Ajudem, madeiramento

    Autor Mensagem
    marlonfa
    Veterano
    # mar/05


    Olá pessoal, alguem poderia fazer uma escala pra mim, dos melhores tipos de madeiramento até o pior q tem, de guitarra, pois não sei quais são os melhores, pra braço, escala e corpo.

    Desde ja agradeço.

    alexandre perini
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ainda bem que moramos no brasil! são tantas as possibilidades...geralmente até luthiers experientes ficam presos a madeiras convencionais, ou comerciais. depois do início da exploração das madeiras amazônicas - principalmente no pará - surgiram tantas opções que muita gente ainda está confusa. vai aí uma lista resumida - vou fazer uma pesquisa em alguns livros que tenho e depois te respondo.

    braços; marfim(fantástico, quase extinto no brasil, ainda se encontra no paraguay e uruguay)
    dica - procure em desmanches peças velhas de movéis
    peroba amarela, branca ou do campo - mais densa, porém e "arrevessada"
    braços leves - tamboriu, cedro, mogno, açoita cavalo - legal para escalas curtas, tipo cavacos, banjos e até violões
    algumas madeiras do pará com boa sonoridade - mapará(corpos sólidos), goiabão(cor linda, madeira sonora), roxinho(fica lindo na contrução de contrabaixos), pau-ferro(lembra o jacarandá(aliás 99% do que dizem ser j...é pau-ferro////sem problema, é bom também para contrução de peças duras...escalas e etc)
    passe a prestar atenção nos lotes baldios, lixões e movéis jogados nas ruas - uma dica, madeiras musicais ou sonoras tem densidade entre 0,8 e 1,2 - corte 1cm2 e pese em uma balança de precisão - falou e atá mais!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    escalas podem ser feitas também com ipê e maracatira, e o corpo do braço com pau-marfim ou louro-do-Pará; corpos ficam legais com louro-canela e freijó.
    Abç

    alexandre perini
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    isso mesmo...freijó é fantástico, havia me esquecido! aqui no cerrado temos uma madeira conhecida como vinhático, amarela dura - não conheço instrumentos feitos com ela, mas acho que tem potencial! onde disse 1cm2, leia-se 1cm3 - quanto a esses nomes usados tipo bass wood, rose wood...me parecem ser nomes genéricos dados pelos fabricantes, para identificar madeiras que servem para o """""""uso em instrumentos""""", maple e sua designações são madeiras cultivadas, tratadas e climatizadas....comercialmente, tem fluxo garantido e não estão sob leis de preservação. nem se comparam às madeiras brasileiras!
    mas se vc está querendo comprar um instrumento novo, na loja, até r$1.200,00 - dê preferência para braço em maple, escala em rose wood (ébano é o fino da bossa - madeira ebanizada é outra coisa, é tingida ou fingida, rá!rá!), para o corpo veja se não é de compensado ou muito leve - na minha opinião guitarras devem pesar mais de 3,5 kg e baixos 4,5 kg - já sacou o timbre das lespaul? falou e até mais!

    maggie
    Veterana
    # mar/05
    · votar


    ainda bem que moramos no brasil! são tantas as possibilidades..


    Caras, vi esses dias uma entrevista de um luthier de violões, violas etc...
    Ele afirmou que às vezes é mais fácil encontrar madeira brasileira no exterior, já que as madeiras de lei tem extração controlada.
    Alguém confere essa info?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maggie
    "Alguém confere essa info?"

    Boto muita fé que sim. A extração é controlada, mas sabemos que rola muito tráfico ilegal. E, nesse caso, o pessoal de fora paga muito melhor que o pessoal daqui.

    alexandre perini
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    foi o que eu disse! procure em desmanches, móveis velhos, lixões - vc ir lá na natureza e pegar é impossível! grandes madeireiras japonesas levam a maioria de nossa produção madeireira, exatamente para a produção de artefatos que tenham maior valor agregado - no caso , móveis de design e instrumentos - no exterior não é fácil encontrar madeiras brasileiras, elas são exportadas como tendo destino certo os fabricantes ou traders - fora isso só mercado negro mesmo - alguém já ouviu falar de uma campanha chamada "mahogany is murder"? pois é !!! lá fora tem pressão também contra a importação de madeiras. na região sul e sudeste é mais difícil ter acesso a madeiras "novas" - elas não chegam até aí - goiás, tocantins, mato grosso...é bem mais fácil, gostaria de mostrar para vcs um depósito de madeiras do pará que fica próximo a minha casa - enviem email que eu mando!até!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maggie
    Infelizmente sim minha cara, mas apenas para as ditas "comerciais" como mogno (contrabandeado), cerejeira, etc. Outras madeiras menos conhecidas não costumam ser exportadas, pois os dilapidadores de nosso patrimônio são daqui mesmo.
    Abç

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    alexandre perini
    Mauricio Luiz Bertola
    maggie

    Essa é uma triste realidade...

    marlonfa
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    E ai pessoal, mas vocês sabem, para corpo de guitarra da melhor até a pior madeira que tem??
    braço, e escala tb.

    Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajudem, madeiramento