John Lennon um guitarrista

Autor Mensagem
NowhereMan
Veterano
# dez/04


Mestre Beto, qual a sua opinião sobre o estilo de tocar guitarra de John (principalmente de solar)?
Ashley S. Costa
São Luís - MA

Oi, Ashley. Tudo certinho? Espero que sim.

Bom, falar sobre os pontos de excelência do John tocando, demandaria um tratado. Mas pra tentar ser objetivo posso te dizer o seguinte: Na minha opinião, está pra nascer alguém que conduza uma base (ritmo) igual ao John, com ênfase a vários aspectos: contundência, personalidade, pegada, pulso, sonoridade e criatividade.

As levadas do John são tão fantásticas que há um fato muito interessante (que você poderá passar a prestar atenção): Há zilhões de músicas onde se você tirar a guitarra do George, a coisa ainda continua rolando. O mesmo acontece até com a baixo do Paul! Mas, tire a base do John!!! A música simplesmente desaparece, pois ele era o responsável pela "marcha do trem", entende?

Músicas do tipo: Help, I Need You, It´s Only Love, And I Love Her, If I Fell, I´m Only Sleeping, All My Loving, Cry Baby Cry, Come Together, Dear Prudence, When I Get Home, etc, etc, etc, VIXE!!!!!!!!! (eu poderia ficar dando exemplos até amanhã) são daquelas onde a base é que sustenta tudo! E nesse aspecto o John era absolutamente perfeito.

No que diz respeito a solos, é evidente que o John não possuía a técnica de um virtuose. Em compensação ele supria essa carência técnica com o aspecto que considero o mais precioso em um músico: A MUSICALIDADE.

Técnica, é trabalho braçal. Qualquer um (talentoso, ou não) pode atingir, mas musicalidade não. Essa, ou tá no sangue, ou...necas. Não se aprende na escola. O que dizer (por exemplo) dos solos de "Hey Bulldog", "Get Back" e "You Can´t do That", a não ser PERFEITOS???

O John era 100% inspiração. Aliás, acho o John perfeito em todos os aspectos: como guitarrista base, como compositor e como cantor e essa opinião é absolutamente isenta da minha condição de fã. É uma opinião baseada naquilo que ouço e analiso. Não consigo imaginar nada que pudesse ser melhorado, acrescentado ou modificado em nada do que o John fez na música dos Beatles. Ele era fantástico!

NowhereMan
Veterano
# dez/04
· votar


e ai deem a opiniao de vcs sobre o john lennon como guitarrista vcs concordam com o q o maestro afirmou ou nao?

Caverna2004
Veterano
# dez/04
· votar


Olha bicho...eu estou começando a tocar guitarra agora, e tenho alguns mestres, tais como Malmsteen, Vai, satriani..etc...e olha nenhum chega aos pés do Lennon em termos de melodia, composição...musicalidade...felling...ta entendo....Lógico que tecnica nem se discute...mas em termos de composição...ele eh o melhor mesmo...

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


o solo de let it be é mto foda

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


melhor que o kurt cobain ele era

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


Mestre Beto

who the hell?

NowhereMan
Veterano
# dez/04
· votar


ARTÍSTICO:
Beto Iannicelli
NASC.:
14 de Setembro de 1957
LOCAL:
São Paulo - SP
TEL:
9123.0949 (celular)
e-mail:
betoiannicelli@fabrevival.com.br


Formação Musical

1964 - Violão Popular
Prof.: Marivaldo Fernandes

1967 - Violão Erudito
Prof.: Angela Munner (concertista internacional)
Conservatório Musical de São Paulo

1973 - Diplomado em Violão Erudito pelo Conservatório Musical de São Paulo, em 1º lugar com Honra ao Mérito.

1973 - Aulas particulares com o mestre Isaías Sávio. Paralelamente ao Erudito, estudou guitarra com o Maestro Messias Saint Jr., especializando-se em MPB, Jazz e Improvisação

1974 - Curso de Arranjos e Orquestração
Prof.: Maestro Messias Saint Jr.

1975 - Ingressa na FAP ARTE (Faculdade Paulista de Música e Arte- SP, no curso de Composição e Regência

1978 - Forma-se em Composição e Regência na FAP ARTE - SP

1979 - Arrangements (Pós Graduação)


Histórico Artístico

1972 - Nesta época, já atuava profissionalmente em estúdios, gravações, shows e televisão ao lado de músicos consagrados, tais como o grande baixista Gabriel e o baterista Dirceu (já falecido), ambos atuantes na Jazz Sinfônica.

1975 - Atuação como integrante da Orquestra da extinta TV Tupi e , posteriormente, na Tv Bandeirantes, como Maestro e Arranjador assistente do Maestro Messias Saint Jr., no programa "A GRANDE CHANCE", do apresentador Flávio Cavalcanti, com apenas 18 anos.

1976 - À partir dos 19 anos, já atuava como músico e arranjador na noite de São Paulo, em casas conhecidas como Baiuca, Padock, Viva Maria , FarWell, Boca da Noite, acompanhando vários artistas.

1977/1997 - Atuação como arranjador e ou instrumentista, participando de shows, gravações e produções, fixas e eventuais, no Brasil e exterior, com nomes como:

FILÓ MACHADO, RUI MAURITY, ROSA MARIA, ZEZÉ MOTA,CÉLIA, CAUBY PEIXOTO, PERY RIBEIRO, MARCIA, AGNALDO RAYOL, LENY ANDRADE, JANE DUBOC, AMILSON GODOY, ZÉ LUIS, ZIMBO TRIO, NORA NEY, MARCIO MONTARROYOS, PAULO MOURA, TONINHO HORTA, ALCIONE, HÉLIO DELMIRO, EMÍLIO SANTIAGO, FLAVIO VENTURINI, NANA CAYMMI, OSVALDINHO, TOQUINHO, DOMINGUINHOS, CESAR CAMARGO MARIANO, dentre outros.

1984 - Atua como músico e arranjador de Leny Andrade em tournée pela América Latina em clubes noturnos e festivais de jazz, trabalhando com exclusividade até 1987.

1984 - Quando da vinda de João Gilberto ao Palace, foi responsável pelos arranjos de Cordas de "Wave", "Desafinado" e "Chega de Saudade"' de Tom Jobim, na qualidade de arranjador assistente do Maestro Messias Saint Jr.

1985/1986 - Produtor Musical da gravadora "Pointer", de José Maurício Machline, um dos proprietários da SHARP do Brasil

1986 - Free Jazz Festival (RJ) ao lado de Leny Andrade, junto à participações de Ray Charles e Manhatan Transfer

1986/1987 - Festival de Jazz da Europa , (14 capitais) como guitarrista e arranjador de Leny Andrade, nos mesmos shows onde se apresentaram os brasileiros Paulo Moura, Helio Delmiro e Cesar Camargo Mariano e artistas internacionais consagrados como: Ron Carter Trio, Miles Daves, Singers Unlimited, Ray Charles, Paquito de Rivera, dentre outros.

Desenvolve trabalho solo intrumental, elogiado pela crítica e por grandes Maestros e Arranjadores como Laércio de Freitas e Amilson Godoy.

1988 - Breve residencia em Paris, onde atua como instrumentista e arranjador convidado, em shows e gravações pela Europa com nomes como: Yvete Mattos, Loalwa, Evinha, Bernard Lavillieur, Les Etoilles, dentre outros.

1989/1992 - Retorna ao Brasil, convidado a formar a nova Orquestra do 150 Night Club, do Hotel Maksoud Plaza em São Paulo, onde atua como Maestro e Arranjador.

1994 - Recebe indicação para o "PRÊMIO SHARP" como melhor arranjador pelo trabalho feito no disco "Louca de Saudade" da cantora Célia, integrante do elenco da gravadora VELAS, de Ivan Lins e Vitor Martins.

1995 - Convidado para dirigir e produzir o disco do artista brasileiro radicado no Japão, Francis Smith, trabalho este onde participaram os melhores músicos brasileiros como: Filó, Arismar do Espírito Sto., Silvia Góes, Proveta, Gil, Silvinho Mazzuca, dentre outros.

2001/2004 - Dedica-se inteiramente à "FAB REVIVAL - The Beatles Cover", focada na música dos Beatles.

NowhereMan
Veterano
# dez/04
· votar


ta ai

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


ahahaha

agora sim :)

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


ahahaha

agora sim :)

dum_guitar
Veterano
# dez/04
· votar


gustavo macaco

O solo de Let it be é do George Harrison, com Telecaster...

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


tenho uma cover guitarra com o solo comentado que diz que foi o john mesmo, depois vejo quem transcreveu e colo aqui

Marisco
Veterano
# dez/04
· votar


Técnica, é trabalho braçal. Qualquer um (talentoso, ou não) pode atingir, mas musicalidade não. Essa, ou tá no sangue, ou...necas

Discordo completamente! Musicalidade pode sim se adquirir. As pessoas tem uma tendência a achar que talento é uma característica genética. Talento se adquire com prática, esforço e dedicação!

Agora em relação a discução inicial, voltamos a velha e sabia frase que diz: Isso é questão de gosto. Eu particularmente prefiro muito mais os solos e harmonias do George (vide Something, que pra mim é a melhor dos Beatles). Entretanto é impossível negar o talento do John!

dum_guitar
Veterano
# dez/04
· votar


gustavo macaco

Quem transcreveu falou bobagem... Veja o filme Let it be. Mesmo sem ver, note que o solo é a cara do Harrison, em pegada, melodia, etc.

sapo
Veterano
# dez/04
· votar


Quem faz o solo de Let It Be é o George Harrison, com uma Telecaster, pelo menos no clip q eu vi.. o Lennon toca baixo... mas tem várias versões de Let It Be por aí com solos diferentes...

John Lennon na minha opinião como GUITARRISTA não tem nada demais, tem umas bases legais, alguns solos maneiros, mas não se compara ao George Harrison... agora o Jonh Lennon como MÚSICO é fora de série, um gênio, letras fudidas, harmonias perfeitas, excelentes canções, composições, vocais etc. E é isso q faz ele ser famoso.

Marisco

Curto muito os solos do George Harrison, o solo de Something é uma beleza, muito bonito, tb é o meu preferido dos Beatles!

sapo
Veterano
# dez/04
· votar


Mas eu como baixista adoro mesmo as linhas do Paul McCartney!! são muito fodas ahuahua, o baixo mesmo de Something é muito maneiro tb, adoro tocar essa música =) todos ali eram excelentes músicos

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


ok errei entao, mas ele continua sendo fodao

NowhereMan
Veterano
# dez/04
· votar


eh tipo o solo de hey bulldog eu acho muito loko e foi o john q fez o solo eh tipo perfeito

filipethadeu
Veterano
# dez/04
· votar


em quesito harmonia realmente ele muito bom... mas nao eh melhor nao... jimmy page ate morrer!

NowhereMan
Veterano
# dez/04
· votar


tb cara mais o john tb tinha uma puta criatividade tanto nas bases quanto nos solos e nas letras e em tudo ele eh completo

MacCa
Veterano
# dez/04
· votar


NowhereMan

Eu já li isso nessa página de ondee você tirou, e digo que concordo apenas parcialmente, porque ese maestro é muito baba ovo dos caras (com razão), nem parece maestro...

MacCa
Veterano
# dez/04
· votar


Eu acho o George bem melhor, com aquela pegada meio jazzística e blues dele...

MacCa
Veterano
# dez/04
· votar


dum_guitar

No vídeo você vê o Geroge executando o solo...

NowhereMan
Veterano
# dez/04
· votar


Eu já li isso nessa página de ondee você tirou, e digo que concordo apenas parcialmente, porque ese maestro é muito baba ovo dos caras (com razão), nem parece maestro...

eu sei cara isso eh verdade ele eh suspeito em falar bem dos beatles pq ele eh um puta fan e tudo mais...

mariolennon
Veterano
# dez/10
· votar


dum_guitar e gustavo macaco

Há duas versões de Let it Be, uma com solo do George e uma com solo do John... uma delas saiu em compacto, e outra saiu no disco, mas não lembro qual... o solo mais barulhento, distorcido e com mais notas é do John, e o outro, com efeito de caixa rotatória e mais silencioso, é o do George. Basta ouvir a versão do disco Let it Be e a versão do cd The Beatles One.

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


mariolennon
uma com solo do George e uma com solo do John...
legal, nao sabia disso... achava que os dois eram do george

só preste atenção às datas de postagem, voce esta postando em topico de 6 anos atras! esses usuarios nem frequentam mais o forum

mateusrrm
Veterano
# dez/10
· votar


mariolennon
Olha a data do tópico antes de postar ;)

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


John Lennon também tocou órgão, especificamente na música I'm Down. No shea stadium, ele tocou com os cotovelos:





mariolennon
Veterano
# dez/10
· votar


kiki e mateusrrm

ah eu olhei sim, sempre olho... é que sou novato e infelizmente alguns tópicos que me interessam já são muito antigos, como esse... mas mesmo assim eu respondo, sabendo que to "recussitando" os tópicos e que os caras nem entram mais no fórum hehehe

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


mariolennon

Poste a vontade. No momento em que um tópico não tiver mais utilidade para os usuários, a moderação que o feche. Desde que o tópico está aberto, não é crime postar nele.

E aproveito pra dar uma dica a moderação, ou a quem quer que seja que organiza isso, que seria interessante fechar tópicos que fiquem um determinado período de tempo sem receber postagens. Que aí esse papo de "veja quando foi o último post, pra que postou" não tornar-se-á a se repetir.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Lennon um guitarrista