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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05 · Editado por: tiago_rsilva
Parte 1 - As tríades
Chega uma hora na vida de um iniciante guitarrista em que ele se pergunta: "Tá, eu sei como se faz um Ré, mas porque é desse modo?". Aí entra a formação de acordes. Apesar de parecer complicadíssima no começo, essa matéria da teoria musical é relativamente fácil, depois de estudarmos um pouco.
Vamos começar pelo princípio.
Você sabe que cada casa pressionada no braço da guitarra emite uma determinada nota.
A primeira corda solta é um E, pressionada na casa 1 é um F, pressionada na casa 2 é um F#, etc...
Logo, para fazer um acorde, devemos pressionar as casas correspondentes às notas que aquele acorde utiliza, certo?
Todo acorde (Cm, F#, D7, etc...) é formado por uma tríade de notas (ou tétrade), sendo a principal delas (a tríade) formada por uma tônica (T), responsável por dar o nome ao acorde (a tônica é necessariamente a nota mais grave do acorde), uma terça (III), que indica se o acorde é maior ou menor e uma quinta (V), que indica se o acorde é dissonante ou consonante.
Lembrando que:
Dissonante: dá ao ouvido uma sensação de "movimento"
Consonante: dá ao ouvido uma sensação de "repouso"
Bem, já aprendemos que uma tríade é um conjunto de 3 determinadas notas. Vamos ver um exemplo de Dó:
_______________________________________________________
| I________II______III__IV______V______VI______VII_VIII
|--------------------------------------------------------------------- -------
| C__C#___D__D#__E___F__F#__G__G#__A__A#___B__C
---------------------------------------------------------------------- -------
Ou seja, a tríade de Dó é:
I + III + V ou C + E + G
Partindo da mesma fórmula, podemos obter a seguinte tabela de tríades, na ordem I, III, V:
C: DO, MI, SOL
D: RE, FA, LA
E: MI, SOL, SI
F: FA, LA, DO
G: SOL, SI, RE
A: LA, DO, MI
B: SI, RE FA
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05 · Editado por: tiago_rsilva
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Parte 2 - Tipologia das tríades
A tipologia da tríade é basicamente sua configuração estrutural considerando os intervalos entre os graus (notas).
Podemos considerar a existência de quatro formas básicas de tipologia de tríades:
Maior
Menor
Aumentada
Diminuta
A.Acorde Maior
Este nome é dado pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte forma:
Entre o I grau e o III grau temos um intervalo de 3ª maior (ou seja, 2 tons). Entre o III grau e o V grau temos um intervalo de 3ª menor (ou seja, 1 tom e 1 semitom).
Lembrando:
Fórmula do acorde maior
I grau >> 2 tons >> [b]III grau >> 1 tom e meio >> V grau
Vamos então formar alguns acordes maiores:
C
I grau: Dó
III grau: Mi
V grau: Sol
Depois de formada a tríade, vamos analisá-la para ver se a fórmula foi respeitada:
Dó__Dó#__Ré__Ré#__Mi
---ST-----ST--ST-----ST---------- 2 tons
Mi__Fá__Fá#__Sol
---ST--ST----ST------------ 1 tom e meio
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Jonathas Lacerda Veterano |
# fev/05
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cara... presta atenção...
se vc continuar desta maneira,
C: DO, MI, SOL
D: RE, FA, LA
E: MI, SOL, SI
F: FA, LA, DO
G: SOL, SI, RE
A: LA, DO, MI
B: SI, RE FA
, vc faz apenas as triades do campo harmônico de Dó. Para ensinar formação de acordes, é necessário ensinar intervalos, visto que o que tem ai, é:
C E G
D F A (qdo deveria ser D F# A)
_______________________________________
-ahnnnn?? mas porque sustenido????
-ah... porque é a terça maior.
-E o que é terça maior? porque terça maior?
-A terça maior é um intervalo que distancia
de 2 tons da tônica. Porque é um acorde maior.
-------------------------------------------------------
então taí... tipo uma dica...
tenta fazer o post com algum link para algum tópico sobre INTERVALOS. caso exista algum no fórum, claro... se não tiver, manda um mail pra mim q eu tenho... num tow com muito tempo para postar agora... vlw??
um abraço galera!!!!
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Jonathas Lacerda Veterano |
# fev/05
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a cara... desculpa aeh.... tipo... qdo eu vi o tópico, ainda estava na I parte... num tinha a segunda... então ignora ai meu post... qdo eu postei, vi q vc tinha acabado de postar a 2 parte... mas tipo... dá uma incrementada na área de intervalos
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05
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Jonathas Lacerda
cara, valeu pelo aviso mas eu to passando essa explicação por partes. o próximo exemplo seria do acorde de ré maior, que implica em sustenização do Fá. com isso, seria passada uma nova lista de tríades desta vez com os acidentes.
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05
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Jonathas Lacerda
blz... valeu pela dica
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05
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Jonathas Lacerdatu poderia tirar o topico grande daí, tipo, pra não ficar no meio da explicação? valew
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05
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Aceitando a dica do Jonathas Lacerda ai vai um link pra um post com uma tabela de Intervalos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/50304/
e pra outro topico sobre intervalos
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/50304/
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05 · Editado por: tiago_rsilva
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Agora chegamos num ponto onde outra parte da teoria musical se faz presente: os acidentes
Vejamos outro exemplo:
Lembrando também da regra básica para a formação de escalas:
T T ST T T T ST
D
D___E___F___G___A___B___C___D
De D a E temos um tom (T).......... ok
De E a F temos um semitom.......... mas deveríamos ter um tom de acordo com a fórmula: T T ST T T T ST
Sendo assim, o que podemos fazer é criar um acidente na nota Fá, aumentando seu valor em um semitom e tornando-a F#.
Desse modo, teremos cumprido o que diz a fórmula da formação de escalas.
Continuando...
De E a F# temos um tom..........ok
De F# a G temos um semitom..........ok
De G a A temos um tom..........ok
De A a B temos um tom..........ok
De B a C temos um semitom..........mas deveríamos ter um tom de acordo com a fórmula.
Sustenizamos o C
De B a C# temos um tom.........ok
Continuando...
De C# a D temos um semitom........... ok
De modo que a escala completa fica assim
D
D___E___F#___G___A___B___C#___D
Como a ordem de formação de escalas a partir da escala de DóM não foi considerada, tivemos de sustenizar o F e o C. A ordem correta para a construção de todas as escalas seria usar a escala correspondente à primeira nota do segundo tetracorde, ou seja, no caso de DóM, o Sol.
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pagode nem morto Veterano |
# fev/05
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Tópico definitivo?
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05
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B.Acorde menor
No acorde menor, o esquema triádico é o mesmo. Basicamente, apenas mudamos o intervalo entre os graus.
Entre o I e o III graus devemos ter um intervalo de 3ª menor (1 tom e meio), e entre o III e o V graus devemos ter um intervalo de 3ª maior (2 tons). Ou seja:
Fórmula do acorde menor
I grau >> 1 tom e meio >> [b]III grau >> 2 tons >> V grau
Vamos montar alguns acordes menores:
Cm
I grau = Dó
III grau = Mib
V grau = Sol
Vamos agora comparar com a fórmula:
Dó__Dó#__Ré__Mib
---ST-----ST---ST------------- 1 tom e meio
Mib__Mi__Fá__Fá#__Sol
---ST---ST---ST-----ST------------- 2 tons
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05
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pagode nem morto
deve ser...
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05
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C.Acorde diminuto
O esquema triádico diminuto baseia-se em dois intervalos de 3ª menor dispostos em sequência.
Fórmula do acorde diminuto
I grau >> 1 tom e meio >> [b]III grau >> 1 tom e meio >> V grau
Formemos alguns acordes:
Cº ou Cdim
I grau = Dó
III grau = Mib
V grau = Solb
Entre as notas Dó e Mi, o intervalo é de 3ª maior. Como precisamos de um intervalo de 3ª menor, baixamos o III grau para Mib.
Dó__Dó#__Ré__Mib
---ST-----ST---ST-------------1 tom e meio
Entre as notas Mib e Sol, temos um intervalo também de 3ª maior. Por isso, baixamos o V grau para Solb
Mib__Mi__Fá__Solb
----ST---ST---ST---------------1 tom e meio
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05 · Editado por: tiago_rsilva
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D.Acorde aumentado
O esquema triádico do acorde aumentado é composto por dois intervalos de 3ª maior em sequência.
Fórmula do acorde aumentado
I grau >> 2 tons >> III grau >> 2 tons >> V grau
Formando acordes:
Caum
I grau = Dó
III grau = Mi
V grau = Sol#
Dó__Dó#__Ré__Ré#__Mi
---ST-----ST---ST-----ST------------ 2 tons
Entre Mi e Sol há um intervalo de 3ª menor. Para combinar com a fórmula, aumentamos o V grau em um semitom, tornando-o Sol#
Mi__Fá__Fá#__Sol__Sol#
---ST---ST----ST---ST------------- 2 tons
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tiago_rsilva Veterano |
# fev/05
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Para aprofundar o assunto dos intervalos:
Partindo do campo harmônico de C
C D E F G A B C
I II III IV V VI VII VIII
Lembrando:
M = maior
m = menor
A = aumentado
º = diminuto (dim)
J = justo
bb = dobrado bemol
"Os II, III, VI e VII graus podem ser maiores, menores, aumentados ou diminutos. Os IV, V e VIII graus podem ser justos, aumentados ou diminutos.
2M = Está a 1 tom da tônica (D)
2m = Está a meio tom da tônica (Db)
2A = Está a 1 tom e meio da tônica (D#)
3M = Está a 2 tons da tônica (E)
3m = Está a 1 tom e meio da tônica (Eb)
3A = Está a 2 tons e meio da tônica (E#)
3º = Está a 1 tom da tônica (Ebb)
4J = Está a 2 tons e meio da tônica (F)
4A = Está a 3 tons da tônica (F#)
4º = Está a 2 tons da tônica (Fb)
5J = Está a 3 tons e meio da tônica (G)
5A = Está a 4 tons da tônica (G#)
5º = Está a 3 tons da tônica (Gb)
6M = Está a 4 tons e meio da tônica (A)
6m = Está a 4 tons e meio da tônica (Ab)
6A = Está a 5 tons da tônica (A#)
6º = Está a 3 tons e meio da tônica (Abb)
7M = Está a 5 tons e meio da tônica (B)
7m = Está a 5 tons da tônica (Bb)
7A = Está a 6 tons da tônica (B#)
7º = Está a 4 tons e meio da tônica (Bbb)
8J = Está a 6 tons da tônica (C)
8A = Está a 6 tons e meio da tônica (C#)
8º = Está a 5 tons e meio da tônica (Cb)
Mais uma regra: quando for calcular um intervalo, você pode pensar: "Porque um intervalo de 7M não pode ser um Cb ao invés de um B? Afinal, não é a mesma coisa?"
Não.
Porque o resultado de um intervalo de sétima só pode ter como base o sétimo grau. O mesmo se aplica a todos os outros graus.
Valeu galera.
Até mais.
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msantos Veterano |
# dez/06
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Bom Dia !
Alguem tem uma apostila ou um livro que possa me enviar sobre o tema ou que inclua o tema?
Fico aguardando.
mariocs2@gmail.com
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Penta_Blues Moderador |
# dez/06
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Bom dia!!!
msantos
Cara, com a quantidade de informação que tem aqui no Fórum vc mesmo pode montar uma apostila.
Valeu!!!
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ki_suco Veterano |
# dez/06
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acorde diminuto não vai a 6M, formando uma tétrade?
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Will Bejar Veterano |
# jul/10
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Muito bom, hein!!!
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malucobeleza666 Veterano |
# jul/10
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Will Bejar
lol, muito bom mesmo cara. hueaheuuahhauhaue
^^
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matheusjk Veterano |
# abr/11
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por quanto tempo devo estuar formaçao de acordes
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erickx Veterano |
# abr/11
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matheusjk For ever!
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newnitrox Veterano |
# jul/11 · Editado por: newnitrox
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Pessoal desculpe minha ignorancia talvez vá perguntar algo que já era pra estar claro. Assim eu andei estudando sobre formação de acordes um pouco sobre campo harmonico e sempre me deparo com os Tais dos acorde com setima, nona, quarta,dimunutas enfim, eu entendi como se monta eles.... porém tenho duas duvidas como saber se em uma progressão de acordes de minha composição estou adicionando um desses acordes esta certo..... por exemplo se numa progressão tenho alguns acordes mais achei que fica "bonito" eu mudar alguns desses "detalhes". Ou tenho que seguir uma regra rigida para poder fazer uma composição com esses acordes.(talvez algo que tenha haver com a tabelinha do campo harmonico ) Queria dar duas citações vejam se estou equivocado: *Que muitas vezes na hra do improviso muita gente não vai lembrar de regras e sim pela intuição (pela pratica que já se tem). *Muitas pessoas mesmo sem estar na hra do improviso encaixam essas notas porque acharam que ficou bom e soou bem..... confesso que já fiz isso (porém akela pulguinha fica *mais sera q isso teoricamente ta certo?) *(se tiver regra para isso) Até mesmo me pergunto será que na hra da pratica é tão importante assim se preocupar com regras ou seria melhor te-las apenas como base e ousar livremente?
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metalic_joker Veterano |
# dez/11
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O QUE É TÔNICA?
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rock roll e pra quem merece Veterano |
# dez/11
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tônica é a nota principal, mais grave e que dá nome ao acorde Ex. a tríade de dó é C E G então a tônica é C.
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Lucas RX20 Veterano |
# jun/12 · Editado por: Lucas RX20
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Olá pessoal, eu gostaria de saber se musicas com nota tônica sustenida ou bemol são comuns? Devo aprender o campo harmônico maior das notas Bemóis e sustenidas? ou não é tão necessário?
E o porque dos acordes menores e maiores, sendo que a música só é cantada com notas (normais, sustenidas e bemóis) como dó, ré, fá# ou seja nem maiores nem menores. Então por que temos que usar esses acordes maiores e menores? O campo Harmônico é que decide quem é o que?
Agradeço si puderem me responder minha chuva de perguntas. VLW
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LeandroP Moderador |
# jun/12
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Lucas RX20
Dê uma lida neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/
Ele ajuda a compreender melhor o sustenido e o bemol, pela formação das escalas.
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Lucas RX20 Veterano |
# jun/12
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LeandroP oks oks li tudo, mas o que eu queria saber é se tem muitas musicas no tom bmol ou sustenido, caso sim vou ter que estudar o campo harmonico maior sustenido entendeu? e o porque das notas maiores e menores, por que se você analisar o baixo não toca essas coisas de maior e menor, apenas as notas, então quem dita que o A é menor quando está na tônica Dó?
Muito obrigado!
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LeandroP Moderador |
# jun/12
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Lucas RX20
Primeiro você precisa ordenar as coisas dentro da sua cabeça. Você aprende uma coisa aqui e e ali, passa pra outro assunto, e ficam lacunas importantes.
, mas o que eu queria saber é se tem muitas musicas no tom bmol ou sustenido, caso sim vou ter que estudar o campo harmonico maior sustenido entendeu
Sim, existem milhares de músicas nessas tonalidades. Pode começar a estudar campo harmônico. Mas antes, estude intervalos, formação de escalas, de tríades, tétrades, etc.
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Taura Teatino Membro Novato |
# jul/15
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Esse assunto é confuso, especialmente para os iniciantes. Mas uma série de 6 videos, todos em médico com 10 minutos, ilustram de forma clara a questão dos intervalos. Vou deixar aqui o LINKlink:
Mas fiquei com uma dúvida:
Qual a diferença entre utilizar o campo harmônico e os intervalos da escala cromática para montar os acordes ou usar a fórmula T T S T T T S T, no caso dos acordes maiores ?
Geralmente, é melhor ter esta ou a outra fórmula memorizada para formar qualquer acorde, ou memorizar diretamente os acordes ?
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