Qual a melhor maneira de guardar uma guitarra?

Autor Mensagem
BMHell
Veterano
# fev/05
· votar

Pedro Gustavo

up

wensch
Veterano
# mar/05
· votar

guarda lá em casa!!!

pagode nem morto
Veterano
# mar/05
· votar

sem dúvida case

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar

Eu guardo na capa debaixo da cama, virada pra baixo....

Sérgio Iommi
Veterano
# mar/05
· votar

naum sei!!! naum tenho nem guitarra para saber... e a minha ainda ta guardada na loja... la deve ser o melhor lugar!!!1

danielwacoelho
Veterano
# abr/09
· votar

Pedro Gustavo

Cara, eu moro em BH e tô afim de mandar fazer um case desses!!!
é pra minha Cort M520... Me passa algum contato do cara ou o nome dele que eu acho. ABRAÇÃO!

neurocorpuz
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: neurocorpuz
· votar

A melhor maneira de guardar a guitarra quando eu estava precisando urgentemente de um bag, aliado ao pouco de grana que tinha e após comprar essa capa https://static.wmobjects.com.br/imgres/arquivos/ids/4602254-344-344/ sem ter me dado conta que vinha sem espuma protetiva, foi recortar no molde do tamanho ideal duas folhas desta passadeira http://dutrakap.com.br/128-thickbox_default/passadeira-tropical.jpg, afixar com cola de sapateiro no interior de cada lado e fim de papo. Essa passadeira recorta facilmente com tesoura e oferece bom acolchoamento, resistência e suavidade num material que evita arranhões ao atritar com o instrumento. Único senão é deixar marcas quadriculadas na guitarra se estiver úmida. Com 35,00 da capa, 32,00 da passadeira e 4,00 da cola obtive um "pseudo-bag" barato e satisfatório para não ter que investir num revestido com espuma.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar

Guardar guitarra em bag só mesmo se tu for tocar todos os dias...

neurocorpuz
Membro Novato
· votar

Ismah

No máximo dois dias eu deixo a guitarra no bag porque utilizo direto e quero adquirir dois suportes em breve.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar

Claro, depende da localidade que tu mora, mas não é meio complicado por causa de pó?

neurocorpuz
Membro Novato
# fev/16
· votar

Ismah

Por causa da umidade no inverno rigoroso aqui do sul é bem complicado, inclusive tua sugestão é muito bem-vinda nesse sentido.

Luis A.
Membro Novato
# fev/16
· votar

neurocorpuz

Eu estou em uma cidade com o verão bastante chuvoso, nos meses de dezembro e janeiro choveu quase todos dias.

Com isso a umidade no meu quarto passou dos 80%. Tive problemas com a regulagem da guitarra, ela começou a trastejar nas primeiras casas e tive de liberar um pouco a pressão do tensor...

Então comprei uns potinhos desumidificadores da Secar q funcionaram muito bem. Deram tao certo q eu ate assisti videos no youtube para fazer meus próprios potinhos desumidificadores de uma forma mais econômica...

Rafael Tune
Veterano
# fev/16
· votar

Ismah, neurocorpuz.
Caso seja muito úmido vocês podem comprar sacos de sílica e colocar junto com o instrumento dentro do case/bag

Jube
Veterano
# fev/16
· votar

neurocorpuz
Ismah
Luis A.

Não entendi, a guitarra fica ou não fica no bag todo dia?

neurocorpuz
Membro Novato
· votar

Jube
Andei lendo que não há problemas, todavia com o tempo a umidade pode aparecer e causar oxidação em captadores e ferragens, bem como a madeira fica privada da oxigenação. A questão maior gira em torno da umidade ambiental. Um amigo meu e o Rafael Tune aí acima comentaram que ajuda muito colocar sílica-gel dentro do case-bag para reduzir a umidade.

bruno_novatorj
Membro Novato
# fev/16
· votar

Eu tenho duas guitarras, uma fica na capa acolchoada e só sai quando vou tocar nela, e a outra em um suporte de chão na sala.

Luis A.
Membro Novato
# fev/16
· votar

Jube

Normalmente a guitarra fica no case, porem eu transpiro muito nas mãos e nunca guardo a guitarra imediatamente no case, sempre passo pano e deixo a guitarra "respirar" um pouco, para evaporar a umidade q o pano nao absorveu.

É interessante colocar sílica no case, mas eu acredito ser importante tmb por desumidificadores no ambiente onde se pratica, de forma a ter um equilíbrio de condições dentro e fora do case.

O bacana nos potinhos desumidificadores é q dá pra ver quando eles estão cheios de água e na hora de trocar, porem não é possível coloca-los dentro do case, pois a água depositada iria entornar quando a guitarra fosse transportada ....

Já os saquinhos de sílica servem bem pra ficar dentro do case, o problema é q nao dá pra saber a hora de troca-los, e muitas vezes eles ficam velhos no case, deixam de cumprir a função, e nós esquecemos de troca-los....

Jube
Veterano
# fev/16
· votar

neurocorpuz
A minha guitarra quase nunca fica no case, mas agora faz sentido. Eu deixava direto e ficou meio embolorado no headstock.

Luis A.
Essa regra vale também para hardcase? Meu violão principal que carrego comigo fica sempre guardado num hardcase profissional por praticidade, já que o tempo todo preciso levar ele pra algum lugar. Tiro ele pra treinar todo dia e depois devolvo e fica lá várias horas, será que da algum problema? Se der, vou botar ele no suporte e guardar o case só pra transportar.

neurocorpuz
Membro Novato
· votar

Rafael Tune
Jube
Luis A.

Ótimas observações vocês fizeram. Luis A - essa dos potinhos desumidificadores é uma ideia barata e excelente que acabei por adotar. Segue uma matéria sobre o assunto.

http://www.territoriodamusica.com/guitarraseafins/?c=288

Luis A.
Membro Novato
# fev/16
· votar

Jube

O meu tmb é hardcase, e evito sempre guardar a guitarra nele imediatamente apos tocar.

Meu caso é especifico, como transpiro muito, o suor escorre para cantos onde uma flanela nao alcança. Por isso, alem do pano, deixo a guitarra secar um tempinho...

Na minha opiniao a regra é a msm para instrumentos acústicos, tanto é q case de violino vem com um higrômetro...

bruno_novatorj
Membro Novato
# fev/16
· votar

neurocorpuz

legal a matéria, não sabia que tinha que ter essa preocupação com a a humidade... pior que eu fiquei até confuso pq no meu quarto uso umidificador por causa do ar condicionado e do meu filho, mas as guitarras não ficam la. mas a que fica na sala no suporte recebe bastante vento do ar condicionado.

Luis A.
Membro Novato
# fev/16
· votar

bruno_novatorj

A umidade ideal é entre 60% e 70%, se estiver demasiado seco ha risco da madeira "encolher".....

neurocorpuz
Membro Novato
· votar

bruno_novatorj

Eu também não sabia dos detalhes da matéria, mas agora é levar a guitarra para o quarto que o filho vai ser criado com bom gosto desde pequeno.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar

neurocorpuz

Eu to ligado, também sou do sul. Exatamente por causa da flutuação de temperatura e clima que eu não deixaria.

Rafael Tune

Isso, e anotar a troca para cada 6meses.

Jube

Eu não recomendo ficar no bag, de um jeito ou de outro o instrumento se apoia como não é o ideal. Mas se for tocar todos os dias, não tem porque guardar a sete chaves. Como eu fico longos períodos sem tocar, minhas guitarras vivem no seu case e na posição de toque.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Qual a melhor maneira de guardar uma guitarra?