarra (a única squier). A Les Paul Epi Standard também, só que a Epi custa o dobro da Squier. Isso pra mim não quer dizer que a Epi é melhor, só que é mais cara.

Mas uma Les Paul sempre vai custar mais do stratos... vamos comecar pelo topo:
Gibson Custom Shop: $4000
Fender Custom Shop: $2500
Gibson "normal": $2000
Fender "normal (American)" $1200

Não entendo nada de produção de guitarras, mas fabricar uma LP é muito mais caro do que uma Strato, deve ser por causa da madeira e principalmente o acabamento. Eu até acho as Epiphones com um bom custo benefício, sendo que como falaram testando uma Epiphone top e uma Gibson Standard a diferenca do som é muito pequena, mas o preço não. Eu acho as Gibsons caras, isso sim... ainda mais ser um guitarrista estilo Fender hehehe.

Mas voltando ao tópico, Gibson Studio é uma otima guitarra. A maior diferença são os captadores, que da pra trocar. Na real acho que a Gibson colocou esses caps pra dar uma diferença maior no som entre essa guitarra e seus modelos mais caros. Se fossem os mesmos caps a diferença sonora acabaria sendo muito pequena, já que o que faz a Studio ser batara nao é a qualidade do materal ou construção, mas sim o acabamento, ou melhor, a AUSÊNCIA dele hehehe.

Bilbo
Veterano
# out/10
· votar


Snakepit
a AUSÊNCIA dele hehehe.

A "ausência" do acabamento só acontece nos modelos Faded. Outra diferença entre entre a Studio Faded e a normal é os caps e o case, na Faded vem 490R e 498T e na "normal" vem BurstBucker se n me engano.

megadeth2612
Veterano
# out/10
· votar


Bilbo

A "ausência" do acabamento só acontece nos modelos Faded.

Mas ele estava se referindo às Standard e Studio, comparando-as. Na Studio faltam o binding do corpo e braço, o corpo parece ser um pouco mais fino, o inlay "Gibson" é dourado ao invés de prateado, etc.


na Faded vem 490R e 498T e na "normal" vem BurstBucker se n me engano.

É o contrário.

Snakepit
Veterano
# out/10
· votar


Bilbo
Cara, como o cara falou aqui em cima o que eu disse foi mais como motivo de comparação mesmo, não era pra levar ao pé da letra, por isso que eu coloquei um "hehehe" depois. Mas mesmo as studios sem ser a faded falta o binding além de VÁRIOS outros detalhes, mas que de forma alguma desmerecem essa guitarra, pois isso tudo reflete no preço.

O meu argumento foi só pra dizer que eu acho o que faz as Studios serem mais baratas é justamente o acabamento, e não a qualidade do instrumento. Ou seja, é uma ÓTIMA guitarra.

rafael77
Veterano
# out/10
· votar


RoLP

Os caps da Custom são sim o 490R e 498T, pode olhar no site da Gibson. Tem alguns modelos diferenciados q vem com outros caps, mas a custom básica vem com esses.

Snakepit

Não acho q os caps são melhores ou piores, acho q é só questão de gosto, só q a maioria prefere os burstbuckers. Eu mesmo gosto mto do 490R, mas n do 498T, por isso troquei ele. A faded é bemm mais barata e vem com os burstbuckers. A custom é a suprema guitarra e vem com os caps default.

mr.moretti
Veterano
# out/10
· votar


cadojapan

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-USA/L es-Paul-Studio-Faded.aspx

Leia a informação sobre os caps. VC até pode estar certo sobre as faded mais antigas, mas ja faz um tem pinho que elas vem com o burstbucker pro.

Abç

margiotte
Veterano
# out/10
· votar


bom, se minha humilde opinião vale, uma gibson sempre foi meu sonho de consumo, antes de conhecer a ESP. na moral, ja toquei em uma gibson, não era estudio, nem sei ao certo qual o modelo, mais ja toquei numa ESP LTD ec1000, se a ltd que é segunda linha já é top assim, imaginem uma ESP original..
meu deus.. quem precisa de gibson!!!!!!!!!!com todo respeito à conciderada melhor marca de guit. do mundo

TucanoTuca
Veterano
# dez/11
· votar


Tenho uma e é animal... Todo mundo pensa que pq é STUDIO não é boa.. nada a ver.. Puta timbre animal. Compensa o investimento é um instrumento pra vc deixar de herança para teus filhos.

victorleon
Veterano
# dez/11
· votar


TucanoTuca

COVEIRO l---------D =)

Amigo, esse tópico é de 2005 e a última resposta já faz mais de um ano...
Plz, olhe a data antes de postar

Abç

Doggy
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon
Ele upou o tópico, mas acrescentou algo à ele.

Brenno Horta
Membro Novato
# mar/15
· votar


Galera ressuscitando o tópico, vcs acham que vale a pena passar uma epiphone dot, uma epiphone standar e uma squier standard em uma gibson les paul studio?

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Brenno Horta
tres guitarras numa so?
Eu nao trocaria a epi dot e a epi standard + outra guitarra numa LP studio.

Esta perdendo muito por ter o logo na cabeca.

Soultunes
Membro
# mar/15
· votar


Brenno Horta

Já fiz algo parecido, mas meu objetivo na epoca era diminuir rapidamente o numero de cases espalhados pela casa.

Acho que vale mais a pena você ter os 3 instrumentos que já tem, dá para trabalhar melhor timbres, afinações diferentes, etc..etc..etc..

Se espaço e grana não forem um problema atual, concordo com a opinião do Hitman.

Junta grana e compra uma gibson para adicionar ao set.

clguitar
Membro
# mar/15
· votar


Brenno Horta
vale a pena passar uma epiphone dot, uma epiphone standar e uma squier standard em uma gibson les paul studio?
Acho que pode ser um bom negócio em termos de valor. Mas você tem essa oferta de troca, ou está só especulando? Porque eu duvido que alguém aceite esse negócio, 1 por 3.

Brenno Horta
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Brenno Horta
· votar


Valeu ai pessoal, vc me ajudaram bastante...
Mas o que acabei fazendo foi o seguinte...

Dei minha epiphone standard de entrada em uma epiphone black beauty ela veio com hard case original.

Voltei 400 reais de diferença.

Vendi minha Squier standard... Mas a intenção da grana dela, é juntar para comprar uma Fender no futuro...

Estudei bastante e ví que não valeria a pena dá as minhas 3 guitarras na Gibson Studio. E sim Clguitar houve essa oportunidade com 2 vendedores aqui em Belo Horizonte.

Não foi dessa vez que fiquei com uma Gibson, mas quem sabe daqui um tempo.

Sobre a Black Beauty eu já conhecia o timbre dela e talz, era um sonho de consumo também, além de ser uma bela guitarra. Estou bem satisfeito.

E fiquei com a minha Dot que foi um presente que meu velho trouxe da inglaterra pra min. (Levei isso em consideração também)

Obrigado a todos.

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Observo um som mais agudo e menos encorpado, mais microfonia e ruído com a Gibson studio.Isso quando ligada com pedal de alto ganho, tipo metal core...
Alguém sabe informar se isso ocorre por ela não ser blindada ou seria uma características dos captadores busterburcks que já vem nela?
Trocar os captores melhoraria o som com pedal de alto ganho?
Qual seria o melhor captador para uso com pedais de alto ganho?

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


decadence

hi gain mesmo, vejo sempre sendo tocado com instrumentos equipados com EMG. A grande vantagem dos ativos para hi gain é o ruído muito baixo e o equilíbrio de volume entre as cordas.

The Man Who Sold The World
Veterano
# nov/16 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


decadence
amigo, os burstbuckers são captadores de baixa saída (são os clones do PAF) eles vão apitar com ganho muito alto, não por má qualidade na fabricação, mas por uma limitação de componentes e estrutura, é um pick up vintage
se tu quer uma gibson pra tocar heavy a captação vai ter que ser dirty fingers, ou entao o set 496r e 500t
boblau
hi gain mesmo, vejo sempre sendo tocado com instrumentos equipados com EMG
tem milhares de outros captadores com a proposta higain, emg é só um deles

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


The Man Who Sold The World

milhares é mesmo? Nem podia imaginar que existem milhares de empresas que fabricam captadores como um todo no mundo. Hi Gain entâo eu achava que existiriam somente alguns poucos. Devo estar muito desatualizado.

Drinho
Veterano
# nov/16 · Editado por: Drinho
· votar


decadence

A melhor saida é entender que o fator ganho mais atrapalha do que ajuda.

Na maioria dos equipamentos o parametro de ganho é responsavel por montar timbre até á metade ou um pouco menos.

Mais do que isso você só vai jogar sujeira no som e facilitará problemas como o citado por você....
Se você usar pedais alem da sua distorção piora pois você terá mais trabalho para domar tudo isso junto.....

Muita pegada e muita potencia!
Ganho apenas o necessário, se ficar mais "dificil de tocar" procure treinar mais a mão que fica facil uma hora.

Não precisa trocar o captador, a não ser que definitivamente o captador não funcione em detalhes para o que você precisa e você tenha um bom motivo justificável para isso, no seu caso se um captador de gibson tá apitando imagine só um dimarzio com o dobro de saida?

Se o seu negocio mesmo é sujeirada total e dane-se, você não quer saber eu vou sugerir os captadores ativos pois são muito fortes e muito quietos.

Renato F
Veterano
# nov/16
· votar


"se tu quer uma gibson pra tocar heavy a captação vai ter que ser dirty fingers, ou entao o set 496r e 500t"
Concordo.

decadence
Cara, se considerar uma Gibson e um pedal, eu acho que o problema não está na guita... Pense em diminuir o ganho e volume do pedal. Se vc ouvir bandas como Carcass e Death, por exemplo, vai perceber que eles não usam tanto ganho assim. O punch tá na mão do cara. Um captador com saída alta vai te dar a impressão de som mais pesado, mas é só impressão. Na verdade vc vai perder definição.

"Mais do que isso você só vai jogar sujeira no som e facilitará problemas como o citado por você..."

Aprenda a domar seu equipo, entenda como funcionam os controles do pedal.

Qual o amp que vc usa?

Abraço!

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Pois é....tenho uma ibanez rgt, acho que bem preparada de fábrica para som com alto ganho de pedais e ela é bem mais silenciosa (menos ruídos e microfonia )e timbre mais grave e encorpado, ela possui captadores inf 1 e inf 2.Penso em colocar captadores similares na Gibson. .
Será que fica bom?

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Pois é....tenho uma ibanez rgt, acho que bem preparada de fábrica para som com alto ganho de pedais e ela é bem mais silenciosa (menos ruídos e microfonia )e timbre mais grave e encorpado, ela possui captadores inf 1 e inf 2.Penso em colocar captadores similares na Gibson. .
Será que fica bom?

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Meu AMP é Orange 30w.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/16
· votar


decadence


Observo um som mais agudo e menos encorpado, mais microfonia e ruído com a Gibson studio.Isso quando ligada com pedal de alto ganho, tipo metal core... Alguém sabe informar se isso ocorre por ela não ser blindada ou seria uma características dos captadores busterburcks que já vem nela? Trocar os captores melhoraria o som com pedal de alto ganho?
Qual seria o melhor captador para uso com pedais de alto ganho?


Cara, na minha opinião seu problema não é a guitarra (uma Gibson???) nem muito menos os captadores Burstbucker, que são o top da captação Gibson atual (embora eu particularmente prefira o timbre "anos 80" dos 490R/498T).

Seu problema é o pedal. Eu tenho um Metal Core (embora não uma Gibson, rsrs: eu tenho uma Epiphone com Probucker, que não deixa de ser a imitação Epiphone dos Burstbucker) e sei que ele apita pra caramba mesmo, aliás, com qualquer guitarra (já testei inclusive com uma Gibson Studio).

Para fins práticos (volume de ensaio em estúdio), nunca consegui usar o ganho dele além dos 60%. Mais que isso fica impossível tocar com ele.

Na verdade me arrependi amargamente de pagar 600 paus nele, e agora não consigo vender o desgraçado nem por metade disso... Como agora toco de pedaleira, vou deixar ele na caixa, pra posteridade...

Pedalzinho sem vergonha que a Boss fez...

Faça o que a galera disse: diminua o ganho ou, se isso não te satisfizer, compre uma pedaleira com redutor de ruído (como o ZNR da Zoom).

Mas como você tem um Orange talvez devesse pensar em um pedal mais leve pra "empurrar" a distorção nativa dele. Às vezes até um Overdrive somado à distorção de um amplificador lhe dará uma distorção bem mais pesada que a de um pedal high gain ligado no clean do amp.

Abç, boa sorte e não se esqueça de nos relatar o que decidiu/descobriu.

The Man Who Sold The World
Veterano
# nov/16
· votar


Felipe Stathopoulos
compre uma pedaleira com redutor de ruído
cara isso mata muito o timbre e o sustain da guitarra
o cara deixou uma charada ai pra nós, falou que tem um orange de 30w mas existem varios orange de 30w, o ad30, th30, o dual terror, todos valvulados, e temos o crush 30r, que é um amp de estudo hahahhaha DESCUBRA
enfim, o cara nao tem um amp pra tocar heavy, a saturação do amp dele não chega lá, vai ter que recorrer à um pedal, mas ainda acho que existem outras guitarras mais recomendadas que a les paul com burstbucker, que é um captador com pouca saida, só que EU não colocaria esse captador que ele quer colocar nessa guitarra nem a pau

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Seu problema é o pedal.

mas se o problema dele é o pedal, como que na Ibanez funciona?

Pois é....tenho uma ibanez rgt, acho que bem preparada de fábrica para som com alto ganho de pedais e ela é bem mais silenciosa (menos ruídos e microfonia )e timbre mais grave e encorpado, ela possui captadores inf 1 e inf 2.Penso em colocar captadores similares na Gibson. .

Eu tinha uma Gibson R9 cheia de frescura e ela tinha dois problemas:

1- Ela "falhava" no captador do braço, parecia uma solda fria, ou um mal contato do próprio captador. Depois de muito fuçar, descobri que um pólo de um dos pots estava encostando na madeira... (não me pergunte o que isto tem a haver com este probelma, mas o fato é que o problema sumiu)

2- De vez em quando ela apitava mesmo com baixa distorção. Eu dava uns cutucões no captador da ponte e sumia. Com certeza era alguma coisa meio frouxa. Aí me disseram que dar um banho de parafina resolvia. Numa R9? Vendi a guitarra e avisei o dono novo que era só dar uns cutucos no captador... (já não gosto muito de Gibson mesmo).

Portanto, ainda acho que tem alguma coisa errada na montagem dos captadores. Pode ser nos captadores, ou em algum periférico deles.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


decadence
Pelo que tenho acompanhado vc é o cara do dual terror, certo? Pois bem, bem vindo aos valvulados.
Vou te ensinar um "truque" pra hi-gain: drive do amp + booster no input. Simples assim.

Regule o eq do amp como deseja, coloque o ganho com o nível de saturação que vc deseja e então diminua o ganho um bocado. Coloque um booster no input (estilo tubescreamer, boss ds1, etc...) com pouca distorção/saturação e bastante volume. O sinal que entra no amp pra ser distorcido já chega um pouco distorcido, e também chega em um volume mais alto do que o esperado (que seria só a guita) então o amp satura mais ainda.
Qualquer pedal clone de Ds1, Ts9 e coisas parecidas vai dar certo. Eu tenho um Alien e usava um Fuhrmann classic 800. Pasmem, mas hoje uso um Behringer To808, e dalí saem timbres do inferno, bem pesado mesmo.

Dica2: Explore diferentes combinações. Mais volume no pedal com menos ganho no amp, mais drive no pedal menos drive no amp, menos volume no pedal com mais drive no pedal, etc. Não se esqueça que sua guitarra tem TONE E VOLUME, que podem ajudar a tirar o timbre que deseja. Pra falar a verdade eu só consegui chegar no timbre que eu queria usando um Eq no loop do amp, um eq faz muita diferença pra quem quer timbre higain sem ter um amp higain.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/16
· votar


The Man Who Sold The World

"cara isso mata muito o timbre e o sustain da guitarra"

Bicho, o timbre eu discordo. O ZNR não altera em nada (ou muito pouco) o timbre da guitarra. De qualquer maneira, tocando com distorção high gain prefiro alterar o timbre do que ficar apitando pra tudo que é lado, exemplo: tenho um patch de distorção que simula dois MB Dual Rectifier em linha: já imaginou o quanto isso apitaria se não fosse o bendito ZNR? :)

O sustain sim, dependendo da regulagem. Mas é aquela coisa: é uma "solução de compromisso". Ou você tolera a perda de um pouco de sustain, ou fica com os malditos apitos.

Pra 90% das aplicações práticas (estudos, ensaios, pequenos shows, gravações caseiras, etc.) o ZNR é uma baita de uma mão na roda.

"o cara deixou uma charada ai pra nós, falou que tem um orange de 30w mas existem varios orange de 30w, o ad30, th30, o dual terror, todos valvulados, e temos o crush 30r, que é um amp de estudo hahahhaha"


Pelo que entendi o ampli dele é valvulado. Retiro o que disse sobre empurrar distorção se não for o caso.

"só que EU não colocaria esse captador que ele quer colocar nessa guitarra nem a pau"

Nem eu, de jeito nenhum faria isso com uma Gibson...

boblau


mas se o problema dele é o pedal, como que na Ibanez funciona?

Sei lá... Mas de fato, algumas guitarras se dão melhor (ou, no caso do Metal Core, "menos pior") com pedais de high gain.

Eu tinha uma Gibson R9 cheia de frescura e ela tinha dois problemas:
(...)

Cara, inacreditável seu relato sobre a Gibson R9. Que coisa...

Por isso que cada vez mais eu me convenço que existem boas guitarras e guitarras ruins independente da marca ou modelo...

Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Studio