arpejo diminuto em cima do 3º grau alterado do campo harmonico maior?! Pq?!

    Autor Mensagem
    MAF1050
    Veterano
    # fev/07


    Eh o seguinte......... eu estava criando o solo para a seguinte harmonia..... bem simples por sinal:

    (Bm A G F#)

    "Bm" eh o 6º grau do C.H. de "D"

    Então pode-se usar como base o seguinte C.H. :

    D7+ Em7 F#m7 G7+ A7 Bm7 C#º

    Voltando à harmonia da música temos:

    Bm -> 6º grau
    A -> 5º grau
    G -> 4º grau
    F#-> 3º grau alterado (jah q acorde eh maior ao invés de menor)

    Bom o q aconteceu foi o seguinte......... no exato momento em q entrava na harmonia o acorde F#, usei os arpejos de C#º e Gº e ambos funcionaram.

    Minha dúvida é:

    Por que esses arpejos funcionaram em cima do acorde de F#? Se teoricamente eles soh deveriam funcionar em cima dos seguintes acordes:
    C#º Gº Bº Eº

    ow eu toh falando besteira?




    Obs: não tenho domíno sobre teoria. Portanto, se falei alguma coisa errada me corrijam.

    Abraços....

    eeevee
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    esqueça a teoria. Não soou legal? então deixe assim.

    MAF1050
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    pode crer....... mas eu queria entender pra saber qdo usar....... soh por conhecimento mesmo.......

    Tio Frank
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Puts!

    Eu achando que era apenas criatividade pra criação de um solo. Ainda acho.

    eeevee
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    MAF1050
    pode crer....... mas eu queria entender pra saber qdo usar....... soh por conhecimento mesmo.......
    bom, a tônica do diminuto entra como 5º do acorde, o E como 7 menor, o G como 9b e o B como 11.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    MAF1050

    O F# é o acorde dominante do Bm.

    Mesmo que você não veja este acorde no campo de D7M / Bm7, ele é o dominante do Bm. (porque todo acorde tem um "dominante" no seu Vº grau).

    Escala do F# dominante - F#7 (Vº do Bm)

    F# - G - A# - B - C# - D - E - F#

    O que mudou foi apenas a nota A#, pra transformar o F# em dominante, pois do contrário seria um simples F#m, certo?!

    Formando a trétrade básica:

    F# - A# - C# - E = T, 3, 5, 7 = F#7

    Se você procurar a 9a deste acorde, você vai achar um b9, porque a escala já começa com um semitom.

    F# - G - A# - C# - E = T, b9, 3, 5, 7 = F#7(b9)

    Se você inverter este acorde, e jogar a nota F# fora, você terá um A# diminuto: A# - C# - E - G (T, b3, b5, b7)

    Todo acorde diminuto gera outros diminutos com uma distância de uma terça menor (1,5 tom), portanto:

    A#dim = C#dim = Edim = Gdim

    Inversão dos intervalos.

    MAF1050
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    LeandroPanucci

    entendi...... um pouco complexo........ mas acho q deu pra pegar..... hehehe

    vlw velho........ abraço

    MAF1050
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    LeandroPanucci

    soh mais uma coisa......

    vc falou q a escala do F# dominante eh:

    F# - G - A# - B - C# - D - E - F#

    Essas notas em sequência formam o modo Frígio que corresponde ao terceiro grau de um C.H. qualquer.

    Não deveriam essas notas estarem em uma sequêcia que forme o modo mixolídio que correspondem ao quinto grau do C.H. por se tratar de uma domimante?

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    MAF1050
    F# - G - A# - B - C# - D - E - F#
    Essas notas em sequência formam o modo Frígio que corresponde ao terceiro grau de um C.H. qualquer.

    Cara, esta sequência não dá Modo Frígio em Tonalidade nenhuma...
    Vc vai encontrar algo parecido com isso no Campo Harmônico de D, mas com a nota A no III Grau e não a nota A#. O Modo Mixolídio também é viável, assim como o Modo Jônio, desde que o acorde seja Maior.
    Valeu!!!

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    MAF1050
    quem usa muito isso eh o malmsteen, toca arpejos diminutos formados a partir da 3a maior de acordes dominantes. Ex : para o Acorde E7 soando antes de resolver em Am, tocar :

    e--4-1-------1-7-4-------4--10-7--------7-10--etc------
    B------3---3-------6---6---------9----9----------------
    G--------4-----------7-------------10------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    _FrEd_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    MAF1050

    essa escala que o leandro citou eh chamada mixo (b9, b13), formada a partir do quinto grau da escala menor harmônica...

    MAF1050
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Penta_Blues
    _FrEd_

    pode crer..... vlw moçada


    soh mais uma coisa........ eu posso usar os arpejos diminutos em quaisquer acordes dominantes que tensionem para o repouso na tônica?

    e as dominantes dos demais acordes? Permitem a aplicação de aperjos ow escalas diminutas tbm?

    MAF1050
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Rei Arthur Pendragon

    opa esqueci de te agradecer tbm.... vlw

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    MAF1050

    Sim, tds os dominantes podem ter o arpejo diminuto usado em cima deles, soh q tem q ser usado o diminuto relativo ao acorde...

    Se for em E7, tu pega o Campo Harmonico q ele eh dominante, que seria o Am, no caso de Campo menor... nesse campo temos o B diminuto, intao tu vai usar o B diminuto e tds os outros diminutos formados a partir de terças menores, como ja disseram...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/07
    · votar


    MAF1050

    Não é propriamente um modo frígio, mas uma mistura de mixolídio com frígio.

    Pense nesta simples fórmula: pegue uma escala menor e inverta ela, deixando a 5a nota (Vº grau) mais grave. Se esta inversão não conter uma 3a maior com relação a tônica, basta aumentar em um semitom e você achou o dominante. Mas como a origem deste dominante é de uma escala menor, vão aparecer tensões diferentes do modo mixolídio, como uma 9a menor (ou 9a aumentada - não confundir com 3a menor), uma 13a menor.

    Experimente preparar um acorde Cm com um G7(b9) ou um G7(b13).

    Experimente pegar emprestado da tonalidade menor os dois dominantes acima e preparar um C7M, e note como a cadência soa triste, completamente oposto a um simples G7(9) ou um G7(13).

    O dominante em questão assume as características da sua escala de origem. Menor = triste, Maior = alegre.


    G7(b9) Cm G7(b13) Cm G7(b9) C7M G7(b13) C7M
    e------------------------------------------------------
    B-----3--1----------4--4----------3--0----------4--5---
    G----1---0---------4---5---------1---0---------4---4---
    D---3----1--------3----5--------3----2--------3----5---
    A--------3-------------3-------------3-------------3---
    E--3-------------3-------------3-------------3---------


    MAF1050
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _FrEd_
    LeandroPanucci

    agora sim..... dúvidas sanadas.......... vlw moçada.....

    Facchini
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Olha eu toko faz um tempo guitarra, e nunca intendi PORRA NENHUMA disso ae :/
    Sempre fiz solos pras músicas das minhas bandas, e pra algumas composições próprias mesmo, e NUNCA soube nada disso :/
    Presiso aprende essas coisas... Pra mim isso dae é russo...

    digitalrw
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: digitalrw
    · votar


    Facchini
    Olha eu toko faz um tempo guitarra, e nunca intendi PORRA NENHUMA disso ae :/
    Sempre fiz solos pras músicas das minhas bandas, e pra algumas composições próprias mesmo, e NUNCA soube nada disso :/
    Presiso aprende essas coisas... Pra mim isso dae é russo...


    AHAHAHA idem aki.

    Comecei a toca guita faz 6 meses, e lendo isso ae, até me desanima EUAHEU :(

    Parece mais complicado do que fisica :O

    Facchini
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Comecei a toca guita faz 6 meses

    Eu toco a cerca de 5 anos violão e guita... Nunca tive um professor de guita, talvez seja por isso. Mas eu tenho uam boa intuição musical e um ouvido maizomeno o que me deixa feliz :]

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    digitalrw

    Com 6 meses eh dificil msm, acho q tu sabe fisica há mais tempo do que musika...

    Facchini


    Nunca tive um professor de guita

    Ta explicado.. ser autodidata eh mais complicado mas da pra aprender sim, o problema eh achar conteúdo e organizar.....

    B r u t u S
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    To na mesma dos brother ae. Eu leio e releio isso ae e vejo q a coisa eh russa!!! haeoiahaheoai

    Ae eu grudo na minha guitar e vejo q oq faz minha cabeça é pentatonica, vibratos, double stops e harmônicos.

    Mas eu keria manjar dessas coisas ae pra criar harmonias e melodias com resolucoes e progressoes da hora.

    Tiro o chapéu pra galera q dedica tempo e força de vontade a isso ae. um dia eu aprendo

    aheoaiehsioah.

    abs!

    UGO_RJ
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    esqueça a teoria. Não soou legal? então deixe assim.

    (2)

    Richard Guitar
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Richard Guitar
    · votar


    Esse F# pode ser emprestimo tb da menor harmonica.
    A terça de F# da menor harmonia é A#.
    O C# é a terça de A#.
    E o G é a setima diminuta de A#.

    Então tá tudo dentro.

    eta troquei o "#" por "b"

    foi mal

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    A terça de F# da menor harmonia é Ab.
    O C# é a terça de Ab.
    E o G é a setima diminuta de Ab.


    Cuidado amigo... Ab seria o G#, que eh a segunda maior de F#.... C# seria o Db, que eh a 4ª de Ab... O G eh a setima maior de Ab..

    Richard Guitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Cuidado amigo... Ab seria o G#, que eh a segunda maior de F#.... C# seria o Db, que eh a 4ª de Ab... O G eh a setima maior de Ab..

    em vez de Ab é A#, consertei já

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Esse F# pode ser emprestimo tb da menor harmonica.
    A terça de F# da menor harmonia é A#.
    O C# é a terça de A#.
    E o G é a setima diminuta de A#.


    Vc quer dizer q a terça de F#m harmonica eh A#? pq se for eh A...

    Com relação a sua teoria, c for o q eu to pensando, n da certo pq o F# eh menor e não maior, na menor harmonica.. Explica melhor uhehueuhe

    Deji
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    MAF1050

    Explicado de forma mais simples:

    O F# não é do CH de D, ele seria o dominante do Bm no CH menor Harmonico de Bm.
    Esses dois diminutos que vc pertencem a esse CH.

    Richard Guitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Vc quer dizer q a terça de F#m harmonica eh A#? pq se for eh A...

    Com relação a sua teoria, c for o q eu to pensando, n da certo pq o F# eh menor e não maior, na menor harmonica.. Explica melhor uhehueuhe


    Não, é F# Maior mesmo, a terça dele é o A# mesmo.
    O F# aí em questão seria o 5º grau da menor harmonica.

    Já que ele veio do G pro F#, ou seja, dois acordes em sentido cromatico, vc pode ver o F# dessa forma tb, como o 5 grau da menor harmonica, é mais um clichê isso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a arpejo diminuto em cima do 3º grau alterado do campo harmonico maior?! Pq?!