Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# jan/05
Sempre tive curiosidade em conhecer harmonia quartal. Já ouvi falar muito, mas até agora ainda não vi nada que pudesse dar uma iluminada neste assunto.
Alguém sabe alguma coisa a respeito ou tem um material interessante pra compartilhar?
|
chordman Veterano |
# jan/05
· votar
e-------5-------6------8-------12-----12---------------
B-------4-------6------8-------11-----11---------------
G-------3-------5------7-------11-----11---------------
D-------3-------5------7-------10-----11---------------
A-------3-------5------7-------9------11---------------
E------------------------------------------------------
São sete escalas, alguel corrije, se tiver erro
|
chordman Veterano |
# jan/05
· votar
Essas escalas sao aquelas notinhas que o cara fica batendo para enfeitar a base
|
__spike__ Veterano |
# jan/05
· votar
Então harmonia quartal resume-se em uma harmonia de quartas justas, somente? Envolvendo isso na construção de acordes, consegue-se bastante peso em acordes com quartas justas...
[]'s
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
Hummmmm.... ainda não estou entendendo isso direito... acho que está faltando alguma coisa.
|
chordman Veterano |
# jan/05
· votar
Harmonia quartal, significa harmonizar uma escala qualquer com acordes em intervalos de quarta.
Temos por exemplo a escala de C maior que seria C , D , E, F , G, A, B, colocaremos os acordes desta escala em intervalos de quarta.
Primeiro temos o C F B E
Segundo acorde D G C F
Terceiro acorde E A D G
Quarto acorde F B E A
Quinto acorde G C F B
Sexto acorde A D G C
Sétimo acorde B E A D
Como estamos vendo, temos a escala de C harmonizada em quartas.
Vamos dar um exemplo sobre um acorde, digamos que seja o acorde de Dm7
Como falei na últilma aula para um acorde menor com 7 podemos utilizar 3 modos, o dórico ( II grau ) o frigio ( III grau ) e o eólio ( VI grau ).
Vamos começar pesando em dórico, então utilizaremos a escala de C maior, pois o Dm7 é o segundo grau da escala de C maior.
Primeiro temos o C F B E
Segundo acorde D G C F
Terceiro acorde E A D G
Quarto acorde F B E A
Quinto acorde G C F B
Sexto acorde A D G C
Sétimo acorde B E A D
Cada superposição de acorde vai gerar uma tensão sobre o acorde.
por exemplo o acorde formado por C F B E tocado sobre o Dm7 vai gerar uma tensão de 4 6 e 9 assim o acorde ficará Dm7
( 4, 6 e 9 )
Lembre-se que estamos apenas na escala maior, e em um modo vc poderá utilizar para o Dm7 com o mesmo raciocinio o modo Frigio e o Eólio.
Tirei do site TOTALGUITAR.COM.BR
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
chordman
O mesmo processo pra criar os tradicionais campos harmônicos sobrepondo terças é o que utilizo neste caso, utilizando sobreposição de quartas, é isso? Só isso?
|
chordman Veterano |
# jan/05
· votar
Vale lembrar que essas escalas nao sao para solar, mas para fazer uma "basinha"...
|
inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
chordman
legal cara, nunca tinha ouvido falar nisso...
Mas os acordes naum ficam taum diferentes assim, tipo C F B E tem a tonica, terça e a setima. Só esse F, quer dizer, em vem de pensar "harmonizar em quartas" naum seria melhor soh pegar a tetrade normal e botar a 4?
|
sgrillo Veterano |
# jan/05
· votar
Bom o q eu conheço de Quartal é q vc pega um acorde tira a sua quinta e coloca uma quarta no seu lugar, vc pode improvisar usando os quartais do com o campo q vc está tocando, utilizado muito no Jazz, eles gostam de usar meio fora do tempo pra ficar meio bizarrão....
|
chordman Veterano |
# jan/05
· votar
Pode ser, mas vc viu na tablatura como fica? Bem diferente de um acorde comum...
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
e--5----------5--
B--5--------5----
G--4------4------
D--3----3--------
A--3--3----------
E----------------
inthelight
Acho que não é bem o caso. Veja este acorde acima... acabou pintando uma 6a maior (A) tem uma sonoridade legal com a 4a (F).... parece que mesclou o C jônio com o F lídio
|
inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
LeandroPanucci
hmm...eh verdade. Esse A seria a quarta de E, né?
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
inthelight
Exacto! E também a 3a maior de Fá....
mas aí é que está... o que isso tem a ver? É só uma observação minha... mas o que isso tem a ver?
A resposta: eu não sei!
|
inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
LeandroPanucci
huahuaha...entaum..mas o q eu tava falando eh tipo: Pegue um C7M. eh soh vc mudar a quinta pra quarta.
a naum ser q vc harmonize pela quarta vez, pra conseguir a quinta nota, como vc fez
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
inthelight
Por isso que acho que tem algo mais nesse assunto, senão seria patético.
|
sgrillo Veterano |
# jan/05
· votar
LeandroPanucci
Mas neste caso vc teria um Quartal com uma 6...
|
inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
LeandroPanucci
onde tem fumaça tem fogo hehe
|
chordman Veterano |
# jan/05
· votar
Do site www.totalguitar.com.br
Se você tiver alguma dúvida sobre estas dicas de Harmonia Quartal mande um e-mail para:
jurandirsantana@totalguitar.com.br
|
sgrillo Veterano |
# jan/05 · Editado por: Moderador
· votar
Bom aqui alguns exemplos no campo de "C"
e----3-----5-----7-----8-----
B----5-----6-----8-----10----
G----4-----5-----7-----9-----
D----3-----5-----7-----9-----
A----3-----5-----7-----8-----
E----------------------------
Confere ai pq as vezes eu digitei errado...
Vc ve q no caso do F ele ñ tem um 4 ele tem uma 4+ de acordo com o campo...
|
Adriano Medeiros Veterano |
# jan/05
· votar
já me diram a dica de utilizar harmonia quartal provinda da pentatonica menor, pois no proprio desenho da escala já é bem visivel acordes se sobreposições de quartas
|
inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
chordman
cara, vc entende disso? Passa umas dicas pra gente de como aplicar isso
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
Desculpem aos que se esforçaram pra responder... até aqui eu já havia sacado, mas como disse o inthelight, onde há fumaça tem fogo...
|
sgrillo Veterano |
# jan/05
· votar
LeandroPanucci
Mas ñ pode parar ñ...se vc souber algo mais a fundo manda ai...
Eu estou meio por fora pq estou estudando essa parte faz pouco tempo...
|
chordman Veterano |
# jan/05
· votar
Esses acordes de harmonia quartal servem para "enfeitar os solos".
Voce usa no lugar dos solos, correndo o braço da guitarra.
É a mesma coisa quando entra um leigo aqui como eu e pergunta como solar...
|
inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
naum sei se é diretamente relacionado, mas como a inversão da quarta eh a quinta, harmonizando as quintas deveria ter um efeito parecido, naum eh? Pq na guitar player de junho de 2002 tem uma lição sobre fazer improvisos harmonizandos varias quintas
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
sgrillo
Claro que não pode parar... qualquer novidade eu postarei aqui pra gente discutir.... este tópico estará sempre aberto!
inthelight
Sim, a quarta é uma inversão da quinta... faz sentido!
|
sgrillo Veterano |
# jan/05
· votar
inthelight
Como assim harmonizando???
|
inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
sgrillo
eh mesmo, falei errado, vc vai tocando as quintas melodicamente, fazendo improvisos em solos. Por exemplo, no artigo da GP diz q em um Dm9(11), vc aplica um desenho padrão e assim estará adicionando quintas sobre a T, 4, 7 e 3 do acorde, e todas as quintas adicionadas q vc tocar serão notas do acorde. Me parece q o efeito eh parcido com o da harmonia quartal, pq veja q vc usa a T, 4, 7 e 3
|
inthelight Veterano |
# jan/05
· votar
voltando à harmonia quartal, vejam esse texto, parece bem completo:
http://www.godinguitars.com/quartalharmony.pdf
|