Modos e C.H. e dúvidas

    Autor Mensagem
    algo
    Veterano
    # nov/04


    Aê, assim como os modos são interligados eu tava aqui querendo montar os C.H. devidados dos modos paralelos da escala de C só que quando cheguei no modo frígio fiquei em dúvida em relação aos acordes resultantes.
    Tipo
    C Jônio
    C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(5b)

    C Dórico

    Cm7 Dm7 Eb7M F7 Gm7 Am7(5b) Bb7M

    C Frígio

    Cm7M Db7 e o resto como fica?


    tipo Eb-G-B-Db seria um acorde de Eb7b ou Eb6? e o resto?

    algo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    niguém?

    algo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    o n lá de cima.

    Spider Man
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cm7 Db7M Eb7 Fm7 Gm7(5b) Ab7M Bbm7

    Mundo Parabolico
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Mundo Parabolico
    · votar


    Se não me engano fica assim:

    <Cm7>(não Cm7M, poi a 7ª é Bb),
    <Db7M> (pois a 7ª é C, meio tom abbaixo) - A notação musical formal considera "7" sem nenhum complemento como "sétima menor" ou seja, o espaço percorrido de C descendo a escala até Bb é MENOR que do mesmo C descendo até B, porxemplo, que é a "sétima maior". E considera-se 7M "sétima menor", ou seja, esta mais distante da tônica e por consequência mais perto da oitava, está a 1/2 tom;
    <Eb7>
    <Fm7>
    <Gm5b7> ou G meio diminuto
    <Ab7M>
    <Bb7>
    E novamente <Cm7>
    Cê não tá pegando cola na net, pros exercícios que teu instrutor de guitarra pasa não, né?
    Vou te dar uma manha:

    Pega C Frígio, portanto 3º grau da escala de Ab Maior (pra saber conte três tons pra trás a partir do C que é a terça maior de Ab). Agora que descobriu qual é o tom/escala (Ab), escreve ela assim:
    Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G

    Uma escala maior: a partir da tônica(Ab) 1 tom(Bb), 1 tom(C), 1/2 tom(Db), 1 tom(Eb), 1 tom(F), 1 tom (G). OBS.: é só sustituir a partir de qualquer tônica!!!
    Aí você conta a parti da tônica, 3 pra frente e tem a terça.
    Depois mais 2 aí tem a quinta, mais 2 tem a 7ª. Assim cê monta qualquer Campo Harmonico, de qualquer escala!!!
    Aposto que você já estudou tudo isso, mas nunca é de mais revisar!!! Espero ter te ajudado, reveja os assuntos e entre em contato para dizer onde você estava tendo dificuldade!!!

    algo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mundo Parabolico
    Aê cara valeu!!!

    algo
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: algo
    · votar


    quer dizer então que o tom da música tá relacionado com o formato da escala maior ou menor padrão?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    algo

    A maior e a menor padrão são as referências. Atrave´s delas que você identifica o tom.

    algo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci
    blz, então o que diferencia os acordes de modos diferentes é só a função que cada um vai ter de acordo com o grau que ele vai assumir.

    spy2k
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    eu sempre me confundo nesses negócios de modos.. na verdade.. acho que eu naum cheguei a compreender bem...

    os modos não são os mesmos da escala jônia? na verdade começa com outra nota.. não é isso ?

    ahhhhhhh o_O

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    algo

    certo!

    que tom seria isso:

    G - Gsus4 - C/G - G

    Qual escala você usaria?

    algo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci
    o tom é G? a escala poderia ser o modo jônio de G, ou lídio de C, e as derivadas delas?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    algo

    Na verdade o tom é Dó maior, mas a tonalidade é Sol.

    Usamos o Sol mixolídio
    .

    e------------------------------------------------------
    B--------3--------------1------------1-----------------
    G--- G --4----- Gsus4 --2----- C/G --0-----------------
    D--------5--------------3------------2-----------------
    A--------5--------------0------------3-----------------
    E--------3--------------3------------3-----------------


    algo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ah soh a quarta do sol é o C, certo?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    algo

    É sim, e você pode usar uma escala de Fá Lídio ou Ré Dórico sobre o Gsus4.

    Fear of the dark
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Cara, essa parada de usar "essa" escala sobre "aquele" acorde é complicada pra mim, como eu descomplico? (heheh)

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    Fear of the dark

    Na verdade, quando todos os modos pertencem ao mesmo tom, ou seja, você usa as mesmas notas em ordens diferentes (vide modos gregos), você pode pensar individualmente sobre cada acorde, mesmo na prática.

    Saca quando está tocando uma batidona mesmo em ré maior, aí tu começa a brincar com a quarta, com a nona, sexta... enchendo o acorde de firulas. Então você procura o tipo de fraseado sobre cada acorde.

    Dá você vai fazer uma penta, o seu ouvido lhe diz quando inserir ou até repousar em uma nona ou qualquer outra tensão.

    Treine todos os formatos de tríades que puder e vai perceber o que eu não consigo explicar direito;)

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Só volto ao fórum semana que vem... vou viajar para S.C. daqui alguns minutos.... té mais;)



    ÔÔ
    ~



    Bom final de semana a todos!!!!

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Eu nunca compreendi muito bem esses negócios, mas eu mesmo assim consigo compor algumas coisas, tipo usar acordes sus4, e etc, acordes meio boss nova jazz e etc, mas eu acho que consigo fazer por instinto, eu toco a nota já pensando +- o som que vai sair, sem saber escala ou tal coisa e etc, isso em notas, agora em escalas eu sei como tocar, e etc.

    Mas por exemplo tem uma melodiazinha que eu usei a escala japonesa, mas o que mais da a caracteristica japonesa é um cromatismo que eu uso que está numa outra escala lá que também é japonesa, e etc, eu faço isso sem saber exatamente o que eu faço, eu faço que nem o DJAVAN ta ligado? só que eu canto uma porcaria, por isso nem dá para eu tentar me embalar nesse tipo de música :p

    Fear of the dark
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Saquei... mas a forma de ligar um modo a um grau do campo é como? tipo, o jonio pro 1° grau, dórico pro 2°...?
    acho que não né? ai que mora a dúvida

    ziotti
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Fear of the dark
    kra, os modos derivam-se dos graus da escala maior natural(existem tb os modos da menor melódica, menor harmonica, mas estes não vem ao caso). Abaixo segue Dó Maior Natural:


    I II III IV V VI VII
    C D E F G A B


    Cada um destes 7 graus que esta escala possui, dará origem à um modo:

    I - Modo Jonio
    II - Modo Dórico
    III - Modo Frígio
    IV - Modo Lídio
    V - Modo Mixolídio
    VI - Modo Eólio
    VII - Modo Lócrio

    Começando a escala maior natural de Dó, à partir do III grau, por exmeplo, obteremos um Em Frígio. Se começarmos a escala pelo VI grau, obteremos um Am Eólio, logo, conclui-se que o Modo Eólio é a Escala Menor Natural Relativa.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    Fear of the dark

    Primeiramente você já deve conhecer no braço as nostas do acorde que vai fazer. Por exemplo, numa progressão Dm, G7, C7M, você pode fazer assim:
    .

    e-------5-8-5--------|-----------------|---------------
    B-----6-------6------|-----------------|---------------
    G---7-----------7-5--|--4--------------|--------0-4-5~-
    D--------------------|----5-3-2-0------|------2--------
    A--------------------|------------3-2--|--3-5----------
    E--------------------|-----------------|---------------
    Dm7 G7 C7M

    .
    Observe que assim que eu saí do Dm7 e entrei no G7, a primeira nota que toquei foi a nota Si, que é a terça de G7. Então eu caí dentro de uma nota do próprio acorde.

    Treine devagar e perceba a sonoridade de cada passagem.


    Reinaldo Camargo Filho

    Quando você estiver tocando uma música e pintar o IIm (modo dórico), experimente substituir pelo V7sus4 pra ver no que é que dá.

    Por exemplo, ao invés de eu usar um Dm7, G7, C7M, eu posso usar um G7sus4, G7, C7M... Tente fazer isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modos e C.H. e dúvidas