dúvidas sobre modos, urgente!

    Autor Mensagem
    James
    Veterano
    # dez/04


    eu estou mó confuso sobre modos...eu tava vendo aki e tenho um blues na tonalidade de SI bemol maior, aí para eu solar em mixolidio tenho q usar a escala maior natural de MI bemol, até aí tudo bem ...
    e para chegar nessa conclusão eu faço o seguinte, pego a tabela do campo harmonico maior e procuro e Si bemol maior na lista dos mixolidio e vejo q é o quinto grau da escala de mi bemol, entaum faço a melodia de mi bemol maior sobre a harmonia de SI bemol.
    mais tarde eu tava lá tocando uma harmonia de dó maior, e queria tocar um solo no modo dórico, aí eu fui procurar dó na lista do dórico, mas o modo dórico tem apenas acordes maiores, o q eu tenho q fazer entaum pra saber q escala eu tenho q pegar pra soar dórico em cima de dó?

    LuizFB
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    o modo dórico é um modo menor! Logo pensar em Dó maior como dórico seria "meio" errado, pq na verdade no blues se usa muito isso, usar escala menor em cima de acorde maior (by Kiko Loureiro). Mas se vc quer solar no modo dórico em cima do acorde de Dó maior, vc pode usar a escala de Sib maior. Mas lembre-se da observação, pois tem q saber encaixar as notas, senão soa bem estranhão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvidas sobre modos, urgente!