Tipos de madeira e som que elas proporcionam

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# ago/18
· votar


Delson

Influência da madeira no som de instrumento sólido é o equivalente na guitarra a acreditar na Terra plana. Haha!

Discípulo do fogo preto
Membro Novato
# ago/18
· votar


makumbator
Isso só confirma que a madeira influencia!

Ramsay
Veterano
# set/18
· votar


É óbvio que a madeira influencia e ela é o principal componente do som de uma guitarra.
Aí vão dizer, tem guitarras de acrílico que soam muito bem, e eu acredito, mas, o braço delas é feito de que? de acrílico? não, mas, sim da boa e velha madeira.

Por isso a maior parte do som de qualquer guitarra é sempre gerada no braço, tipo uns 60%, ficando os outros 40% em 25% com a madeira do corpo e uns 15% no máximo com os captadores.

Quanto aos captadores, ao invés de 15% eles podem chegar até uns 25/30% do som da guitarra se eles forem instalados numa guitarra com a madeira certa pra eles.

Ou seja, um captador que soa muito bem numa guitarra de alder, pode soar muito mal numa guitarra de mogno e soar de forma mediana numa guitarra de basswood, mas, não existe uma regra.

JJJ
Veterano
# set/18 · Editado por: JJJ
· votar


^
^
^
"principal componente do som de uma guitarra"


Não falei, Rochaff?... Olha aí nosso colega Ramsay no terceiro time! hehehe

Delson
Veterano
# set/18
· votar


makumbator
Influência da madeira no som de instrumento sólido é o equivalente na guitarra a acreditar na Terra plana. Haha!

Caro makumba, eu sou um dos que acreditam que a madeira tenha alguma influência no timbre do instrumento sólido. E nunca vi a borda do planeta também, KKKKKKKKKKKKKK

Ramsay
um captador que soa muito bem numa guitarra de alder, pode soar muito mal numa guitarra de mogno e soar de forma mediana numa guitarra de basswood, mas, não existe uma regra

Isso pra mim é perceptível. Posso ser vítima do efeito placebo, mas que eu percebi diferença, percebi sim. Mas não é algo que eu classificaria como bom ou ruim, mas apenas diferente.

felipe bento pereira
Membro Novato
# set/18
· votar


espera ai!...
estão falando de guitarras de corpo solido ou não??
é...
li uns absurdos aqui agora!!! kkkkkkkkkkkk

felipe bento pereira
Membro Novato
# set/18
· votar


https://youtu.be/3kQ7upws9A8

esse link!!! assista esse video pra ter uma noção real!!

makumbator
Moderador
# set/18
· votar


Ramsay

Nem tudo que é óbvio é verdadeiro. E eu já toquei em baixo elétrico todo de fibra de carbono (braço também). Tinha som igual aos de madeira.

E pasmem, um ex professor meu de contrabaixo acústico já tocou nos EUA em um acústico feito todo de fibra de carbono (apenas o cavalete era de madeira). E ele adorou! Haha.

Ramsay
Veterano
# set/18
· votar


Nem tudo que é óbvio é verdadeiro. E eu já toquei em baixo elétrico todo de fibra de carbono (braço também). Tinha som igual aos de madeira.

E pasmem, um ex professor meu de contrabaixo acústico já tocou nos EUA em um acústico feito todo de fibra de carbono (apenas o cavalete era de madeira). E ele adorou! Haha.

makumbator
Em baixo elétrico até se entende que isso ocorra pq envolve basicamente graves.
Mas, numa guitarra, o mais importante é a qualidade dos médios e agudos e os harmônicos pares gerados, o que só se consegue numa guitarra de ponta com madeiras de ponta, principalmente a(s) do braço.

Tem uma guitarra de ponta recém lançada para um guitarrista conhecido cujo braço é feito de nada menos que 13 partes de 3 materiais diferentes. Imagina o som monstruoso que essa guitarra deve ter.

makumbator
Moderador
# set/18 · Editado por: makumbator
· votar


Ramsay

É? E como você explica um contrabaixo acústico todo de fibra de carbono? E tocado com arco (que favorece os harmônicos superiores, ao contrário do pizzicato). Sendo que o contrabaixo é justamente um dos instrumentos mais profícuos em harmônicos.

E no caso desse professor, ele foi tocar repertório de solista, tudo no agudo no instrumento (que é justamente a mesma região média da guitarra).

E tem guitarra toda de fibra de carbono. Até de papelão tem no youtube.

Ramsay
Veterano
# set/18
· votar


E tem guitarra toda de fibra de carbono. Até de papelão tem no youtube.
makumbator
Eu acredito, mas essas guitarras nunca terão o som de uma com madeira de qualidade.

Drinho
Veterano
# set/18
· votar


Todo objeto de desejo resulta em discussão por caminhos mais curtos para se alcança-lo.

Estudar guitarra dá trabalho, portanto é mais fácil falar de equipamento.

Comprar uma guitarra decente custa caro e as pessoas em sua grande maioria além de serem preguiçosas e não estudarem são pobres, portanto é mais fácil sair falando que guitarra tagima feita de bambu com som de nada tem o mesmo de som de uma fender de 10 mil dolares se colocar captador tal... (adoro sair falando isso)

Adquirir um corpo legal na academia exige muito trabalho, então é mais fácil o gordo e o magrelo procurarem soluções milagrosas perguntando pros bombados qual o melhor suplemento....

Comprar uma mercedes de 600 cavalos é caro, então é mais fácil preparar um golzinho e sair falando por aí que deu pau em carrão.....


O mundo é assim..... é bacana ....

JJJ
Veterano
# set/18
· votar


Drinho

Concordo com tudo que você falou. Mas tem um detalhe: guitarra não é algo tão complexo que não se possa, com boas partes, muito esmero e um tanto de conhecimento de causa, montar uma decente. Por mais que sejamos fascinados e obcecados por esse instrumento (e somos!), não é "ciência de foguete", como dizem os americanos. Não há como compará-lo, nem de longe, com a complexidade de uma Mercedes de 600 cavalos.

Buja
Veterano
# set/18
· votar


Acho engraçado muita gente engrandecer madeira de instrumento como se isso definisse instrumento bom.

É como ouvir alguem falando que a casa é boa porque o cimento é cauê ou a tubulação é tigre. O ser humano as vezes tem muito a ideia de 8-80. Nunca tem um conjunto de fatores, nunca tem um equilibrio. Ou é tudo lindo, ou é tudo lixo.
Isso fecha ainda mais as mentes ja ignorantes.

É obvio que uma menphis de 300 contos nao vira uma fender de 6000, apenas trocando o corpo de basswood por um de alder.
Isso qualquer inergumeno sabe.
Mas agora pegue uma menphis, troque TUDO (bote tudo fender), mas deixe o corpo de basswood, e diga se nao se aproxima de uma fender. Isso tambem é indiscutível.
Fica igual, obvio que nao.
Nem fica "dando pau em muita fender" (isso é marketing de mercado livre)
Mas fica mais proximo.

Nao é a madeira que define som de instrumento nenhum. A madeira do corpo é apenas parte do timbre que é formado por um todo, madeira, ferragens, cabos, cordas, amplificador, volume, ambiente, ESTADO EMOCIONAL no momento....
É muita variavel que nao tem aparelho pra medir.

Simplesmente penso que qualquer coisa na vida que se enxerge com extremismo, 8 ou 80, direta ou esquerda, lula ou bolsonaro, calor ou frio, futebol ou volley, madeira influencia ou nao...é igual a visão de cavalo com viseira....uma visão limitada, atrasada e burra.

felipe bento pereira
Membro Novato
# set/18
· votar



Acho engraçado muita gente engrandecer madeira de instrumento como se isso definisse instrumento bom.

É como ouvir alguem falando que a casa é boa porque o cimento é cauê ou a tubulação é tigre. O ser humano as vezes tem muito a ideia de 8-80. Nunca tem um conjunto de fatores, nunca tem um equilibrio. Ou é tudo lindo, ou é tudo lixo.
Isso fecha ainda mais as mentes ja ignorantes.

É obvio que uma menphis de 300 contos nao vira uma fender de 6000, apenas trocando o corpo de basswood por um de alder.
Isso qualquer inergumeno sabe.
Mas agora pegue uma menphis, troque TUDO (bote tudo fender), mas deixe o corpo de basswood, e diga se nao se aproxima de uma fender. Isso tambem é indiscutível.
Fica igual, obvio que nao.
Nem fica "dando pau em muita fender" (isso é marketing de mercado livre)
Mas fica mais proximo.

Nao é a madeira que define som de instrumento nenhum. A madeira do corpo é apenas parte do timbre que é formado por um todo, madeira, ferragens, cabos, cordas, amplificador, volume, ambiente, ESTADO EMOCIONAL no momento....
É muita variavel que nao tem aparelho pra medir.

Simplesmente penso que qualquer coisa na vida que se enxerge com extremismo, 8 ou 80, direta ou esquerda, lula ou bolsonaro, calor ou frio, futebol ou volley, madeira influencia ou nao...é igual a visão de cavalo com viseira....uma visão limitada, atrasada e burra.


depois desse comentário acho que a discussão se encerra por aqui né?!!

renatocaster
Moderador
# set/18
· votar


felipe bento pereira

depois desse comentário acho que a discussão se encerra por aqui né?!!

Hahahaha! Pode continuar sonhando que essa discussão se encerra por aqui...

Insufferable Bear
Membro
# set/18
· votar


Tem teste cego em que flautista virtuoso não consegue diferenciar o som de uma flauta de ouro com uma de plástico.
E outros onde violinistas não curtem o som do stradivarius.

Influência do material de produção em guitarras e baixos elétricos: nenhuma.
Em instrumentos de verdade: mínima.

Construção e técnica é o que define o som, parem de ser putinhas consumistas e vão estudar.

sandroguiraldo
Veterano
# set/18
· votar


Insufferable Bear
Construção e técnica é o que define o som, parem de ser putinhas consumistas e vão estudar.

É igual o caso de um amigo que tinha uma guitarra mais ou menos, não era ruim, mas longe de ser top; era boazinha.

Um dia ele viu em algum site que o serial do braço da guitarra remetia à uma guitarra da década de 70 ou 80, algo assim, e milagrosamente ela virou a melhor guitarra do mundo, porque era "vintage".

Buja
Veterano
# set/18
· votar


Construção e técnica é o que define o som, parem de ser putinhas consumistas e vão estudar.

Agora sim a discursão encerrou kkkk

JJJ
Veterano
# set/18
· votar


Construção e técnica é o que define o som

E os captadores, o amplificador (MUITO), as cordas...

Tudo bem que o ampli é externo à guitarra, mas pra mim, se for considerado como parte do setup, é o que mais modifica, e de longe!, o som de um instrumento elétrico.

Ligue uma guitarra ultra mega blaster monster top num ampli nheco-nheco e o som sairá uma merda.

Ligue uma guitarra nheco-nheco num ampli ultra mega blaster monster top e o som sairá bem melhor que no caso anterior, talvez até bonito...

Conclusão: nunca negligencie a amplificação.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/18 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


JJJ

Ligue uma guitarra ultra mega blaster monster top num ampli nheco-nheco e o som sairá uma merda.

Ligue uma guitarra nheco-nheco num ampli ultra mega blaster monster top e o som sairá bem melhor que no caso anterior, talvez até bonito...


Falou tudo.. Pra mim ampli, se não é tudo, chega bem perto disso...

Aliás, o cara pode até tocar mal (meu caso rsrs): se estiver plugado num amp foda vai soar legal pra 99% dos ouvintes...

renatocaster
Moderador
# set/18
· votar


Influência do material de produção em guitarras e baixos elétricos: nenhuma.
Em instrumentos de verdade: mínima.


L-A-C-R-O-U

makumbator
Moderador
# set/18
· votar


renatocaster

Instrumento de corpo sólido é brinquedo perto dos instrumentos de verdade. O Gui tem razão.

Ah, e achei na internet um contrabaixo acústico todo de fibra de carbono (com exceção do cavalete) parecido com o que meu ex professor tocou nos EUA:


https://luisandclark.com/product/bass/

felipe bento pereira
Membro Novato
# set/18
· votar


pra mim uma guitarra de madeira boa rígida também tem o proposito de aguentar todo aquele metal!! tipo; imagine uma guitarra com uma madeira de baixa qualidade tendo que aguentar a pressão de 4 molas na caixa de molas?
ou um braço de madeira mole! não tem tensor de titânio que aguente!
mas como nosso colega la em cima falou; amplis cabos pedaleiras tem um papel super importante no resultado final!
madeiras nobres são tudo de bom mas só encarecem o produto mais ainda!
vcs entenderam né?!kkkkkkk

BrotherCrow
Membro Novato
# set/18
· votar


E mais: tem guitarra "ruim" que soa bem. O exemplo clássico é o das Danelectro antigas, que cortavam custos por todo lado e acabaram chegando em um som característico que tem sua aplicação e virou por si mesmo emblemático.

JJJ
Veterano
# set/18 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster
makumbator
Insufferable Bear

^
^
^
Participaram da passeata contra a guitarra elétrica... (se não eram vivos ainda, já deviam estar, pelo menos, no saco escrotal dos pais).

Que mané guitarra e baixo elétricos não são "instrumentos de verdade"?!? Que bobagem...

master_splinter
Membro Novato
# set/18
· votar


[gif do michael jackson comendo pipoca]

makumbator
Moderador
# set/18
· votar


JJJ

Pistolou!!!

Ramsay
Veterano
# set/18 · Editado por: Ramsay
· votar


A verdade dos fatos é que se a qualidade da madeira não influenciasse no timbre, as Custom Shop da Gibson, Fender e outros fabricantes não existiriam, simples assim...
E, no caso, a Gibson não perderia anos de seu tempo colecionando mognos de altíssima qualidade e especificações diversas tipo A2, A3, A4 para colocar nas suas guitarras Les Paul Custom Shop de ponta caríssimas e que soam muito melhor que as Les Paul Standard.

Quanto a soar bem, até guitarras feitas de ferro apresentam um som aceitável, mas, a diferença na qualidade sonora para uma guitarra feita com madeiras nobres é considerável.

Pela minha experiência, colocar captadores de ponta em uma guitarra com madeira ruim ou mal projetada é jogar dinheiro fora, fato esse que aconteceu comigo diversas vezes, pq o som da guitarra não melhora em nada!!
Daí que eu parei de comprar guitarras baratas pra pôr captador de ponta.

E essa discussão não vai acabar nunca, pq sempre tem alguém (sem noção) que insiste em afirmar que guitarras feitas com materiais de qualidade inferior vão soar tão bem quanto uma Custom Shop da Gibson, por exemplo.

makumbator
Moderador
# set/18 · Editado por: makumbator
· votar


Ramsay
as Custom Shop da Gibson, Fender e outros fabricantes não existiriam, simples assim...

Elas existem para cobrar mais e ter um produto premium oras bolas, não por conta de diferenças de timbre devido a madeira.

colocar captadores de ponta em uma guitarra com madeira ruim ou mal projetada é jogar dinheiro fora

Não acho. Captador é algo fácil de se levar de uma guitarra a outra. Aliás é a parte mais fácil de se aproveitar de um instrumento a outro. E também é fácil de se vender separadamente se for um captador bom.

pq sempre tem alguém (sem noção) que insiste em afirmar que guitarras feitas com materiais de qualidade inferior vão soar tão bem quanto uma Custom Shop da Gibson, por exemplo.

Não é sem noção, é simplesmente fruto dos testes cegos e pesquisas com caráter mais científico que atestam a pouca ou nenhuma interferência da madeira nos instrumentos sólidos. A guitarra (custom shop ou não) não se tornou um instrumento inferior só por conta disso.

Madeira pra instrumento sólido pra mim só tem valor estético e também valor de durabilidade (ou seja, uma madeira e ou acabamento que esfarele, rache, estufe entre outros problemas não é desejável) . Fora isso, eu não estou nem aí.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tipos de madeira e som que elas proporcionam