The Beatles: John Lennon quis Eric Clapton no lugar de George!

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# jul/09


Episódio-chave na história dos Beatles, a saída de George Harrison em janeiro de 1969 foi mantida em segredo. Naquela tarde, Yoko Ono assumiu os vocais. A atmosfera ficou cinza. A banda se preparava para o que seria seu último show, mas agora estava incompleta. A solução? "Vamos colocar o Eric", bradou o impulsivo John Lennon. Clapton mantinha amizade com toda a banda - mas principalmente com o próprio George, e aquilo seria no mínimo desconfortável...

"Se o George não voltar até segunda ou terça [13 ou 14 de janeiro de 1969], chamamos Eric Clapton para tocar", disse John naquele fatídico dia. O relato está publicado no site da revista Where's Eric!, mantida pelo fã-clube britânico de Clapton desde 1992, com assinantes em mais de 30 países.

John teria ido além, dizendo que Clapton saíra do CREAM porque eram "todos solistas"; que os Beatles "lhe dariam liberdade total para tocar sua guitarra" e que a banda deveria continuar com ou sem George.

Os Beatles queriam registrar uma apresentação ao vivo para encerrar o filme "Let It Be", que retratou o cotidiano da banda no estúdio. Com o cronograma apertado, o show tinha que acontecer antes do fim do mês. Isso contribuiu para a extrema ansiedade de John. Tratava-se do "Rooftop Concert", na cobertura do prédio da Apple em Londres.

De acordo com a publicação, a conversa daquela noite entre John, Ringo Starr e Michael Lindsay-Hogg (diretor do "Let It Be") foi inteiramente gravada. O áudio não está disponível, mesmo porque valeria milhares de dólares nas mãos de colecionadores. Mas as intenções de John são confirmadas no best-seller "The Beatles: Anthology", lançado pela própria Apple Corps em 2000 (Editora Cassel & Co - UK). Na página 316, Paul McCartney recorda:

"Depois que George foi embora tivemos uma reunião na casa do John, e acho que seu primeiro comentário foi 'vamos colocar o Eric'. [...] Pensamos 'não, espere um minuto. George saiu e não pode ser assim - não é bom o suficiente".

George deixou a banda após um tenso diálogo com Paul, que foi registrado pelas câmeras e pode ser visto no vídeo legendado disponibilizado no Riffola.

A jam maluca com Yoko e a chegada do 'quinto beatle' que amenizou o clima das gravações também são parte do vídeo.

Fonte: http://whiplash.net/materias/curiosidades/084722-beatles.html

Math Guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Putz... Aí ia f**** tudo na amizade do Eric com o George.
Como se já nã bastasse aquele episódio do Eric ter se declarado para a mulher do George na frente do próprio George...

Mas, olhando pelo lado musical, os Beatles poderiam ter sido ainda mais famosos e terem durado mais tempo com um guitarrista como Eric Clapton, que tecnicamente é muito superior ao George.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


O foda é que na mesma época, outra banda também estava de olho no Clapton: THE ROLLING STONES

Segundo Keith Richards:

"Ele nunca disse nada, mas esperava que a gente o chamasse", diz Keith, que conta só recentemente ter descoberto a intenção do guitarrista do Cream. "Por que vocês nunca me chamaram?", teria perguntado Clapton. Resposta de Keith: "porque você é muito bom".

De qualquer modo, Keith acredita que Clapton nunca teria dado certo na banda. "Tem músico que serve como membro de uma banda, e tem músico que não serve. Se tem alguém mais preguiçoso que eu, esse alguém é Eric."


rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


Alve maurilia, se o Eric tivesse mesmo entrado pros Beatles aí q seria a maior banda de todo os zilhões de universos q possam existir...
rsrs

Eric Clapton
Veterano
# jul/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Math Guitar
Mas, olhando pelo lado musical, os Beatles poderiam ter sido ainda mais famosos e terem durado mais tempo com um guitarrista como Eric Clapton, que tecnicamente é muito superior ao George.

Eu acho que soaria um tanto estranho, apesar do Clapton já ter contribuído com o solo de "While My Guitar Gently Weeps".

Só se o Clapton ficasse como guitarrista solo e o Harrison como base, ai eu acho que daria muito certo!

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


Eu acho que este tópico deveria estar no Música em Geral e não no tópico de guitarras... Eu só consigo alterar pela moderação?

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


Naquela tarde, Yoko Ono assumiu os vocais.


Que merda... =/

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


não acho que o Eric daria certo mas enfim

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


Dogs2

As eu acho que daria certo as vezes eu acho que não...

Seria uma explosão de egos.

O Cream, realmente era uma banda de solistas e improvisadores, certos improvisos ultrapassaram a barreira dos 30 minutos e essa era uma característica dos músicos. Nos Beatles era diferente, eles tinham um lado mais pop, mais comercial (o que Clapton seguiu nos anos 80), mas naquela época seria estranho o Clapton fazendo um solo de 15 minutos e o resto da banda olhgando, ao contrário do Cream em que eles ficavam competindo entre si, mesmo com Lennon McCartney dando todo o espaçõ para a guitarra de Clapton, eu acho que ofuscaria muito o Geroge Harrison.

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
comercial não é a palavra... eu digo que os Beatles se preocupavam muito com a estrutura das músicas, coisa que solos improvisados quilométricos não costumam colaborar

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


Dogs2

Exatamente!

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


Dogs2

As vezes eu acho que certas bandas deveriam acabar na hora certa, assim como o Cream e os Beatles.

kiki
Moderador
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
putz, não sabia dessa historia... loucura

pelo que se ve no anthology, o clima tava tenso mesmo nessa época.
por isso mesmo se percebe que no rooftop o george tá meio na dele, quietão.
já pensou o que seria do rooftop sem o george, e com o eric?

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


kiki
putz, não sabia dessa historia... loucura

Foda né?? E essa história vem ao público 40 anos depois, se esse boato se espalha na mídia na época, seria um estardalhaço!


pelo que se ve no anthology, o clima tava tenso mesmo nessa época.
por isso mesmo se percebe que no rooftop o george tá meio na dele, quietão.


Parece que o pivô foi a Sra. Ono.

kiki
Moderador
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
Parece que o pivô foi a Sra. Ono.
não sei não... eu não vou muito com a cara dela, mas não é só isso não.

pelo anthology fica claro que o paul era meio mandão... rolavam altos atritos entre ele e o george.
eu lembro do paul falar alguma coisa pro george meio "faz assim", ai o george responde puto "tá, eu faço como voce quiser".

na verdade mesmo o único que ficava fora das brigas de ego era o ringo!

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


kiki

Ringo sempre foi o mais tranquilo dos quatro.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
Episódio-chave na história dos Beatles, a saída de George Harrison em janeiro de 1969 foi mantida em segredo. Naquela tarde, Yoko Ono assumiu os vocais. A atmosfera ficou cinza. A banda se preparava para o que seria seu último show, mas agora estava incompleta. A solução? "Vamos colocar o Eric", bradou o impulsivo John Lennon. Clapton mantinha amizade com toda a banda - mas principalmente com o próprio George, e aquilo seria no mínimo desconfortável...

Cara, essa história é muito antiga, tem biografia extra-oficial dos anos 70 que já falava dela,documentários dos anos 80 que tb já contavam essa história. O Eric era a escolha natural de muitas bandas da época, se vc pensar ele era um dos melhores amigos do John e do Paul, o melhor amigo do George, foi por muito tempo o guitarrista e vocalista substituto dos Rolling Stones, sem ficando no lugar do Brian Jones quando ele estava muito doido pra tocar ou do Jagger quando ele perdia a voz. Da mesma forma era muito amigo do Pete Townsend, morou com o John Mayall, e diversas outras bandas da época, então sempre que uma banda dessas ficava sem um guitarrista por algum motivo extraórdinário, era o Clapton que eles chamavam.

No caso dos Beatles o Clapton tocou tanto com John quanto com o George no inicio da carreira solo deles, antes do George decidir seguir carreira solo, ele e o Clapton tocaram juntos numa banda chamada Delaney and Bonnie. E os dois destruiam tudo na banda, acho que os shows deles são a prova que o George jamais seria ofuscado pelo Clapton, especialmente porque ao invés de conflitarem, em geral o estilo dos dois se completava muito mais que o George e o do Paul e do John (os outros dois guitarristas nas gravações dos Beatles).

Math Guitar
Putz... Aí ia f**** tudo na amizade do Eric com o George.
Como se já nã bastasse aquele episódio do Eric ter se declarado para a mulher do George na frente do próprio George...


Rapaz acho muito dificil, talvez a maioria nucna tenha parado pra prestar atenção na parte da biografia dos dois onde o George pede pro Clapton ir pra cama com a Pattie pra que ele pudesse ir pra cama com a cunhada dele Paula Boyd, irmã da Pattie. Ou a parte da biografia do Clapton onde ele diz que a pior coisa pra ele quando ele finalmente ficou com a Pattie de vez, foi que o George não ficou com raiva e vivia trasnformando isso em piada, inclusive ela chega a dizer que preferia que ele tivesse ficado com raiva, mas que essa era a maneira do George lidar com as coisas.

Murillo Wendel
O foda é que na mesma época, outra banda também estava de olho no Clapton: THE ROLLING STONES

Cara, isso é foda, pq o Clapton foi chamado pra entrar em 1969 e não quis, inclusive pediu para o John Mayall escolher quem entraria no lugar dele nos Stones... e querendo ou não em 75, ele tava no auge da primeira fase da carreira solo dele, se eu fosse os caras também não chamaria ele não.

Murillo Wendel
O Cream, realmente era uma banda de solistas e improvisadores, certos improvisos ultrapassaram a barreira dos 30 minutos e essa era uma característica dos músicos. Nos Beatles era diferente, eles tinham um lado mais pop

Cara, eu não subestimaria os Beatles não, os caras tocaram por anos na média de 8 a 10h por dia em puteiros do porto de Hamburgo na Alemanha, os caras eram grandes improvisadores, e boa parte do som deles vem justamente desta época onde eles eram obrigados a tocar de tudo um quanto, dessa mistura de tantas correntes musicais dos anos 50, eles criaram o som deles dos 60.

E também ao contrário de hoje, o som da segunda fase dos Beatles, na época não era considerado popular, eles eram considerado um grupo experimental, que misturava coisas que em geral não faziam muito sucesso na época. É só ver que de 65 em diante, eles tem poucas musicas que chegaram ao nº1 das paradas de sucesso, fato evidenciado no CD THe Beatles One, das 27 Musicas do grupo que chegaram ao primeiro lugar das paradas apenas 10 são dessa segunda fase, sendo que metade delas são dos dois ultimos albuns lançados em 69/70, Abbey Road e Let if Be. E foram embaladas pelo possível rompimento da banda já que logo em seguida, todos os 4 se lançariam em carreira solo e terminariam a banda 3 anos depois em 1973.

Foda né?? E essa história vem ao público 40 anos depois, se esse boato se espalha na mídia na época, seria um estardalhaço!

Cara, acho que na época isso era fato público também, a maior parte das brigas deles foi filmada, o filme Let it Be nunca foi lançado, mas existe bootleg dele desde 69 quando eles desistiram da gravação. Essa briga do George foi capa dos principais tabloides britanicos, então não acho que tenha sido mantida em segredo, até pq todas as biografias não oficiais já contavam esta história desde os anos 70. O lance é que só agora estão confirmando algo que qualquer fã mais ferrenho e informado da banda já sabia desde aquela época.

kiki
pelo anthology fica claro que o paul era meio mandão... rolavam altos atritos entre ele e o george.
eu lembro do paul falar alguma coisa pro george meio "faz assim", ai o george responde puto "tá, eu faço como voce quiser".

na verdade mesmo o único que ficava fora das brigas de ego era o ringo!


Isso é uma meia verdade, se existe alguém na banda que era mandão esse alguém era o John Lennon, que sempre foi o encrenqueiro da banda, tanto é que várias vezes o Ringo saiu da banda por brigar com o John Lennon, inclusive a musica With a Little Help From My Friends, que é do Lennon e cantada pelo Ringo, foi feita como um pedido de desculpas para o Ringo que tinha decidido sair da banda por conta das confusões causadas pelos comentários ácidos do John Lennon. Durante a gravação do filme Let it Be, o Ringo chegou a sair duas vezes da banda. O George saiu uma, e nem foi exatamente por brigas com o Paul McCartney, mas porque se sentia muito pouco valorizado pelos outros 3 Beatles isso em uma época onde ele vinha fazendo JAMs com o Cream, John Mayall, Rolling Stones, Pink Floyd, The Who, e até o Deep Purple.

Agora existia sim uma "briga" entre o Paul e os outros, porque enquanto George e John, achavam que deveriam partir pra uma musica totalmente improvisada, o Paul queria levar o grupo pra uma praia mais estruturada e sob alguns aspectos até mais complexa que fica muito nitida quando o resto da banda concorda com ele e eles gravam o ultimo disco de estudio, o Abbey Road, que ao contrário dos discos anteriores onde as musicas não se interrelacionavam diretamente, no Abbey Road elas são totalmente ligadas uma à outra, quase que como se fossem parte de algo maior, de uma história ou de uma peça maior como na musica erudita que o Paul iria explorar melhor anos depois, na sua carreira solo).

Agora é engraçado ver como o Geroge e o John ficam realmete putos quando o Paul acaba com a banda. Eles seguiram carreira solo, mas meio que combinados de apenas deixar a banda em suspenso, mas o Paul foi o primeiro a anunciar que não voltaria mais para a banda e que estava rompendo o contrato dele com a banda, pois estava mais realizado com a nova banda dele com a sua esposa, o The Wings. Dá pra ver no filme Imagine, o quanto o George e o John ficaram putos com isso, já que aparece na mesma época eles gravando os seus discos solo.

Enfim, a verdadeira história da banda é bem interessante, já que é cheia de conflitos, apesar de a primeira vista parecer uma banda coesa e onde todos se davam bem, eles estavam mais pra familia italiana, onde todo mundo vive brigando, apesar de todo mundo se gostar.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Ah cara, sinceramente eu não sou muito fã dos Beatles, mas que seria estranho um novo integrante na formação original, isso seria!

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Mas mesmo assim Clapton estava mais perto de ser um Rolling Stone do que um Beatle. Pena que nessa época (segundo sua própria auto biografia) ele estava fanático pelo The Band.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Lembrando que o Clapton teve uma banda relâmpago com o John Lennon no final de 1969 chamada The Dirty Mac.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Murillo Wendel
Ah cara, sinceramente eu não sou muito fã dos Beatles, mas que seria estranho um novo integrante na formação original, isso seria!

Cara eu não acho não, o Clapton participou do processo criativo de algumas das composições mais fodas do Harrison, como While My Guitar Gently Weeps, Here Comes The Sun e Something foram compostas quando o Clapton estava morando na casa do Harrison por uns tempos, após eles passarem a noite tocando a esmo, o Clapton foi dormir e quando acordou, o George mostrou as musicas que criou a partir algumas dos temas que os dois haviam tocado na noite anterior. Inclusive, ele disse que estava trabalhando em um dos temas, quando viu o dia amanhecendo, e daí veio a idéia da letra, da mesma forma que a idéia da letra de Something começou a ser feita quando logo em seguida, a Pattie veio chamar ele pra dormir.

E venhamos e convenhamos, While My Guitar Gently Weeps é matadora.



Murillo Wendel
Mas mesmo assim Clapton estava mais perto de ser um Rolling Stone do que um Beatle. Pena que nessa época (segundo sua própria auto biografia) ele estava fanático pelo The Band.

Isso é verdade, afinal, ele já era o step do Brian Jones há anos... hehehehehehe.. mas graças a Deus quem entrou foi o Mick Taylor, por mais que eu adore o Clapton, o Taylor era o homem certo pra banda, tanto é que é a melhor formação dos Stones até hoje.

Murillo Wendel
Lembrando que o Clapton teve uma banda relâmpago com o John Lennon no final de 1969 chamada The Dirty Mac.

Da mesma forma que teve 1001 bandas no periodo entre o Cream e o Derek and the Dominoes, teve o Blind Faith com o Winwood, tocou com o Harrison e o Ginger Baker como parte da banda Delaney and Bonnie... inclusive, o Delaney é creditado pelos dois como o cara que ensinou o Harrison a tocar slide, e que ensinou o Clapton a cantar, também foi o cara que fez os dois tocarem com Stratos/Teles. Em alguns shows o Ringo também tocou bateria com eles.

Nesses videos abaixo dos tempos que os dois tocavam na Delaney and Bonnie & Friends, tu pode ver inclusive que o Delaney toca com a Fender Telecaster Rosewood Special que o Harrison tocou no Rooftop Concert, presente do Harrison pro Delaney. E não acho que o Clapton ofuscou nem o Harrison e nem o Delaney.




nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Antes que eu me esqueça, o Delaney leiloou essa Fender Telecaster Rosewood Special alguns anos atrás, e o lance inicial era de 200mil dolares, queria saber por quanto foi o lance final... hehehehehe

A SG usada pelo Harrison chegou em 560mil dolares.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


nichendrix
Here Comes The Sun e Something foram compostas quando o Clapton estava morando na casa do Harrison por uns tempos,

Eu li na biografia do Clapton que ele e o Harrison ficaram a madrugada toda tocando no quintal da mansão do Clapton chamada "Hurtwood" e no amanhecer Harrison se inspirou na bela paisagem do amanhacer e começou a compor "Here Comes The Sun" e Clapton diz que até a hora do almoço do mesmo dia, Harrison já estava com a música pronta! =D

Isso é verdade, afinal, ele já era o step do Brian Jones há anos... hehehehehehe.. mas graças a Deus quem entrou foi o Mick Taylor, por mais que eu adore o Clapton, o Taylor era o homem certo pra banda, tanto é que é a melhor formação dos Stones até hoje.

Concordo com você! Mesmo Clapton fazendo participações especiais nos Beatles e nos Rolling Stones, se ele fizesse parte, de fato, de uma dessas bandas, mesmo com o espaço que as duas bandas pretendiam dar ao Eric, ficaria uma coisa muito: Beatles and Eric Clapton ou The Rolling Stones and Eric Clapton, assim como foi em John Mayall and The Bluesbrakes With Eric Clapton. Clapton, assim como Hendrix tiveram que ter "suas" próprias bandas!

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Antes que eu me esqueça, o Delaney leiloou essa Fender Telecaster Rosewood Special alguns anos atrás, e o lance inicial era de 200mil dolares, queria saber por quanto foi o lance final... hehehehehe

A SG usada pelo Harrison chegou em 560mil dolares.



Só não bateu o recorde da Blackie: 959 mil dólares!!!

PS> Na época do Delaney, Clapton usava uma linda Gibson Les Paul Custom preta de 3 captadores!

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Acho que o Clapton entrasse para os Beatles ou os Stones aconteceria o mesmo que aconteceu com o Hendrix na banda do Little Richard, seria chutado rapidinho, seriam estrelas demais numa mesma banda.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Murillo Wendel
Eu li na biografia do Clapton que ele e o Harrison ficaram a madrugada toda tocando no quintal da mansão do Clapton chamada "Hurtwood" e no amanhecer do dia Harrison se inspirou na bela paisagem do amanhacer e começou a compor "Here Comes The Sun" e Clapton diz que até a hora do almoço do mesmo dia, Harrison já estava com a música pronta! =D

Cara, não foi isso, porque o Abbey Road foi gravado em Abril de 1969, a musica foi composta antes disso, que eu lembre o Clapton só comprou Hurtwood mais tarde nesse mesmo ano, quando a policia Londrina enquadrou ele, ou ele entregava os amigos famosos e drogados e os fornecedores de drogas deles, ou então ia preso e deram um prazo pra ele sair da cidade caso não aceitasse o acordo. Esse delegado inclusive foi preso mais tarde por abuso de poder e corrupção, já que ele praticamente fez uma caça aos drogados ricos e famosos de Londres.

Que eu lembre, a situação foi essa, mas isso foi na casa do Harrison, que é próxima de Ripley, a cidade natal do Clapton e onde fica Hurtwood, se não me engano o Clapton descobriu a propriedade quando saia da casa do Harrison para visitar os avós em Ripley.

Mas posso estar enganado, já que faz um tempo que não leio as biografias deles.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Mas posso estar enganado, já que faz um tempo que não leio as biografias deles.

Eu também, acho que li errado, mas eu tenho certeza que na bio do Clapton ele relata que ficou com o Harrison tocando até amanhecer, rs...agora eu não lembro em qual casa..

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
Eu também, acho que li errado, mas eu tenho certeza que na bio do Clapton ele relata que ficou com o Harrison tocando até amanhecer, rs...agora eu não lembro em qual casa..

Isso é fato, não tem duvida quanto a isso, Something e Here Comes The Sun foram compostas nesse dia, depois dessa noite tocando, Here Comes The Sun veio primeiro, e a letra de Something veio quando a Pattie veio ao Jardim chamar o Harrison pra cama.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


nichendrix

veio quando a Pattie veio ao Jardim chamar o Harrison pra cama.

Imagino a cara de raiva que o Clapton deve ter ficado!

qew
Veterano
# jul/09
· votar


Agora que os Beatles já são consagrados ficaria extremamente estranho pensar num Beatles diferente do que a gente conhece a 30 anos, mas se na época o Eric tivesse ido, o rumo da historia podia ser diferente sim.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a The Beatles: John Lennon quis Eric Clapton no lugar de George!