Seymour Duncan JB/59 - qual set da Dimarzio se assemelha a esse???

    Autor Mensagem
    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05


    porque eu vo compra uns brinquedos novos, e queria comprar tudo na mesma loja pra conseguir aquele desconto né, e os melhores preços daqui são da cia da musica, e lá eles não encomendam Seymour Duncan... Só Dimarzio...
    Eu tava afim de um set 59/59 ou JB/59 e queria saber quais Dimarzio teriam um timbre parecido?
    qual é a do Tone Zone e do Air Norton??? Será que o Paf Pro seria o mais próximo de um seymour 59??

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hocus Pocus
    só posso te aconselhar que leia as especificações dos Seymour's que deseja e as compare com os Dimarzio (apesar de eu ser eterno defensor dos Seymour...)

    www.seymourduncan.com

    teve também uma edição de uma revista (ou guitar player ou cover guitarra) que saiu uma matéria sobre caps. dá uma olhada na página deles e tenta descobrir qual das duas. com relação a elas posso adiantar que era uma capa azul e preta com um single coil preto escrito CAPTADORES (assim, tudo grandão mesmo) em amarelo.

    veja se o mauricio bertola (se escrevi o nome errado por favor me desculpe) sabe te dizer. ele é luthier, portanto acredito que possa conhecer esse tipo de coisa.

    espero ter ajudado
    abç

    framerate
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    da uma olhada aqui
    http://www.edmarluighi.com.br/dicas_27-humbuckers_dicas.asp

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Seymour Duncan JB/59

    eu tenho

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hummm
    valeu ai pessoal
    pelo que eu entendi do site do Edmar Luighi, o JB é um pouco parecido com o Paf Pro, e o 59 um pouco parecido com o Fred...

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    esses preços absurdos que eles cobram pelos captadores sao mais absurdos ainda vc vc sabe oq tem dentro de um captador e como ele funciona...

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    oak
    isso é verdade...
    mas como todo produto tbm tem a parte da pesquisa, a gente não chega enrola uma bobina e tem um seymour 59 xP envolve mais coisa... materiais numero de voltas... mas mesmo assim o preço ainda é bem salgado

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    nao eh akilo tudo nao cara, todo mundo usa fio #42, eh soh definir a altura da bobina em relaçao a resposta de tom q vc ker, depois definir o numero de voltas de acordo com a resistencia desejada, lembrando que isso influi no tom e no ganho, quanto mais ganho, pior a resposta em tons altos (quanto maior a indutancia e a frequencia, maior a impedancia)
    faz a bobina, e o principal, que define a diferença entre captadores ruins e bons: PARAFINA; bons captadores nao tem ar na bobina, todo o espaço eh preenxido por parafina (coisa que pode ser feita em casa)
    o resto eh questao de usar um bom iman e cortar/furar direitinho os pedaços de ferro
    NENHUM captador eh mais doq isso, o resto eh inflaçao do mundo da musica, se eh um captador feito no brasil que uma bandinha desconhecida usa eh ruim, mas se o captador que o steve vai usa eh bom, ninguem liga realmente pra qualidade, o importante eh ser caro
    e se for importado melhor, eh mais caro por causa dos impostos...

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    se kiser fazer um 59, peça pra alguem que tem um medir a altura da bobina, depois vai no site da seymour duncan e olha o a resistencia dc e calcule o numero de voltas pra bobina, o resultado final, se nao for o mesmo, vai ser mto parecido

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hummm parece ser bem simples...
    não entendo porque fazem captadores ruins então xP
    qual genérico bom que você indicaria então??? teria como mandar fazer um captador???

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Seymour Duncan na minha opinião são muitos melhores do que os DiMarzio, DiMarzio é mais para aqueles caras que tocam metal, etc.

    Seymour já é bem mais versátil.

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    fazem captadores ruins para serem baratos
    altura da bobina, impedancia e coisas desse tipo sao decididas a nivel de projeto, ou seja, o que realmente influi eh a qualidade do acabamento
    eu abri o captador da minha guitarra (shelter) e encontrei foi realmente um captador vagabundo, a bobina meio frouxa, o plastico usado como centro da bobina tinha uma entradas que aliadas a mal parafinaçao eram xeias de ar, o iman (de qualidade duvidosa) era pqno, boa parte doq devia ser iman era ferro (e mal cortado)
    nao existe trabalho nenhum em fazer um captador com 4 fios, mas os captadores vagabundos vem com 2 fios, motivo: economizar fios
    enfim, seymour duncan e dimarzio soh por terem endorsers famosos nao significa que sejam as unicas fabricas de captadores decentes, existe inclusive uma empresa brasileira de sao paulo que faz humbuckers legais, a spanich, e diga-se de passagem, sao caros (100 a 150 reais). Obviamente existe uma infinidade de empresas aki e fora que fazem captadores bons, eh questao de dar uma pesquisada (eu sinceramente conheço pouco sobre o assunto)
    sobre mandar fazer, eh complicado, pq exige maquinario especifico, a nao ser que vc queira mandar alguem fazer manualmente, nesse caso da, tem gente ke fez em casa e teve bons resultados:
    http://galileo.spaceports.com/~fishbake/buck/humbuck.htm

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hummm tem site essa spanich????
    o que eu quero na realidade é um captador mais grave (como um 59) pra colocar no braço de uma ibanez rg370dx... porque esses PSND não me convenceram... o timbre dele pra mim é agudo demais praquela posição...

    Agente Smith
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ae cara, tanto os tone zone qto os air norton, são mto bons, mas seymour é mto mais cap

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tem sim
    www.spanich.com.br

    o 59 da seymour duncan eh uma copia dos PAF da gibson, a spanich tambem tem um modelo PAF, alem do modelo hard rock que se assemelha ao JB
    o PAF custa por volta de 110 reais e o hard rock por volta de 140
    alias, por ter destruido um captador da minha shelter nessa brincadera (o da ponte), eu to pen$ando em comprar um hard rock pra ponte e fazer um 'clone' do 59 pro braço hehe

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    me interessei por esses spanich... só não consegui ouvir nenhum sample lá no site deles x/
    mas já vi falar bem desses captadores em outros lugares... vo dar uma pesquisada aqui em floripa se alguma loja tem...

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    eh, faz tempo q entrei pela primera vez no site deles e akeles samples nunca funcionaram
    vc eh de santa catarina tb? eu so de joinville :), nao tem mta loja de musica boa por essa regiao :/

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    so :)
    poisé, abriu agora no fim do ano aqui a cia da musica, que tem os melhores preços de produtos novos aqui, chega a dar 200 conto de diferença nos preços deles com as outras lojas ¬¬
    o problema é a variedade mesmo, esses captadores por exemplo nunca vi por aqui...

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    se nao me engano a spanich nao tem nem representante comercial em sc, axo que soh no rio grande do sul

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Hocus Pocus
    "teria como mandar fazer um captador???"

    www.stew-mac.com (site em inglês de luthieria. exportam pro mundo todo).

    lá tem um kit de "do it by yourself" para captadores com esquemas de enrolamento de diversos tipos de captadores, inclusive gibson e similares...

    oak
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    prog_jam

    mto bom o site :)

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    oak
    x=]

    Passoka
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Olha, não concordo que captadores são tão fáceis de se obter bons resultados. Também não concordo em pagar 400R$ em um captador, mas convenhamos, não é essa coisa simples que estamos falando aqui.

    Imaginem se fosse tão fácil conseguir bons resultados, será que qqr empresa chinesa (onde não existe lei que garanta as patentes) já não teria copiado o JB, o 59, o EVO ?

    Muitas coisas influem na qualidade do captador

    1) Ferramentaria industrial - Enroladores meia boca acabam deixando a bobina frouxa e tem de insular parafina para diminuir a microfonia. A parafina acaba com o problema de microfonia para acobertar o real problema, o espaçamento entre o enrolamento.

    2) Outra consequencia é a corrente de fuga do captador, ou seja, você tem de enrolar muito mais para conseguir o mesmo nível de saída e como consequencia disso, aumenta a capacitância parasita gerada pelo acúmulo de fios paralelos e matando os agudos. O aumento da indutância, aumenta os graves, resultado: Som embolado.

    3) Material do núcleo - Bom, acho que todo mundo aqui (já que estão falando tanto em teoria dos captadores, acho que isso todos já saibam) já sabe que os captadores mais procurados são os de alnico para reforçar os graves devido a menor indutância não favorecer os mesmos (excessão para os High Gain que utilizam cerâmicos). Bom, alnico é:

    ALumínio
    NIquel
    CObalto

    Cobalto só é encontrado hoje no Senegal e tem valores elevadíssimos o que faz com que dificilmente captadores genéricos utilizem núcleos de qualidade, enquanto nos top, o custo do núcleo não é tão significante comparado ao todo.

    4) Produção em escala - Convenhamos, não existe um volume que justifique a criação de 10 fábricas top de linha no mundo para captadores. Tanto que os principais fabricantes ainda estão nos USA que não é nenhum primor em produção em larga escala mais.

    Captadores genéricos são ótimas opções para replacement quando se quer segurar a $$$ mas não dá para comparar com os tops, pelo menos não por enquanto, ,quem sabe um dia

    ironmac
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    oak

    gambiarreiro!!! huauhauhauhauhuhauhauh

    Midgard
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    paf pro no braço e tone zone sei lah

    Gasoline
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Acho que o mais parecido seria :

    PAF Classic no braço
    e ToneZone na ponte.

    Mas tudo influencia, e não ficaria exatamente igual.
    Mas em termos unicos de timbre, seria mais ou menos isso.

    ki_suco
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    mas o tone zone é bem mais grave que o JB... eu ficaria com paf pro e steves special...

    silvio_rp
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Primeiro:

    A conversa aqui nao tem nada a ver com o tópico. Isso mostra como os moderadores estao atentos.

    Segundo:
    Concordo com o passoka. Se fosse tao facil ja estariam fazendo. Ou vcs acham que ninguem perceberia que fazer captador eh facil e barato, só um monte de "achões" de forum?? E o passoka explicou pq...

    silvio_rp
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Voltando ao assunto:

    O tone zone eh bem grave enquanto o Jb acentua os agudos e tem bem pouco grave (dado do fabricante). Acho que uma combinação legal alem de Paf Pro + Fred seria Evo + Paf Pro ou Paf Joe no braço. Fica mais forte que a combinação seymour mas o som fica bom.

    ki_suco
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    eu não sei.... e acho o evolution muito "cremoso"... o fred tem bem menos saída que o JB...

    ps.: alguém já ouviu falar no novo captador so satriani??? MO' JOE o nome uahuahuahua olhem só www.dimarzio.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Seymour Duncan JB/59 - qual set da Dimarzio se assemelha a esse???