tirando solos de ouvido!

    Autor Mensagem
    Caio_vagablues
    Veterano
    # ago/08


    Bom, a pergunta é simples, é possivel tirar musicas com solos, estilo: SAtriani, Steve Vai, Eric Jonhson, Malmsteen, Petrucci, Slash entre outros???

    ou só pegando as tabs msm???

    abraço

    muka gibson
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    sim


    cxomo tirarm as tabs então?

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    muka gibson

    boa resposta.. já dá até pra fechar o tópico. =p

    pedrobrito
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Sim, totalmente possível...
    Se estiver com dificuldade ainda existem programas que diminuiem a velocidade da música sem avacalhar.

    Caio_vagablues
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    que é possivel eu sei que é, mas demora pra tira um solo inteiro???
    tipo solos do satriani que demoram cerca de 3:00 min...????

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    pedrobrito

    Se estiver com dificuldade ainda existem programas que diminuiem a velocidade da música sem avacalhar.

    Soh uma polemicazinha [brincadeira]...
    Diminuir velocidade da música p/ tirar solos naum eh trapaça???

    bahhhh
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Musicista

    Diminuir velocidade da música p/ tirar solos naum eh trapaça???

    Trapaça é ter ouvido absoluto.

    [ ]´s

    Caio_vagablues
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    algum de vcs já tiro algum solo de ouvido desses caras?????bahhhh
    El Musicista

    Aero
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    pedrobrito

    Essa é uma dica boa... Vou tentar, pra ver se melhoro meu ouvido!
    Alguma dica de programa pra usar?

    ivan_puppets
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Caio_vagablues
    Sim, é totalmente possível. Se bem que na maioria dos casos, as pessoas tiram os licks principais e jogam uma escala que soe e adeque à música(Se no caso for um solo rápido).

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Acho que isso é normal, meu professor tira de ouvido em pouco tempo(até músicas mais complexas) porque ele pega a escala e harmonia utilizada na música ou na frase e daí já consegue perceber direitinho, principalmente as fritadas!

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Caio_vagablues

    Claro ki naum...

    Uma pq tenho ki melhorar em mtoo minha percepção musical (qdoo digo ki eh mtoo eh pq eh mtoo)... Eu kero chegar um dia, em ki eu vou ouvir uma buzina e vou saber ki nota eh...

    E d ki adianta tirar c eu naum vou saber tocar???
    Minha mão ainda eh mtoo lentaaaa...
    Estou recém saído d um TCC... Praticamente 01 ano sem pegar guitarra... Aih eh phogo neah???

    Soh perguntei na boaaa ueh...

    Pq jah me disseram isso e eu fikei meio assimm...

    C fôsse um solo a uma época a naum sei qtoos anos atrás, em ki vc naum tinha como reduzir a velocidade do solo (qdoo era possível, distorcia-se o som, tornando-o mtoo grave) como ki os kras tiravam esses solos???

    kiki
    Moderador
    # ago/08
    · votar


    Caio_vagablues
    ja responderam, sim.

    que é possivel eu sei que é, mas demora pra tira um solo inteiro???
    tipo solos do satriani que demoram cerca de 3:00 min...????

    depende de quanto voce domina as escalas, os tons, de quanta pratica voce tem na guitarra, e de quanto seu ouvido é treinado.

    tem gente que poude ouvir poucas vezes e tirar. tem gente que pode nunca tirar (a maioria).

    El Musicista
    Soh uma polemicazinha [brincadeira]...
    Diminuir velocidade da música p/ tirar solos naum eh trapaça???

    e pegar tab, é trapaça?

    trapaça pra quem? voce ta competindo com alguem?

    todo e qualquer recurso que sirva pra voce desenvolver algo que não sabe ainda não é trapaça, é ferramenta de aprendizado.

    C fôsse um solo a uma época a naum sei qtoos anos atrás, em ki vc naum tinha como reduzir a velocidade do solo (qdoo era possível, distorcia-se o som, tornando-o mtoo grave) como ki os kras tiravam esses solos???
    quantos anos atras? há 100 anos atras não existia guitarra eletrica. há 200 anos atras não haviam gravações musicais.

    hoje existem computadores e softwares que nos ajudam, temos que saber usa-los.

    Soh perguntei na boaaa ueh...
    Pq jah me disseram isso e eu fikei meio assimm...

    beleza.

    Eu kero chegar um dia, em ki eu vou ouvir uma buzina e vou saber ki nota eh...
    bom, isso é ouvido absoluto.
    se voce ja terminou a facul e não tem, eu sinto informar mas voce tem remotas chances de desenvolver.

    ivan_puppets
    Se bem que na maioria dos casos, as pessoas tiram os licks principais e jogam uma escala que soe e adeque à música(Se no caso for um solo rápido).
    isso já é improvisar, que é outra coisa.
    que alias, é uma discussão que rolou num outro topico esses dias:
    tirar a musica exatamente igual ou fazer uma versão dela?

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    kiki

    e pegar tab, é trapaça?

    Talvez vc tenha razão... Eh o msm raciocínio...

    Eu nem me lembro a última vez ki peguei uma tab...
    Sério msm... Faz mtoo tempo ki naum pego... D boaa msm...
    Mas eh uma opção minhaaa...
    A mesma coisa p/ as cifras...
    Ultimamente, tenho tirado as músicas da Igreja (ki por sinal são mtoo bem arranjadas, diga-se d passagem...), td d ouvido...

    E eu nem entrei na Facul d Música ainda...
    Me formei em outro cursoooo...
    Mas c DEUS kiser, o ano ki vem eu entro...
    Eh meu sonho... Eh o ki me motiva!!!

    Eh isso aih...

    Jim Marshall
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Caio_vagablues

    Sim é possível...e super comum, basta você colocar sua técnica em dia e treinar seus ouvidos.

    Abraço,

    See ya !

    PGilbert
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jim Marshall
    super comum, basta você colocar sua técnica em dia e treinar seus ouvidos.
    E ainda usar um "Pacemaker" da vida.... também ajuda.

    Tataum
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    eu acho que conhecendo bem escalas.... e vc descobrir onde o cara tá trabalhando (tom, intenção e essas coisas) nem fica tão dificil tirar os solos de ouvido.

    Abraço.

    ToNoTrampo
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Uma boa percepçao musical ajuda muito.

    tem que ter um ouvido(musical logico x] ) mt bom, conhecer as escalas que estao sendo trabalhadas tb ajuda muuito.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    eh possível sim...depende da sua vontade principalmente...eu acabei de tirar um solo de ouvido (knocking on heavens door)...Tah bom, o solo eh bem bestinha, mas nada impede q vc tire outros...a propósito, comenta lah no meu último tópico...=]

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Caio_vagablues

    Kraaaa... Umas dicas ki foram valiosas p/ mim e ki me ajudaram mtooo...

    Relação grave/agudo...

    No começo eh foda, pq vc tem ki analisar a música minuciosa e melodicamente...
    Consiste em vc buscar perceber kual o sentido de duas notas...
    Vc ouve a primeira e dpois ouve a segunda...
    A segunda eh mais grave ou mais aguda ki a primeira...
    Se eh mais aguda, naum tem pq vc procurá-la nas casas anteriores e/ou nas cordas d cima...
    Se eh mais grave, naum tem pq vc procurar nas casas da frente, ou nas cordas d baixo... A partir daih vc tem um parâmetro p/ buscar a nota...
    Axou a segunda nota, qual a relação grave/agudo vc tem da segunda p/ a terceira???
    Parece complicado, mas dpois d um tempo, fica mtoo mais natural...

    Outa forma, eh vc literalmente dissecar a música por compassos...
    C a gente for ver o solo por inteiro, às vezes a gente ateh desanima d pensar... Às vezes nós imaginamos tirar o solo por inteiro, c esquecendo ki ele eh dividido por compassos, que por sua vez eh subdividido por tempo...
    Intaum eu costumo fazer assim...
    Vejo mais ou menos qtoos tempos tem o compasso e tento tirar o compasso inteiro, dpois vou p/ o outro...
    C o compasso tah mtoo fodaaa, subdivido ele em 02 ou 01 tempo..
    E assim vai...

    Outra coisa ki ajuda bastante eh vc tirar a música pelo baixo dela, sim, pq mtaas vezes o baixo dah a letra do acorde ki estah sendo tocadooo... Qdoo naum eh o acorde, mtaas vezes eh possivelmente uma das inversões (3ª no baixo, por ex.: C/E; 5ª no baixo, por ex.: C/G), 7ª no baixo, por ex.: C/B)...

    Com relação às dissonâncias, eh meio relativo... Às vezes eu jah tenho elas na kbça e sei kual eh, mas às vezes, os outros instrumentos (por ex.: um sax), ou os arranjos vocais podem t sugerir a dissonância do acorde... Um ex.: Garota d Ipanema (Tom Jobim)... O primeiro acorde da voz eh F7M, porém a voz canta a nota G na sílaba Olha ki coisa mais linda [...] ... O ki t sugere??? F7M/9... Eh errado tocá-la dessa forma no violão??? Naum... A voz canta a nota G, embora a nota orginal da música seja F7M... Percébis??? Tom Jobim era o kra p/ fazer uns lances assim, a voz era kem fazia a dissonância, e com isso o violão não perdia as notas básicas p/ a formação do acorde...

    Sei lah brother... Espero ter t ajudado... Kualker coisa, c eu puder t ajudar... Tô longe d ser professor, tô aki p/ aprender... Vamo trocar idéia e crescer na música...

    Grande abraço!!! Fike com DEUS e ateh a próxima!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tirando solos de ouvido!