Guitarra x Violão Transpondo a Técnica

    Autor Mensagem
    Meus Avioes
    Veterano
    # ago/08


    E aí pessoal!
    Tô ligado que têm outros tópicos com assunto semelhante, mas nenhum dele tira minha dúvida de forma satisfatória.
    Sei que violão e guitarrra são coisas bem diferentes, falando em termos sonoros, tecnicas aplicáveis e tantas outras coisas.
    Mas a pergunta é: treinar no violão técnicas que eu aplico na guitarra (exemplo ligados) ajudariam a desenvolver as mesmas na hora de tocar guitarra.
    Uma vez que no violão a dificuldade de execussão é maior, treinar nele ajudaria a desenvolver habilidades na guitarra?
    Espero ter sido claro.
    Valeu e até!

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Concordo com você. Assim como muitos baixistas que têm baixolão têm a mesma opinião...

    Porém, quando você pega a guitarra, a pegada mais "cavala" que você usa no violão pode atrapalhar.

    Meus Avioes
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Pode ser, mas não estou dizendo de só praticar no violão, mas uma vez que outra.

    alexfs0
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    sim, ajudaria e muito.... alias, quando eu toquei pela primeira vez na guitarra (eu treinava coisas de guitarra no violão)... eu ja conseguia solar e tudo mais, so que eu achei diversas coisas diferentes como:

    *lembre-se que vc sola na guitarra com distorção, no violão nao. Na guitarra vc vai ter que abafar as cordas pra nao sujar o som, alem de ter outros tipos de tecnicas que nao podem ser aplicadas de maneira satisfatoria no violao.... ex: harmonicos artificiais, tem que ser na guitarra, ou entao uma base "cavalgada" de heavy metal, também tem que ser na guitarra.
    *as cordas da guitarra, sao mais moles que as do violao, entao, dedilhar por exemplo, é meio diferente, vc consegue, mas nao e a mesma coisa...
    *As casas, a guitarra tem acesso mais facil à todas as casas.. Se voce começar com violão de AÇO, vai ser bemmmm melhor do que um de nylon, pois violão te aço tem o braço e som mais semelhantes a guitarra do que um de nylon.


    é MUITO importante que voce treine palheta alternada, treine SOLOS, acostumar-se com a palheta... O violao vai te ajudar muiiito, principalmente se for com cordas de Aço.... treine SEMPRE de palheta, mas tambem deixe um espaço para aprender a dedilhar, ter tecnica no violao tambem, pq isso vai ser um belo complemento. Inclusive, eu sugiro a quem quer aprender a tocar guitarra, toque violão antes. Não é obrigatorio isso, mas... eu acredito que violão é uma boa base, acredito que um guitarrista, tenha que ser violonista também... Alem do mais, violao e mais barato, é so tirar da capa e tocar, nao tem que por amplificador nem nada.... entao, acho que é melhor pra começar.


    Se voce notar, quem começa tocando guitarra , quando vai tocar num violão, nao consegue fazer muito bem.. Mas quem ja toca em violao de aço (com cordas 0.11 padrão), e vai tocar numa guitarra (cordas 0.9, 0.10 etc...), ele ja está bem apto a tirar um bom som. Até mesmo por questao de costume das cordas, violao usa uma corda normalmente mais "bruta", dai quando vc pega na guitarra que tem cordas mais leves, vc sente uma boa facilidade e conforto.


    é isso... qualquer coisa pergunte...

    valeu!

    alexfs0
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    lol, nem tinha lido a pergunta... pensei que voce tinha perguntado algo do tipo: "se eu tocar violao primeiro, isso vai me ajudar a tocar guitarra no futuro?"

    hehe, sim, agora respondendo a sua pergunta direito:

    Sim, treinar no violão vai ajudar voce a melhorar algumas tecnicas, como palheta alternada.... Ja ouvi dizer que alguns guitarristas fazem aquecimento com violao, pra depois tocar guitarra...

    Brown
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Meus Avioes
    Treinar no violão sempre me ajudou bastante. Quando mudo para a guitarra, fica "boi" tocar o que eu treinei no violão... hehehe

    Acho que é uma boa treinar no violão sim, acho que ajuda a desenvolver a pegada na guitarra.

    Meus Avioes
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Valeu pelas opiniões!

    maniac123
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Meus Avioes

    Eu só estudo em violão.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Meus Avioes

    Cara uma boa idéia é o seguinte.
    Exercitar-se é preciso, todavia cada exercicio tem por finalidade desenvolver um determinado atributo, força, velocidade, elasticidade, deslocamento, etc.

    No violão o ideal é treinar os exercicios de força, como ligados 12,12,12,12, 23,23,23,23, 34,34,34,34... esses mais simples.

    Aqueça no violão, é melhor pois se faz mais força.

    Mas não deixe nunca de treinar técnicas mais especificas de guitarra, na guitarra, como sweepings, tappings, harmonicos e por ai vai, pois as posturas de mão direita são muito especificas e em alguns casos voce pode pegar vicios do violão (mesmo com a palheta).

    Espero ter ajudado

    Meus Avioes
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Renan Vuorinen
    Ajudou sim, vls!

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    alexfs0
    Eu costumo tocar na unha mesmo, tanto violão quanto guitarra. Isso vem da época que eu me aventurei pelo violão clássico. A unha do indicador me serve de palheta, enquanto uso as outras para fazer dedilhados que jamais seriam possíveis de serem feitos com palhetas.

    Hoje já perdi a prática da palheta. Tem uns dedilhados bobos que eu já não faço como nos primórdios do violão.

    pedrobrito
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Cara, teve uma época que eu fiquei umas 2 semanas só treinando no violão... mas treinando mesmo... minha guitarra tava no luthier e tals. Quando peguei minha guitarra senti uma diferença grande, parece que minha técnica nas duas mãos tinha melhorado.... agora direto eu pego o violão de nylon e fico treinando palhetada e ligados nele.

    Renan Vuorinen
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Meus Avioes
    Ajudou sim, vls!
    De nada tchê, sempre que puder estarei pronto para ajudar
    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra x Violão Transpondo a Técnica