Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# nov/04 · Editado por: LeandroP
Uma maneira muito prática de construir escalas maiores sem ter de usar a fórmula T, T, St, T, T, T, St, é usando o círculo das quintas.
Vamos ver na pratica como funciona, pegando como referência a escala de Dó maior:
C - D - E - F - G - A - B - C
Tomaremos para a construção de uma outra escala maior, o Vº grau (5ª nota) da escala de Dó maior:
C - D - E - F - G - A - B - C
G - A - B - C
Agora vamos completar as notas que faltam e sustenizar o sétimo grau (7ª nota)
G - A - B - C - D - E - F# - G
Temos aí a escala de Sol maior: G - A - B - C - D - E - F# - G
***************************************************
Repetimos o processo com a escala de Sol maior:
G - A - B - C - D - E - F# - G
D - E - F# - G... completa as notas elevando a 7a em um semitom
D - E - F# - G - A - B - C# - D
Temos aí a escala de Ré maior: D - E - F# - G - A - B - C# - D
Repita a mesma idéia usando o mesmo processo. Observe que começa sem nenhum sustenido e depois vai aumentando a quantidade de 1 em 1, até chegar a uma escala com 7 sustenidos.
Pratique isso no papel (não precisa ser muitas vezes). Uma vez que se pegou a idéia não esquece mais.
|
LeandroP Moderador |
# nov/04
· votar
Desta forma, vamos ter as respectivas escalas:
C - D - E - F - G - A - B - C (nenhum #)
G - A - B - C - D - E - F# - G (1 #)
D - E - F# - G - A - B - C# - D (2 #)
A - B - C# - D - E - F# - G# - A (3 #)
E - F# - G# - A - B - C# - D# - E (4#)
B - C# - D# - E - F# - G# - A# - B (5 #)
F# - G# - A# - B - C# - D# - E# - F# (6 #)
C# - D# - E# - F# - G# - A# - B# - C# (7#)
|
gjsuzigan Veterano |
# nov/04
· votar
LeandroPanucci
ow...num é por nada não, é q eu sou meio lerdo nisso...Para que se usa isso????É pra solos????Explique melhor
|
LeandroP Moderador |
# nov/04
· votar
gjsuzigan
É um macete pra montar as outras escalas maiores. É pra solo e pra harmonização... a base de tudo.
É uma dica para os iniciantes.
Depois demonstrarei como montar escalas com bemóis (b), usando o círculo das quartas.
|
Jason Veterano |
# nov/04 · Editado por: Jason
· votar
falei merda
tu vai explicar as quartas depois, hehehe
|
LeandroP Moderador |
# nov/04 · Editado por: LeandroP
· votar
Com o círculos das 4as a coisa é um pouco diferente. Neste caso o que vamos utilizar são os bemóis. Tomaremos como a escala inicial também a escala de Dó maior:
C - D - E - F - G - A - B - C
Pegaremos agora o trecho da escala a partir do 4º grau (4ª nota):
C - D - E - F - G - A - B - C
F - G - A - B - C
Depois vamos "bomolizar a quarta nota desta escala, no caso a nota B se tornará Bb
F - G - A - Bb - C
e completaremos o resto da escala naturalmente:
F - G - A - Bb - C - D - E - F
Neste processo conseguimos a escala de Fá maior, que tem apenas um acidente (Bb).
Vamos repetir o processo partindo agora desta escala:
F - G - A - Bb - C - D - E - F
Bb - C - D - E - F
bemolizamos a 4ª nota:
Bb - C - D - Eb - F
e completamos a escala:
Bb - C - D - Eb - F - G - A - Bb
Temos então a escala de Bb, com 2 acidentes (o Bb e o Eb)
Pratique no papel também.
As escalas que são do círculo das quartas (formada por bemóis) são estas:
C - D - E - F - G - A - B - C (nenhum b)
F - G - A - Bb - C - D - E - F (1 b)
Bb - C - D - Eb - F - G - A - Bb (2 b)
Eb - F - G - Ab - Bb - C - D - Eb (3 b)
Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G - Ab (4 b)
Bons estudos!
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# nov/04
· votar
up que esse é bão!
|
Tomcat Veterano |
# nov/04
· votar
BlaCk LaBeL
Invejooooooso, vc por aqui??
VAI DORMIR DESGRAÇA!!!!!
|
deathmeister Veterano |
# nov/04
· votar
thanks.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# nov/04
· votar
Tomcat
Daeeeeeeee, invejosão!!! Tava com saudades? Eu não. Heheheh!
|
anonimo_83 Veterano |
# nov/04
· votar
LeandroPanucci
Olha cara! eu sei q sua intenção foi ajudar mas acho q vc vai pirar a cabeça dessa mulekada! heheeh!
|
BRNz Veterano |
# nov/04
· votar
Balbino Junior
Olha cara! eu sei q sua intenção foi ajudar mas acho q vc vai pirar a cabeça dessa mulekada! heheeh!
Q nada... sempre ouvi fala nesses ciclo de 5ª e 4ª e nunca ninguem eixplico... mais eh facinho...
|
anonimo_83 Veterano |
# nov/04
· votar
BRNz
aposto q nem todo mundo achou tao facil! hehehehehheheh!
|
LeandroP Moderador |
# nov/04
· votar
É só copiar pro papel (nada de "CTRL C" e "CTRL V") que pega o jeito. É muito fácil, e sacando isso dá pra criar progressões com acordes (II, V, I)
|
Morgana Turunen Veterano |
# fev/05
· votar
LeandroPanucci
Muito bom esse seu método para montar as escalas maiores. É super fácil e prático.
|
Luis Bueno Veterano |
# mai/05
· votar
Cool man... nice...
Wonderful.....
Valeu ajudou bastante....
|
monk Veterano |
# jun/05
· votar
é muito mais facil de entender as escalas maiores e acidentes usando o ciclo de 4as e 5as, assim como transpor os modos pra outras tonalidades :)
|
monk Veterano |
# jun/05
· votar
F# - G# - A# - B - C# - D# - E# - F# (6 #)
C# - D# - E# - F# - G# - A# - B# - C# (7#)
pra montar as escalas eu faço isso, mas eu continuo chamando a setima de F# de F e a de C# de C, correto?
|
Passoka Veterano |
# jun/05
· votar
monk
Em instrumentos temperados, como no caso da guitarra, as duas são a mesma nota E# = F
Mas em termos de escala não são.
|
monk Veterano |
# jun/05
· votar
no ciclo das quintas rola E# e F#, e no de quartas Cb
|
monk Veterano |
# jun/05
· votar
e Fb
|
JRVaucher Veterano |
# jul/05
· votar
LeandroPanucci
Cara...muito bom esse seu método...Eu sempre tive problema em gravar essas paradinhas de que escala tem 3 sustenidos ou bemóis por exemplo... Agora to de boa....Valeu!!
|
Ramirez Miguel Veterano |
# jul/05
· votar
LeandroPanucci
Aee mtu bom! meu professor me ensino isso na ultima aula...é facinho e ajuda paks :D
|
LeandroP Moderador |
# dez/05
· votar
JRVaucher
O método não é meu... nem sei quem inventou. Aprendi isso e vi que é bem fácil pra assimilar as escalas e transporte de tons.
Ramirez Miguel
Ô, e como.
:D
|
pagode nem morto Veterano |
# dez/05
· votar
Dahora.
|
sobrevivente Veterano |
# jul/06
· votar
Surgiu uma pequena dúvida:
Esses ciclos de quarta e quinta são para a construção de acordes maiores sem ter que usar os intervalos, certo?
Mas não se pode construir TODAS as escalas usando esse método, somente se constrói as escalas que levam alterações (#, b) não é isso?
E outra coisa:
Na última escala do ciclo das quartas
Ab - Bb - C - D - Eb - F - G - Ab (4 b)
Não seria:
Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G - Ab (4 b) ?
Valeu!!!
|
sobrevivente Veterano |
# jul/06
· votar
Uping na question...
|
eeevee Veterano |
# jul/06
· votar
somente se constrói as escalas que levam alterações (#, b) não é isso?
bom, isso dá todas as escalas menos a de dó, que é a única que não tem alterações.
|
eeevee Veterano |
# jul/06
· votar
sobrevivente
Na última escala do ciclo das quartas
Ab - Bb - C - D - Eb - F - G - Ab (4 b)
Não seria:
Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G - Ab (4 b) ?
Sim, seria.
|
sobrevivente Veterano |
# jul/06
· votar
eeevee
bom, isso dá todas as escalas menos a de dó, que é a única que não tem alterações.
As escalas do tom que foi exemplificado né (C, D, E, F, G, A, B) ?
Porque se for isso, realmente tem todas as escalas, menos a de F (que está como F#) e tem um a mais (o C#).
Me ajudem... boiei nessa... =\
|