Pentatonicas novamente!! me ajudem por favor!!!

    Autor Mensagem
    ted
    Veterano
    # mar/05


    e galera beleza!! sou novo aqui no forum mas estou com uma duvida, e gostaria que se possivel vc me esclareca, e a seguinte:

    eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores, para ter uma sonoridade mais blues.

    por exemplo: as notas da base sao as seguintes: G; D; C e Am eu posso utilizar a escala de Gm(G;Ab;C;D e F) em cima destes acordes, que sonoridade isto me daria?

    Minha duvida vem de um show que assisti do Guns n roses(live ritz 88) em que eles estao tocando "knocking on heavens door" e aparentemente pelo desenho que o slash usa(e eu ja acompanhei com a guitarra) me parece ser a escala penta de Gm, visto que as notas da musica sao aquelas ja citadas, fiquei bastante encucado, se tu puder me ajudar agradeco muito.

    abraco.

    ted :twisted:

    Wagner
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores

    C ---------- Am
    C# --------- A#m
    D ---------- Bm
    D# --------- Cm
    E ---------- C#m
    F ---------- Dm
    F# --------- D#m
    G ---------- Em
    G# --------- Fm
    A ---------- F#m
    A# --------- Gm
    B ---------- G#m

    vc pode usar a esaca menor de A...em uma maior de C
    menor de B...em uma maior de D....

    Wagner
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    pode vc pode tudo...pode usar ate cromatismo...pra criar a sonoridade

    ted
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    valeu cara mas vc esta falando em escalas relativas, e a minha duvida he outra. mas mesmo assim valeu brother abracao

    ted
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    pois he cara eu ouvi no show e ficou muito legal e pretendo utilizar, mas queria saber se realmente esta conbinacao funciona.

    ted
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    quanto falei: "eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores" estava me referindo a escala menor da tonica(no caso maior)!

    maniac123
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ted
    pode

    maniac123
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maniac123
    testa, ai, meu, se ficar bom, é porque pode, uai...

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ted

    Funciona, se ficar bom pode, siga o conselho do maniac, não importa qual escala você use, claro que sonoridades comuns e bonitas as escalas lhe trarão, mas se você conseguir mudar isso, aí sim você é um bom improvisador, tem um blues que eu toco aqui que a tônica é E, mas eu uso Em para solar, e em algumas ocasiões eu uso um A hehe, :D.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pentatonicas novamente!! me ajudem por favor!!!