Duvidas - aplicação PRÁTICA de cmpo harmonico

    Autor Mensagem
    Paulo Fagundes
    Veterano
    # nov/04


    E ai galera, to me ligando a poco nesses esquema mais teórico pra adquirir um maior conhecimento musical, mas queria um esclarecimento (estou cansado de ouvir a teoria, já decorei d tanto falarem a msm coisa). Se no C.H. de Lá maior só podem constar acordes q não fujam a escala (A - B - C# - D - E - F# - G#), alguem me explique por favor como por exemplo na musica In My Life dos Beatles (e tantas outras) é possível aparecer essa sequencia: A - C#m - D - Dm?? Dm é formado pela tríade D - F - A... POR QUE ESSE FÁ TA AÍ???ME AJUDEM PELO AMOR DE DEUS!

    Hitcher
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Paulo Fagundes
    O F está aí pq ele é a terça menor de D e um acorde menor é formado pela tônica + terça menor + quinta justa, ok?

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Você não é obrigado a seguir o campo harmônico ao pé da letra.

    Paulo Fagundes
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Então eu posso colocar qualquer acorde que soar bem na musica, sem dar muito valor a parte teórica?

    Fear of the dark
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    exitem os modos paralelos... vc pode usar os acordes do modo menor no modo maior, trata-se de empréstimo modal

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Paulo Fagundes
    Pode. Nas músicas dos Jimi hendrix, em vários solos (como no final da Hey Joe) ele fazia umas coisas absurdas na teoria, mas que na prática não ficavam ruins.

    Marisco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Paulo Fagundes
    Cara, uma música não precisa estar toda no mesmo C.H.
    E isso não implica em estar "teoricamente errada".

    Na real, a coisa funciona da seguinte maneira:
    Se tu criar algo e ficar legal, depois tu encontra uma explicação teórica pro que tu fez. As vezes vão surgir coisas do tipo: esse acorde é o SubV do acorde de empréstimo modal do III do C.H. Menor Melódico de A... Mas isso seria a explicação teórica pra algo (talvez bem simples) que tu fez e achou bonito...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas - aplicação PRÁTICA de cmpo harmonico