duvida em qual escala solar sobre

    Autor Mensagem
    manowzinho
    Veterano
    # nov/04


    ae to com uma duvida pra solar sobre essas sequencias de notas dessa musica

    1 sequencia - E9 E9/6+ C#m A (E9 E9/6+)

    2 sequencia de notas - B C#m A B

    duvida sobre quais escalas soltar vlws ae galera

    roggerss
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    O campo é bastante enorme quando se diz em opções de solo, a píncípio, poderíamos pensar na nota inicial que seria a própria escala de E, quando quisermos algo mais complexo, poderíamos pensar em cada acorde uma escala diferente, se pegarmos o campo harmônico natural pensando em modos gregos teríamos a seguinte conclusão
    1-C7+/9-jõnio
    2-Dm7/9-dórico
    3-Em7/9--frigio
    4-F7+/9-lídio
    5-G7/9-mixolídio
    6-Am7/9-eolio
    7-Bm5-/7-lócrio

    Vimos através da tabela acima que temos os 1, 4 e 5 maiores, menores os 2,3,6 e um meio diminuto 7. Então poderíamos pensar no E9 como jonio, ou até mesmo lídio, se ele for jonio usaríamos a própria escala de E se lidio, usaríamos a escala de B, pois quando se fala em lídio estamos falando em quarta se o E é lídio logo ele é uma quarta, ele sendo quarta, a primeira seria B, uma escala de B começando em E, dando o modo Lídio, quanto ao C#m pode-se pensar ele como eólio, ou até mesmo dórico, escala de B novamente, partindo do C#, quanto a E9/6+, creio que seria E9/7 podemos pensar nele como se fosse um Mixolídio, 5ºgrau, sendo ele uma quinta = escala de A partindo do E.
    Quanto ao modo de solar e aplicação de modos, vai do bom senso de cada músico, depende muito também do estilo de cada um, essa é uma das mil possibilidades que se tem, quando se fala em campo harmonico melodico e harmonico, o campo fica muito maior, pois começa aparecer as tenSões de 5+ 5- 9+ 9-, acordes menores com 7+/5+, coisa de louco.
    Esta é apenas uma pequena idéia sobre o assunto...
    Falou!!!!!

    Marisco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    manowzinho
    Simplificando bastante, você pode usar a escala de E maior em ambas as seqüências...

    James Hetfield
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Pra inventar um solo tem q fazer tudo isso? até vc pensar nessas coisas ..........solo eh inspiração e ouvido!!!!!!

    SsubwooferR
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Também james, mas saber umas escalinha ajuda muito!

    Drinho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    James Hetfield
    Falou tudo !
    Uma pentinha ajuda de vez em quando huhu

    James Hetfield
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    eu até sei umas escalas sim, decorei algumas coisas basicas daí mando ve no solo........mas essa explicação q o cara deu aí eh melhor nem fazer ta loko, isso eh solo de guitarra ou exercicio de matematica????

    Murilo Rafael
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Aí brother..... use a escala de blues em E, pentatônica de C#m e escala de E. são escalas que já te ajudam muito e faz com que você fique com um estilo bem diversificado! valeu
    use o coração também!
    um abraço

    manowzinho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    vlw

    musicplayer
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    James Hetfield
    Cara, escalas são apenas caminhos q nos levam a determinada sonoridade. Vc pode querer uma sonoridade + melancólica, ou oriental, ou mais jazz ou mesmo rock. Aí se vc dominar o uso das escalas vc saberá como obter a sonoridade desejada. Aí é q está a diferença entre aqueles q acham q são músicos só pq tocam numa "bandinha" e aqueles q se esforçam pra fazer o q gostam da melhor maneira possível. É uma pena q muitos se contentem em ficaram estagnados, ao passo q poderiam explorar novos horizontes. Conhecimento é algo q ninguém lhe poderá tirar. Paz!

    guschard
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ow, maioria das vezes eu pego a harmonia e vo chutando as escalas e sempre da certo
    hueuhehueuhe

    John Andrade
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: John Andrade
    · votar


    Scott Henderson responde:

    Editei uma apostilinha baseado no vídeo dele:

    http://johnguitarra.sites.uol.com.br/disco_virtual/guitarra/Improvisan doJazzFusion.pdf

    é só juntar as letrinhas

    manowzinho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    tenho um problema quando se trata de escalas menores e maiores quando dizem fassa a escala de G ou a mais ai eu solto a escala e acaba fica mt seco como improviso ex: escala maior de E e so soltar a escala e acabo ? pq da pra emenda com umas 2 ow 3 no max e acaba como fasso pra fazer solos maiores pois so solo em varias escalas diferentes :(

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    manowzinho
    Se entendi certo, você está improvisando apenas usando os formatos das escalas. A idéia é não ficar limitado só isso. Crie frases e melodias com as notas da escala, mas não somente na mesma sequência e formato. No começo, tente formar a melodia primeiro em sua cabeça e depois buscá-la na guita.

    manowzinho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    num intendi mas como vou fazer ficar na mesma nota ?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    manowzinho
    Agora eu que não entendi. Heheheheh! Como assim ficar na mesma nota?

    manowzinho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    pq tem certos momentos de uma musica q esta em G G A Bb ou seja eu vou nessecitar solar em G um tempo
    e depois posso terminar em A mas como fazer um bom solo nas escalas sem ter q usar os mesmos desenhos pois minha improvisacao em so as escalas tiradas em cada corda ex(escala menor começando da 6 casa da 5 da 4 da 3 da 2 da 1 ) me sinto muito limitado quanto a isso n sei fazer bons solos meus solos sao secos :(

    Murilo Rafael
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bicho... entra num fórum com o nome de ESCALAS!
    lá nego ta botando altas escalinhas pra quem não sabe!

    manowzinho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    eu sei as escalas mais n sei criar meus solos pois n consigo botar vidas nos solos saum so escalas :\

    John Andrade
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    manowzinho

    é prática.... não existe fórmula mágica.
    Pega uns playbacks e senta o Braço

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    manowzinho
    Então, dedica um tempo para ouvir os grandes guitarristas, sacar como eles criam as frases, etc... Depois, gaste um tempo tirando as músicas e solos de suas bandas favoritas.

    roggerss
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    James Hetfield
    Bom!!! Ninguém é obrigado a usar as minhas explicaçÕes, tudo bem que parece exercício de matemática, mas se vc usa somente a escala principal, é uma pena... Posso classificar vc como um atrasado musicalmente, infelizmente isso é para quem pode...
    Estudar um pouco faz bem também...
    Abraços!!!

    manowzinho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    nao eh isso eu so quero saber como estudar pois minhas escalas estao secas eu misturo modos com escalas maiores e menores e algumas pentas mais elas ainda assim ficar secas n entendo como os guitarristas utilizam as escalas improvisando eles mudam as escalas ? como ficam as escalas ?

    manowzinho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ?

    DidiH
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    virgula eh bom!

    guilherme_pr
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Não sei se entendi direito o que vc está dizendo, mas parece que você sempre segue as notas na ordem da escala (ex: do-ré-mi-fá), é isso?

    Codinome Jones
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    guilherme_pr
    cite o texto e de quem tu se refere pra todos entenderem o que tu ta falando..

    StratoBlues
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    guilherme_pr

    Maninho, olha a data.

    Copos De Agua
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Nessa altura o cara já deve estar um quase deus na guitarra, 6 anos depois :|

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida em qual escala solar sobre