| Autor | Mensagem | 
| ted Veterano
 | # mar/05 

e galera beleza!! sou novo aqui no forum mas estou com uma duvida, e gostaria que se possivel vc me esclareca, e a seguinte:

eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores, para ter uma sonoridade mais blues.

por exemplo: as notas da base sao as seguintes: G; D; C e Am  eu posso utilizar a escala de Gm(G;Ab;C;D e F) em cima destes acordes, que sonoridade isto me daria?

Minha duvida vem de um show que assisti do Guns n roses(live ritz 88) em que eles estao tocando "knocking on heavens door" e aparentemente pelo desenho que o slash usa(e eu ja acompanhei com a guitarra) me parece ser a escala penta de Gm, visto que as notas da musica sao aquelas ja citadas, fiquei bastante encucado, se tu puder me ajudar agradeco muito.

abraco.

ted :twisted:

| 
| Wagner Veterano
 | # mar/05 · votar

eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores

C ---------- Am
 C# --------- A#m
 D ---------- Bm
 D# --------- Cm
 E ---------- C#m
 F ---------- Dm
 F# --------- D#m
 G ---------- Em
 G# --------- Fm
 A ---------- F#m
 A# --------- Gm
 B ---------- G#m

vc pode usar a esaca menor de A...em uma maior de C
 menor de B...em uma maior de D....

| 
| Wagner Veterano
 | # mar/05 · votar

pode vc pode tudo...pode usar ate cromatismo...pra criar a sonoridade

| 
| ted Veterano
 | # mar/05 · votar

valeu cara mas vc esta falando em escalas relativas, e a minha duvida he outra. mas mesmo assim valeu brother abracao

| 
| ted Veterano
 | # mar/05 · votar

pois he cara eu ouvi no show e ficou muito legal e pretendo utilizar, mas queria saber se realmente esta conbinacao funciona.

| 
| ted Veterano
 | # mar/05 · votar

quanto falei: "eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores" estava me referindo a escala menor da tonica(no caso maior)!

| 
| maniac123 Veterano
 | # mar/05 · votar

ted
 pode

| 
| maniac123 Veterano
 | # mar/05 · votar

maniac123
 testa, ai, meu, se ficar bom, é porque pode, uai...

| 
| Reinaldo Camargo Filho Veterano
 | # mar/05 · votar

ted

Funciona, se ficar bom pode, siga o conselho do maniac, não importa qual escala você use, claro que sonoridades comuns e bonitas as escalas lhe trarão, mas se você conseguir mudar isso, aí sim você é um bom improvisador, tem um blues que eu toco aqui que a tônica é E, mas eu uso Em para solar, e em algumas ocasiões eu uso um A hehe,  :D.

|