Formação de acordes (atualizado) - Tópico Definitivo!!!

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# dez/11
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Maatheeuuss

Eu nunca entendi suas funções no contexto musical, exceto a tônica e a dominante, onde a melodia em si gira em torno delas.

Vou colocar a forma como penso e não sei se estou certo ou errado. Peço que me corrijam.



Os graus (supertônica, mediante, subdominante, relativa/superdominante e sensível) indicam a posição em relação à tônica e ao grau dominante. O que está mais perto da tônica leva um nome em relação a ela, e o que está mais próximo ao dominante leva um nome em relação ao diminante.


Por exemplo, o grau supertônica não quer dizer que é um grau "mais forte" que a tônica, mas que está um grau (como notação musical) acima da tônica, assim como o superdominante está um grau acima do grau dominante. O prefixo "super" quer dizer que está acima. Como o subdominante está abaixo do dominante, recebe o prefixo "sub". Vale observar que o subdominante é uma inversão do dominante (IVº grau é uma inversão do Vº grau).


O grau superdominante também pode ser chamado de relativo à tônica por causa do efeito da inversão de intervalo/grau, creio eu (VI° grau invertido vira IIIº grau). O IIIº grau por exemplo está numa posição mediante entre a tônica e o dominante, bem como na inversão, o grau relativo também está como mediante entre o grau dominante e a oitava da tônica (VIIIº grau).


O VIIº grau é o sensível, e também acredito, por causa da inversão (VIIº grau vira II° grau) que o IIº também pode ser chamado de sensível à tônica, por estarem mais próximos da tônica e da sua oitava. O IIº grau é o mais próximo do Iº grau, assim como o VIIº grau está mais próximo do VIIIº grau.



IV V
SubDom DOM
III | | VI
Medi |__/\__| Supdom/Rel
II | / \ | VII
SupTon |______/____\_________| Sens
I | / \ | VIII
TON |____________/________\______________| TON
| / \ |
|________________/_ inversão _\_________________|



Veja o desenho acima e observe as inversões:
* I e VIII - tônicas
* II e VII - supertônica e sensível
* III e VI - mediante e relativa
* IV e V. - subdominante e dominante

O subdominante e o dominante "lutam" pra ficar no centro da escala. As tônicas ficam nas pontas. O mediante e o relativo "no meio do caminho" entre a tônica e o dominante. E a supertônica e a sensível mais próximos das tônicas em relação aos outros graus.

Desculpem-me se viajei demais por aqui. Isso que eu entendi observando os graus e suas funções. Devo advertir que sou um autodidata e não tive este ensinamento.

Sr. Gasmo
Veterano
# dez/11
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Excelente tópico, parabéns!

dick23
Veterano
# dez/11 · Editado por: dick23
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LeandroP

Esse esquema que você fez é muito lógico, adorei. Obrigado Leandro, isso realmente ficou ótimo, vlw pela força

OBS: Sou o Maatheeuuss

Zenicola
Veterano
# jan/12
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Posso ajudar ?
http://www.sendspace.com/file/zrg8ru
Abçs

Voz_Violão
Veterano
# jul/12
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Pessoal me tira uma duvida por favor:

Tríade diminuta eu sei que é T 3m e 5dim que no caso de dó seria essa cifra: Cm5-

O meio diminuto é uma tetrade e o diminuto é uma tríade ou o diminuto pode ser tanto tétrade quanto tríade??

E os acordes Cm5- e C° são a mesma coisa?

Sei que acordes diminutos e meio diminutos geram várias opiniões diferentes, uns dizem uma coisa e outros dizem outra e por fim nunca chegam num concenso.

Se alguém puder me ajudar agradeço.

Voz_Violão
Veterano
# jul/12
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Acho que entendi galera, após uma madrugada exaustiva de estudo veja se está certo:

C° (Tetrade diminuta) = T 3m 5dim e 7bb (ou 6M)
Cm5- (Tríade diminuta) = T 3m 5dim
Cm7(b5) (Dó meio diminuto) T 3m 5dim e 7m

Acho que é isso e não tem muito segredo não.
Me corrijam ae se tiver algo errado.

Abraços

Voz_Violão
Veterano
# jul/12
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Acho que entendi galera, após uma madrugada exaustiva de estudo veja se está certo:

C° (Tetrade diminuta) = T 3m 5dim e 7bb (ou 6M)
Cm5- (Tríade diminuta) = T 3m 5dim
Cm7(b5) (Dó meio diminuto) T 3m 5dim e 7m

Acho que é isso e não tem muito segredo não.
Me corrijam ae se tiver algo errado.

Abraços

Denis Guitar
Veterano
# jul/12
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É isso mesmo, tá correto.

A origem da confusão está muitas vezes no emprego dos termos. O tétrade diminuto também é chamado de acorde diminuto, e por essa razão pode ser confundido com tríade diminuta. Também é comum nomear esse acorde de "A Tétrade Diminuta", e daí o erro é quase inevitável.
São coisas diferentes...

... um é tríade o outro é tétrade.
... acorde diminuto e tríade diminuta.
... tétrade diminuta e tríade diminuta.

Cm(b5) ou Cm5- ou C-5- é tríade diminuta (C Eb Gb).

Co ou Cm6(b5) é tétrade diminuto/ acorde diminuto/ tétrade diminuta (C Eb Gb Bbb).

Cm7(b5) ou CØ é tétrade meio diminuto/ tétrade meio diminuta (C Eb Gb Bb).

Abraço!

guygo
Veterano
# fev/14
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Post pra posteridade!

JohnnyJhow
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: JohnnyJhow
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Galera uma perguntinha rápida:

Quando os acordes estão sem 7 nas cifra eles são o quê?

Estou vendo no Real Book, ou seja, lá tudo é tétrade.

Tipo essa música: Long as you know you're living yours

Suspeito que não seja 7M pq tem musicas que tem 7M e esse sem 7 escrito

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
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JohnnyJhow
Quando os acordes estão sem 7 nas cifra eles são o quê?

Apenas tríades. Me parece que nessa versão os acordes sem sétima descrita são meramente tríades (afinal, há alguns outros acordes nessa mesma transcrição com sétima especificada, o que de certo modo afasta a ideia de que todos necessariamente seriam com sétima implícita).

Obviamente nada impede que você substitua algumas dessas tríades por tétrades, se assim desejar.

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