O que vcs acham do John Norum?

    Autor Mensagem
    Guitarrante
    Veterano
    # mar/05


    Digam o que acham dele.

    Guitarrante
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    porra ninguem gosta do cara?

    John Johns
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    que banda ele toca?

    Guitarrante
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Europe

    John Johns
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Europe é legal

    Guitarrante
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    John Johns

    então ele também é legal hehe

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Guitarrante
    Eu curto pacas! Mas, ele TOCOU no Europe... tem também a carreira solo dele e, a última notícia que tive é que estava no Dokken.

    Guitarrante
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    O Europe voltou e ele também voltou como guitarrista da banda.

    gsprs
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Guitarrante

    Ficou famoso por ser o guitarrista da formação clássica do Europe, que chegou ao sucesso mundial com seu rock de arena no meio da década de 80. Sua técnica apurada, tendo como ponto forte as frases totalmente velozes, o levou a ser um dos maiores guitarristas da história do hard rock, influenciando muitos guitarristas não só do estilo, como também os do metal. Norum surgiu como uma revelação da guitarra no final dos anos 80. Quando ninguém esperava que surgisse outro talento como Yngwie Malsmteen, este sueco prodígio conseguiu conquistar a guitarra aplicada do hard rock com seu talento.

    Suas influências são claramente Gary Moore (sobretudo), Richie Blackmore e Michael Schenker, além também de Yngwie Malmsteen e John Sykes. O estilo de Norum se deve muito à escola do Thin Lizzy. Mas na técnica, ele soa muito mais como uma mistura de Gary Moore, pelo blues, Yngwie Malmsteen, pela velocidade, e George Lynch, pela pegada. Isso o leva a um grau honorário.
    Norum tem uma pegada própria, combinando velocidade, melodia e precisão. Ele sempre misturou blues e música clássica em seus solos. Porém seu crescimento musical só se tornou conhecido mundialmente após sair do Europe, chegando ao ápice no fim dos anos 80. Na sua passagem pela banda de Don Dokken, ele foi comparado a George Lynch, que tem um estilo muito parecido com o seu. Em seus álbuns solos, Norum variou durante os anos. Em Total Control, encontramos solos neo-clássicos ao estilo de Yngwie Malmsteen como Let Me Love You e Eternal Flame. Mas nos álbuns seguintes o guitarrista passou a se dedicar mais ao blues de Gary Moore.

    Apesar de ser um guitarrista fenomenal, Norum tem uma fraqueza. Assim como Yngwie Malmsteen, ele exagera no excesso de velocidade, que é desnecessário para ele, que já é altamente veloz. Quanto mais rápido ele sola freqüentemente, menos impacto seu solo possui. Norum deveria criar ligados de apenas 16/17 notas por segundo ou 32/33 notas em 2 segundos. Ele sempre quer ultrapassar essa marca, que já é fantástica, mas também pode perder o sentido querendo ultrapassar seus limites. Outro fator negativo, o que não é uma fraqueza, é que ele acabou marcado pela execução do solo de guitarra de "The Final Countdown", e existem muitos solos superiores a esse.

    Há também algumas colheres de Ritchie Blackmore e um traço de Michael Schenker em seus riffs e solos. Norum lembra muito Blackmore na improvisação ao vivo. Sua palhetada alternada é precisa, e seus ligados habilidosos e velozes são melódicos, ricos e emocionais. Contudo seu grande recurso é o que a maioria dos poucos guitarristas com habilidade similar não possuem, maturidade e crescimento. John Norum é um seguidor ao estilo de Gary Moore, Yngwie Malmsteen e George Lynch, e um dos guitarristas mais importantes que o hard rock já teve até hoje.

    Guitarras: Fender Stratocaster, Gibson Les Paul, Gibson Flying V.

    Fonte: Revista Fuzz

    petras rezende
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    guitarrista sensacional, com melodias fortíssimas. Animadíssimo com a nova fase do EUROPE, um som completamente diferente, honesto, sem dúvida, os melhores riffs de Norum!!!! O conjunto sueco voltou com tudo. Tempest cantando muito, as letras incomparavelmente melhores do que as antigas. Parabéns aos caras que não estão preocupados em ser GRANDES novamente e agora em junho de 2005 estão completando quase 100 shows nos últimos 12 meses, com a turnê de START FROM THE DARK, disparado o melhor álbum do EUROPE!!!

    Livin in Sin
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    eu simplesmente adoro o europe, john norum tambem gosto muito do kee marcelo, acho muito bom os 2 guitarristas

    ZePortouga
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eu até gosto de ouvir o Norum proque tem um som simples, pesadão (actualmente) e muito pessoal (nada de imitação barata de outros guitarristas) e isso é uma condição importante para se ser um guitarrista audível.

    Fiz download do novo dos Europe (Start From The Dark) e do Norum (Optimus) e realmente são bons albuns de um hard rock bem pesadão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que vcs acham do John Norum?