Como cuidar bem de seu instrumento

    Autor Mensagem
    Metal Knight
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Metal Knight


    Fiz um Tutorial sobre algumas dicas que já foram postadas aqui no fórum, portanto é de autoria do pessoal do fórum.

    Limpar corpo da guitarra - Não use lustra-móveis porque é a base de água... com o tempo a sua guitarra vai ficar zoada.

    Se for só pra limpar, uma flanela seca resolve. Agora se você quiser dar um brilho (guitarra preta é foda por causa disso, eu tenho uma Washburn preta) use cera pra carro mesmo. Uma GrandPrix já melhora, mas não use muito se não fica tudo embaçado e não passe nada nas cordas (ela perde a afinação).

    Use também GHS Guitar Gloss, que é especial para revitalizar a pintura da guitarra. Dá polimento e protege pinturas tradicionais e modernas. Dá brilho nas tarrachas, ponte, knobs e escudos (não recomendado para escalas sem acabamento (madeira nua).

    Ele não é a base de cera e, portanto não deixa aquelas marcas de dedo quando você encosta na guitarra. Por isso a guitarra fica brilhando por mais tempo, além de não grudar poeira.

    Uma dica é toda vez que você parar de tocar passa um pano seco sobre as cordas pra elas não enferrujarem muito rápido. Só não pega aqueles panos que parece um gato fino de tão peludo, pega um que não tenha nada de fiapo.

    Mudança das cordas - Aconselha-se vivamente que as cordas sejam mudadas uma após a outra e não todas de uma vez, o que poderá ter como efeito desequilibrar o braço.

    Manutenção da guitarra - A fim de que as a transpiração não oxide as cordas, estas deverão ser secas com um pano após a utilização da guitarra. Evitar expor o instrumento a excessos de calor, de humidade ou de secura.

    Cuidados com o braço - Não movimentar a guitarra usando como apoio apenas o braço, pois o peso do instrumento somado à tensão ocasionada pelas cordas, poderão trazer prejuízo. O modo ideal é uma das mãos no braço e a outra no corpo da guitarra. Não permita que seu instrumento fique exposto à situações de calor, como por exemplo, sol, veículos fechados, etc. Mesmo que ele esteja protegido por um “case” isotérmico, melhor será evitar.

    Afinação - Evite batidas e choques com seu instrumento, fatos que além de marcar e arranhar, irão comprometer a afinação, pois haverá um deslocamento do braço. Use encordoamento leve ou médio de números 09 ou 10.

    Tensão exercida pelas cordas - se você só toca em festinhas de aniversário e natal na sua casa, não guarde sua guitarra afinada pois a pressão das cordas pode envergar o braço da mesma. Guarde sempre sua guitarra com as cordas viradas para o chão (não deite-a no chão, mas veja se o braço encosta de frente para o lugar onde está apoiado), porque isso fará uma pressão contrária àquela exercida pelas cordas.

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    é muita frescura acerca do braço, mas ta valendo

    Metal Knight
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    oak
    Esse é apenas um texto simples e fácil de se seguir.

    enigmabox
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: enigmabox
    · votar


    Metal Knight
    Só achei estranho o item "Tensão exercida pelas cordas", pois a tensão das cordas não são compensadas pela tensão do tensor interno do braço?
    Se afrouxar as cordas não terá que afrouxar o tensor?

    bdecimo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Use encordoamento leve ou médio de números 09 ou 10.


    isso ai naum TEM NADA A VER!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Metal Knight
    Desafinar guitarras se vc não toca com frequência não é correto. Vc só deve guardar sua guitarra desafinada se não for tocá-la por muuuito tempo.
    Quanto ao calibre das cordas, o ideal é usar de 0.10 para cima, com a devida regulagem do tensor.
    Abç

    Beatlemaniac
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    desse tutorial ae so presta os cuidados para limpar e para trocar de cordas
    as outras coisas tipo guarda a guitarra desafinada naum tem nada a ver

    Les P4ul
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu axei q tem mta coisa fresca!

    RogerioMusicMax
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Metal Knight
    Guitarra que é boa, pode guardar afinada do jeito que quiser, e movimentar tambem

    Claudio Natureza
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    mas uma coisa eu queria saber, tenho uma eagle strato que não uso, e ela tá sem cordas tem uns dois meses, o braço pode ter empenado?

    pagode nem morto
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    q loko cara

    paulo_les_paul
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu li em algum lugar que essa parada de grand prix pode danificar o instrumento porque contém abrasivos

    maniac123
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    paulo_les_paul

    eu li em algum lugar que essa parada de grand prix pode danificar o instrumento porque contém abrasivos

    tambem acho, se vc ler atras da latinha, vai ver que a cera, ao polir, retira uma camada de tinta, tanto que quando vc passa em carro mais velho, o pano fica da cor da tinta do carro... na guita, acho que com o tempo ela vai ficar so o toco. hehhe

    chordman
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Completando o tutorial:
    Nunca, mas nunca mesmo, use sua guitarra. Ela vai ficar nova pelo resto da vida

    RogerioMusicMax
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Completando o tutorial: (2)
    Não transpire para nao danificar a guitarra.
    e toque beeeem de levinho pra nao entortar o braço da guitarra.

    Metal Knight
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Claro que há algumas falhas, sinto muito, mas é que coloquei dicas que outros usuários já tinham postado aqui.

    nFall
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Nao sei onde eu vi que tem que guardar a guitarra com as cordas afinadas. Se eu achar eu posto aqui.

    maniac123
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    chordman
    RogerioMusicMax
    o ideal é nem colocar as cordas... todo mundo sabe q as cordas são as maiores inimigas das guitarras

    chordman
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    maniac123
    HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    Hocus Pocus
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    o ideal é pegar a guitarra, dar um polimento, colocar em uma moldura e guardar ela em um abrigo anti cataclisma nuclear

    lula_molusco
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    para limpar a guita use CAMISETA 100% algodão. nao solta fiapinhos igual flanela além de dar um polimento melhor.

    hc_cwb
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Como cuidar bem de seu instrumento

    Só coma bucetas de qualidade!

    paulo_les_paul
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    lula_molusco

    exatamente meu garoto[b][/b]

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Pra limpar a escala (o braço), o que posso usar ?

    james_hetfield
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    foi falado em cuidados com o braco...e a maneira q as lojas deixao as guitarras expostas penduradas naqueles ganchos segurando apenas pelo headstock??? eh correto aquilo??

    Guitar Man 20
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    q topico velho, mas eh sempre bom dar um UP!!!!!
    uma coisa:
    NÃO USE CERA DE CARRO, por que é abrasivo, e pode danificar o corpo e para a escala, eu uso uma receita para hidratar escalas...

    Renkar
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    E a maneira q as lojas deixao as guitarras expostas penduradas naqueles ganchos segurando apenas pelo headstock??? eh correto aquilo?? (2)

    Preciso de saber disso tb.. porque a minha guitarra mesmo eu guardo desse jeito.. com um gancho prendendo o headstock, e daí a guitarra fica na vertical.. é correto assim?

    Obs: Eu não tenho case

    Guitar Man 20
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Renkar
    eu tbm guardo a minha assim, eu ACHO que não da nada, por que se lojas de musica deixam assim, eu acho q n deve fazer mal

    Renkar
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Hummm tb acho q num deve fazer mal não.. já perguntei pro meu luthier isso e ele me disse q não tem problema, a única coisa é que pega poeira..
    Mas de qualquer jeito resolvi perguntar aki pra desencargo de consciencia ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como cuidar bem de seu instrumento