meio tom abaixo

Autor Mensagem
diego mitsuo nishimuta
Veterano
# jan/05


pq algumas bandas usam afinação meio tom abaixo?
ja tem afina assim mas as cordas fica muito soltas e rela no traste

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


diego mitsuo nishimuta

As vezes o cara abaixa em meio-tom por causa do vocalista. E aí não perde a caracetrística de acordes com cordas soltas.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Também pode ser pra dar mais peso (mais grave) ou, simplesmente, em busca de uma sonoridade diferente. Agora, tem bandas que afinam beeeeeem mais que meio tom abaixo.

Paul Miander
Veterano
# jan/05
· votar


pros bobão iniciante dar nó nos dedos quando tiverem tirando com a afinação normal hahaahha

diego mitsuo nishimuta
Veterano
# jan/05
· votar


pq o guns e o metallica faz isso ?

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/05
· votar


Paul Miander

Então você já foi bobão cara? Ou você já começou fodão?
Pense um pouco antes de usar essas palavras carinha, não leva a mal não.

diego mitsuo nishimuta

O Metallica deve ser para dar mais peso aproveitando para ficar certo no tom da voz do vocalista, já o guns é para o som do axl parecer mais grave ainda do que é.

lvbox
Veterano
# jan/05
· votar


Paul Miander
tu ja nasceu tocando guitarra né, devo me curvar diante de vossa sabedoria, pow respeita o cara, vc tbm ja foi iniciante

tomi
Veterano
# jan/05
· votar


como q eu seria q afinação (dos instrumentos) seria legal pro vocalista?

Bico
Veterano
# jan/05 · Editado por: Bico
· votar


diego mitsuo nishimuta
ja tem afina assim mas as cordas fica muito soltas e rela no traste
Tem q regular a guitarra pra afinações diferentes, né? Aí não trasteja.

pq o guns e o metallica faz isso ?
Não tem uma resposta! É pq querem. É a mesma coisa q vc perguntar: Pq tal cara usa guitarra de cor vermelha?


E do mesmo modo como cada cor emite uma frequência de onda, gerando sensações diferentes, cada nota musical tb emite ondas em frequências diferentes, gerando sensações diferentes. Já até lí falando q a "Eb", é mais "suave" q "E", por exemplo. Então a mudança de afinação tb altera muito a "atmosfera da música".

Igor Martins
Veterano
# jan/05
· votar


pq o guns e o metallica faz isso ?
Acredite ou não o Axl era barítono, por isso o pessoal afinava meio tom abaixo. A voz dele mesmo tah em It´s So Easy e outras, mas ele cantava qse tempo todo em falsete.

Metallica usa para ficar mais pesado, já que tudo fica um pouco mais grave.
Mas tem caras q nem o Rusty Cooley q afina meio tom abaixo para ficar mais leve de tocar.

Paul Miander
Veterano
# jan/05
· votar


Só tem estressadinha nesse fórum hahaah
Tava zuando caralho!
Eu tb me fudia tirando as música do Helloween no começo... lembro que fui tira In The Middle Of A Heartbeat e me fudi para tentar tirar as posição aí um colega meu que tocava há mais tempo falou:
"o mané... é meio tom abaixo"

Estressadinhas!

andremagrao
Veterano
# jan/05
· votar


bem pra quem toca metal, mesmo o tradicional em que as bandas geralmente tocam na afinicao padrao, é legal afinar meio abaixo pq soa bem amis pesado e alias pra que gosta de cordas 0.10 fica melhor e mais facil o alcance de bends, mas o ideal é ter 2 guitarras com afinaços diferentes, pq pra tirar musicas em que sua guitarra nao ta na afinicao é um saco tranpor pra outro tom, nem fica legal...

diego mitsuo nishimuta
Veterano
# jan/05
· votar


tenho q manda a guita nu luthier pra regula pra mim afina meio tom abaixo?

Paludo756
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: Paludo756
· votar


diego mitsuo nishimuta
Primeiramente cara, não existe regra. Uma banda ou artista não usa a afinação em meio tom abaixo por apenas um único motivo, então vou tentar colocar aqui os principais motivos pelos quais bandas e/ou artistas utilizam esta afinação beleza?

primeiro motivo: PESO. Por exemplo a banda Slayer, grande parte de suas músicas são em meio tom abaixo, ao vivo, todas. Yngwie Malmsteen sempre utilizou esta afinação, um dos motivos é para engordar o som, trazer mais peso, Eddie Van Halen, não absolutamente em todas as músicas, mas ao vivo em todas as músicas usava esta afinação, e por ai vai.

segundo motivo: Adequar-se a voz do vocalista. Por exemplo, Guns 'n Roses, como Axel Rose era barítono, sua voz se encaixava melhor nesta afinação, seus agudos são todos falsete, Angels Cry do Angra foi gravado com esta afinação, as músicas eram muito altas (tom da música muito alto) para o vocal, baixar meio tom ajuda o vocalista à chegar no tom da música. Isto ocorre principalmente com bandas onde o vocalista teve sua voz prejudicada por exagerar no Drive, por exemplo, o Metallica passou a usar esta afinação do disco Load, para que a voz do James ficasse mais confortável, o mesmo ocorre no Megadeth, no album Youtanasia você começa a ouvir canções utilizando esta afinação para a voz do Mustaine ficar mais confortável. Outra banda que utiliza esta afinação ao vivo, após 1993 é o Judas Priest, mas continua gravando em tom normal. E se tu pesquisar encontrará muitas bandas que fazem isto.
Muitas bandas atualmente estão inclusive utilizando a afinação em Um tom abaixo ao vivo, como por exemplo: Metallica, Megadeth e Helloween.

terceiro motivo: Cordas leves. As primeiras bandas a utilizarem cordas leves foram: Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden.
No Black Sabbath a necessidade se veio pelo fato do guitarrista Tony Iommi não conseguir fazer força com seus dedos parcialmente amputados, no Judas Priest o guitarrista K. K. Downing éra muito fraco e magro, e precisava de cordas leves para realizar os bends, já no Iron Maiden quem usava cordas leves era o Dave Murray para facilitar a velocidade na guitarra, pois com cordas leves as técnicas de ligado ficam mais fáceis. Estes três usavam cordas 0.08 para tu ter uma ideia.
Com o passar do tempo, alguns guitarristas, entre eles os já citados Malsteen e Eddie Van Halen, perceberam que as cordas 0.08 eram finas demais e não tinham sustein, então passaram a utilizar cordas não tãããão leves, as 0.09, porém, para que continuassem bem leves, baixam meio tom, logo ganham mais peso, mais sustein e não perdem a levesa nas cordas.
É importante resaltar que utilizar cordas leves resulta em um som mais pesado, por a corda vibra mais, e não o contrário como muitos dizem.

quarto motivo: Fica melhor para determinada música. Já se deparou com algum álbum onde apenas uma música é em meio tom abaixo? Eu já reparei em muitas. This Is Love do Pantera, a única no album. No Train of Through do Dream Theater apenas a Stream Of Counciusness, no Reddemer of Souls do Judas Priest apenas a Battle Cry, e por ai vai (rimou rsrs). As vezes a escolha da afinação se dá por conta da música se encaixar melhor, simples assim.

Eu faço o uso desta afinação na minha banda Mephistor, e o motivo é pelo primeiro e terceiro que citei. Som mais grave, gordo, pesado, cordas leves, e facilita muito as técnicas de ligado.

Espero ter tirado todas as suas dúvidas.

Abraço!

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Paludo756

Suas contribuições são bem vindas, me parece com bastante conhecimento e prática. Mas tome cuidado, já recebeste o título de "coveiro", pois na média estás respondendo tópicos de mais de uma década atrás...

soruji
Veterano
# abr/17
· votar


Ismah

Pior que dá maior dó. Um baita texto elaborado pra um cara que nem deve nem frequentar o fórum mais. rsrs

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


soruji

Um baita texto elaborado pra um cara que nem deve nem frequentar o fórum mais

Ahn, mas acaba que pode servir para outros que talvez tenham a mesma dúvida.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Apesar de o cara ter respondido pra um fantasma, valeu a pena a leitura pra mim.

Amago
Membro Novato
# abr/17
· votar


Também gostei do texto, muito útil

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


Tem tempo que eu não mostro, mas reincidência é complicado...

Paludo, meu filho... aqui pra você:

alexsatriani
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: alexsatriani
· votar


Soruji
Pior que dá maior dó. Um baita texto elaborado pra um cara que nem deve nem frequentar o fórum mais. rsrs

Esse trocadilho é intencional?

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


maior dó

Só seria um trocadilho se baixasse 2 tons inteiros.

Yuri ycs
Membro Novato
# abr/17
· votar



Apesar de o cara ter respondido pra um fantasma, valeu a pena a leitura pra mim

Pra mim também

alexsatriani
Membro Novato
# abr/17
· votar


JJJ


Só seria um trocadilho se baixasse 2 tons inteiros.

Agora minha cabeça deu um nó. 2 tons inteiros seria um dó quadruplicado bemol ou devemos chamar de lá bemol?

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


alexsatriani

Me referia à corda mi... baixando dois tons... "maior dó"... hehehe

Paludo756
Membro Novato
# abr/17
· votar


Jovens, vim parar neste tópido pela pesquisa do Google, a um tempo atras quando tinha estas mesmas duvidas.
Hoje, já tirei estas dúvidas, mas outras pessoas ainda podem ter, e porque não poderiam encontrar a resposta em um tópico antigo?
Cara, to nem ai se o tópico é da década passada ou não, a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos, deve ter ouvido isso de algum professor na escola, agradeço ao prêmio de mal gosto, e vou desenterrar muito tópico ainda, porque ajudar nunca é demais, e pelo visto debochar também não.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


me sinto culpado por ter tirado onda sendo que vc enriqueceu o tópico com uma resposta concisa e enriquecedora que algum novato poderá ler no futuro e tirar a dúvida com mais facilidade

me desculpe

sandroguiraldo
Veterano
# abr/17
· votar


para o vocal, baixar meio tom ajuda o vocalista à chegar no tom da música
Já toquei meio tom justamente por esse motivo.

Não importava o tom que a música fosse, a vocalista só conseguia cantar meio tom abaixo.

Alguns tons são fáceis de transpor, exemplo de Dm p/ C#m
Mas e quando é de G para F#? Aí optamos por afinar todos os instrumentos meio tom abaixo, mas durou pouco tempo isso.

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


Paludo756

Cara, to nem ai se o tópico é da década passada ou não, a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos, deve ter ouvido isso de algum professor na escola, agradeço ao prêmio de mal gosto, e vou desenterrar muito tópico ainda, porque ajudar nunca é demais.

Vc está totalmente correto. Os tópicos não possuem "prazo de validade", enquanto tiverem abertos, podem ser atualizados com novas postagens, como vc fez. Não está nas regras do fórum que é proibido postar em tópicos muito antigos.

Por outro lado, a brincadeira de desenterrar, coveiro, etc, é de certa forma normal. E não vejo como uma brincadeira desrespeitosa, mas existe um limite. E esse limite é que essas brincadeiras não atrapalhem o assunto principal que está sendo abordado no tópico.

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


Pô, eu dou um prêmio pro cara e ele reclama?!?! kkkkkkk

Paludo, é obvio que você pode responder onde você bem quiser - eu acho que até fiz um tópico sobre isso uma vez, sei lá... - mas leve em conta que esse fórum tem o bom humor como uma de suas características. Pode vasculhar por aí e vai ver que quase todo tópico tem alguma brincadeira aqui ou ali. Desde, claro, que a brincadeira seja feita sem grossura e tal. E o normal é todo mundo levar na "esportiva". Agora, se você fica chateado com esse tipo de coisa, sugiro fortemente que nunca passe perto do OT... Fica a dica!

Bem-vindo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a meio tom abaixo