Biografia - Kiko Loureiro

    Autor Mensagem
    Sharlander
    Veterano
    # fev/05


    Não é à toa que KIKO LOUREIRO é considerado um dos principais músicos da atualidade. Após iniciar seus estudos musicais aos onze anos de idade, KIKO jamais parou de se desenvolver enquanto guitarrista e compositor, o que o levou a ostentar o invejável posto de guitarrista conhecido e respeitado mundialmente.

    Foi aos 19 anos, após ter estudado, entre outros, com o mestre Mozart Mello e depois de ter tocado em diversas bandas em São Paulo, que KIKO foi convidado para fazer parte do recém-formado Angra, banda cuja trajetória passou a se confundir com a do próprio músico.

    Em março de 93, KIKO gravou sua vídeo-aula pela produtora MPO e logo em seguida viajou à Alemanha para gravar o disco de estréia do Angra, “Angels Cry”. O sucesso do disco abriu diversos novos mercados para a banda, como Argentina e Europa, além, é claro, do próprio Brasil.

    Dois anos depois, a banda gravou seu segundo álbum, “Holy Land”, novamente na Alemanha e com produção de Charlie Bauerfeind e Sascha Paeth. O estilo original mostrado no disco fez com que a banda passasse a ser uma referência dentro do heavy metal melódico mundial.

    Antes do próximo trabalho de estúdio, o Angra lançou dois EPs, “Freedom Call” e “Holy Live”, este último gravado ao vivo em Paris. “Fireworks”, terceiro disco da banda, foi lançado em 98. Um pouco diferente dos trabalhos anteriores em termos conceituais, já que era mais voltado às raízes do heavy metal, o CD teve produção de Chris Tsangarides e foi gravado em conceituadíssimos estúdios ingleses, como Abbey Road e Power House.

    No início de 2001, o Angra apresentou aos fãs e à imprensa sua nova formação num evento em que a banda lançou a demo “Acid Rain”. O trabalho de KIKO, num constante desenvolvimento técnico mas jamais abrindo mão do feeling, era um dos destaques dessa demo, que antecipava “Rebirth”, o novo álbum da banda. Lançado em outubro de 2001, “Rebirth” foi gravado mais uma vez na Alemanha, desta vez sob o comando do produtor Dennis Ward. O disco, como o próprio nome indica, marcou o renascimento do grupo, que voltou a ser aclamado mundialmente, não só através do álbum propriamente dito, mas também dos shows que fez no Brasil e na Europa.

    O disco rendeu vários prêmios à banda nas eleições de final de ano promovidas pelas revistas do mundo todo. KIKO foi bem classificado em inúmeras publicações, como as japonesas Young Guitar e Burrn! e as brasileiras Rock Brigade, Rock Underground e Roadie Crew, sendo que nessas três classificou-se em 1º lugar como “Melhor Guitarrista do Ano”. Ainda no ano de 2001, KIKO teve uma vídeo-aula em DVD encartada na revista Young Guitar, na qual ele mostra toda sua enorme técnica.

    Em maio de 2002, KIKO e seu parceiro nas guitarras do Angra, Rafael Bittencourt, lançaram o songbook de “Rebirth”, com todas as partituras e tablaturas das músicas do disco. O livro, de 116 páginas, acabou sendo a primeira publicação do gênero editada no Brasil em se tratando de bandas de rock pesado.

    No mesmo mês, saiu o mini-álbum “Hunters and Prey”. Novamente produzido por Dennis Ward, o disco traz oito músicas, dentre as quais uma faixa multimídia. Em seguida, o Angra voltou ao Japão, onde novamente foi aclamado pelo público em cinco shows que obtiveram grande repercussão. Além disso, o quinteto também tocou em Taiwan, tornando-se a terceira banda de rock a se apresentar naquele país - foi precedida apenas por Dream Theater e Helloween.

    No ano de 2003, o Angra lançou o DVD e o CD duplo “Rebirth World Tour Live In São Paulo”, que registrou um dos shows da turnê mundial de divulgação do álbum “Rebirth” e que fez o Angra ser aclamado em todos os cantos do planeta.

    KIKO, por sua vez, lançou mais duas vídeo-aulas, “Técnica e Versatilidade” e “Os Melhores Riffs e Solos do Angra” em VHS e DVD. Os dois vídeos trazem o guitarrista no auge de sua técnica e mostram, de forma clara e didática, inúmeros detalhes que visam enriquecer o repertório musical de todo guitarrista.

    Em setembro 2004, o Angra lançou seu mais novo e aguardadíssimo álbum, “Temple of Shadows”. Trabalho diferenciado e que traz diversas novas nuanças e tendências – sem, no entanto, abrir mão do metal melódico que sempre caracterizou a banda –, o disco mostra o Angra em seu auge técnico e criativo. Mais uma vez com produção de Dennis Ward, “Temple of Shadows” prova, também, que o grupo conseguiu expandir sua fama para além do circuito do heavy metal, uma vez que conta com a participação do cantor e compositor de MPB Milton Nascimento – que afirmou conhecer a banda e disse ter adorado a música da qual participa, “Late Redemptions”.

    KIKO também está prestes a lançar seu primeiro disco solo, “No Gravity”. O disco foi gravado em maio, na Alemanha, com produção de Dennis Ward, e terá treze faixas instrumentais. “No Gravity” tem a participação do baterista Mike Terrana, enquanto que KIKO se encarregou dos demais instrumentos –guitarra, violão, baixo, teclado, piano e percussão. O disco tem lançamento previsto para novembro próximo.

    O reconhecimento ao trabalho de KIKO e do Angra vem rendendo diversos frutos ao guitarrista. Inúmeras empresas têm insistido em associar seus nomes ao de KIKO através de endorsements como as guitarras Tagima, cabos Santo Angelo, cordas D’Addario, efeitos Zoom, violões Takamine, microfones AKG e amplificadores Warm Music.

    Também junto à mídia especializada KIKO conquistou espaço e respeito, já tendo sido capa de inúmeras revistas como a japonesa Young Guitar, a francesaGuitar & Bass e as brasileiras Cover Guitarra e Guitar Class, além de já ter assinado colunas e matérias nessas mesmas publicações.

    Por tudo isso, fica muito fácil entender porque KIKO LOUREIRO conquistou, ao longo desses anos de trabalho, tudo aquilo que qualquer músico almeja: um lugar garantido dentre os principais guitarristas de heavy metal do mundo.

    Extraído do www.kikoloureiro.com.br
    Antonio Carlos Monteiro
    Revista Rock Brigade

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ah

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    o kiko eh foda d+ kra, o melhor do mundo pra mim

    puco importa o tipo de pessoa q ele seja, o kra eh foda

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    http://www.cifraclub.com.br/colunas/bioguitar/index.php?id=12

    Sharlander
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Galera é o seguinte, criei este tópico com os seguintes intuitos:

    Levar informações deste guitarrista aos usuários deste fórum que não conhecia sua biografia.
    Tentar encontrar pessoas que conheçam da biografia de Kiko Loureiro do periodo dos seus 11 anos (após iniciar seus estudos musicais) até os 19 anos (quando foi chamado para fazer parte do grupo Angra)...

    renatocaster
    Moderador
    # fev/05
    · votar


    Sharlander

    po cara meio inútil esse tópico hein...o q eu vou ganhar sabendo td sobre a vida do kiko loureiro??? e ainda tirando o fato de eu naum gostar muito dele como guitarrista, mas digo q isso é uma opnião minha, antes q vcs venham com pedras na mão pra mim tacar

    italo_angra
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Yusuke Urameshi
    pra mim tb

    Drinho
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Drinho
    · votar


    o q eu vou ganhar sabendo td sobre a vida do kiko loureiro???

    como vcc msm disse
    o q EU vou ganhar ....

    pra vc talvez nao tenha ultilidade ... pra mim tbm naum pq eu naum gosto dele ....
    mas tem gente q se interessa cara

    Sharlander
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Yusuke Urameshi
    italo_angra
    Valeus !!!

    Drinho
    Eu sou um deles...

    Gosto muito do Kiko Loureiro, aprecio muito o trabalho dele...

    Como vcs viram, tento entender o periodo de seus 11 anos até os 19 anos.
    Falo isso pq gostaria de conhecer sua metodologia de estudo "SACA"!!!
    Eu como músico guitarrista me considero um bosta... Oq tem de pecado conhecer como foi o desenvolvimento musical dessas pessoas... Pra mim tudo é válido...

    renatocaster
    Se ao menos pudéssemos ter conhecimento de sua trajetória, de suas dificuldades, dos seus erros, dos acertos... Poderíamos ao menos tirar como exemplo, de experiência... ENFIM, PRA MIM TUDO É VÁLIDO !!!

    Valeu galera!!!

    raHH
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    A diferenca é q os pais dele nao enxiam o seu saco pra fazer uma faculdade..

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ressucitando porcaria...

    Junior GuitarSP
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ressucitando porcaria...

    PQP sem comentario... hehehe

    ki_suco
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Extraído do www.kikoloureiro.com.br

    agora está explicado o tom do texto

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Biografia - Kiko Loureiro