Dúvidas sobre inversões de tonalidades

    Autor Mensagem
    METAL ROGER
    Veterano
    # nov/04


    Hoje em dia a música moderna e atual tem gerado dúvidas em relação essa quebra de tonalidade sem alterar sua característica inicial... um exemplo comum: estamos na tonalidade de Ré Maior, usando a progressão II, V, I e III(principal acorde)... de repente, o acorde de grau III (que é menor), torna-se maior. Para complicar, acrescentamos uma sétima ao acorde e caímos no sexto grau conclusão: eu quero saber se podemos alterar uma música ou peça instrumental para a tonalidade do sexto grau, só que ele sendo maior ao invés de relativo menor. Obs. sem alterar a escala mãe!! ao invés de Si Maior, usarei a mesma escala padrão: Ré Maior. valeu!!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    "Hoje em dia a música moderna e atual"
    Essa foi ótima! Hehehehehe!

    METAL ROGER
    A verdade, totalmente crua, é a seguinte: soando bem, você pode fazer o que você quiser. Primeiro se preocupe com a criação, com o som. Depois, vendo onde isso se encaixa na teoria.
    Um música pode mudar de tonalidade várias vezes durante seu decorrer. Isso é chamado de modulação. Porém, se for somente alguns acordes de pasagem, você estará fazendo um empréstimo modal.

    METAL ROGER
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Parabéns por ter respondido.
    Essa pergunta eu tirei do site do kiko...
    Xiii Agora o pessoal vai me detonar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre inversões de tonalidades