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massacreman Veterano |
# dez/04
Beleza galera, pintou um grande dúvida aqui;
tipo, tenho a escala de do C D E F G A B C
formando os acordes pegando o 1, 3 e 5 grau das respectivas escalas entao teremos:
C-E-G Temos dois tons do primeiro grau para o terceiro e 1 e meio do 3 para o quinto, então o acorde é C maior, ate ai beleza.
Vamos ao D: seguindo a mesmo lógica, 1, 2, 3 graus(da escala de D ou continuo na escala de C? essa é uma das dúvidas)
Continuando na escala de C firaria: D-F-A do 1 para o 3 grau temos 1T e meio, do 3 grau para o quinto temos 2T então triade menor, logo Dm:
eis a dúvida, o acorde Dm e composto por D-F-A.
Se eu fizer de acordo com a escala de D, ficaria D-F#-A que daria D maior, mas quando aplico o primeiro raciocinio para outras escalas nao dá!
Por exemplo estava fazendo os acordes da escala de D, e quando cheguei a C# não funcionou, pois se eu seguir a mesma logica, então ficaria
C#-E-G dai nao funciona o raciocinio de 2T do 1 para o 3 grau, e 1T e meio do terceiro para o 5 formariam Triade maior e ao contrario formaria triade menor.
Quando parto para a escala de C# ai já funciona.
Me ajudem por favor!
Grd abraço!
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BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04
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massacreman
O correto é você seguir pelo primeiro raciocínio. Isso é chamado de sobreposição de terças.
No caso que você citou em C, o correto é formar um Dm mesmo.
No caso que você citou em D, a tríade C#-E-G está correta. Ela tem uma terça menor e uma quinta diminuta, formando o acorde C#º.
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massacreman Veterano |
# dez/04
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Mas como vou saber quando a quinta vai ser diminuta ou nao ? e quando eu vou saber q se ela vai ser menor ou nao, quando nao funcionar o primeiro raciocinio?
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BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04
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massacreman
A quinta nunca vai ser maior ou menor, por isso ela é chamada de justa. Mas, ela também pode ser diminuta ou aumentada. Olha só, se o intervalo entre ela e a tônica for de:
3 tons, é quinta diminuta.
3 tons e meio, é quinta justa.
4 tons, é quinta aumentada.
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massacreman Veterano |
# dez/04
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Então utilizando raciocinio inicial os acordes que compoem a escala de D seriam:
D-Em-F#m-G-A-Bm-C#° ?
o acorde C#° é esse:
a partir da casa 3
E-------|----------------
B-------|-------4---------
G-------|----------------
D-------------3----------
A----------2-------------
E-----------------------
O que esse A# na corda sol esta fazendo no acorde, e qual a funcao dele?
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BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04 · Editado por: BlaCk LaBeL
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massacreman
Esses são os acordes que compõe o campo harmônico "básico" de D. Se você observar bem, toda escala resultará nessa mesma fórmula:
Maior, menor, menor, Maior, Maior, menor, meio diminuto
Exemplo em C: C, Dm, Em, F, G, Am, Bº
Exemplo em E: E, F#m, G#m, A, B, C#m, D#º
Ah! O acorde de C#º é:
e------------------------------------------------------
B-----4------------------------------------------------
G-----6------------------------------------------------
D-----5------------------------------------------------
A-----4------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
ou
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------9-----------------------------------------------
D------11----------------------------------------------
A------10----------------------------------------------
E------9-----------------------------------------------
etc...
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massacreman Veterano |
# dez/04
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Beleza amigo obrigado! so mais uma coisa, qual a melhor forma de treinalos junto com as escalas? tipo, eu estou localizando todas as notas da escala de D por exemplo, no braço da guitarra, depois dividindo em partes, tipo ate ate a casa 5, depois da 5 a 9, enfim e criando movimentos, e como base os acordes correspondente a tal escala. Estou fazendo certo ou existe outro metodo melhor de treinar os dois juntos?
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LeandroP Moderador |
# jul/05
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massacreman
Mas como vou saber quando a quinta vai ser diminuta ou nao ? e quando eu vou saber q se ela vai ser menor ou nao, quando nao funcionar o primeiro raciocinio?
Contando os tons, partindo da tônica até o intervalo que quer analisar.
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