Harmonia Quartal - Tópico Definitivo

Autor Mensagem
chordman
Veterano
# jan/05
· votar


Como diz o Leandro. Nao é todo dia que se tem um cara assim no forum...

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/05
· votar


No Blues se usa muito a quarta.
Além do Hendrix, SRV, Otis Rush usavam bastante esses recursos.

Chucky Guitar
Veterano
# jan/05
· votar


Porra eu conheço esse Aldo Landi, ele foi transcritor de uma revista Cover Guitarra!!!! Eh issu mesmo?????

Chucky Guitar
Veterano
# jan/05
· votar


Porra eu conheço esse Aldo Landi, ele foi transcritor de uma revista Cover Guitarra!!!! Eh issu mesmo????? (desculpa o off soh pra ve c eh ele mesmo)

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Chucky Guitar

Eu mesmo. Boa noite Brother!

chordman
Veterano
# jan/05
· votar


Pena morar tao longe desse cara e nao poder estudar com ele!!!!!
Esse é a musica em pessoa!

Marisco
Veterano
# jan/05
· votar


Introdução a Harmonia Quartal
Retirado da Revista Guitar Class - Ano 3 - Nº 32
Por Demma K.


Nesta edição daremos início as idéias estéticas da harmonia quartal, que tem base nas sobreposições em quartas diatônicas das notas musicais.

Em teoria podemos sobrepor e misturar quaisquer tipos de intervalos para formar acordes. Entretanto, temos de estar atentos a praticidade destes em relação ao nosso instrumento. No piano, pela facilidade de execução de notas simultâneas, podemos criar alguns acordes impossíveis para um guitarrista.

Os acordes mais comuns são formados por sobreposições de terças diatônicas, além de quartas podemos sobrepor também segundas e quintas. Já com as sextas e sétimas temos restrições como o uso triádico na guitarra, e também orquestral, devido a extensa tessitura implícita.

As agradáveis terças diatônicas em posição fechada também tem restrições quanto a praticidade nos instrumentos de cordas. Para isso foram criadas distribuições, como Drop 2, Drop 3, Drop 2/3, Drop 2/4 e Spread. Estas, com suas respectivas inversões formam a maioria dos acordes da guitarra. Veja no exemplo 1: terças diatônicas; uma tétrade em posição fechada de Cmaj7; Cmaj7 em distruibuição Drop2 e Drop3, formando conhecidos acordes.

A afinação da guitarra e da maioria dos intrumentos de cordas mantém uma relação de quartas ou quintas entre elas. Na guitarra ou no violão temos, na maioria, quartas justas. A única exceção fica com a terça maior entre as cordas G e B.

Guitarristas têm uma simpatia especial por essas sobreposições a seguir, que podem formar até acordes de seis tons sem repetir nenhum intervalo. Veja no exemplo 2: a sobreposição de quartas diatônicas; um acorde de Cmaj7 quartal.


Exemplo 1 - Terças Diatônicas
                              

Cmaj7 Drop2 Drop3
e|--------------------------8------------------------------|
B|----------------------10---------0--------5--------8-----|
G|---------------7--10-------------0--------4--------9-----|
D|------------9--------------------2--------5--------9-----|
A|-----7--10-----------------------3--------3--------------|
E|--8------------------------------------------------8-----|


Exemplo 2 - Quartas Diatônicas

Cmaj7 - Quartal
e|------------------10--15--20----------------10-----------|
B|--------------10----------------------------10-----------|
G|-----------9--------------------------------9------------|
D|--------9-----------------------------------9------------|
A|-----8--------------------------------------8------------|
E|--8-----------------------------------------8------------|


LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Marisco

boa!

Adriano Medeiros
Veterano
# jan/05
· votar


q porcaria de nomenclatura esses cara usam... pq dizer drop!!!! diz desenho, forma... essas coisas, vamo fala em portugues, tem tanta coisa boa no brasil, pra q falar palavres q nao existem em nosso idioma para designar coisas q usamos, só pra complicar mesmo

Marisco
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci
acho que a parte que fala em "quartas diatônicas" ja esclareceu bastantes duvidas que tinham no início do tópico...

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Marisco

Ah sim... eu pensava que entrava outras quartas, mas é tudo diatônica fica mais fácil. Eu tô querendo encontrar um bom material (em português) que fale mais sobre atonalismo e serialismo... é phoda achar um material de boa qualidade. Veleu8)

inthelight
Veterano
# jan/05
· votar


Eu tô querendo encontrar um bom material (em português) que fale mais sobre atonalismo e serialismo...
tem umas colunas do Marcio Okayama da Guitar player q ele fala sobre isso. Mas talvez vc jah tenha visto, eh o basico do basico

deathmeister
Veterano
# fev/05
· votar


Interessante, O Randy Rhoads usa muito isso tbm.

Ormuz
Veterano
# fev/05
· votar


Aprendi coisa pra caramba com esse aldo landi nesse tópico e acho o tema muito interessante. Agora ficaram bem mais claros muitos dos acordes que eu ouvia e não conseguia reproduzir. Só não concordo com esse negocio de descer a lenha na harmonia tonal, como se ela fosse inferior à quartal, ou servisse apenas para se fazer musica comercial. Cabe a cada um identificar qual se adequa a cada som, nenhuma é melhor que a outra.

inthelight
Veterano
# fev/05
· votar


Ormuz
concordo com vc

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Ormuz

Isso não tem nada a ver. Música é expressão. Se você se expressa bem com dois acordes, vale muito mais do que com 300 acordes que não te leva a lugar nenhum... O importante é ter ferramentas que lhe ajude a se expressar... só isso!

ricardo metallica
Veterano
# fev/05
· votar


nao sei direito, mas se num me engano esse bago de harmonia quartal eh muito usado por jazzistas, fazem varios acordes so com intervalo de quarta, por todo o braco da guita

Sincero
Veterano
# fev/05 · Editado por: Sincero
· votar


aldo landi
Grande mestre, é uma honra o Sr. aparecer por aqui pra dar uma luz pra nós. Eu tenho uma revista(Guitar Collecion) sua sobre Be Bop e convesso q eu não entendi a idéia do Bop usar dois campos harmônicos: Tom principal e o #4 desse tom. Isso é algo complicado msm ou eu q sou muito burro?

Ps: Não deu pra fazer com vc pq fiquei duraço, mas to me estabilizando pra poder fazer aquele esquema de aula. Valeu

mauki
Veterano
# fev/05
· votar


so uma obs. a harmonia quartal realmente eh muito usada no jazz principalmente em harmonias modais. ela eh usada tanto para improvisos quanto para condução, geralmente num bloco de quatro notas na corda la ou re.
se bem empregada, ela cai bem em bossa e samba.
um recurso muito ultilizado eh a invesao desses acordes para criar belos dedilhados e outras tensões.
ex.: vc pega o acorde mi, la, re e sol e passa esse sol uma oitava pra baixo.

e----3-----

B----3-----

G----2-----

D----2-----

A-----------

E-----------



e----------

B----3-----

G----2-----

D----5-----

A-----------

E-----------
essas inversoes geram intervalos de segundas que sao muito apreciadas em harmonizações mais requintadas, por assim dizer.

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


Algo me diz "BAN"

Sincero
Veterano
# mar/05
· votar


EvandroNova
Pô amigo, não estaga o tópico não

fabio dregs
Veterano
# mar/05
· votar


galera... Posso ajudar quem estiver interessado...me escrevam

Sou diretor da Crhomazone curso livre de musica, uma escola de sao paulo localizada em pinheiros....

Ps; estou ofecrecendo uma ajuda GRATUITA...para pessoas realmente interessadas....

fabio dregs
Veterano
# mar/05
· votar


Desculpe esqueci de dar email.....dregs@ig.com.br

Meu nome é Fabio

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


fabio dregs

É mesmo cara?!

Me arruma uma bolsa de estudos lá.

Nunca fiz aula e tô precisando aprender uns lances aí... saca?!

Me falta oportunidade e grana!!! Se tiver um projeto de bolsas aí na escola me dá um toque!!!

Valeu!

caiohleal
Veterano
# mar/05
· votar


eu nem tinha reparado nesse tópico, agora li ele inteiro, achei muito bom, se vc prestar bem atenção vc volta e meia usa a harmonia quartal soh q sem ter conta disso

Adriano Medeiros
Veterano
# mar/05
· votar


fabio dregs
ae, dá uma chance ae pro LeandroPanucci, esse cara é interessado, muito eu diria, mas do q os professores dos meus amigos hehe

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Adriano Medeiros

Eu escrevo mesmo só pra não perder a viagem hehehe porque quando eu pronuncio a palavra bolsa as pessoas se assustam... mas eu sou brasileiro e não desisto nunca... lá lá lá lá.... hehehehe

Valeu aê! ;)

_Master_oF_Puppets_
Veterano
# mar/05
· votar


Então resumindo são acordes com quarta sem omitir a terça

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# mar/05
· votar


aldo landi

Então eu era como o Jimi Hendrix, depois que eu li ali eu vi que eu uso esse esquema quartal quase o tempo todo mas nem sabia o que era hehe.

Se alguém me pedisse para tocar algo quartal eu ia ficar com a mesma cara de cusão que o miles disse, e se esse alguém me mostrasse o que era eu sairia tocando hehe. :D

mguitar
Veterano
# abr/05
· votar


Improvise sobre A/G#/G/F# 2x, em ROCK!!!

Oque vc consegue!!??? Virtuosismo? Um tema simples de balada rock?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Harmonia Quartal - Tópico Definitivo