Autor |
Mensagem |
ted Veterano |
# mar/05
e galera beleza!! sou novo aqui no forum mas estou com uma duvida, e gostaria que se possivel vc me esclareca, e a seguinte:
eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores, para ter uma sonoridade mais blues.
por exemplo: as notas da base sao as seguintes: G; D; C e Am eu posso utilizar a escala de Gm(G;Ab;C;D e F) em cima destes acordes, que sonoridade isto me daria?
Minha duvida vem de um show que assisti do Guns n roses(live ritz 88) em que eles estao tocando "knocking on heavens door" e aparentemente pelo desenho que o slash usa(e eu ja acompanhei com a guitarra) me parece ser a escala penta de Gm, visto que as notas da musica sao aquelas ja citadas, fiquei bastante encucado, se tu puder me ajudar agradeco muito.
abraco.
ted :twisted:
|
Wagner Veterano |
# mar/05
· votar
eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores
C ---------- Am
C# --------- A#m
D ---------- Bm
D# --------- Cm
E ---------- C#m
F ---------- Dm
F# --------- D#m
G ---------- Em
G# --------- Fm
A ---------- F#m
A# --------- Gm
B ---------- G#m
vc pode usar a esaca menor de A...em uma maior de C
menor de B...em uma maior de D....
|
Wagner Veterano |
# mar/05
· votar
pode vc pode tudo...pode usar ate cromatismo...pra criar a sonoridade
|
ted Veterano |
# mar/05
· votar
valeu cara mas vc esta falando em escalas relativas, e a minha duvida he outra. mas mesmo assim valeu brother abracao
|
ted Veterano |
# mar/05
· votar
pois he cara eu ouvi no show e ficou muito legal e pretendo utilizar, mas queria saber se realmente esta conbinacao funciona.
|
ted Veterano |
# mar/05
· votar
quanto falei: "eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores" estava me referindo a escala menor da tonica(no caso maior)!
|
maniac123 Veterano |
# mar/05
· votar
ted
pode
|
maniac123 Veterano |
# mar/05
· votar
maniac123
testa, ai, meu, se ficar bom, é porque pode, uai...
|
Reinaldo Camargo Filho Veterano |
# mar/05
· votar
ted
Funciona, se ficar bom pode, siga o conselho do maniac, não importa qual escala você use, claro que sonoridades comuns e bonitas as escalas lhe trarão, mas se você conseguir mudar isso, aí sim você é um bom improvisador, tem um blues que eu toco aqui que a tônica é E, mas eu uso Em para solar, e em algumas ocasiões eu uso um A hehe, :D.
|