Escolhendo captador na chave da guitarra

    Autor Mensagem
    marceloh
    Veterano
    # mar/05


    Olá!! Tenho uma Walker modelo stratoscaster com 3 singles, e tenho duvida na hora que mexo na chave seletora de captadores!!

    1- a posição da chave é igual para todos os stratos??

    2- como saber qual(s) captador (es) estou usando apenas vendo a posição da chave??

    3- se por exemplo o som que curto mais é apenas do captador do meio, caso eu troque algum dos outros captadores perderei esse som que gosto??

    4- Usar aqueles humbucker no tamanho de single pra rock mais pesado rola??

    5- ouvindo os sons de exemplo que tem nos sites de captadores poderiam ser considerados ou não??


    Grato a quem responder!!

    Hocus Pocus
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    1- a posição da chave é igual para todos os stratos??
    acho q o padrão é quando a chave tá lá embaixo vc tá usando o captador da ponte.

    2- como saber qual(s) captador (es) estou usando apenas vendo a posição da chave??
    memorizando ué, na primeira posição ponte, segunda posição ponte e meio, terceira posição meio, quarta posição meio e braço, e quinta posição braço...

    3- se por exemplo o som que curto mais é apenas do captador do meio, caso eu troque algum dos outros captadores perderei esse som que gosto??
    acho q não, talvez eu esteja falando merda, mas acho q não influi não...

    4- Usar aqueles humbucker no tamanho de single pra rock mais pesado rola??
    rola

    5- ouvindo os sons de exemplo que tem nos sites de captadores poderiam ser considerados ou não??
    sim, mas não vai ficar igual não, depende muito do set, nas gravações dos sites é só o captador em guitarra cavala ligada em ampli cavalo... não vai ser igual ao mesmo captador ligado nos equipamentos de meros mortais como a maioria dos musicos...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    marceloh

    1- a posição da chave é igual para todos os stratos??

    Não! A ligação pode variar e muito!


    2- como saber qual(s) captador (es) estou usando apenas vendo a posição da chave??

    Simples. Use um pedaço de ferro (uma chave de fenda por exemplo). Você encosta a cha ve no polo do captador e alterne a chave. Quando você encosta a chave no polo, vai sair um estalo no amplificador, daí você sabe qual captador está sendo utilizado. Em algumas ligações é possível combinar dois ou mais captadores.


    3- se por exemplo o som que curto mais é apenas do captador do meio, caso eu troque algum dos outros captadores perderei esse som que gosto??

    É provavel que sim


    4- Usar aqueles humbucker no tamanho de single pra rock mais pesado rola??

    Não acredito que o humbucker em forma de single tenha o mesmo peso de um humbucker normal, mas ele além de reduzir (ou até eliminar) o ruído característicos dos singles, pode encorpar mais o som.


    5- ouvindo os sons de exemplo que tem nos sites de captadores poderiam ser considerados ou não??

    É possível que você tenha uma idéia aproximada do som do captador, mas não dá pra ter a certeza porque você não conhece "quem" está tocando, que guitarra está usando, que ampli está no jogo, se é palheta ou se é dedo, qual corda, etc... fatores que influenciam diretamente no tombre desejado.

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    1- a posição da chave é igual para todos os stratos??
    Eu acho que o padrão "Fender strato" é o mais comum.

    2- como saber qual(s) captador (es) estou usando apenas vendo a posição da chave??
    Use um pedaço de ferro (uma chave de fenda por exemplo). (2)

    3- se por exemplo o som que curto mais é apenas do captador do meio, caso eu troque algum dos outros captadores perderei esse som que gosto??
    A combinação ponte-meio e meio-braço ficará diferente. O captador do meio sozinho acho que permanecerá o mesmo som.

    4- Usar aqueles humbucker no tamanho de single pra rock mais pesado rola??
    Sinceramente não sei. Eu também quero colocar um na ponte da minha strato. Acredito que chegará MUITO próximo ao som de um humbucker tradicional.

    5- ouvindo os sons de exemplo que tem nos sites de captadores poderiam ser considerados ou não??
    Eu detesto os samples dos sites. Aqueles da Seymour Duncan me fazem NÃO comprar o captador. E me deixam muito em dúvida sobre o som de cada um.

    marceloh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Hocus Pocus
    LeandroPanucci
    bulldog

    O local de colocação do captador muda alguma coisa?? por exemplo, o som que eu curto apenas do captador do meio, sairia diferente se tivesse perto do braço ou perto da ponte?? grato

    marceloh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    .

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    marceloh
    Sim, muda. Não adianta colocar esse captador do meio na ponte, por exemplo. O som da ponte, por estar perto da ponte, sempre será diferente.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    marceloh

    Veja o seguinte: perto da ponte a corda é mais tensa do que perto do braço, por isso é a região mais aguda. Você já notou que quando toca no violão por exemplo, e palheta perto da ponte o som sai mais agudo e estalado?! A mesma regra se aplica a guitarra.

    Quando eu estava começando a tocar guitarra, eu gostava mais do captador do braço. Hoje eu gosto dos 3 e ainda tenho ligações em série e em paralelo dos mais captadores pra ter mais recursos de timbre.

    Hoje você gosta mais do cap do meio porque é o que tem o som mais "equilibrado". Nem muito grave e nem muito agudo. Mas com o passar dos tempos, creio que vai mudar de opinião.

    Eu recomendo que você tenha mais paciência neste sentido e fuce bastante em equalizações. Tenho a certeza que vai encontrar muitos timbre que vai gostar.. daí ser do meio, ponte ou braço, será apenas uma questão de escolha entre um timbre e outro.

    marceloh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Essas ligações que voce disse, seria uma mudança nas ligações normais dos captadores?? Os timbres ficam melhores??

    marceloh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ?

    marceloh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    marceloh

    Você pode combinar diversas possibilidades de timbre mudando as ligações, inserindo uma outra chave (liga/desliga) na guita. Isso não muda o seu timbre, só abre mais possibilidades de som.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escolhendo captador na chave da guitarra