Autor |
Mensagem |
mrxmrx Veterano |
# dez/04
como vcs fazem para tirar musicas de ouvido?
é muito dificil? como é que eu sei se um ó é um dó e tal. tem algum tipo de exercício pra isso?
|
guitarist from hell Veterano |
# dez/04
· votar
tem algum tipo de exercício pra isso?
tem.. treino!
o unico jeito de aprender a tocar de ouvido.. é tocando de ouvido
|
mrxmrx Veterano |
# dez/04
· votar
e se eu pegar sempre só as tablaturas e tocar eu sou um completo idiota?
|
_the Paul_ Veterano |
# dez/04
· votar
faz qto tempo q vc toca?
|
# dez/04
· votar
mrxmrx
claro q não!
vc escolhe o seu jeito de tocar..
mas tocar de ouvido é mais "desafiador".. pq tablatura ta la prontinha é so ler e tocar.. ouvido não.. mas com a pratica se torna bem natural..
um problema da tab, é q é muito viciante.. vc se torna preguiçoso.. as vezes é bom pegar tab de musicas muito fodas.. mas tocar de ouvido eu acho mais interessante
|
mrxmrx Veterano |
# dez/04
· votar
eu também acho mais interessante mais pra mim tirar um solo de ouvido é impossível
|
_the Paul_ Veterano |
# dez/04
· votar
falou e disse cara
|
# dez/04
· votar
mrxmrx
começa com solinhos simples..
como:
Joe Satriani - Starry Night
Michael Angelo - Peace (tem umas partes rapidas.. se quizer deixar essas partes pro futuro quando tiver mais agil.. vc q sabe.. mas se quizer tentar.. boa sorte)
Skid Row - Little Wing (musica original do Jimi Hendrix)
Red Hot Chili Peppers - Californication
Guns and Roses - Sweet Child O Mine (parece foda.. mas se quizer tentar.. vai ver q é bem possivel)
Bon Jovi - Thank You For Loving Me
ja da pra começar..
se quizer mais algumas.. é so falar =)
|
mrxmrx Veterano |
# dez/04
· votar
valeu! a sweet e a californication eu já sei mas foi com tab mesmo q eu aprendi. tmb tenho uns 8 meses de guita. vc acha q eu to bem sabendo sweet child o mine com esse tempo de guitarra sendo que eu aprendi sozinho. obs eu não sei o 3° solo
|
Jean Felipe Rigo Veterano |
# dez/04
· votar
Ola
axo muito difícil tirar solos de ouvido...
apesar de tentar muito , isso ainda é muito complexo pra mim...
sera que poderiam me ajudar ?
eu consigo fazer o sweet child o'mine (sóh depois de muito treino)
Como faço para saber em que traste esta?????
|
# dez/04
· votar
mrxmrx
não da pra saber pela internet cara..
oq importa não é saber um monte de solos.. oq interessa de verdade é a limpeza e fluencia nos solos..
é como o teatro.. vc vai ver uma peça, mas não quer ver as pessoas lendo os roteiros.. e sim atores q saibam interpretar o papel como se fossem eles mesmo..
mesma coisa com a guitarra.. vc precisa ter um pouco de vc nos solos q vc toca.. e não simplesmente decorar algo e sair tocando por ae..
não há nada de errado em fazer isso.. mas eu acho mais "verdadeiro" um guitarrista ter sua propria personalidade..
e essa é uma das vantagens de tocar de ouvido.. vc desenvolve bastante esse lado criativo.. e isso pode te ajudar no futuro..
|
mrxmrx Veterano |
# dez/04
· votar
valeu
|
mrxmrx Veterano |
# dez/04
· votar
*v*
|
mrxmrx Veterano |
# dez/04
· votar
*v*
|
# dez/04
· votar
Jean Felipe Rigo
Como faço para saber em que traste esta?????
sem tocar.. é dificil saber hein.. vc pode deduzir ou ter uma ideia aonde pode tocar pra sair o som q vc quer.. mas certeza absoluta, so os musicos muito fodas conseguem fazer isso.. (como o prof do meu primeiro professor de guitarra.. o cara era maestro.. e ele tirava musicas do chopin, beethoven.. etc.. tocando so uma nota.. acho q é pra ter uma base.. ele so ouvia e escrevia na partitura.. o_O.. foi foda acreditar antes de ver)
mas pra ficar mais facil de saber as notas.. so treinando mesmo cara.. mas com algum tempinho vc ja pega o jeito.. e ja da pra saber a corda.. se é antes ou depois da 12.. etc..
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# dez/04
· votar
Vocês acham fácil tirar a Little Wing???
Putz, tem várias passagens dessa música que eu não consegui tirar...
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar
Isso é treino de ouvido e o melhor exercício é tentar de ouvido mesmo. Conoforme adquire experiência, você passa a reconhecer os sons mais facilmente. E olha só... pequenos detalhes podem colaborar bastante nestre treinamento do ouvido. Por exemplo, deixe o comodismo de usar um afinador somente para situações em que é difícil você ouvir seu instrumento de maneira adequada para afiná-lo (um show, por exemplo). Pelo menos em casa, afine sem usar o afinador (use-o para afinar apenas uma das cordas, e faça o resto de ouvido).
|
luksclt Veterano |
# dez/04
· votar
começa com solinhos simples..
como:
Joe Satriani - Starry Night
Michael Angelo - Peace (tem umas partes rapidas.. se quizer deixar essas partes pro futuro quando tiver mais agil.. vc q sabe.. mas se quizer tentar.. boa sorte)
Skid Row - Little Wing (musica original do Jimi Hendrix)
Red Hot Chili Peppers - Californication
Guns and Roses - Sweet Child O Mine (parece foda.. mas se quizer tentar.. vai ver q é bem possivel)
Bon Jovi - Thank You For Loving Me
ja da pra começar..
se quizer mais algumas.. é so falar =)
fala mais ae =D ( e se puder fala algumas músicas tb com acordes simples agradeço :) )
eu to tentando tira umas coisas bem simples de ouvido mas n to tentando mt sucesso, eu boto o dedo na casa 1 da 6a corda e fico dando slide ateh axa a nota tonica do primero acorde da musica ( o baixo digamos ) só q eh foda axa isso e depois ainda axa os otros fora as variações menor maior O_o ehhe mas vamo q vamo :P
|
guitartrek Veterano |
# dez/04
· votar
mrxmrx
Uma dica pra quando vc tentar tirar solos que tenham uma execução mais rápida.
Olha cara, tem um software que eu uso muito pra tirar solos quando eu não acho a tab com ele certinho.
O nome dele é: Amazing Slow Downer
Você encontra ele no Kazaa.
Você grava o solo que vc quer tirar em um arquivo em separado no seu micro, e depois, usando ele software, vc baixa a velocidade do solo em até mais de 100%, isso sem alterar o som das notas.
Tirar o solo em uma velocidade mais lenta, dependendo do solo, ás vezes é o único jeito de tirar ele certinho.
Bom isso foi só uma dica a mais. Espero que te ajude. ;)
|
LeandroP Moderador |
# dez/04
· votar
mrxmrx
Estude harmonia e explore as tríades no braço. Seu ouvido passa a lhe dizer se determidado acorde é maior, menor, preparação, etc. A harmonia ajuda você a "catalogar" as progressões, de maneira que se você ouvir esta progressão em outra música, sua memória harmônica te leva aos acordes.
|
luksclt Veterano |
# dez/04
· votar
LeandroPanucci
vc pode explicar melhor como seria estudar harmonia e as tríades? harmonia vc diz os campos harmônicos ? eu percebi q em algumas músicas há algumas variações do campo como a 7a acrescentad em determinado acorde ou um q vira menor e é maior no campo.. nao entendo mt disso :/
|
Tuba Veterano |
# dez/04
· votar
eu nunca fiz aula de harmonia e aprendi escutando primeiro o baixo da música.geralmente o 1º acorde da música é sempre a 1ª nota do baixo , 1º vc tira o baixo dpois transforma em acorde , se o baixo for uma escala, procure todas as notas ,se não combinar, a nota maior , faça ela menor,eu descobri isso por um acaso masfoi um tempao.
|
LeandroP Moderador |
# dez/04
· votar
luksclt
Estudar os campos harmônico também, mas não é só isso. Um bom vocabulário de acordes e conhecer a função de cada acorde ajuda a perceber o que o músico está fazendo. Tente fazer os mesmos acordes que você já conhece em outras regiões do braço, e perceba a característica sonora de cada um. Estudar harmonia de um modo geral.
|
LeandroP Moderador |
# dez/04
· votar
Veja uma progressão muito comum e perceba que, embora os acordes sejam os mesmos, o som é diferente:
.
e--1--1--0---------------------------------------------
B--1--0--1------------------------6--3--5--------------
G--2--0--0--- compare com este: --5--4--5--------------
D--0--0--2------------------------7--3--5--------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
.
|
luksclt Veterano |
# dez/04
· votar
LeandroPanucci
isso mesmo, um dia eu me perguntei porque o ré q eu fazia nas 3 primeiras cordas nas primeiras casas soava mt diferente do ré feito em pestana na 5a casa, mas aí surge minha pergunta se uma música surge um ré maior, existem "n" possibilidades de "tirar" ele nao é ? entao o caminho mais facil para se tirar algum acorde seria primeiro o baixo ( tônica ) axar sua variação para depois tirar o "ré adequado" ?
obs: supondo claro q assim a pessoa estaria tirando a música exatamente como foi feita..
obs2: comparei as progressões , mt obrigado pelo exemplo :)
|
guschard Veterano |
# dez/04
· votar
Estude harmonia e explore as tríades no braço. Seu ouvido passa a lhe dizer se determidado acorde é maior, menor, preparação, etc. A harmonia ajuda você a "catalogar" as progressões, de maneira que se você ouvir esta progressão em outra música, sua memória harmônica te leva aos acordes.
(2)
luksclt
depende da situação
heheh
mas Ré é Ré, por exemplo, uma música q usa o acorde d ré nas 3 primeiras cordas, vc pod tokar com pestana q vai soar bem do mesmo jeito
c vc for tokar um raggae ou funk, vc usa acordes com pestana, em casas mais agudas(eu n sabia como dizer, mas assim da pra intende, hehe)
c vc vai tokar um capital inicial(eca) vc usa acordes "normais" msm
óia, tem um sistema q c chama CAGED, procura no topico d video aulas do vern, tem uma video aula do CAGED, vc vai entender
|
guschard Veterano |
# dez/04
· votar
luksclt
ah, e sobre achar o baixo, o baixo sempre vai ser o mesmo, o Ré
|
luksclt Veterano |
# dez/04
· votar
guschard
brigado pela explicação, entendo o q vc diz sobre o ré sempre vai ser um ré, normalmente qnd vo tocar reggae uso acordes em pestana mesmo, vou pegar essa video aula mas por exemplo eu considero q o som do ré tocado nas tres primeras cordas soa diferente do ré em pestana, por isso digo q qnd vou tirar uma musica d ouvido ( tentar né :P ) eu escuto um monte de vezes o trecho da musica até decora dai vo tocando na sexta corda 1a 2a 3a 4a casa assim vai ateh axa um baxo q fike parecido com uke eu lembro da musica dai tiro o resto do acorde ( maior menor etc ) mas esse negocio de pode faze o acorde em várias posições ja ehum detalhe q eu nao havia pensado pois complica mais ( mas claro q isso eh mt detalhe ) o problema eh tira certo o baixo e dps ainda por cima as "variantes" :( hehe mas brigadao :)
|
# dez/04
· votar
conhecer a função de cada acorde
ta ae.. isso eu não sei..
não faço ideia pq um Em ficaria melhor q um E em alguma musica
tem algum lugar q eu possa entender isso ??
|
angusac Veterano |
# dez/04
· votar
soh treinando meu fiiiio!!! e ouvindo esustivamente a tal musica a ser tirada!!!
|