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Henrique Rhoads Veterano |
# mar/05
Olá Galera,
Já estou tendo aulas em algum tempo e estou improvisando com boa velocidade, técnica e visualização do braço nas tonalidades que meu professor me passou inicialmente (G ou Em). O problema é que quando tendo fazer o mesmo numa tonalidade completamente diferente (B, por exemplo) perco completamente a visualização do braço e começo a repetir as escalas de cima pra baixo e de baixo pra cima...
Atualmente o treino de escalas que faço é repetir as escalas em questão (no caso Maior natural e Menor Harmônica) 3x com ida e volta ligando todos os shapes (ex: descendo pelo shape 1, subindo pelo 2, descendo pelo 3 e assim por diante). Treino a cada dia uma tonalidade diferente, sendo SEG = C, TER = D, QUA = E, etc, mas mesmo assim ainda estou longe de improvisar em todas as tonalidades como improviso em G.
Eu gostaria de saber de vocês que tipo de treinamento fazem para visualizar as escalas no braço em todas as tonalidades e assim conseguir improvisar com a mesma qualidade em todas num tempo razoável.
[]´s, Henrique
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deathmeister Veterano |
# mar/05
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Isso que da pensar em shapes, vc fica limitado nisso, eu tento pensar em tons e em notas.
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Marco_Uber_Alles Veterano |
# mar/05
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Isso que da pensar em shapes (2)
Eu aprendi por shape também, desenvolvi uma "técnica" pra poder aprender outras tonalidades... Não adianta perguntar como eu faço, não sei explicar.
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Henrique Rhoads Veterano |
# mar/05
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Cara, pra esse problema específico não faria a mínima diferença decorar as fórmulas das escalas e aplicar os intervalos no braço pois com a mudança da tônica as notas a se procurar iriam mudar de qualquer maneira, de modo que cairíamos no mesmo problema de visualização.
Aplicar tal raciocínio seria cabível se eu estivesse com problemas em decorar todos os shapes e linká-los, o que não é o caso visto que eles já foram decorados (tanto é que existe uma tonalidade na qual possuo fluência)...
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SoldierOfFear Veterano |
# mar/05
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Esqueças os shapes e pense nos intervalos.
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Adriano Medeiros Veterano |
# mar/05
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Henrique Rhoads
eu tinha esse problema, e ainda nao estou tao apto a improvissar com tanta desenvoltura em escalas do tipo Abm por exemplo... vc esta treinando certo, trocando as tonalidades e fazendo em todo o braço, mas tente se atentar mais as notas, e nao aos shapes, senao seus lick e fraseados ficaram limitados a uma posição no braço apenas
um truque q eu utilizo para imporvissar em outras escalas foi escutar musicas em q o tom nao seja Mi menor, ou Am menos... isso foi fundamental pra mim, até mesmo para parar de compor musicas em C ou G
é isso ai
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Marco_Uber_Alles Veterano |
# mar/05
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Já ouviram falar em pitch axis?
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Adriano Medeiros Veterano |
# mar/05
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Marco_Uber_Alles
mas q merda é essa????
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Marco_Uber_Alles Veterano |
# mar/05
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Eixo tonal:
Por exemplo, tu improvisa 4 compassos em C e depois 4 em Cm. Putz, não li o conceito completo ainda, mas basicamente é isso, quando eu achar a revista que fala sobre isso eu coloco a reportagem aqui. Mas usando isso dá pra se tocar nos intervalos, entende?
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Adriano Medeiros Veterano |
# mar/05 · Editado por: Adriano Medeiros
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Marco_Uber_Alles
mas de qualquer jeito dá pra pensar em intervalos, até em cromatismo
mas consegue o texto ai pra galera, tudo é bem-vindo
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Marisco Veterano |
# mar/05
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Henrique Rhoads
Uma boa solução é se guiar por alguns desenhos mais comuns (tipo o da penta). Se tu sabe onde está este shape, fica bem fácil usar as notas dele e as notas perto dele.
Outra dica é começar devagar. Se tu quer ter deslocamento horizontal e vertical em qualquer tonalidade, comece usando licks lentos. Pq se tu quiser começar fritando vai ficar só no sobe e desce mesmo.
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Marco_Uber_Alles Veterano |
# mar/05
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Adriano Medeiros
É uma reportagem sobre o Satriani, daí ele fala sobre isso... Vô abrir um tópico quando conseguir, daí tu te liga ae no fórum. ;)
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