Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# dez/11
· votar
Maatheeuuss
Eu nunca entendi suas funções no contexto musical, exceto a tônica e a dominante, onde a melodia em si gira em torno delas.
Vou colocar a forma como penso e não sei se estou certo ou errado. Peço que me corrijam.
Os graus (supertônica, mediante, subdominante, relativa/superdominante e sensível) indicam a posição em relação à tônica e ao grau dominante. O que está mais perto da tônica leva um nome em relação a ela, e o que está mais próximo ao dominante leva um nome em relação ao diminante.
Por exemplo, o grau supertônica não quer dizer que é um grau "mais forte" que a tônica, mas que está um grau (como notação musical) acima da tônica, assim como o superdominante está um grau acima do grau dominante. O prefixo "super" quer dizer que está acima. Como o subdominante está abaixo do dominante, recebe o prefixo "sub". Vale observar que o subdominante é uma inversão do dominante (IVº grau é uma inversão do Vº grau).
O grau superdominante também pode ser chamado de relativo à tônica por causa do efeito da inversão de intervalo/grau, creio eu (VI° grau invertido vira IIIº grau). O IIIº grau por exemplo está numa posição mediante entre a tônica e o dominante, bem como na inversão, o grau relativo também está como mediante entre o grau dominante e a oitava da tônica (VIIIº grau).
O VIIº grau é o sensível, e também acredito, por causa da inversão (VIIº grau vira II° grau) que o IIº também pode ser chamado de sensível à tônica, por estarem mais próximos da tônica e da sua oitava. O IIº grau é o mais próximo do Iº grau, assim como o VIIº grau está mais próximo do VIIIº grau.
IV V SubDom DOM III | | VI Medi |__/\__| Supdom/Rel II | / \ | VII SupTon |______/____\_________| Sens I | / \ | VIII TON |____________/________\______________| TON | / \ | |________________/_ inversão _\_________________|
Veja o desenho acima e observe as inversões: * I e VIII - tônicas * II e VII - supertônica e sensível * III e VI - mediante e relativa * IV e V. - subdominante e dominante
O subdominante e o dominante "lutam" pra ficar no centro da escala. As tônicas ficam nas pontas. O mediante e o relativo "no meio do caminho" entre a tônica e o dominante. E a supertônica e a sensível mais próximos das tônicas em relação aos outros graus.
Desculpem-me se viajei demais por aqui. Isso que eu entendi observando os graus e suas funções. Devo advertir que sou um autodidata e não tive este ensinamento.
|
Sr. Gasmo Veterano |
# dez/11
· votar
Excelente tópico, parabéns!
|
dick23 Veterano |
# dez/11 · Editado por: dick23
· votar
LeandroP
Esse esquema que você fez é muito lógico, adorei. Obrigado Leandro, isso realmente ficou ótimo, vlw pela força
OBS: Sou o Maatheeuuss
|
Zenicola Veterano |
# jan/12
· votar
Posso ajudar ? http://www.sendspace.com/file/zrg8ru Abçs
|
Voz_Violão Veterano |
# jul/12
· votar
Pessoal me tira uma duvida por favor:
Tríade diminuta eu sei que é T 3m e 5dim que no caso de dó seria essa cifra: Cm5-
O meio diminuto é uma tetrade e o diminuto é uma tríade ou o diminuto pode ser tanto tétrade quanto tríade??
E os acordes Cm5- e C° são a mesma coisa?
Sei que acordes diminutos e meio diminutos geram várias opiniões diferentes, uns dizem uma coisa e outros dizem outra e por fim nunca chegam num concenso.
Se alguém puder me ajudar agradeço.
|
Voz_Violão Veterano |
# jul/12
· votar
Acho que entendi galera, após uma madrugada exaustiva de estudo veja se está certo:
C° (Tetrade diminuta) = T 3m 5dim e 7bb (ou 6M) Cm5- (Tríade diminuta) = T 3m 5dim Cm7(b5) (Dó meio diminuto) T 3m 5dim e 7m
Acho que é isso e não tem muito segredo não. Me corrijam ae se tiver algo errado.
Abraços
|
Voz_Violão Veterano |
# jul/12
· votar
Acho que entendi galera, após uma madrugada exaustiva de estudo veja se está certo:
C° (Tetrade diminuta) = T 3m 5dim e 7bb (ou 6M) Cm5- (Tríade diminuta) = T 3m 5dim Cm7(b5) (Dó meio diminuto) T 3m 5dim e 7m
Acho que é isso e não tem muito segredo não. Me corrijam ae se tiver algo errado.
Abraços
|
Denis Guitar Veterano |
# jul/12
· votar
É isso mesmo, tá correto.
A origem da confusão está muitas vezes no emprego dos termos. O tétrade diminuto também é chamado de acorde diminuto, e por essa razão pode ser confundido com tríade diminuta. Também é comum nomear esse acorde de "A Tétrade Diminuta", e daí o erro é quase inevitável. São coisas diferentes...
... um é tríade o outro é tétrade. ... acorde diminuto e tríade diminuta. ... tétrade diminuta e tríade diminuta.
Cm(b5) ou Cm5- ou C-5- é tríade diminuta (C Eb Gb).
Co ou Cm6(b5) é tétrade diminuto/ acorde diminuto/ tétrade diminuta (C Eb Gb Bbb).
Cm7(b5) ou CØ é tétrade meio diminuto/ tétrade meio diminuta (C Eb Gb Bb).
Abraço!
|
guygo Veterano |
# fev/14
· votar
Post pra posteridade!
|
JohnnyJhow Membro Novato |
# jun/16 · Editado por: JohnnyJhow
· votar
Galera uma perguntinha rápida:
Quando os acordes estão sem 7 nas cifra eles são o quê?
Estou vendo no Real Book, ou seja, lá tudo é tétrade.
Tipo essa música: Long as you know you're living yours
Suspeito que não seja 7M pq tem musicas que tem 7M e esse sem 7 escrito
|
makumbator Moderador
|
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar
JohnnyJhow Quando os acordes estão sem 7 nas cifra eles são o quê?
Apenas tríades. Me parece que nessa versão os acordes sem sétima descrita são meramente tríades (afinal, há alguns outros acordes nessa mesma transcrição com sétima especificada, o que de certo modo afasta a ideia de que todos necessariamente seriam com sétima implícita).
Obviamente nada impede que você substitua algumas dessas tríades por tétrades, se assim desejar.
|