Fazendo Sweep [ Para iniciantes ]

    Autor Mensagem
    Cebolinha
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Cebolinha


    Bem, muitos aqui tem a vontade de aprender a fazer sweep, mas nunca conseguem, e é vendo musicas como Serrana Arpeggios que desistem.... Estou aqui para tentar dar uma maozinha a voces...

    Antes de mais nada vamos a definicao de sweep: Do ingles : varrer. Por que varrer? Simples, pois nesta tecnica nossa palheta "varre" as cordas, vai indo pelas cordas de cima para baixo, enquanto na outra mão temos arpeggios, escalas...

    O principal problema do pessoal, é que ninguem tem paciência, nego quer tirar o sweep mais impossível de uma vez. E as pessoas simplesmente ignorarm o segredo do sweep: comece devagar e depois vai acelerando, isso é fundamental e indispensavel.

    Primeiro vamos ao molde mais facil de sweep, foi nesse que eu aprendi ( mesmo sendo facil sua sonoridade é muito boa =D ) :

    http://www.freeguitarvideos.com/Images/S_1.jpg

    Ele é simples, sem dificuldades aparentes, e já vem com a direção da palhetada ( D= down e U=up , pra voce q eh jegue em ingles: D= para baixo , U=para cima ) , vamos la , pra descer, começamos com um hammer on : 11h14 , é fundamental descer com a palheta só quanto tocar a 11... depois o resto é tudo para baixo, e quando chega na primeira corda, toque o 10 para baixo , aí faça um pull off : 14p10 , sendo que voce deve tocar com a palheta para cima, na 14, e aí o resto é para cima , até chegar na 14 da quinta corda, para cima ainda, aí acaba e inicia o ciclo de novo : 11h14 e bla bla.

    Comece fazendo devagar, treinando para não errar, fazer o sentido da palheta direitinho, quando tiver pego o jeito, vai acelerando aos poucos, nao queira dar uma de Malmsteen de cara, va devagar, deixe Michael Angelo pra depois, comece pela raiz. Em uma hora treinando isso voce ja vai conseguir ver ótimos resultados, eu consegui...

    Lembre-se: os dedos que usar fica à sua escolha, como voce se sentir melhor, como vc achar que vai tocar mais rapido, isso varia de pessoa a pessoa.

    E é desse jeito que voce começa a trabalhar com essa técnica, comece de leve, devagar , e vá acelerando aos poucos.

    Qualquer duvida meu msn é beze1@hotmail.com, nao venha pedir conselhos de um profissional, pois aprendi a tecnica a pouco tempo, posso só dar uma ajudinha pra iniciantes mesmo

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ae, vlw cara!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Pra complementar

    Este arpejo pode ser, em principio, encarado de duas formas:

    1 - Usar sobre acorde E7

    se quiser pode ter outra tensão junto com esta sétima menor, como uma nona por exemplo --> E7(9)


    2 - Usar sobre acorde G#m7(b5)


    Os dois acordes, tanto o E7(9) como o G#m7(b5) são invesões um do outro.

    Aproveitem!

    Cebolinha

    Bom arpejo este pra começar.

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci
    pelgunto

    arpejo = sweep?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Tiruk

    Não, mas o sweep é largamente utilizado em arpejo! Tem muito (não tudo) a ver!

    Cebolinha
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    nao, arpeggio é voce tocar as notas de certo acorde separadamente, não necessariamente fazendo sweep, voce pode toca-lo do jeito que quizer, mas sweep ( a técnica da palheta subir e descer pelas cordas ) caí muito bem junto com os arpeggios.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    sweep eh palhetada economica. Apartir do momento q faz 2 cordas na mesma direcao ja é sweep

    vusitur
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olhe alguem pode me falar como fazer sweep?
    ( nao executar,mas sim compor..)
    como é isso?
    AJUDA!

    Paulo Feresin
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    po, sweep é foda... esse arpegio é legal, mas musicas inteiras em sweep é q é o pobrema... mas nada cai do céu ne´!?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    vusitur

    Cara, não sei se alguém compõe uma música pensando em sweep.

    Sweep é uma ferramenta, e não o fim ou a finalidade da coisa.

    Pra fazer sentido e você entender melhor, pratique o exercício que o amigo Cebolinha postou, de forma limpa... sem se preocupar com velocidade. Quando tiver com alguns arpejos na ponta do dedo e o sweep estiver rolando de maneira fluente (fluente não quer dizer que seja rápido - no pau) eu tenho certeza absoluta que você vai saber o que fazer com esta técnica de sweep, que eu encaro como uma simples ferramenta.

    Dica: não acredite em mim, consulte uma segunda opinião (confiável)!!!!

    Paul Miander
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    vou tentar... se eu conseguir é pq é fácil memo ;)

    Marvims Gutar
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Galeera, tem um video no meu canal, que tem umas frazes legais com Palhetada Sweep, muito facil.


    e tbm tem:
    TAB:TAB
    E BACKING TRACK:BT

    SkyHawk
    Membro
    # out/15
    · votar


    Marcando

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazendo Sweep [ Para iniciantes ]