Autor |
Mensagem |
Adriano Medeiros Veterano |
# dez/04
galera, o negocio é o seguinte... o q ser exatamente um acorde ou escala alterada???
por acaso é qualquer escala que tenha duas 2as??? e no caso de acorde? como fica???
|
LeandroP Moderador |
# dez/04 · Editado por: LeandroP
· votar
Adriano Medeiros
É o VIIº grau da escala menor melódica.
Tanto a escala como o acorde pode receber o nome de alterado.
Este modo é comparado ao modo mixolídio, do campo harmônico maior; só que com algumas alterações, daí a razão de ser uma escala alterada.
O acorde pode aparecer com as seguites tensões:
X7(b13), X7(#5), X7(b9), X7(#9), X7(#4)
Por exemplo, se a escala for a Lá menor melòdica (A, B, C, D, E, F#, G#, A), a escala alterada será a partir da 7a nota ou VIIº grau desta escala:
G#, A, B, C, D, E, F#, G#
E os acordes, conforme o modelo acima:
G#7(b13), G#7(#5), G#7(b9), G#7(#9), G#7(#4)
... e ainda existe mais uma infinidade de substituições e combinações.
|
Adriano Medeiros Veterano |
# dez/04
· votar
LeandroPanucci
valeu mesmo cara, era uma duvida q eu tinha, só confirmasse minha tese
mas convenhamos... essas duvidas sobre campo harmonico, acordes e escalas seriam bem mais explicados se desse pra colocar partituras aqui
se algum moderador ler isso... por favor... providencie, ia ser uma baita jogada
|
LeandroP Moderador |
# dez/04
· votar
Adriano Medeiros
O barato é misturar tudo, fazer um sarapatel, botar uma pimenta e mandar ver.
Depois de estudar o modo mixolídio natural (aquele do modo maior) e ver outros tipos de "mixolídios" como o alterado, cheguei a conclusão que eu posso inventar muitas coisas sobre um simples C7.
Se eu fizer uma penta menor sobre um C7, a nota Eb soaria mais como #9 do que como b3, então eu posso usar a nota mi e mi bemol no mesmo acorde (+ chances pra cromatismo).
A quarta justa sempre cai bem sobre estes acordes e a quarta aumentada soa como uma perfeita blue-note (+ chances para uma cromatização ainda maior: Eb - E - F - F#). E a quinta justa (nota comum) fecha a cromatização: Eb - E - F - F#.
Ou seja, estas notas que uso na cromatização não tem só efeito de aproximação, você pode repousar nelas e dar um vibrato bem legal por mais de um compasso e o som parece bem psicodélico mesmo, e vai estar sempre dentro do negócio.
Eu confirmei este lance depois de ouvir bastante Jeff Beck e pirei.
Veja um lick misturando escala e arpejo sobre um C7:
.
e------------------------------8-------8------8--------
B------------------------8-11~---11-10---10-9---9-8~~--
G---------10----8/9----9-------------------------------
D------10----10-----10---------------------------------
A----9-------------------------------------------------
E--8---------------------------------------------------
|
LeandroP Moderador |
# dez/04
· votar
Retificando:
Se eu fizer uma penta menor sobre um C7, a nota Eb soaria mais como #9 do que como b3, então eu posso usar a nota mi e mi bemol na mesma escala (+ chances pra cromatismo).
A quarta justa sempre cai bem sobre estes acordes e a quarta aumentada soa como uma perfeita blue-note (+ chances para uma cromatização ainda maior: Eb - E - F - F#). E a quinta justa (nota comum) fecha a cromatização: Eb - E - F - F# G.
Sugestão do acorde pra base:
.
e---8--------------------------------------------------
B---5--------------------------------------------------
G---7--------------------------------------------------
D---8--------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
C7(9)
|
ze_ofmaiden Veterano |
# dez/04
· votar
el salvador LeandroPanucci =)
salve el salvador
|
Adriano Medeiros Veterano |
# dez/04
· votar
LeandroPanucci
tá ai rapaz, tu é o cara
valeu mesmo
tá ai mais uma coisa q só o blues nos proporciona né tche, esses cromatismos assim, todo mundo fala q notas fora servem só de passagens, incluindo a blue note, mas eu discordo, pois muitas vezes eu to improvisando e acabo caindo em uma dessas notas e caem bem, principalmente com vibrato como tu disse
e outra coisa, acho q a gente deveria fazer um topico sobre o blues, progressoes, escalas e peculiaridades do estilos, pq pra mim o blues é o "estilo de passagem" que todos os guitarristas deveriam passar
|
LeandroP Moderador |
# dez/04
· votar
Adriano Medeiros
Ah sim, o blues ensina muito. Tem gente que prefere dizer que é tudo igual porque só vê a casca mas não pega a essência.
|
Leon Farias Costa Veterano |
# jan/05
· votar
por favor me ajudem,o q é escala?
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
Leon Farias Costa
escala = escada
|
Dimmy_townshend Veterano |
# mar/06 · Editado por: Dimmy_townshend
· votar
Leon Farias Costa
oqq tu tah fazendo aki??
vc diz tokr guitarra??? se diz, como pode naum saber oq eh escala?? : / x0
|
Marisco Veterano |
# mar/06
· votar
Dimmy_townshend
Ganhou um Ban de 3 dias.
Eu já tinha te avisado para não ficar upando tópicos antigos para falar bobagens.
|
O_Melhor_O_Modesto Veterano |
# mar/06
· votar
Leon Farias Costa
por favor me ajudem,o q é escala?
C D E F G A B escala de dó maior.
G A B C D E F# escala de sol maior.
e por assim vai
essa divisao de notas é a escala.
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
Leon Farias Costa
Não estou gozando com a sua cara quando disse que escala = escada.
É isso mesmo. É uma escada feita de notas, que sobe e desce.
|
Extrapolation Veterano |
# mar/06 · Editado por: Extrapolation
· votar
pourras... ressucitaram o topico tche
hj eu até tenho a escala alterada na ponta dos dedos e da mente
e eu ainda quero saber pq tenho acesso negado ao meu nick antigo (Adriano Medeiros)???? eu nao tinha feito nada
eu gosto do meu nome, po
|
besteira Membro Novato |
# jun/17
· votar
Olá galera, bom dia, e desculpe ressuscitar esse tópico. Eu gostaria de saber como montar no violão o acorde de F#alt
vocês poderiam me ajudar?
|
soruji Veterano |
# jun/17
· votar
Como montar no braço do violão, eu não sei, porque sou tecladista, mas um acorde alterado tem esse nome, porque você pode alterar os graus da sua escala. Os únicos graus que não podem ser alterados são os 1, 3 e b7. O restante, vocÊ pode alterar da forma que quiser, colocando as extensões que quiser (#5/b13 - b9 - #9)
Um F#7 tem as seguintes notas: F# - A# - C# - E
Um F#alt pode ter as seguintes notas:
F# - A# - D - E = F#7(#5) ou F#7(b13)
F# - A# - D - E - G = F#7(b9b13)
F# - A# - D - E - A = F#7(#9)
Esses 3 acima são acordes alterados, mas cada um tem uma sonoridade específica, mas ambos preparam o acorde de Bm7.
|
LeandroP Moderador |
# jun/17
· votar
soruji Os únicos graus que não podem ser alterados são os 1, 3 e b7. O restante, vocÊ pode alterar da forma que quiser, colocando as extensões que quiser (#5/b13 - b9 - #9)
Excelente! No alvo!
|