Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# out/07
· votar
Não quero dizer que não exista "a nota B#".
Essa nota existe como intervalo de 7M (sétima maior) no tom de C# (tonalidade maior)... somente isso. Já o intervalo de 7a aumentada (mais que maior), como diz o Quevedo, "non eqxiste".
|
Richard Guitar Veterano |
# out/07
· votar
LeandroPanucci Não quero dizer que não exista "a nota B#".
Essa nota existe como intervalo de 7M (sétima maior) no tom de C# (tonalidade maior)... somente isso. Já o intervalo de 7a aumentada (mais que maior), como diz o Quevedo, "non eqxiste".
O B# pode existir em outras ocasiôes tambem, como: Uma 5 aumentada de E Uma 4 aumentada de F#
Dentre outras ocasiões.
|
LeandroP Moderador |
# out/07
· votar
Richard Guitar
Pois é, é isso mesmo.
Eu me referia a 7a.
Perceba que não estou contra o B#, Cb, E#, Fb... O que não existe é 7a aumentada.
|
Cyndi Veterano |
# dez/07
· votar
Tenho uma dúvida...
No acorde C = Iº: Dó IIIº: Mi Vº: Sol
Porque tocamos a cifra em ordem invertida? Inclusive a cifra é escrita em ordem invertida! Sol, Dó, Mi?
|
Penta_Blues Moderador |
# dez/07
· votar
Boa tarde!!!
Cyndi Porque tocamos a cifra em ordem invertida? Porque existe a possibilidade de se tocar um determinado acorde de maneira que a nota mais grave não seja a sua tônica. Isso se chama Inversão. Agora, vc precisa colocar pra gente a cifra desse C pra gente poder dizer se isso se trata mesmo de uma inversão do acorde ou de uma confusão sua...rs Valeu!!!
|
RENATO TECH Veterano |
# jul/10
· votar
Tenho uma dúvida e to upando o tópico!
Pra mim tocar guitarra é obrigatorio eu ter todos os acordes memorizados?
|
LeandroP Moderador |
# jul/10
· votar
RENATO TECH
Não seria memorizar, mas entender.
|
RENATO TECH Veterano |
# jul/10
· votar
Tem como explicar esse "entender"? Obrigado...
|
LeandroP Moderador |
# jul/10
· votar
RENATO TECH
Entender a formação dos acordes, os intervalos que compõem os acordes, as formas dos intervalos no braço da guitarra com afinação padrão.
Entendendo isso você não precisa procurar por bracinhos com bolinhas.
Procure sobre intervalos, formação de tríades e tétrades que você vai entender melhor o assunto.
|
RENATO TECH Veterano |
# jul/10
· votar
Opa muito obrigado pelas dicas LeandroP ajudou pakas! Fiquei com receio de nao aprender por causa dos acordes que sao muitos(pelo menos pra mim), mas vo ver esses intervalos! Vlw mesmo
|
pr0view Veterano |
# jul/10 · Editado por: pr0view
· votar
..
|
Skider Veterano |
# ago/10
· votar
Galera, uma dúvida primária;
Toda acorde MENOR que adicione a sua sua 6ª, entao essa 6ª automaticamente será o 6º grau maior da tônica?
Exemplo; a escala de D#m seria:
D# F F# G# A# B C#
E o acorde de D#m seria D# F#(3m) e A# ok?
Agora o acorde D#m Seria D# F# A# e (C);
Mas porque (C) se visando a escala D#m sua sexta é (B)?
|
Skider Veterano |
# ago/10
· votar
ningguem?
|
LeandroP Moderador |
# ago/10
· votar
Skider
Toda acorde MENOR que adicione a sua sua 6ª, entao essa 6ª automaticamente será o 6º grau maior da tônica?
Exatamente!
A escala menor natural tem o intervalo de 6a menor, mas este não entra na formação do acorde. No acorde menor com 6a é o VIº maior da tônica... Ok!
Quanto ao D#m é bom tomar cuidado com a enarmonia (nomes diferentes pro mesmo som). Veja:
D#, E#, F#, G#, A#, B e C#
A 6a menor do acorde D#m é a nota B, logo a 6a maior é o B#.
Embora pareça estranho o uso das notas E# e B# (F e C respectivamente), elas devem ser desta maneira pra que sejam preservados os graus. Por isso a sua confusão: enarmonia.
|
Skider Veterano |
# ago/10
· votar
LeandroP
Grande Panucci; Obriga cara!
|
LeandroP Moderador |
# ago/10
· votar
Skider
Tamuzaí ;)
|
tih.avila Veterano |
# ago/10
· votar
Muito mais simplificado do q a apostila q eu tenho. vou estudar isso ai de novo. Vlw kra!!!
|
Tomasini Veterano |
# mar/11
· votar
Então no caso a triade menor é formada a parit da escala maior neh?
|
Tomasini Veterano |
# mar/11
· votar
partir*
|
LeandroP Moderador |
# mar/11
· votar
Tomasini Então no caso a triade menor é formada a parit da escala maior neh?
Não! A tríade menor é formada pela escala menor. O que acontece é que uma escala é inversão da outra, ou seja, têm as mesmas notas, o que muda é a ordem das notas desta escala.
Dó maior:
C, D, E, F, G, A e B
Lá menor:
A, B, C, D, E, F e G
Veja que as notas são as mesmas, mas as escalas são diferentes. Embora uma seja inversão da outra, as posições dos intervalos de semitons são diferentes.
|
beu Veterano |
# mar/11 · Editado por: beu
· votar
Então no caso a triade menor é formada a parit da escala maior neh?
no meu entendimento da pergunta, posso dizer q a tríade menor é formada por 2 terças menores sobrepostas.
(editado pq falei merda como apontado pelo De Ros)
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
beu
"no meu entendimento da pergunta, posso dizer q a tríade menor é formada por 2 terças menores sobrepostas. "
Não seria uma terça menor e outra maior?
|
beu Veterano |
# mar/11 · Editado por: beu
· votar
Não seria uma terça menor e outra maior?
putz, valeu a correçao, estava pensando em triade diminuta
mas entao vamos adaptar o q falei então
a triade menor é formada por uma 3m e 3M soprepostas
encontra-se na escala maior (II, III, VI), menor harmonica (II, IV, VII), menor melodica (II, VI, VII) etc
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
beu Eu também penso no empilhamento de terças para formar os acordes (e no empilhamento de quartas para os "quartais", evidentemente).
Para mim, facilita bastante!
|
LeandroP Moderador |
# mar/11
· votar
De Ros beu
O legal é tocar onzinas sobre acordes quintais.
|
Carregando Veterano |
# mar/11
· votar
a triade menor é formada por uma 3m e 3M soprepostas
não entendi isso, nunca tinha ouvido falar na verdade.
oque seria isso de "sobrepostas"?
eu penso nos acordes pelos intervalos mesmo.
|
LeandroP Moderador |
# mar/11 · Editado por: LeandroP
· votar
Carregando
Um intervalo de terça (seja maior ou menor) é a distância entre uma nota e a terceira nota a partir dela. Você classifica como menor quando a distância é de1 tom e meio, e classifica como maior quando quando a distância maior, com 2 tons.
É só pra definir a terça genérica, e pra simplificar temos 3m como terça menor e 3M como terça maior. Quando se fala em graus temos bIII e III.
A sobreposição de terças é bem simples. Como eu disse, você pega uma nota qualquer e a terceira nota a partir dela.
Desta terça que você conseguiu você conta a terceira nota a partir dela e terá uma terça sobreposta (terça da terça).
Pelo menos aqui podemos dizer que 3+3=5 porque esta terça sobreposta é naturalmente a quinta partindo da primeira nota. Veja em Dó:
I (II) III Dó (Ré) Mi - O Mi é a terça porque é a terceira nota. Partindo do Mi conseguimos o Sol:
I (II) III Mi (Fá) Sol - O Sol é a terça nota de Mi mas é a quinta de Dó (a primeira nota).
O empilhamento é: Dó, Mi, Sol --> acorde C (I, III, V ou T, 3, 5).
Se você empilhar mais uma terça sobre o Sol terá a nota Si, e aí deixa de ser uma tríade para se tornar uma tétrade.
O empilhamento é: Dó, Mi, Sol, Si --> acorde C7M
Pra você classificar as tríades, a fórmula para o empilhamento é esta:
Acorde maior: 3M + 3m Acorde menor: 3m + 3M
Viu como um é o inverso do outro?!
Temos mais duas possibilidades:
Acorde aumentado: 3M + 3M Acorde diminuto: 3m + 3m
Os acordes mais comuns, mais utilizados se formam pelo empilhamento de terças, mas tem os empilhamentos de quartas também, e por que não os de quinta?!
Veja um exemplo de um Dó quartal:
Dó - Fá - Si - Mi --> acorde C7M(11)
Ou um quartal lídio:
Dó - Fá# - Si - Mi --> acorde C7M(#11)
Um Dó quintal:
C - G - D - A --> acorde C6/9 (este acorde não tem a terça, portanto pode ser um acorde maior com sexta e nona ou um menor dórico com sexta e nona).
É legal formação de acordes por empilhamento porque te abre um leque, sem contar as inversões.
|
Carregando Veterano |
# mar/11
· votar
LeandroP
vlw pela explicação cara, até salvei aqui.
bem mas simples pensar assim.
obrigado! abraço..
|
geyslern Veterano |
# set/11 · Editado por: geyslern
· votar
Apenas uma correção de nomenclatura. Os sinais de diminuto ° e dim são diferentes. O dim é usado em tríade diminuta, o ° é usado em tétrade diminuta.
Exemplo: Cdim -> C Eb Gb C° -> C Eb Gb Bbb
Pela regra a 7M (sétima maior) está meio tom abaixo da tônica, a 7m (sétima menor) está 1 tom abaixo da tônica e a 7° (sétima diminuta) está 1 tom e meio abaixo da tônica. O Bbb (Si bemol bemol) é escrito dessa forma porque a 7M de C é B, a 7m de C é Bb e a 7° é Bbb.
Ótimo tópico e simples de entender.
|
Maatheeuuss Veterano |
# dez/11
· votar
Aproveitando o tópico, eu queria tirar uma dúvida. Quais as funções práticas que temos dos determinados graus (tônica, supertônica, mediante, subdominante, dominante, relativa ou superdominante e sensível)? Eu nunca entendi suas funções no contexto musical, exceto a tônica e a dominante, onde a melodia em si gira em torno delas. Obrigado
|