Melhorando minha improvisação

    Autor Mensagem
    Victor Rodrigues Barbosa
    Veterano
    # jan/05


    Eu tenho achado minha improvisação ultimamente muito tosca, não tenho consiguido fazer solos direito... eu já passei por isso antes, mas dessa vez tá foda, a crise não quer passar nem a pau!!! Gostaria algumas dicas de vcs de como melhorar a minha improvisação, como vcs fazem em situações desse tipo e tal. Também gostaria que vocês listassem algumas músicas que literalmente mudaram seu modo de tocar, foram uma verdadeira fonte de inspiração. Obrigado!!!

    nothing else matters
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    O jeito mais eficiente pra melhorar a improvisação é improvisação.

    Música que fez eu mudar o jeito de tocar -
    Heroes of sand (Angra)
    Touch of blues (stanley jordan)

    algo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Victor Rodrigues Barbosa
    o grande lance é criar frases

    ___LC___
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Victor Rodrigues Barbosa

    Treine...
    ....Licks, patterns, solos, etc.... :)

    1st
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara para melhorar sua improvisação, tenta solar outros estilos, usando escalas diferentes, a pentatônica é uma ótima saida para quem tá sem idéias. Se vc toca heavy tenta tocar blues, usa a penta e a blues escale, então aplique a penta em algumas frases de heavy, só não escalde por que pra esse estilo é mais usado a menor harmônica. Espero ter te ajudado.

    Victor Rodrigues Barbosa
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    O negocio é que no começo eu estava fazendo solos que me agradavam, mas eu acho que os meus últimos solos estão soando muito repetitivos. Tá muito mecanizado. Tudo igual, muito previsível. Não consiguo mais IMPROVISAR, como o verbo sugere, pois o que faço não é um improviso, dificilmente surge alguma coisa esponteânea que eu ache legal. Meu grande problema tem sido o improviso. Tenho me sentido qualquer coisa menos guitarrista.

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    a cara mas a maioria dos guitarristasnão improvisa literalmente. até parece que o cara sola sem ter uma idéia do que vai fazer, por isso como já disseram ai tem que treinar licks, padrões, etc, e tbm ver as escalas tal, cromatismo etc... e dominar umas técnicas interessantes também... ultimamente nos meus improvisos o que eu mais tenho colocado são barulhos estranhos...o Vai faz e todo mundo adora huhuhuhuuh

    1st
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Esse lance de estar soando técnico é falta de estudo cara, como certeza vc está uzando a mesma técnica, ou até pegou uns shapes do CAGED, e ficou brincando com as escalas, tb já fiz muito isso( pra falar a verdade faço, enquanto não peguei as outras técnicas perfect ainda), mas cuidado que tocar guitarra não é só isso. Mas uma boa solução é vc ouvir outros guitarristas dos que vc costumar ouvir e tire de ouvidos frases que vc achar interessante na música dele, tente colocar os dedos em lugares diferentes do que vc já está acostumado(vc pode dar saltos sem perceber soa ótimo) e por ai vai, espero ter te ajudado cara pode deixar que isso passa e vc vai improvisar bem de novo.

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Estava com o mesmo problema, meus solos estavam se tornando monótonos, os primeiros solos das minhas gravações toscas tavam legal, depois começou ficar enjoativo só 5% do solo q eu improvisava ficava legal, ai eu começei a usar mais escalas, usar padrões melódicos, e os modos gregos me ajudaram muito tb, os solos hoje em dia soam 50% diferenciados uns dos outros. os outros 50% é a minha caracteristica de solar que predomina, treine mais escalas, além das naturais e pentatônicas que vai melhorar bastante!..........falow!

    1st
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Concordo mano escalas é uma solução bem prática e rápida, mas se quiser improvisar de verdade estudo tudo o que vê pela frente, lógico que de uma forma coerente claro, ex vc não vai estudar arpejo antes de estudar sweep(tem gente que faz com alternada, mas prefiro com sweep) sempre a medida da sua necessidade.

    _ YzY _
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    pega tudo q vc aprendeu ... pega um playback (ou BT) e manda improviso, procure praticara muito issso , no começo eh chato, vc naum sabe o q faz ai fica akela coisa mecanica, mas com o tempo e escutando outras musicas vc vai ter mais ideia do q fazer ... enquanto isso tira uns linkzinhos , frasesinhas ... tipow bota o playback ai vai com a boca mesmo tipo cantando a musica ai faz uma frase com a boca e tira na guita ... ai vai fazendo isso e vc tera varias frases ... eh pratica veiu .. flw

    derrick_capone
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Como o carinha acima disse a maioria dos guitarristas não "improvisam". O improviso já tem um certa forma na cabeça do cara, não só como já falaram por causa dos licks, padrões, e escalas usadas, mas também porque eles conhecem muio bem a harmonia da música que estão tocando. Então eles não vão colocar uma nota errada no lugar errado. Improvisação é muito mais foda do que pensam, não é só jogar um monte de notas de uma escala. Estude um pouco de harmonia funcional que você vai se dar muito bem.

    1st
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Não levo fé que alguém faça um solo 100% improvisado quando vc começa com uma nota milhões de frases imbutidas na sua cabeça são tranmitidas para seus dedos e incoscientemente vc faz essa ou aquela frase que ja havia feito em outra música(isso é o que chamo de personalidade guitarristica), concordo que improviso não é só um aglomerado de notas, nem apenas brincar com shapes de escalas, mas conheço muitas pessoas que improvisão bem só assim(eu rsrsr agora estudo de verdade) não são nenhum greg howe ou scott henderson mas soa bastante legal.

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Victor Rodrigues Barbosa
    o q vc precisa é escutar mais musicas diferentes, até mesmo de estilos diferentes

    o q vc tem é falta de criatividade momentanea... nao se desespere, sentir isso é comum em musicos q se esforçam para fazer MUSICA! as vezes é melhor até parar de tocar um tempo e só escutar musica para sua cabeça esfriar

    Alan_Domingues
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    o q vc precisa é escutar mais musicas diferentes, até mesmo de estilos diferentes

    (2)

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    Veja se alguns desses link podem lhe ajudar:

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=44993&forum= 3&page=-1

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=47263&forum= 3&page=-1

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=47978&forum= 3&page=-1

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=64422&forum= 3&page=-1

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=72393&forum= 3&page=-1

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=44660&forum= 3&page=-1

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/

    Dê uma olhada nesses links... tem mais ainda por aí.....;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhorando minha improvisação