harmonia quartal onde usar?

    Autor Mensagem
    dangcosta
    Veterano
    # nov/04


    estudei uma vez sobre harmonia quartal reparei q gera uma harmonia pesada pensei logo no jazz mas naum tenho certeza. me ajudem!!!!!!!!!!!!!!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Se é quartal, então não é pra usar nem na cozinha e nem na sala. É no quarto, óbvio!

    Foi mal, não resisti à piada horrível! Heheheheheheh!

    gustavo macaco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    BlaCk LaBeL
    olha onde usar eu não sei, mas é bom usar na quarta feira

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    gustavo macaco
    Opa! Com certeza! Mas, nem precisaríamos estar dizendo essas coisas. São óbvias, né? Heheheheh!

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    dangcosta: cara que eu saiba isso se usa bastante em piano jazz... eu acho que tenho mais alguma coisas sobre o assunto aqui em casa. os acordes formados em harmonia quartal parecem pesados por que formam muitas dissonancias(ex.: t, 4, b7, #9...)

    dangcosta
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    valeu gabriel até que enfim uma opnião seria. mas será q por exemplo já q essa harmonia é baseada na escala maior natural eu poderia usá-la sobre a harmonia?

    dangcosta
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    formam muitas dissonancias(ex.: t, 4, b7, #9...)[i][/i]
    porque (7b) se de 4 para 7b so tem 2 tons e meio. a harmonia é quartal...

    dangcosta
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    formam muitas dissonancias(ex.: t, 4, b7, #9...)[i][/i]
    porque (7b) se de 4 para 7b so tem 2 tons e meio. a harmonia é quartal...

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    mas será q por exemplo já q essa harmonia é baseada na escala maior natural eu poderia usá-la sobre a harmonia?

    cara não intendi o que tu ta querendo saber... tenta te explicar melhor.

    deathmeister
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    pergunta pro babuino junior ele sabe tudo.

    Skynyrd
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Quartal não dá onda!
    Tem que ser meial ou uma inteira.

    dangcosta
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    "cara não intendi o que tu ta querendo saber... tenta te explicar melhor"
    Quero saber se posso usar uma escala maior por exemplo na harmonia quartal? ou quem sabe a velha e querida pentatonica. rs!..

    dangcosta
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ou tem escala que se encaixa melhor nela quem save com blue note...

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    BlaCk LaBeL



    UahUIAHuiHAiuhai

    Jabijirous
    Veterano
    # out/05
    · votar


    bom, depende do ponto de vista, eu nao acho harmonia quartal pesada na guitarra, até pq esse instrumento é afinado em quartas!!!! onde usar??? em rock a galera usa muito triada com 9 adicionada, raramente jogam uma 7 ou 6!!! agora se vc quer escutar bem o som de quartas na guitarra va escutar guitarristas de jazz joe pass por exemplo!!! mpb, se voce reparar mote um acorde de E6(9)na guitarra, isso é quartal!!! escuta baden powell!!! enfim, pra mim ela so fica pesada em naipe de metal, big band por exemplo, ali fica absurdo de lindo, isso bem usado, é claro hehehehe geralmente quartas funcional e final de frase, ou final de musica!!! aí da um clica diferente!!!

    Jabijirous
    Veterano
    # out/05
    · votar


    outra coisa que eu esqueci de falar, quarta justa é mais dissonante que quarta aumentada, isso de acordo com a série harmonica hehehe por isso o pessoal fala que a 4 justa é uma nota evitada!!! e realmente é!! por isso harmonia em quartas soa dissonante!!! em relação a escala joga uma mixo que resolve teu problema!! quer um exemplo??? montar um acorde de C7 feito em quartas: dó-fá-sib-ré
    pq eu nao pus mib no final??? ora é C7 a escala é mixo, nao tem mib!!
    se vc quiser por um mib ai vc vai ter que jogar uma escala do tipo alterada, entre outras que tenho a 9# ai sim vc pode tirar o ré e por o mi b, dentro da regra da harmonias em quartas vc pode por uma 3, onde nao puder jogar quartas, e vc pode jogar uma 5 onde puder jogar 4, o ideal é claro 4 hehe, no final eu usei uma 3 eu poderia ter usado o mi natural pq?? ai vou deixar vcs pensando um pouco :P quem souber responda :P

    dangcosta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Caramba q doido...q matemática louca!

    Richard Guitar
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Richard Guitar
    · votar


    Jabijirous
    eu poderia ter usado o mi natural pq??

    Pela lógica até que pode já q vindo de Sib o proximo é Mi natural,
    mas não tenho certeza se poderia usar, já que mi natural seria a 3 de C, se bem que aí nesse caso ele está a uma distancia de 10. no fim das contas ta sendo mais a 4 de sib mesmo. mas.....

    e dangcosta
    valeu gabriel até que enfim uma opnião seria. mas será q por exemplo já q essa harmonia é baseada na escala maior natural eu poderia usá-la sobre a harmonia?

    Acho que vc pode montar esses acordes em qualquer escala, contando que seja formados em intervalos de quartas.

    O mesmo raciocinio para acordes formados baseados em outros intervalos e em qualquer escala.

    Outra coisa legal são os acordes com 9ª que a depender da formação, forma intervalos de quinta.

    naka.88
    Veterano
    # out/07 · Editado por: naka.88
    · votar


    Acorde quartal é um acorde formado por empilhamentos de quartas.

    Em jazz em geral se usa muito , na maioria das vezes como substituição.

    Ex: Em7/11 sobre Cmaj7 que rola um C69 ( yeah baby!).

    ou para dar movimentos em situações que não ha movimento harmonico.

    Eles são legais por isso , se voce harmonizar o campo harmonico com acordes quartais voce consegue fazer movimento sem ficar muito out da harmonia original.

    Outro exemplo: Funk! aqueles acordes de funk sobre um dominante estatico é um bom exemplo de uso dos quartais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a harmonia quartal onde usar?